domingo, fevereiro 29, 2004

AS APOSTAS



Este é um daqueles post’s quase obrigatórios. A cerimónia dos Óscares de logo à noite, oblige. Deixo aqui os meus palpites sobre grandes vencedores. Assim, sem mais demoras ...the oscar goes to…

Melhor Filme: "O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei". Prémio mais que merecido, não só por este filme, mas por toda a trilogia!
Melhor Realizador: Obviamente, Peter Jackson. Ou muito me engano, ou depois da cerimónia este senhor adquire um novo estatuto, passa de Senhor dos Anéis para Senhor dos Óscares!
Melhor Actor: Bill Murray. Não vi o filme, mas a critica diz que é um vencedor antecipado, e eu acredito!
Melhor Actor Secundário: Aposto no Tim Robbins. Excelente actor, excelente interpretação e “Mystic River” não sai de mãos a abanar!
Melhor Actriz: Charlize Theron. Com a sua transformação, este belo “monstro” tem limpado tudo o que são prémios de cinema!
Melhor Actriz Secundária: Renée Zellweger. Diz-se que à terceira é de vez!

ou será que não é assim?
O CAIXOTE

Sempre vi as eleições europeias como uma forma dos nossos partidos premiarem, pela fidelidade, ou castigarem, pela divergência, os seus militantes mais ilustres, sob forma de “férias douradas” ou “exílio dourado”, respectivamente. A imagem que tenho do Parlamento Europeu é mesmo de um ‘caixote’ para onde se manda alguém de que não se quer saber nos tempos mais próximos. Reforça-me esta imagem, o facto de nunca ter tido o eco da prestação dos nossos euro deputados em Bruxelas. Em Portugal, observo que as ‘europeias’ reduzem-se à avaliação da politica do Governo. Tanto para o partido no poder como para a oposição, as ideias sobre a Europa aparecem num plano inferior. A escolha das listas reflecte bem a intenção de cada partido. Gosto de olhar para os nomes e tentar adivinhar quem vai premiado ou quem vai castigado. Por opção, pertenço ao partido da abstenção. Exercia o meu direito cívico, se pudesse votar em todos. Como eu gostava de mandar todos, sem excepção, para o caixote!

sábado, fevereiro 28, 2004

CENTENÁRIO



Faz hoje 100 anos que nasceu provavelmente o maior clube do Mundo. Parabéns GLORIOSO!

sexta-feira, fevereiro 20, 2004

DVDMANIA

Com fã de cinema, não posso deixar de elogiar as campanhas de lançamentos de dvd’s de filmes a baixo custo feitas pelos jornais. Apesar da variada oferta, continuo bastante selectivo no que toca à minha videoteca. Hoje, apesar de alguma dificuldade em encontrar, comprei o primeiro dvd da colecção “Cine Clube DNa” do jornal Diário de Noticias, o filme “Apocalipse Now Redux” de Francis Ford Coppola. Na minha colecção, faltava-me este para completar o trio dos melhores filmes sobre a temática da guerra. Já possuía “O Caçador” de Michael Cimino e “Nascido para Matar” de Stanley Kubrick.

Na FNAC, comprei a edição especial do filme “Hulk”, que traz um bom conjunto de extras, do qual destaco uma reimpressão do primeiro número do comic The Incredible Hulk da Marvel (original de Maio de 1962). A excelente adaptação ao cinema desta personagem da BD, mereceu a sua inclusão na minha videoteca ao lado dos filmes “Homem-Aranha” de Sam Raimi, “X-Men” e “X2” ambos de Bryan Singer.

Em contagem decrescente, encontra-se previsto para Abril deste ano, o lançamento em dvd da melhor série de desenhos animados que passou na televisão portuguesa e que faz parte das minhas recordações de infância. Impossível esquecer as aventuras de Conan, O Rapaz do Futuro. A comprar. Em Setembro, vou poder colmatar uma das maiores lacunas no mercado de dvd’s e da minha videoteca, com o lançamento da trilogia de George Lucas “Star Wars”: “Star Wars: Episode IV – A New Hope”, “Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back” e “Star Wars: Episode VI – Return of The Jedi”. E obviamente, para completar a trilogia “Lord of The Rings”, “O Regresso do Rei” já consta da minha lista de compras.

Apesar do meu critério de selecção privilegiar a qualidade à quantidade, começo a ficar com um problema de espaço, falta de espaço!!!

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

DE BOA VONTADE

Este ano, resolvi aproveitar a bondade do Estado em permitir que eu decida qual o destino a dar 0,5% do meu IRS liquidado, seleccionando uma instituição cuja obra me merecesse simpatia. Assim, à partida ficaram logo excluídas a igreja e todas as comunidades religiosas, por considerar que já se ‘alimentam’ demasiado da fé das pessoas. Após alguma pesquisa, decidi-me pela associação ACREDITAR, uma instituição particular de solidariedade social que resume o seu projecto a uma frase "Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança”. Assim, não podendo decidir sobre a totalidade dos impostos que pago, sei que esta ínfima parte será bem empregue. Do restante tenho dúvidas!

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

NOTAS BEDÉFILAS 6

Image hosted by Photobucket.com

O ano de 2004 está a revelar-se uma caixinha de surpresas relativamente à personagem Michel Vaillant de Jean Graton. Primeiro foi a adaptação para o cinema, agora foi publicado um novo álbum, numa edição da Meribérica, com o título de A Febre de Bercy (editado originalmente em França em 1998). A história decorre durante a realização da Elf Masters de Bercy, a prova de Karts que reúne pilotos de diversas categorias e que fecha a temporada da Fórmula 1 e onde Michel Vaillant disputa as corridas com pilotos reais tais como Michael Schumacher, Jacques Villeneuve ou o português Pedro Lamy. Uma história dentro do que tem sido habitual nesta personagem, mas que desta vez tem continuação no álbum “O Sponsor”, cujo lançamento está previsto para Abril deste ano.

Tudo isto acontece em resposta ao sucesso editorial de “Cairo!” que, no final de 2002, veio revitalizar a série Michel Vaillant.

Na FNAC, encontra-se uma reposição de alguns, a preços baixos, dos albuns mais antigos da colecção, o que se revela uma excelente oportunidade para se completar a colecção.

Saudações Bedéfilas
UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA

Não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela decisão do Tribunal de Aveiro em absolver, entre outros, as sete mulheres suspeitas da prática de aborto. Num Estado autista, é sempre reconfortante saber que existe um contra-poder que nos concede o direito à escolha. Hoje, ao ler as notícias sobre o assunto, sinto que a justiça dos homens funcionou, pena é, que esse sentimento não se repita diariamente.

terça-feira, fevereiro 17, 2004

PRESIDENCIAIS AMERICANAS


LIBERDADE DE OPINIÃO

A propósito de um post sobre preferências musicais colocado por um amigo meu no seu blog, ao qual deu origem a um comentário (anónimo) algo critico sobre tais escolhas, que por sua vez levou à necessidade deste meu amigo em defender a natureza pessoal do seu blog, leva-me a pensar se na escrita de um blog, que pela sua natureza é um lugar público, não estará implícito o direito à crítica, seja ela anónima ou não? Claro que um blog é um diário que reflecte sempre as ideias e os gostos do seu autor e que a critica é uma prerrogativa que o autor concede aos seus leitores sob a forma de caixa de comentários. Mas se assim acontece, não deverá o autor de um blog estar preparado para comentários menos favoráveis? De outra forma, de que valerá o espaço para comentários? A vivência em sociedade, neste caso por intermédio da internet, proporciona-nos o debate de ideias, estimulando o pensamento, e que o direito de exprimir opiniões implica o de aceitar criticas, seja sob a forma de palavras anónimas ou assinadas, porque afinal ambas concorrem em igual esforço, uma vez porque a riqueza da crítica será tanto maior quanto o seu contributo para o confronto de ideias. Se todos gostássemos do encarnado, o que seria do verde ou do azul?

domingo, fevereiro 15, 2004

DEIXEM-ME SONHAR…

Dia de Clássico na Luz. Daqui a uma hora sigo para o estádio e sonho que hoje era um óptimo dia para mostrar que a arrogância e a altivez estão a mais no desporto. E que a inveja não tem lugar em lado nenhum. Inconscientemente, prevejo o resultado de 4-0, mas conscientemente sei que uma vitória por 1-0 já é difícil. Tenho a esperança que o resultado no final do jogo vai ser favorável ao “meu” Benfica. A ver vamos. Até lá, deixem-me sonhar…
NOTAS BEDÉFILAS 5



Dado o grande sucesso que as edições dos Clássicos de BD (ver Notas Bedefilas 1) do jornal Correio da Manhã tiveram junto do público, foi decidido aumentar a colecção de 20 para 25 livros, ou seja, vão ser publicados as histórias de mais cinco personagens de BD do que aqueles que estavam inicialmente previstas. Assim, a colecção vai-se prolongar até ao próximo dia 14 de Março!

É já neste domingo que começam os "novos clássicos" com a personagem da Marvel: O Incrível Hulk, seguidamente a criação de Carl Barks para a Walt Disney: Tio Patinhas, seguido de Mandrake e Fantasma (de Lee Falk) numa edição conjunta; na quarta semana, temos mais uma personagem do universo Disney com o Pateta e a colecção termina com a Turma da Mónica do autor brasileiro Maurício de Souza.

Excelentes edições, excelente iniciativa!

Recomendo vivamente!

Saudações Bedéfilas

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

OUVIDO INDISCRETO

Mãe: não mexe aí!
Filho: bá bá bá bá bá bá…
Mãe: Não mexe…
Filho: bá bá…
Mãe: NÃO…
Filho: bá…

(transcrição de extracto de uma conversa entre o meu filho de 11 meses e a mãe)
A REVOLUÇÃO SEGUNDO PSL: Leio, hoje, no jornal que a Câmara Municipal de Lisboa vai criar mais corredores exclusivos na cidade para a circulação dos transportes públicos. “A revolução”, nas palavras do Presidente da Câmara, vai permitir, segundo a Carris, aumentar a velocidade extremamente lenta dos autocarros em mais 2,6 quilómetros por hora!!! Esperam-se os cartazes a anunciar as boas novas.

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

OS PATOS: A propósito das empresas portuguesas burladas na compra de bilhetes para o Euro’2004, com o destaque para uma importante entidade bancária, cujo nome devia ser tornado público, porque a estupidez devia ter um rosto, resolvi efectuar uma pesquisa no eBay com as palavras “euro 2004 tickets”. Face à variadíssima oferta existente, pergunto se não haverá mais por ai mais nenhum empresário otário que queira comprar, entre outros, bilhetes (12 bilhetes da categoria 1) para o jogo da final com a licitação mínima de GBP 1.700,00? É que os ingleses agradecem e a malta daqui ria-se mais um bocado à conta dos 'patos' deste país!

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

"NIPPLEGATE": Cada vez que leio sobre o desenvolvimento do escândalo “nipplegate”, confesso que não me divertia tanto com o circo americano, desde da contagem de votos no estado da Florida que deu a vitória nas presidênciais ao Bush jr. Num pais onde sexo oral não é considerado sexo (Bill Clinton dixit), onde a palavra “sex” levou à massificação do uso da Internet, onde qualquer actriz que se preze aparece despida num filme, a mama da mana Jackson escandalizou 130 milhões de telespectadores americanos!!!
A onda de choque já levou a pedidos de indemnização nos tribunais, levou à criação de uma comissão de inquérito para o acontecimento, ao início da filtragem dos directos por parte das tv’s americanas; a emissão só sai para o ar alguns segundos depois do acontecimento e qualquer seio desnudado é imediatamente censurado. O ridículo impera! Felizmente haverá sempre um povo que nos faz rir, que nos faça esquecer as desgraças do resto do mundo. É a América (pu)ri(ta)na no seu melhor!

quarta-feira, fevereiro 04, 2004

O QUE SE DISCUTE ACTUALMENTE NOS EUA ...


NOTAS BEDÉFILAS 4

Chega esta semana aos cinemas portugueses mais uma adaptação de uma personagem de BD. Desta vez, trata-se de Michel Vailant, um virtuoso piloto de automóveis, campeão incontestável de ralis e em circuitos automobilísticos do mundo inteiro, criado em 1957 por Jean Graton. Em Portugal, através da editora Meribérica, encontram-se publicados 24 álbuns da colecção.

A acção do filme decorre durante as 24 horas de Le Mans, tendo sido rodado parcialmente aquando da realização da corrida (a equipa teve de passar as eliminatórias para participar, sendo sujeita a toda a pressão da qualificação), e apresenta-se como um filme disposto a agradar a todos: aos fãs da BD e aos fãs dos grandes circuitos e das grandes máquinas, prometendo ainda belos cenários plenos de emoção, as corridas, um lago gelado, paisagens vertiginosas. Para saber mais, visite o sítio oficial.

Da minha parte vou já agendar uma ida ao cinema nos próximos dias.

Saudações Bedéfilas

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

A MINHA DÚVIDA HISTÓRICA: Depois de ler um apontamento do artigo ‘De volta às raízes’ na revista ‘Única’ do Expresso, onde um jornalista escreve que, segundo informações prestadas por quem faz genealogia, George Bush é descendente de D. Urraca, mãe do fundador de Portugal (sublinhado meu) !!!, fiquei com a seguinte dúvida: será que o filho bateu na mãe errada?
DE VOLTA À NORMALIDADE: Depois de um fim-de-semana atípico no nosso futebol, como aconteceu à uma semana atrás, onde o falecimento de um jogador em campo teve o condão de fazer esquecer rivalidades e unir as ‘tribos’ do futebol, o desporto-rei português está de regresso ao seu estado normal, ou seja, à lama. Basta ver as reacções e declarações ao jogo de Alvalade e as imagens do final do jogo hoje em Guimarães, para percebermos que o que aconteceu a semana passada não passou de uma alucinação colectiva, pois infelizmente a realidade no nosso futebol é como a vemos hoje: jogadores que não sabem jogar, treinadores que não sabem empatar, dirigentes que não sabem estar e adeptos que não sabem comportar. Será que não é possível atender ao pedido do Mourinho e deixar sair não só ele mas sim toda esta ‘fauna’ que mancha o futebol nacional?