sexta-feira, outubro 27, 2006

SENTIDO DE VOTO

Hoje para além de ser véspera de fim-de-semana, dia de jantarada mensal com o grupo de irredutíveis amigos é também dia de eleições no Benfica. Da minha parte marco presença no jantar, não marco presença na Luz. Se não sabem, ficam a saber: não alinho nestas coisas de “candidato único”. A equipa de futebol continua sem-jogar-bem-e-sem-ganhar e os passivos da SAD continuam a aumentar. Vá-se lá legitimar esta situação. Não contem comigo!

No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!

sexta-feira, outubro 13, 2006

QUANTO VALE UM DÓLAR?

Reuni 47 nomes numa pequena lista e total de dinheiro que estas pessoas necessitavam para dar um novo rumo à sua vida totalizava 27 dólares. Assim nasceu o conceito de micro-crédito.” Palavras de Muhammad Yunus, professor de economia no Bangladesh, galardoado com o Prémio Nobel da Paz deste ano, numa entrevista concedida à TSF, retransmitida hoje.

Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
CONTAS? QUAIS CONTAS?

Soma-se uma vitória com uma derrota e o resultado são três pontitos. Quando se joga para empatar, regra geral perde-se. Claro que a culpa é do árbitro, do relvado, da condição física dos jogadores, do calendário e já agora da Santa. Mas em rigor, a verdade é que o senhor Scolari, durante o seu mandato (que na minha humilde opinião já vai longo demais) ainda não provou nada. Ganhamos tanto neste período como nos últimos noventa anos, ou seja, nada. Claro que estivemos quase, somos vice, estamos no top-ten, etc, etc…nada!

Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.

Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!

domingo, outubro 01, 2006

ÁGUA

Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!

O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!