segunda-feira, janeiro 31, 2005

RECIPROCIDADE

Primeiro, tenho uma paixão pelo cinema. Segundo, não tenho qualquer preconceito contra o cinema português. Apenas sou da opinião que o cinema português não presta. Como gosto de dar na medida em que recebo, simplesmente abdico de ver filmes portugueses. Tempos houve em que caí na asneira de perder o meu tempo, mas depois, farto de tão más fitas, aprendi a lição.

Assim, os números revelados hoje pelo Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM), onde se refere que durante o ano de 2004, o cinema português ainda atraiu cerca 193.197 espectadores às salas de cinema, surpreenderam-me. Pergunta: tantos espectadores? Críticos, borlistas, por convite ou obviamente enganados, só pode, digo eu.

Até porque pensava que a relação dos portugueses com o ‘seu’ cinema, tivesse ficado bastante afectada com o episódio ocorrido à uns anos atrás, quando o cinema português subsidiado ofereceu aos seus espectadores uma pérola negra cinematográfica, intitulada de ‘Branca de Neve’. Quando confrontado com a indignação das pessoas que tinham pago bilhete para assistir a 75 minutos de ecrã negro, o realizador João César Monteiro (JCM) afirmou: “o público português que se foda!”. A mim, estas palavras não me incomodaram, até porque sempre preferi a versão americana, da Disney.

Mas ironicamente, perante os números agora divulgados, não posso deixar de pensar, como afinal JCM estava cheio de razão: o cinema português não merece o público português. E como o sentimento é recíproco, acrescento eu, o público português também não merece o cinema português!

sexta-feira, janeiro 28, 2005

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (6)

Leio no DN de hoje, que Filipe Vieira está desiludido com José Veiga. Apenas desiludido? Olhe, nós adeptos estamos fartos e enjoados!!! Bastava ver o comboio de equívocos desse senhor que dão pelo nome de Trapattoni/Álvaro Magalhães/Paulo Almeida/Everson/Karradas/Dos Santos e mais meia-dúzia de jogadores do Alverca para se perceber que ainda não se fez luz na Luz! Presidente, arrepie caminho enquanto é tempo. Até porque cego é aquele que não quer ver!

quinta-feira, janeiro 27, 2005

QUAL COERÊNCIA?

Depois de ajudar a fundar o CDS, de ter apoiado o PSD, Freitas do Amaral pede agora maioria absoluta para o PS. Das três uma: ou está senil e precisa urgentemente de ajuda médica, ou é um vira-casaca à procura de um 'tacho' cor-de-rosa ou então coitado, andou toda a vida enganado. Seja como for, confirma-se mais uma vez, que na política portuguesa, nada é o que parece!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (5)

Show de bola! Muita emoção, muitos golos e o habitual sofrimento (pobre coração benfiquista!) mas tudo está bem quando acaba bem. Que excelente vitória esta! Que inspire o Glorioso para voos ainda mais altos! Ah é verdade, afinal os leões também voam.....voam é baixinho!!!!

quarta-feira, janeiro 26, 2005

AS RAZÕES DE UM ABSTENCIONISTA

Correia de Campos, coordenador do PS para a Administração Pública, e Miguel Frasquilho, do PSD, não excluem a hipótese de futuros congelamentos salariais na Administração Pública”.

Mais uma vez, a Função Pública que pague a crise. Primeiro pediram um esforço para ajudar a ‘tapar o buraco’ das contas do Estado Português e fazer ‘boa figura’ em Bruxelas. E assim se passaram dois anos. Depois, sem que se perceba para onde foi o que se poupou, o buraco continua! Novo esforço com o meu voto? Depois dizem que o burro velho é que não aprende!

terça-feira, janeiro 25, 2005

SERÁ?!...

Paulo Portas não pode falar sobre o aborto porque “não sabe o que é gerar uma vida”;
Francisco Louçã pode falar sobre evasão fiscal porque...

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (4)

Depois de ter visto hoje um resumo das agressões...desculpem, das imagens do jogo Leiria-Porto, cheguei à conclusão que os inspectores da PJ envolvidos na 'Operação Apito Dourado' ainda têm muito trabalho pela frente!

segunda-feira, janeiro 24, 2005

ELEIÇÕES EM PORTUGAL

No outro dia escrevi sobre o que achava das eleições legislativas em Portugal. Ontem à noite, em Lisboa, alguém foi mais longe e colou bolas vermelhas nos narizes das fotografias dos candidatos dos principais partidos. Hoje não pude deixar de esboçar um sorriso ao ver os ‘novos’ cartazes. Excelente! Haja alguém que também pensa como eu!



DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (3)

Uma derrota em casa por 2-0 com uma equipa que ocupa um dos últimos lugares da tabela e como se não bastasse que apresentava a pior defesa do campeonato é de bradar aos céus. Inqualificável. Não percebo como é que se paga 150 mil euros/mês a um gajo que não vê o que 15.000 treinadores de bancada vêem: mais vale um Mantorras ao pé-coxinho do que um Karradas com os pés assentes na terra; mais um Roger em baixo de forma do que um Paulo Almeida a 100%. A minha vontade não é de mostrar um lenço branco mas sim de atirar com um par de óculos bem graduados!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (2)

Saio do estádio da Luz com um sentimento de ‘odeio ter razão nestas merdas!’. Afinal, não me tinha enganado, aquele jogo com o Boavista foi mesmo acidental! Cada vez me convenço mais que venham os jogadores que vierem, a dupla Trapattoni-Alváro Magalhães faz parte do problema e não da solução. Como li uma vez, ir ao Estádio da Luz, neste momento, é como fazer quimioterapia – não mata vai matando!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (1)

Sábado, fui enganado ontem pelo som da TSF. Atrasei-me a chegar ao estádio (maldito trânsito!) pelo que os primeiros quinze minutos de jogo foram ouvidos na rádio. A expressão ‘domínio total do Benfica’ era usada e abusada pelos comentadores de serviço. Confiante, chego ao meu lugar no estádio. Assisto a um banho de bola do ...Beira-Mar. Foda-se, vou deixar de ouvir os relatos pela TSF!!!

sexta-feira, janeiro 21, 2005

JOLIE



quinta-feira, janeiro 20, 2005

O CIRCO

Apercebo-me do desnorte dos nossos actuais políticos quando estes trocam nomes, quando estes trocam acusações, quando estes se insultam, quando estes tudo prometem. Olho para os dois principais partidos da nossa praça e não consigo distinguir quaisquer diferenças. Vejo sim é semelhanças: muita ânsia pelo poder e muito clientelismo. Penso mesmo que o PSD não é mais do que um PS(D)isfarçado. Ou seja, só muda o balde!

São ‘fait-divers’ seguidos para animar a campanha e gastar-se horas de discussão em ...nada. Compreendo que isto sirva os interesses dos partidos grandes, ou seja, ‘queimar tempo’ de forma a evitar a apresentação ou a discussão de propostas válidas para o futuro dos portugueses e de Portugal. Ou seja, o normal em campanhas eleitorais portuguesas. Sempre foi e sempre será: muito ruído, pouca informação. Até quando durará a paciência dos eleitores portugueses?

Tudo isto acontece quando estou a organizar um fim-de-semana ‘vá para fora cá dentro’ com um grupo de amigos, precisamente para os dias 19 e 20 de Fevereiro. Infelizmente, alguns preferem não ir de forma a poderem ir votar. Coitados! Ainda não perceberam que na nossa actual democracia, o voto não conta para nada, servindo apenas para dar legitimidade aos ‘tachos’ com que os partidos grandes se banqueteiam. Um voto num partido pequeno é colateral, quase que nem entra nas contas. Felizmente eu posso contar é com um excelente grupo de abstencionistas que não alinha em palhaçadas eleitorais!

DIA DA TOMADA DE POSSE DO 43º PRESIDENTE DOS EUA



quarta-feira, janeiro 19, 2005

UM AZUL, DOIS AZUIS, TRÊS AZUIS...


Depois do árbitro Azul, do presidente Azul só faltava mesmo um ex-presidente de câmara Azul ser constituído arguido para se perceber como é que muitas das vitórias do clube Azul, nos últimos anos, foram conseguidas fora das quatro linhas.
Haja um Rio para limpar a cidade do Porto!

segunda-feira, janeiro 17, 2005

NUA E CRUA



domingo, janeiro 16, 2005

NOTAS BEDEFILAS 20


O ano de 2005 arrisca-se cada vez mais a ficar conhecido como o ano do morcego. Como se não bastasse a estreia do esperadíssimo novo filme de Batman, a editora americana DC Comics anunciou que vai juntar dois dos melhores artistas no mundo dos comics: Frank Miller no argumento e Jim Lee no desenho, numa mini-série de seis edições do cavaleiro das trevas, intitulada ALL-STAR BATMAN.
Recordo que Frank Miller já trabalhou com a personagem Batman, nos excelentes Batman: Ano Um e O Cavaleiro das Trevas 1 e 2 (já editados em Portugal pela Devir) e Jim Lee, actualmente a desenhar o Super-Homem, desenhou Batman no excelente arco ‘Silêncio’, editado em Portugal no ano passado, também pela Devir. Antecipando já a sua qualidade, acredito que será (mais) uma publicação de referência na história de Batman. Para comprar, ler e guardar religiosamente. Aguardo impacientemente!

E quando procurava mais notícias sobre este tema, descubro, acidentalmente que Jim Lee tem o seu blogue. Não só escreve como ainda nos brinda com alguns dos seus desenhos. Que mais poderá um entusiasta incondicional do traço de Jim Lee querer?

Esta ‘descoberta’ levou a que procedesse a umas pequenas alterações aqui na coluna do lado direito. Assim, os blogues ou links relacionados com banda desenhada terão um espaço próprio, a que chamarei Aqui fala-se de BD.
Obviamente, o blogue do Jim terá direito a um link.

PRETO NO BRANCO

Chegou-me às mãos o renovado jornal “O Benfica”. Relançado pela énesima vez, apresenta como destaque maior a entrevista ao Presidente do Clube, Luís Filipe Vieira. Mais importante que o suporte, são as promessas do Presidente, registadas sob a forma de palavras:

- relativamente ao plantel da equipa de futebol, disse: “Não entendo que se possa considerar este plantel de má qualidade. (...) conseguimos manter uma base estável de referências, uma política de estabilidade que é essencial para o futuro”;
- relativamente ao centro de estágio do Seixal: “...O Benfica terá o seu centro de estágio em condição de receber as nossas equipas em Setembro deste ano”;
- relativamente ao campeonato: “...este ano vamos superar o que conseguimos o ano passado [Taça de Portugal] e, portanto, quero ser campeão”. Preto no branco!

quarta-feira, janeiro 12, 2005

O TURISTA

Começa a ser normal que um Presidente da Republica no seu segundo mandato presidencial transforme o Palácio de Belém numa agência de viagens. Com um orçamento de 15 milhões de euros para estourar, porque não fazer umas presidências abertas no estrangeiro e convidar uns amigos?

E já agora, a que propósito se visita a China? Um país que representa apenas 0,54% da exportações portuguesas! Um país que tem uma politica de constante violação dos direitos humanos, que mantêm uma ocupação ilegal de um estado soberano (Tibete) e cujo crescimento económico assenta na exploração de mão-de-obra escrava. Um país que nos ficou com Macau!
A que propósito ainda acompanham o ‘turista’ da Republica, uma delegação de mais de cem ditos empresários? Sendo certo que metade vai em turismo e outra metade vai tentar estabelecer contactos para deslocalizar as fábricas de Portugal para a China, aproveitando a mão-de-obra escrava.

Tudo com a bênção do ‘turista’ da Republica e por conta do Zé-povinho!

Pegante isto, megulha Morais, estás pegdoado!!!

segunda-feira, janeiro 10, 2005

A DANÇA DOS LUGARES


Bartoon de Luis Afonso, Jornal Público

A TEORIA DO BIGODE

No rescaldo do derby, da discussão de grupo de amigos sobre a fraca prestação do Benfica, em frente a um televisor que passava as imagens de um saudoso 6-3 da remota época de 1993/1994, chegou-se à conclusão que um dos problemas do Benfica actual é a falta de bigodes no plantel.

Basta comparamos as antigas equipas compostas por jogadores de bigode como Bento, Pietra, Bastos Lopes, Veloso, Toni, Carlos Manuel ou Humberto Coelho, entre outros, que tantos títulos ganharam para o clube, com as equipas dos últimos anos do Benfica, que nada ganharam, para perceber que a diferença está no bigode. Reforça esta teoria o facto da última vez em que o Benfica foi campeão, na época de 1993/1994, foi também a última vez em que um jogador de bigode (Veloso) fez parte do plantel. Assim, poucas dúvidas restam relativamente à 'teoria do bigode'. Não queremos na equipa de futebol meninos de cara lavada, queremos sim homens de bigode, e com urgência!

OS CULPADOS DO COSTUME


É inevitável. Mas não consigo ficar calado enquanto o meu Benfica se encontra num estado de degradação.

O facto de termos perdido o jogo com o Sporting, não me incomoda nada, porque até considerei o resultado normal, atendendo à actual realidade dos dois clubes. Irrita-me é o facto da equipa principal de futebol do Benfica, não saber jogar....futebol. É que não jogam absolutamente nada! E culpados?

O primeiro é obviamente Luís Filipe Vieira. O sócio 21.510 do FC Porto, chegou à presidência do Benfica com um discurso populista em que falava de conquistas e vitórias e de transformar o clube num dos ‘maiores do mundo’. Revelou-se um bluff. Contratou incompetentes para lugares-chave do futebol e gere o clube atirando 'areia para os olhos' dos sócios enquanto se entretêm a hipotecar as receitas futuras do clube. Há de ficar na história como o coveiro!

O segundo culpado dá pelo nome José Veiga. Ex-presidente da casa do FC Porto no Luxemburgo, é o Director-geral para o futebol. Comprou uma mão-cheia de jogadores que todos juntos não fazem um reforço. Como se não bastasse não garantir uma equipa capaz de lutar pelas vitórias, vai preparando discretamente a venda das poucas estrelas que nos restam, tapando a sua incompetência com guerras verbais com o Presidente do FC Porto, para gáudio de uma comunicação social, que é cúmplice por omissão. Apresenta no seu currículo a falência uma empresa de compra e venda de jogadores, cujos bens foram agora penhorados por dívidas fiscais. É preciso dizer mais?

The last but not the least, o terceiro culpado dá pelo nome de Trapattoni. Recusado em Itália, cumpre exemplarmente em Portugal a tarefa de destruir uma equipa de futebol. Têm tanta cultura táctica que falhou o objectivo principal de apuramento para a Liga dos Campeões, não ganhou qualquer jogo contra os principais adversários do Benfica (veja-se os jogos com o Sporting, Porto ou Estugarda) e transformou uma vantagem de 8 pontos sobre o actual líder do campeonato para uma desvantagem de três. É o pior treinador que passou pelo Benfica desde dos tempos de Artur Jorge. Infelizmente é inimputável porque a estupidez não têm cura!

sábado, janeiro 08, 2005

O DERBY

Hoje joga-se o melhor ‘derby’ de Portugal. Hoje é dia de Sporting-Benfica. Confesso que é um dos jogos que mais gosto de ver ao vivo. Por vários motivos, porque não gosto do verde, porque não gosto do Sporting e porque gosto de ganhar em Alvalade. Neste momento, em que a razão impera, penso que um empate já era um bom resultado. Já aqui tenho escrito que o Benfica tem a pior equipa entre os três grandes. Falta qualidade e treinador ao plantel do Benfica. Mas é o que temos e é com isto que vamos. Logo, quando estiver no estádio, é o coração que fala mais alto e jogue quem jogar, só a vitória interessa. Força Benfica! Secretamente, sonho sempre, com uma goleada do Glorioso sobre os lagartos!

Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal


sexta-feira, janeiro 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 19

Terminado o ano, aproveito agora para fazer o balanço bedefilo de 2004. Globalmente, considero que foi um bom ano, para a BD em Portugal. Houve muita divulgação, muito por força dos jornais que descobriram um ‘filão’ para aumentar as suas vendas, com a publicação de álbuns de banda desenhada a preços reduzidos. Assim, destaco as iniciativas do Correio da Manha com os “Clássicos da BD”, o Público com “Tintim” e “Corto Maltese”, o Jornal de Noticias com “Hulk” e “Ultimate Homem-Aranha” e o Record com “Blake e Mortimer”.

Depois tivemos a ascensão da editora Edições ASA como líder no mercado e a confirmação da Devir na publicação das edições do universo da Marvel (a série Homem-Aranha ainda não atingiu a velocidade cruzeiro) e da DC Comics (excelente a edição de “Silêncio” em cinco capítulos de grande qualidade!). O FIBDA apesar da sua nova localização, não apresentou grandes melhorias em relação a festivais anteriores. Falta talvez uma maior aposta em autores consagrados e conhecidos em Portugal, o que implica que tenham álbuns editados cá. A ‘minha’ loja preferida, a BDMania, que continua em força e prepara-se para abrir uma loja em Coimbra, finalmente já vende as caixas para arquivo de comics (sempre difíceis de encontrar!).

O meu lamento do ano vai para a não edição de qualquer álbum do meu herói preferido: Blueberry. A Méribérica, detentora dos direitos, anda mesmo a dormir!

Quanto à melhor publicação do ano, no segmento de BD, não é fácil o julgamento, mas elegi os “CLÁSSICOS DA BD“ uma edição do Correio da Manha em colaboração com a Devir. Esta colecção de 25 volumes (um por herói), par além de ser bastante diversificada e abrangente, inclui textos completos sobre a vida e obra dos seus autores e a publicação de histórias consideradas importantes no desenvolvimento da personagem. Uma excelente colecção, a melhor publicação de 2004!

FIM DE SEMANA 'AO VIVO'



Sexta-Feira. O meu fds começa com R.E.M. no Pavilhão Atlântico. Uma excelente oportunidade para Michael Stipe & Cª darem-me música e fazerem-me esquecer o pouco entusiasmo com que ouvi “Around The Sun”. Vou também aproveitar o ambiente do concerto ao vivo, com toda aquela envolvência e energia, para carregar baterias para o grande derby de amanha, esse também ao vivo.

quinta-feira, janeiro 06, 2005

A DANÇA DOS LUGARES

Em ano de eleições legislativas, somos sempre confrontados com este vergonhoso espectáculo que é a escolha dos nomes, para integrar as listas em lugar elegível, dos candidatos a deputados. É uma dança na lama que apresenta todos os ingredientes dignos de uma novela mexicana: convites e desconvites, amuos e traições, arrufos e lutas de galos, viúvas e ‘paraquedistas’ (candidatos sem qualquer afinidade ou relação pelo distrito em que se apresentam), etc, etc. Ou seja, há candidatos para todos os gostos e feitios, menos gente qualificada e competente. Já não me espantava nada um convite a José Castelo Branco, para conquistar os votos das peixeiras do mercado do Bolhão. Penso que os portugueses mereciam melhor, muito melhor. E como eu gostava que cada um reflectisse sobre isto. Quantos aos outros não sei, mas da minha parte o Estado vai poupar os € 2,77 que paga a cada partido por cada voto. Fica este gesto como a minha simbólica contribuição para combater o deficit público e simultaneamente mostrar o meu repúdio por esta ‘gente’ da política.

sexta-feira, dezembro 31, 2004

CONTAGEM DECRESCENTE

.....
10..... uma abstenção a rondar os 80% no dia 20 de Fevereiro
09..... um monte no Alentejo
08..... ‘Batman begins’
07..... um blogue com 5.000 visitas diárias
06..... umas férias no Dubai
05..... Benfica campeão nacional de futebol
04..... ’Star Wars III: Episódio III - Revenge of the Sith’
03..... uma semana num spa num hotel em Porto Santo
02..... um irmão para o puto
01..... e quilos de saúde para todos

UM EXCELENTE ANO DE 2005 PARA TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM!

You see things; and you say, "Why ?" But I dream things that never were; and I say, "Why not ?"

George Bernard Shaw (1856-1950)

CARA NOVA

Quero aqui dizer, que estive quase, quase para começar o ano numa casa nova. Andei a semana toda a trabalhar nas mudanças, mas à última da hora, surgiram uns problemas técnicos que inviabilizaram a transferência (leia-se como bom português que sou prefiro um blogue gratuito a um blogue pago). Assim a mudança transformou-se numa remodelação. Aproveitei para dar uma cara ao blogue, para o tornar mais pessoal. Depois alterei aqui e ali umas coisas e o resultado é que o blogue entra de cara lavada no novo ano!

Um agradecimento ao Tyler pela ajuda prestada nesta não-mudança!

2004 EM REVISTA (5)



Cinefilamente falando, considero que o ano de 2004 não foi um dos melhores, na óptica do espectador. Felizmente ou infelizmente, para mim, por motivos alheios à minha vontade, a média das minhas idas ao cinema baixou das 1-2 vezes por semana para 1 vez por mês. Logo se pouco vi, muito ficou por ver. Agora espero que fiquem disponíveis no videoclube. Por agora, só falo daqueles que paguei bilhete. Dos que vi e gostei, seleccionei o excelente ‘A Vila’ (The Village) de M. Night Shyamalan como o filme do ano. Porquê? Simplesmente porque o realizador volta a surpreender-nos com mais uma notável visão sobre os nossos medos. Mais? Um argumento excelente, uma fotografia notável, uma realização óptima e interpretações muito boas. Resultado final? Recomendo vivamente! Para termo de comparação, digo que escolhi este filme de uma lista que inclui entre outros: ‘Paixão de Cristo’ (extremista!), ‘O Último Samurai’ (interessante!), ‘Terminal’ (fraco!), ‘Colateral’ (previsível!) ou ‘Tróia’ (decepcionante!).

quinta-feira, dezembro 30, 2004

2004 EM REVISTA (4)

Acontecimento nacional do ano:


O ‘nosso’ Euro. Não podia ter havido melhor evento para um povo orgulhar-se do seu país. Da minha parte nunca havia testemunhado e vivido um acontecimento que reunisse, de Norte a Sul, um consenso tão grande em volta de uma causa nacional. Quis o destino que fosse o futebol a assumir essa responsabilidade. Assim, por termos sido capazes, por termos sabido receber, por em cada lar existir agora uma bandeira nacional, por todas as emoções que vivi (principalmente no jogo com a Inglaterra) e não fossem os gregos e a perfeição tinha sido atingida, o Europeu de Futebol de 2004 é um evento que marca o ano de 2004!

quarta-feira, dezembro 29, 2004

2004 EM REVISTA (3)

Acontecimento internacional do ano:


E para o final estava guardado o pior. Até há poucos dias, a guerra no Iraque configurava, na minha opinião, o acontecimento internacional do ano que agora finda. Mas bastou uma demonstração de força da Natureza, para se assistir a uma das maiores tragédia que há memória. Só pela força dos números, no momento em que escrevo estas linhas o balanço oficial aponta para 80.000 mortos, mas que se calhar por pecam defeito, o Tsunami no Sudoeste Asiático salta directamente para o topo dos acontecimentos do ano. Fica-nos para sempre o aviso de que o planeta não é nosso, apenas cá estamos de passagem!

terça-feira, dezembro 28, 2004

2004 EM REVISTA (2)

Continuando a minha a minha revisão do ano de 2004, hoje falo daquele que considero como a personalidade nacional do ano:


O ‘Mister’. Considero que o português que mais se destacou ao longo do ano foi mesmo José Mourinho. Não desvalorizando todos os outros títulos (que infelizmente, digo eu!) venceu ao serviço do FC Porto, a vitória na Liga dos Campeões Europeus é de facto um grande feito! Espero que tenha servido para uma renovação de mentalidades dos treinadores portugueses. Transferido para Inglaterra, para se tornar um dos mais bem pagos treinadores de futebol, têm vindo a fazer história, transformando o Chelsea num dos principais clubes favoritos ao título inglês. E aqui está a diferença, enquanto uns falam, falam, falam, outros ganham, ganham, ganham! Para mim, JM é o português do ano!

segunda-feira, dezembro 27, 2004

2004 EM REVISTA (1)

A pouco dias do início de 2005, é altura de fazer um pequeno balanço do ano que agora termina. Assim, ao longo dos próximos dias vou aqui dar destaque a pessoas ou acontecimentos, que pela positiva ou pela negativa, mas que na minha opinião marcaram o ano de 2004.

Começo pela personalidade internacional do ano:


Obviamente, George W. Bush. Era inevitável. Afinal de contas, o seu poder e a sua visão ‘stars & stripes’ do mundo condicionam a vida de milhares de pessoas em todo o planeta. Tranformou a América numa nação ainda mais odiada e ostenta o título de Presidente dos EUA mais impopular de sempre para o resto do mundo, mas passou com distinção no julgamento popular que foram as eleições americanas. Em Janeiro tomará posse para mais quatro anos. Cá estaremos para aguentar. A História acabará por julgar os seus actos e o Mundo arcar com as consequências.

domingo, dezembro 26, 2004

NATAL SMS

Penso que deve suceder com toda a gente. A troca com amigos de msg natalícias via sms. Mas enquanto que algumas há cujo conteúdo não foge ao habitual “blá, blá, blá e votos de um Santo Natal”, outras revelam um espírito quiçá mais irreverente. Eu não resisto a partilhar aqui algumas destas ‘pérolas’ que recebi no meu telemóvel:

(fica aqui o aviso que o conteúdo de algumas msg de Natal poderá chocar algumas mentes mais puras, ou seja, se você for daqueles que vive o Natal como se encarnasse no próprio Pai Natal, sugiro que deixe de ler este post imediatamente; caso prossiga a leitura, acredite que no fundo, no fundo as seguintes msg da Natal estão embutidas de um verdadeiro espírito natalício)

Assim, as ‘hostilidades’ de Natal começaram assim:
Eu desejava-te um feliz Natal mas como apanharam o Pai Natal com crianças ao colo e levaram-no para o DIAP pelo que vai ser difícil haver Natal… Olha Boas Festas na mesma!

Continuaram com:
O Diniz é um coelhinho muito bonito e querido, mas nós não estamos na Páscoa, por isso que se foda o coelho! Viva o GRELO e o BACALHAU! Feliz Natal!

Aqueceu com:
Natal? Sininhos? Anjinhos? Peru? Azevias? Amor?... ganda tanga! A malta quer é BOAS FESTAS no corpo todo!

E a minha preferida é:
Q as renas se despistem, o trenó se foda todo, o Pai Natal bata com os cornos num chaparro mas que as prendas caiam todas à tua porta. Feliz Natal!

sexta-feira, dezembro 24, 2004

q.b.

Aqui ficam os votos para toda a blogosfera em geral e a todos que visitam este blogue em particular, um óptimo dia de Natal, com muitas prendas, muitos doces e muito amor, tudo q.b. porque afinal o ano tem mais 364 dias.

O QUE ELAS QUEREM

Natal. Tempo de amor, tempo de doces e tempo de ... prendas! Se as compras são da responsabilidade dela, há duas às quais eu não escapo: a prenda do filho para a mãe e a do marido para a esposa. Não há volta a dar-lhe, até porque o filho só tem 21 meses! E aqui começa o meu stress de Natal: o que oferecer por duas vezes? Se pensar nas prendas em si já não é fácil, encontrar ‘A’ loja é, sem dúvida, ‘A’ tarefa mais difícil. Até porque não pode ser uma loja qualquer. Tem de ser aquela que tenha um stock bastante diversificado, porque afinal a prenda é sempre para trocar. Fatal como o destino: o Homem nunca acerta. Ainda por cima, as questões do preço, da originalidade ou do bom gosto nem se colocam, porque o problema é mesmo saber o que elas querem! Digo-vos, ao contrário do que é costume dizer-se, para mim felizmente, que o Natal não é todos os dias!

quarta-feira, dezembro 22, 2004

TRISTE SINA SER ACTUALMENTE BENFIQUISTA

Sei que este blog começa a parecer um espaço sobre futebol, mas muito sinceramente não era esta a minha intenção. Mas não consigo evitar. Neste momento apetece-me gritar com o meu clube e este é o único espaço que disponho. É que pior que a governação do governo agora demissionário, só mesmo a actuação da equipa de futebol do Benfica. Hoje, jogo da Taça de Portugal no Estádio da Luz. De um lado uma equipa profissional, moralizada, orgulho dos seus simpatizantes, líder do seu campeonato; do outro lado, uma equipa de solteiros & casados que se encontram casualmente para jogar à bola e que hoje estavam com pressa para ir de férias. Conclusão, a equpa que referi em primeiro lugar, a Oliveirense justifica o lugar que ocupa de líder do seu campeonato; quanto à outra equipa, o Benfica, percebo agora que o lugar que ocupa no seu campeonato é mais desmérito dos adversários que mérito da equipa!

Pronto já chega! Prometo aqui que só volto a falar de futebol para o ano! Afinal há tantas outras coisas que posso falar e que neste momento me dão mais prazer, que vou dedicar os próximos posts a fazer o balanço de 2004 e a criar expectativas para 2005.

terça-feira, dezembro 21, 2004

NATAL NA LUZ

Finda a 15ª jornada da SuperLiga de Futebol e os ‘três’ grandes tem o mesmo número de pontos. OK, o Porto tem um jogo em atraso, mas mantenho a minha, os três grandes chegam ao Natal com o mesmo número de pontos. Tudo isto seria muito bonito não fosse o facto do Benfica ter desperdiçado uma excelente vantagem pontual que arrecadou no inicio do campeonato. Já aqui escrevi que não acredito que seja com este plantel, com este treinador e com este director-geral para o futebol que o Benfica será campeão. Como se tudo isto não bastasse, vejo o Quim no lugar do Moreira. Leitura: a culpa da goleada no Restelo é do puto! O Argel a dar beijos no Trapattoni. Leitura: Argel titular frente ao Sporting! Socorro, acordem-me!
Vou já pedir ao Pai Natal que traga os seguintes reforços de Inverno: Alcides (grande exibição!), Jorginho (era uma boa aquisição!), Robinho (estava a brincar!) e o regresso do Miguel (que saudades!). Estas eram as minhas prendas para o Benfica, mas como nenhuma delas deve dar comissões ao senhor Veiga, vamos esperar para ver (ou rir) do que nos calha no sapatinho!

quinta-feira, dezembro 16, 2004

DÊEM-ME TEMPO!

Isto tem andado ‘em baixo’. Eu sei. Primeiro foi uma virose, depois uma constipação de ‘caixão à cova’, mais umas noites mal dormidas, seguiu-se e segue-se umas arrumações aqui no escritório e mais a disponibilidade para ficar a ver filmes caseiros aqui no computador com o ‘puto’ de 21 meses (passatempo preferido dele!) e tudo junto dá ….. falta de tempo para actualizar o blog. Vou tentar disciplinar o tempo, ou isso ou horas extraordinárias pela noite fora.

quarta-feira, dezembro 08, 2004

POIS É

SHITS HAPPENED...

terça-feira, dezembro 07, 2004

MY FAVORITE COACH

Um dos piores actos de gestão desportiva que há memória no Benfica, foi tomado durante o mandato de Vilarinho, que num acto nada sóbrio, despediu o então treinador do Benfica (JM) para colocar no seu lugar Tóni. Desde esse dia, que andamos a ver a banda passar! Como benfiquista, espero que um dia a História seja corrigida e que JM se torne o treinador de 6 milhões de portugueses!
Confesso que sou um grande admirador de José Mourinho (JM) enquanto treinador de futebol. Pode ser arrogante, convencido, cínico o que for, mas no que toca a trabalho nada há a apontar, e no futebol o que conta são os resultados. Se dúvidas ainda hajam, hoje JM tem mais oportunidade de mostrar porque é um dos melhores treinadores do mundo que merece cada libra que lhe pagam e ... acredito que não me vai desiludir.
Quero já esclarecer que não sou daqueles que sou atacado por nacionalismos de Quarta-feira (neste caso de Terça), ou seja, quero com isto dizer que não tenho qualquer simpatia pelo FC Porto, jogue este clube em competições internas ou externas, em Portugal ou na China.

sexta-feira, dezembro 03, 2004

POST-IT

- Sexta-Feira: Jantar de idiotas, 21.30, Teatro Villaret
- Sábado: Paintball, 09.30, Malveira
- Sábado: HarlemGlobetrotters, 21.30, Pav. Atlântico
- Domigo: Benfica-Estoril, 20.30, sofá ou estádio?

O JOGO

Finalmente, recomeçou a operação ‘apito dourado’. A novidade para esta segunda parte dá pelo nome de Pinto da Costa. Finalmente, para nós que sempre desconfiamos, após anos e anos de fumo, começa-se agora ver um pequeno fogo. Só achei curioso que ontem Pinto da Costa estivesse disponível na televisão para vender um livro sobre a sua vida e hoje, no dia da visita da PJ, estivesse em Espanha a comprar caramelos. Seja como for, uma coisa é certa, o relógio não para e o tempo útil de jogo está-se a esgotar!

ÓBVIO!

Na ressaca de mais uma derrota do Benfica na Superliga (obviamente óbvia) e de uma virose (obviamente inesperada) regresso para escrever sobre o óbvio!

(não resisto aqui a citar Pacheco Pereira no seu artigo de opinião hoje no Público)

escrito na Quarta-Feira, o que, num ambiente volátil como o que se vive hoje, pode ser um passado longínquo”.

O CÚMULO DA INCONSCIÊNCIA

Por razões que a própria razão desconhece, o Presidente da Republica resolveu agora dissolver o Parlamento. Em vésperas da aprovação do Orçamento de Estado para 2005, em vésperas de aplicação de medidas extraordinárias para colocar o deficit público dentro do intervalo dos 3%, em vésperas da entrada em vigor das excelentes medidas como a ‘lei das rendas’ e o ‘fim das scuts’, em vésperas da aprovação da pergunta sobre o referendo pelo Tribunal Constitucional, o Presidente resolveu justamente agora acertar contas com a sua consciência.

PELA BOCA MORRE O PEIXE

Agora vou eu ficar à espera de ver o Eng. José Sócrates explicar aos portugueses, durante a campanha eleitoral, o porquê do seu partido ser contra a redução das taxas de IRS!

sexta-feira, novembro 26, 2004

PAGUE VOCÊ MESMO

Para a arrumação aqui do escritório, resolvi comprar os armários e a secretária no IKEA. Mobiliário moderno, baixo custo, linhas planas, montagem fácil. Bendita hora que optei (e paguei) por ‘tudo incluído’, ou seja, transporte e montagem. Dizem os suecos, que as embalagens planas facilitam o transporte. Pois é, dito assim, até parece que volumes pesados, como o tampo da secretária ou madeiras com dois metros de comprimento por um metro de largura se transportam facilmente debaixo do braço e cabem no porta-bagagem de qualquer carro de uma família portuguesa. Depois vem a montagem. Dizem os suecos que aquelas pequenas chaves que disponibilizam junto com os móveis, são suficientes. Pois é, mas depois de olhar para o kit de ferramentas do pessoal que veio cá a casa montar os móveis, que inclui um aparafusador eléctrico, e atendendo que essas duas pessoas estiveram uma hora a montar os móveis, chego à conclusão que o conceito IKEA ‘compre, transporte e monte você mesmo’ destina-se só para aqueles que gostam de perder um fim-de-semana a montar um banquinho!!!
ALIVIADO!

Continuam as 'revoluções'. Agora vou mudar de local de trabalho. Esta mudança para novas (usadas) instalações, proporciona uma excelente oportunidade para enfrentar aqueles ‘monstros’ (leia-se sebentas, circulares, ofícios, diários da republica, informações, relatórios, etc, etc) que vivem dentro do meu armário e em cima da minha secretária. É impressionante como nos apegamos ao papel! Finalmente, aquela limpeza que prometi a mim mesmo, vai agora ser concretizada. Confesso que não gosto de mudanças (empacotar tudo, desempacotar tudo) mas a visão de deixar para trás cerca de 2/3 da papelada acumulada nos últimos anos, deixa-me bastante aliviado!

terça-feira, novembro 23, 2004

'FADO' DO LAR

Resolvi dedicar-me ao lar, pelo que agora ando ocupado a fazer revoluções (leia-se arrumações) cá em casa. Concluí que as soluções provisórias que habitavam o escritório (nome pomposo para uma assoalhada com oito metros quadrados) tinham chegado ao fim da sua vida útil. Finalmente as minhas colecções de banda desenhada ganharam um espaço próprio. A partir de agora ao passar a porta do escritório entro no mundo de fantasia (leia-se muita bd) e num mundo virtual (leia-se Internet). Devido a isto tudo, não tenho tipo tempo de 'alimentar' este bichinho (leia-se blog). E tantas coisas que eu tinha para dizer, a começar pelo Benfica.

sexta-feira, novembro 19, 2004

DESCULPE NÃO PERCEBI, IMPORTA-SE DE REPETIR ?

"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

quarta-feira, novembro 17, 2004

SIC

Com as alterações efectuadas pela TV Cabo nos canais de televisão, aproveitei a ‘onda’ e reposicionei os canais da minha televisão. Como não sigo a posição definida pela TV Cabo, situei depois dos quatro canais generalistas, os meus preferidos de momento, que curiosamente pertencem todos ao universo SIC: Radical, Mulher e Comédia. Para quem não se identifica com as programações feitas à base de telenovelas ‘ao cubo’ e de malucos do riso (amarelo, acrescento eu), os excelentes Daily Show, Jay Leno, Conan O’Brien ou Oprah e ainda os memoráveis Seinfeld, Battlestar Galáctica, Quem Sai Aos Seus ou mesmo Dragon Ball Z são uma bênção e uma autêntica lufada de ar fresco na poeirenta programação das nossas televisões. O curioso disto tudo é o facto de eu, actualmente, não perder um minuto com a programação da SIC generalista e gastar horas a ver os programas das restantes SIC’s. Ai se eu fosse Director de Programas desta estação!
ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOG

CASA NOVA

Volta não volta e o template do meu blog desaparece. Ainda não percebi se o problema é do Blogger ou não, mas não tarda nada, faço a mala e estou a mudar de 'casa'. Como quem não quer a 'coisa', começei por registar o nome no novo sítio. Grão a grão...

sexta-feira, novembro 12, 2004

MUNDO MELHOR

Ontem morreu um homem que era ao mesmo tempo um terrorista e um ditador. Quando vi a noticia sobre os milhões e milhões de dolares que tinha desviado para as suas contas bancárias particulares e confrontei com a sua entrevista onde lamentava que 75% do seu ‘povo’ na Faixa de Gaza e 50% na Cisjordânia viviam no limiar da pobreza, pensei que a Morte, desta vez, havia sido generosa. Quando desci à rua, o ar estava mais puro e o Mundo pareceu-me um lugar melhor para se viver.

quarta-feira, novembro 10, 2004

NOTAS BEDEFILAS 19

Terminado o FIBDA’2004 é altura ideal para fazer um balanço geral sobre o festival deste ano. Infelizmente para mim, não pude visitar o certame tantas vezes quantas as desejaria, o que não impossibilitou que percorresse as várias salas de exposição. Destaco desde já a sala dedicada à arte de Gradimir Smudja, com principal ponto de interesse as pranchas originais do excelente álbum ‘Vincent e Van Gogh’. Tal como nos quadros do pintor, também aqui a cor dominava em todos os desenhos. Surpreendentemente ou talvez não, algumas das pranchas em exibição encontravam-se à venda por preços que variavam entre os 600 e os 900 euros. Gostava muito, mas fica para uma próxima vez. Gostei também da exposição dedicada a autores flamengos. Johann De Moor foi um dos autores presentes na sessão de autógrafos. A exposição “100 Bd’s do Século XX” assentava numa ideia gira, mas na minha opinião pecava pela forma como estava exposta em colunas. Os textos que acompanhavam cada uma das personagens estavam bons, os objectos nem por isso. Destaco também o sopro de vida da editora Meriberica, com o lançamento de um novo álbum com a segunda parte das aventuras de Blake e Mortimer em “Os Sarcófagos do 6º Continente, Tomo 2 – Duelo de Espíritos”. Encontra-se ali à espera para ser lido. No geral, o festival não foi um grande festival, mas foi um acontecimento simpático, em linha com os últimos anos. O espaço ainda não é o ideal e faltava se calhar mais iniciativas para os dias de semana e uma maior divulgação das obras dos autores presentes, nacionais e estrangeiros. Também vinha a calhar era a recuperação da ‘velha’ fábrica da cultura para os futuros festivais. Quero aqui agradecer a atenção de José Ferreira da organização do FIBDA, que me enviou (a tempo) um e-mail com informação sobre o Festival. Até para o ano!
OS “GATOS”



Lisboa, ontem, foi testemunha de um acontecimento impar: fui assistir pela primeira vez a um musical. Concretamente, fui ver “Cats” naquela que é, na minha opinião, a pior sala de espectáculos do país, o Coliseu de Lisboa. Confesso, que na posse de todas as minhas faculdades, não troco um confortável lugar de uma sala de cinema pela cadeira do camarote de um teatro. Mas ontem cedi e acedi a ir ver ‘o’ musical. Afinal, os números não enganam: 50 milhões de espectadores, 21 anos em palco. Mas deve ser defeito meu, porque na primeira parte do espectáculo só não dormi uma boa soneca porque a cadeira era desconfortável e o bilhete foi caro. A segunda parte já se viu melhor, mas confesso que no global esperava um melhor espectáculo, talvez com mais história e mais movimento, ou seja, não fiquei ‘convertido’. Não me interpretem mal, “Cats” é um espectáculo com bons artistas com umas vozes fantásticas, o guarda-roupa é excelente e o jogo de luzes transforma completamente o cenário. Eu, definitivamente, é que sou ‘alérgico’ a musicais!
CÁ ESTOU EU...

Após alguns dias de ausência, verifico que inexplicavelmente o meu espaço de opinião desapareceu!!! Sofreu um black-out!!! Querem ver que estou a ser pressionado para ‘moderar’ os meus posts? (lol !) Vai-me dar algum trabalho para recuperar o que aqui estava, sendo que o principal problema são os links dos meus blogs preferidos, mas nada se perde. Password alteradas, não vá o diabo tece-las e estou de volta (espero!). O que não me mata deixa-me mais forte!

sexta-feira, novembro 05, 2004

A VERDADE ESCONDIDA

Mais um jogo importante (UEFA!), mais uma derrota (3-0!!) do meu clube. Confesso que desta vez já estava à espera, mas não por números tão exagerados. Este Benfica mostra-se incapaz de vencer jogos com equipas do seu campeonato, mas enquanto a comunicação social for cúmplice (por omissão) e entrar em euforias com as vitórias da equipa sobre os ‘orientais’ da nossa SuperLiga, o que ‘salta à vista’ vai permanecer escondido. Eu, como associado faço a minha parte, escrevo aqui o que vejo, na minha opinião, o Benfica não têm equipa, não têm treinador e nem sequer têm presidente. Estamos a precisar de ventos de mudança. Suspeito que, infelizmente, o tempo há-de me dar razão!

terça-feira, novembro 02, 2004

F@#% AMÉRICA!

A América está a votos. A acreditar nas sondagens, aparentemente a escolha não é fácil para os americanos. Do outro lado do Oceano, tem de escolher entre um ignorante ou um ‘vira-casacas’. Deste lado do Ocenao, a questão coloca-se entre um mundo pior ou um mundo menos mau. Não voto, mas tenho preferência pelo marido da ‘portuguesa’. Não por acreditar que vá ser um excelente presidente, afinal estamos a tratar das presidenciais americanas, mas porque aparentemente parece-me ser o menos mau dos dois. A política do “what is our oil doing under their soil” do (ainda) actual presidente é para mim, mais que suficiente para perceber que, neste caso, uma mudança é benéfica para todos. O problema principal passa pelo facto da 'decisão' se encontrar nas mãos de um povo que se por um lado apoiam a politica militar do actual presidente, por outro lado não sabem indicar o Iraque no mapa; se por um lado derrubam um ditador, por outro lado criam ninhos de terroristas; se por um lado contribuem com cerca de 25% do total das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, por outro lado recusam-se a rectificar o protocolo de Quioto; se por um lado dominam no mundo da informática e das novas tecnologias, por outro lado ainda votam através de cartões perfurados; se por um lado votam maioritariamente num candidato, por outro lado podem ter como presidente o candidato menos votado. E são estes eleitores que decidem por todos nós. Infelizmente, estamos assim: a América vota e o resto do Mundo sofre em silêncio. Apetece-me citar uma frase do cartaz do filme “Alien vs Predator”: ganhe quem ganhar, nós perdemos! É assim que eu vejo estas eleições. Fuck América!

sexta-feira, outubro 29, 2004

NOTAS BEDEFILAS 18



Por Toutatis! Asterix e Obelix fazem hoje 45 anos. Criados pela dupla René Goscinny e Albert Uderzo, estes heróis gauleses de banda desenhada surgiram pela primeira vez nas páginas da revista “Pilote” com as aventuras de “Asterix, o Gaulês”. Com mais de 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, a base do sucesso destes personagens é uma ‘poção mágica’ de muita criatividade e bastante humor. Em Portugal, com a recente passagem dos direitos da Meribérica para a ASA, a data será comemorada com a reedição de todos os títulos, os primeiros dos quais, já em Novembro. De salientar, o pormenor das primeiras edições de cada álbum terão um selo branco de certificação e respectiva numeração (de I a MMM) na última página. Mas a edição mais esperada é "Astérix e o Regresso dos Gauleses", título inédito em português que chega também em Novembro às livrarias e que reúne histórias curtas - a maior parte ainda escritas por Goscinny - que foram sendo publicadas em várias revistas francesas desde a década de 1960. Um novo álbum, só deverá chegar às livrarias daqui a um ano e do qual Uderzo apenas revelou que "possivelmente o bardo não será amarrado e amordaçado no banquete final".

quarta-feira, outubro 27, 2004

NOTAS BEDEFILAS 17



Apesar de ter escrito este texto no Domingo, a força das circunstâncias só agora me permitiu publica-lo. A critica continua actual!

Impressões sobre um festival:
Aproveitei o Domingo chuvoso para me aventurar nas estradas da Amadora em busca do festival de Banda Desenhada que decorre naquela cidade. Apesar de ter-me deslocado de carro, não foi difícil dar com a estação de Metro da Falagueira. A organização esmerou-se na colocação de palcas a indicar o local! Fácil estacionamento e entrei no mundo da fantasia.

Agradável surpresa foi a oferta do bilhete logo à entrada. Segundo me informaram, uma decisão da organização face a alguns problemas (não especificados) que haviam surgido. Desconfiado, entrei. Se calhar por não estar muita gente, o espaço destinado ao festival pareceu-me amplo e arejado, mas após alguns minutos na fila para autógrafos deu logo para reparar que as condições não são assim tão boas. A falta de ar condicionado ou de janelas para o exterior aliado às luzes de holofotes, transformou a sala central numa verdadeira sauna. Queixavam-se os autores e os leitores. Entre os autores, destaco a presença de Achdé e de Gerra, os novos autores, desenhador e argumentista respectivamente, de Lucky Luke, que tiveram a gentileza de me assinar o novo álbum do cowboy solitário “Lucky Luke no Quebeque”, um lançamento das Edições Asa. Não posso deixar de referir a ‘pujança’ do stand desta editora que se afirma cada vez mais como uma líder no mercado de banda desenhada, num ambiente de absoluto contraste com o triste stand da ‘moribunda’ Meribérica-Liber. Esta, mais uma vez não lançou qualquer álbum novo, digno de registo, apesar dos títulos que ainda mantêm ‘em carteira’, nomeadamente a série ‘Blueberry’. A imagem dos dois stands, localizados frente-a-frente, dá-nos uma imagem bastante forte de quem manda actualmente na Banda Desenhada em Portugal. Rei morto, rei posto!

Uma nota negativa foi a falta de pagamento por Multibanco. Num festival desta dimensão, onde as editoras, supostamente, aproveitam para lançar novos títulos e recuperar outros, esta falaha revela algum 'amadorismo' da organização. Está bem que existe uma caixa Multibanco à entrada, mas nunca fiando, o melhor é mesmo levar a carteira cheia de ‘verdes’. Como passei metade do tempo na conversa com pessoas amigas e a outra metade nas filas para autógrafos (Johann de Moor, Seth Fisher, Ricardo Leniers e José Carlos Fernandes) não vi qualquer exposição. Fica marcada para uma segunda visita, afinal nunca se deve ver tudo numa primeira vez.

Mas o pior estava para chegar: no final, quando me preparava para me vir embora e solicitei um programa do festival para os 15 dias, informaram-me que não havia. Distracção ou desorganização? Assim, desconheço quais os autores que vão estar presentes nos fins-de-semana seguintes. Mais, Quando perguntei pelo WC, fui de novo surpreendido. Disseram que não havia e que deveria utilizar as instalações sanitárias existentes um piso abaixo na estação de metro. Percebi então, no final da minha visita, o porquê de me terem oferecido a entrada. Mais um ano, mais uma nota negativa para a organização. Ou muito me engano, ou este festival, com 15 anos de existência, deve estar próximo do seu fim. Ou será que alguém me consegue explicar, porquê que ano após ano, a organização do FIBDA vai piorando?

terça-feira, outubro 26, 2004

COMPUTADOR K.O.

A emissão segue via portátil dentro de momentos...(espero!)

sexta-feira, outubro 22, 2004

A QUEDA DE UM DITADOR!



O Fidel caiu! Calma, porque ainda não foi desta que Cuba passou a um Pais livre. O que aconteceu foi que o ditador caiu literalmente no chão, espalhou-se ao ‘comprido’ ao descer de um palanque depois de terminado mais discurso. Teme-se agora pela vida dos trabalhadores que montaram o palanque!
NOTAS BEDEFILAS 16



Começa hoje o 15º Festival de Banda Desenhada da Amadora. Bem procurei uma imagem do cartaz oficial do certame, mas nada. A Internet ainda não é um meio de comunicação privilegiado em Portugal. A grande novidade deste ano do festival é a sua localização, na nave comercial da estação de Metro de Amadora-Este (Falagueira). Apesar de não conhecer ainda o local, posso já garantir que foi uma escolha feliz, dado que as instalações da Escola Intercultural onde se realizaram as últimas três edições, deixava muito a desejar. A exposição deste ano dá o seu maior destaque às “100 BDs do Século XX”, que resulta de um inquérito mundial elaborado pelo Comissariado que abrangeu críticos, directores de festivais e de centros de BD e outros especialistas de 21 países. Da recolha das votações, resultou que os 10 primeiros lugares estão ocupados pelas seguintes Bandas Desenhadas: Tintin, Batman, Corto Maltese, Asterix, Little Nemo, Maus, Blueberry, The Spirit, Peanuts, Krazy Kat, Donald Duck (Pato Donald) e Uncle Scrooge (Tio Patinhas). Será, certamente, possível fazer uma retrospectiva do que de melhor foi feito em banda desenhada ao longo do século XX.
Para alem das mostras individuais de André Carrilho, Luís Louro, Seth Fisher e colectivas de autores argentinos e flamengos, destaco a presenças confirmadas dos seguintes autores: Seth Fisher (EUA), Johann De Moor (Bélgica), Miguelanxo Prado (Espanha) e de Gradimir Smudja (Ex-Jugoslávia) entre outros. Pronto, já sabem que de 22 de Outubro a 7 de Novembro, das 10 às 22 horas, a festa da BD faz-se na Amadora.
Da minha parte estão prometidas várias visitas ao festival, até porque as sessões de autógrafos assim o determinam. Depois vou escrevendo aqui as minhas impressões.

quarta-feira, outubro 20, 2004

MAL SERVIDO! (1)

A primeira entrada nos Serviços Suspeitos vai, infelizmente, para uma das minhas lojas de consumo preferidas. Diz o povo com razão “no melhor pano cai a nódoa”, mas não posso deixar de criticar aqui a politica da FNAC para Portugal relativamente a preços, no presente caso, de dvd’s. Um comentário deixado neste blogue relativamente a uma compra minha do pack da trilogia da ‘Star Wars’ alertou-me para o facto da FNAC, no mercado português praticar um preço bastante superior quando comparado com Espanha ou França. Concretizando: após pesquisa verifiquei que a FNAC Portugal vende o dvd da trilogia ‘Star Wars’ ao preço de € 69,95; a FNAC França vende o mesmo artigo a € 49,99; enquanto que a FNAC Espanha o vende por apenas € 49.95 ! Mas o que é isto ??!! Sabendo que Portugal tem um dos mais baixos rendimentos médios da Europa, como é que é possível haver diferenças, para o mesmo produto, de quase 20 euros? Foi isto que perguntei num email enviado para o serviço de clientes da FNAC no dia 4 de este mês. Até hoje não recebi qualquer resposta. Elucidativo não ? Pelo 'abuso', a FNAC entra directamente para primeiro lugar dos “Serviços Suspeitos”. Continuarei a ser cliente, mas dvd’s na FNAC não obrigado!

Curiosamente, recebi à poucos dias atrás uma carta da FNAC a enviarem-me o novo cartão de cliente, cuja substituição me habilita a ganhar 1.000 € em cheques oferta, bastando para isso preencher um cupão a descrever o cartão FNAC ideal. Mesmo a propósito, resolvi habilitar-me com a seguinte frase: “ O cartão FNAC ideal é aquele que permite ao cliente comprar em Portugal dvd’s aos preços praticados em Espanha ou em França! ”. Ora tomem lá!!!
MAIS SERVIÇO PÚBLICO

Inspirado pelo Jumento, resolvi criar uma coluna com o arquivo das crónicas sobre empresas que, por experiência própria, considero que prestam um MAU serviço aos seus clientes. O arquivo vai chamar-se “Serviços Suspeitos” e fica colocado na coluna do lado direito logo depois das “Notas Bedefilas”.
OS SUSPEITOS DO COSTUME



Numa demonstração de serviço público, quer o autor deste blogue, informar os seus leitores que passa hoje na TVI às 00.15 o filme “Os Suspeitos do Costume” de Bryan Singer. Mais informo que o visionamento deste filme é obrigatório para o currículo de qualquer cinéfilo que se preze. Para os mais observadores, não existe coincidências, o título do filme inspirou o nome deste blogue. Afinal trata-se de um dos meus filmes preferidos ou eu não estava para aqui a gastar letras do meu teclado.
Se a historia é brilhante, a magnifica interpretação de Kevin Spacey no papel de 'Verbal' Kint, valeu-lhe mesmo o Óscar para o melhor actor secundário. Acrescento ainda que este filme encontra-se em 18º lugar no TOP 250 dos melhores filmes votados no IMDB.
A excelente proposta da TVI apenas peca pela hora tardia a que se inicia. Mas se devido às aventuras do ‘Conde de White Castle’ que ocupam os ‘prime-time’ da programação, já nem o prof. Marcelo tem direito ao seu tempo de antena, o melhor nem é protestar é mesmo gravar. Eu, por mim, já sei que me vou deitar às duas e tal da manhã.

segunda-feira, outubro 18, 2004

NÃO MERECEMOS!

No rescaldo do jogo Benfica-Porto, não queria aqui escrever sobre futebol, porque já basta viver as emoções, quanto mais falar delas. Mas não resisto. Depois de ouvir a ‘palhaçada’ da conferência de imprensa pós-jogo dos responsáveis do Benfica, nomeadamente Filipe Vieira e José Veiga, não consigo evitar, porque não sei se nos julgam estúpidos ou são estúpidos por natureza! As provocações e as desculpas de sempre para encobrirem a incompetência. Primeiro sobre o jogo propriamente dito. Reconheço aqui a superioridade do futebol praticado pela equipa das Antas, pelo que não compreendo a necessidade daquele ‘roubo de igreja’. Vitórias assim não prestigiam os seus vencedores. Quanto ao ‘frango’-que-entrou-e-não-contou de Vítor Baia, apenas digo: razão tem Scolari!

Agora o que interessa, o Benfica. Perdoem a franqueza deste associado, mas o clube está uma merda! Voltou ao tempo da pedra, ou seja, é hoje a imagem do seu presidente, um construtor civil. Este em conjunto com o ‘pedreiro’ Veiga arrastam o nome do Benfica para ‘ajustes de contas’ pessoais e ridículos com Pinto da Costa, contratam vários jogadores que juntos não fazem um, contratam um reformado senil para treinador do clube, constituem um plantel de solteiros & casados que pouco sabe jogar à bola, conclusão: assim nunca havemos de ganhar nada! O Benfica está doente, sofre de um cancro tipo VV (Vieira & Veiga) que se instalou no seio do Glorioso. Costuma-se dizer que o primeiro passo para combater uma doença é reconhece-la que existe, pelo que pergunto para quando um diagnóstico? Se é verdade que hoje os sócios e simpatizantes do Benfica não mereciam a arbitragem que o jogo teve, também não é menos verdade que já há algum tempo o clube não merece os dirigentes que têm!

domingo, outubro 17, 2004

SLB, SLB, SLB!!!


PARTICIPAR!

Hoje levantei-me cedo e fui dar uma ‘corridinha’. Bem, a ‘corridinha’ foi de 6 quilómetros e chamava-se mini-maratona ribeirinha da Moita. Não me pareceu mal, passar mais uma manha de Domingo a correr, apesar de hoje não ter sentido muito bem. Demorei (tempo não oficial) cerca 35’ 06’’ a correr os seis mil metros. Não sei se foi do estômago cheio, ou das dores nos gémeos, ou de qualquer outra desculpa que arranjei para mim, mas efectuei um tempo completamente fora dos meus objectivos. Pior, se a parte física reclamou durante a prova, agora encontra-se a queixar-se. Continuo a correr atrás da forma física, o que me ‘obriga’, por enquanto, a correr sob a máxima ‘o importante é participar’!

sexta-feira, outubro 15, 2004

O VICIO DA PROIBIÇÃO

O Governo prepara um conjunto de medidas anti-tabagismo, entre as quais se encontra a proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos. O que à primeira vista parece uma excelente medida, a mim soa-me a uma ‘americanização’ de leis, que passa sobretudo por proibições. Não compreendo esta tendência de importação de formas de pensar, quando a cultura, modos de vida e formas de estar europeus são completamente diferentes.

Se atendermos ao efeito prático da medida, vejo-a mais como uma desresponsabilização do Estado. Com uma simples lei, o Estado passa as responsabilidades para os donos dos cafés e de máquinas de tabaco quando devia investir na formação e na informação dos jovens; cria uma lei de efeito mediático e resultados duvidosos quando devia apostar na criação de condições e estruturas para que os nossos jovens pudessem desenvolver as suas capacidades físicas, intelectuais ou artísticas. Basta olhar para os grupos de rapazes e raparigas parados às portas das escolas, para perceber que quando não se têm anda para fazer, os cigarros aparecem sempre. Não percebo o porquê do atalho da proibição quando o caminho devia passar pela responsabilização.

E se fumar é um perigo real para a saúde e o combate ao tabagismo é para levar a sério, porque não se corta o ‘mal pela raiz’ e se proíbe definitivamente, não a comercialização ou a venda de tabaco, mas sim a produção de cigarros? Enquanto o Estado continuar a jogar dos dois lados, se por um lado proíbe, por outro continua a ser o maior beneficiário com a venda de tabaco, via impostos, estas leis destinam-se somente a transformar-nos numa sociedade de proibições, onde qualquer dia não haverá lugar para as liberdades individuais.

quinta-feira, outubro 14, 2004

VER FUTEBOL!

Fui Quarta-Feira a Alvalade para assistir ao que pensava ser um jogo de futebol de qualificação para o Mundial de 2006. Acabei por ver Portugal a fazer um jogo treino porque afinal, os responsáveis da selecção russa depois de assistirem ao último jogo de Portugal, resolveram apenas enviar uma equipa de reservas para dar conta do caso. Fizeram bem, porque se aquela equipa que jogou fosse a selecção principal, não havia memória para uma humilhação tão grande. Portugal esteve naqueles dias em que tudo corre bem. Quando isto acontece não há nada a fazer. Cria talvez a ilusão que somos os maiores do Mundo. E assim, as bestas passaram a bestiais. É por causa disto, que Portugal merece o público que têm e vice-versa. A mesma selecção que é humilhada pela equipa do Liechtenstein, teoricamente o adversário mais fácil do grupo de qualificação, é a mesma que humilha a selecção russa, teoricamente o adversário mais difícil do grupo de qualificação. É o problema das teorias! Eu fui ver o jogo, não pela selecção, porque afinal continuo descrente, sofro ainda do sindroma grego, mas pela rara oportunidade de ver ao vivo o ‘puto’ a jogar. Agora que o Rui Costa já não faz parte, a minha atenção vira-se para Cristiano Ronaldo. Com artistas destes à solta no relvado, nem quero saber de resultados. Quero é ver futebol!

segunda-feira, outubro 11, 2004

NOTAS BEDEFILAS 15




Quero aqui deixar o registo do cruzamento de duas formas de coleccionismo. Numa excelente iniciativa conjunta da Bedeteca de Lisboa e dos CTT – Correios de Portugal, foi lançada este mês uma emissão filatélica comemorativa dos “Heróis Portugueses de Banda Desenhada”. A feliz associação entre selos e banda desenhada traduz-se num excelente convite a descobrir não só a riqueza da filatelia portuguesa bem como o maravilhoso mundo da 9ª arte portuguesa.

No total foram escolhidos 8 heróis, quatro para selos individuais: Quim e Manecas (1915) de Stuart de Carvalhais, Simão Infante (1946) de Raul Correia e Eduardo Teixeira Coelho, Guarda Abília (1998) de Júlio Pinto e Nuno Saraiva e os quatro elementos que compõem A Pior Banda do Mundo (1999) de José Carlos Fernandes; e ainda para um bloco com quatro selos: Tomahawk Tom (1952) de Vítor Péon, o Espião Acácio (1977) de Fernando Relvas, Pitanga (1985) de Arlindo Fagundes e Jim del Monaco (1981) de António Simões e Luís Louro.

Segundo os responsáveis, os critérios definidos para a escolha destes heróis “foram a importância das personagens e dos autores na história da bd portuguesa e a abrangência de várias épocas, géneros, temáticas e estilos. Assim, foram escolhidos heróis divertidos, indómitos, ingénuos, inteligentes, desconcertantes, invencíveis ou, simples e surpreendentemente, humanos, bem humanos, tão próximos, afinal, das nossas vivências, dúvidas e problemas.”

domingo, outubro 10, 2004

O HOMEM DA MARATONA

Sem qualquer preparação, participei hoje numa mini-maratona de 10 quilómetros, entre Algés e Oeiras numa excelente organização da Câmara Municipal de Oeiras (os créditos são devidos!). Corri com mais dois amigos, um deles já quase um profissional do quilómetro. Tinha estabelecido como objectivo principal terminar a prova com um tempo próximo dos 50 minutos. Como jovem inconsciente que sou, achei que era bastante razoável. Afinal o tempo de referência que tinha (à volta dos 59 minutos mal contados) provinha da participação na mini-maratona de Lisboa (8 quilómetros) há dois anos atrás. Mas hoje, depressa descobri no ‘sarilho’ que me tinha metido. Por volta do quilómetro quatro, apercebi-me que o meu principal adversário não era o cronómetro, o receio da chuva, os meus amigos ou sequer os restantes participantes. O meu principal adversário era eu próprio. Durante grande parte da corrida, lutei num plano psicológico contra a minha vontade física de parar e simplesmente concluir a prova a andar. Ainda não percebi onde fui buscar forças para ter feito a prova sempre a correr. Hoje posso dizer que testei os meus limites. Aproveitei tudo para me motivar, a vista da marginal, as participantes femininas, os placares com as indicações dos quilómetros percorridos, os abastecimentos e os incentivos das pessoas que assistiam à prova. O alívio e a alegria que senti quando passei na linha de chegada não consigo traduzir por palavras. Nunca suei tanto por uma t-shirt. Corri 10 mas pareceram-me 42 quilómetros. Senti-me um homem da maratona. E se calhar tomei-lhe o gosto. Resolvi que vou participar de forma mais regular, juntamente com os meus amigos, nas próximas provas que se realizarem aqui em Lisboa e arredores. Mas aprendi a lição, vou-me preparar devidamente. O importante é participar, mas não quero ‘morrer’ a meio da prova. For the record deixo aqui a indicação que a minha participação foi cronometrada com o tempo oficial de 58’14’’

A título de curiosidade, o título deste 'post' foi roubado de um excelente filme realizado por John Schlesinger em 1976 e que conta com a participação de Dustin Hoffman!

sábado, outubro 09, 2004

PARA ONDE VAIS PORTUGAL?

O ridículo passou a ser incontornável, porque infelizmente, para nós, portugueses, transformou-se em ‘caso nacional’. Eu mantenho a minha convicção que tudo isto não passa de, mais um, “jogo político” de Marcelo Rebelo de Sousa, porque caso contrário porquê o silêncio?

Veículos de informação independentes onde possa exercer liberdade total de expressão para esclarecer toda esta situação, não lhe faltam, mas isso também não lhe interessa, porque afinal Portugal já ‘embarcou’ em mais um ‘quase obsceno’ e ridículo ‘fait-divers’. Com a colaboração do Presidente da Republica, das televisões, das primeiras páginas de jornais e dos comentários daqueles que não querem ser esquecidos, resulta melhor para os interesses particulares do professor, quinze dias de silêncio do que quatro anos de comentários.

O problema que se coloca é a falta de lucidez dos ‘nossos’ governantes para verem que as prioridades do país passaram para segundo plano. A combate à pobreza que afecta dois milhões de portugueses, à incompetência que grassa na Educação, à privatização da Saúde ou ainda a falta de meios para um combate eficaz ao paraíso fiscal em que Portugal se transformou, são pormenores quando comparados com o ‘caso’. Portugal vive para os ‘casos’, sejam eles do mundo da política ou do futebol. Desta vez, serviu também, para revelar, mais uma vez, a inaptidão dos ‘nossos’ políticos para serem dignos representantes da Republica. Portugal continua sem rumo!

Chegamos a um ponto, que se por azar o território de Portugal continental se desprendesse da Península Ibérica, ficaríamos perdidos ao sabor de ventos e marés, à deriva em pleno Oceano Atlântico, tal a falta que nos fazem políticos sérios, homens de antigamente!

quinta-feira, outubro 07, 2004

CRITICA AO CRITICO

Há muito que já tinha desistido de ouvir aquele monólogo aos Domingos no Jornal da Noite da TVI, porque achava que faltava ali alguém que dissesse ao Professor que quando teve a oportunidade de pôr em prática o que defende na teoria, ele tinha falhado. Liberdade de expressão, falta de? Não acho! Afinal a TVI (ainda) é uma empresa privada e Portugal é (ainda) uma democracia. O problema é: quem critica não gosta de ser criticado! Em tempos de renovação, o Martelo foi-se!

terça-feira, outubro 05, 2004

A VILA



Evitei ler qualquer coisa escrita sobre o filme. Não queria ser influenciado e não gosto de fazer exercícios mentais a imaginar desfechos. Assim retiro um maior prazer de finais surpreendentes e coerentes. M. Night Shyamalan é um realizador que já me habitou a isso. Por esse motivo aprecio a sua obra. O seu último filme ‘A Vila’ (‘The Village’ na versão original) é mais um perfeito exemplo seu enorme talento como argumentista e realizador. O filme é excelente! Uma história bem conseguida sobre os ‘nossos medos’ com um final surpreendente, mais uma vez.

Confesso, no entanto, que esperava um filme dito ‘assustador’, estava talvez, influenciado pelo trailer que já tinha visto. A sensação que fiquei apontava para um filme de terror puro. Não é o caso. O que não impede que não seja um excelente filme, com o habitual "twist", na linha do que o realizador já nos tinha habituado. Nada se perde. As emoções estão lá e o jogo de cores amarelo/encarnado só reforçam a ideia. Para não correr o risco de escrever de mais, destaco só as interpretações de Bryce Dallas Howard (Ivy Walker) e Adrien Brody (Noah Percy). Atribuo ao filme a nota de 8 em 10. Recomendo vivamente!
DE VOLTA

Estou de regresso a estas lides bloguistas, após alguns dias de afastamento não intencional. O meu problema é eterno: os dias no planeta Terra não têm 48 horas, logo tenho falta de tempo. Confesso que tambem sempre tive uma grande dificuldade em lidar com 'o' tempo. Tudo o que resulta de relógios, prazos, horários desperta em mim uma animosidade inexplicável. Acho que não é defeito, é feitio! Bem, estou de volta!

segunda-feira, setembro 27, 2004

THE FORCE



Cometi a minha loucura mensal. Passei na FNAC e paguei € 69,95 pela trilogia ‘Guerra das Estrelas’ acabadinha de sair em dvd (4 discos, incluindo um de extras). Era impossível não comprar. Em miúdo, fui apanhado pelo poder da Força, quando vi ‘O Regresso de Jedi’. Lembro-me de ter ficado deslumbrado com todo aquele mundo de naves espaciais e sabres de luz. Foi o primeiro filme que vi da saga e logo fiquei conquistado. Desde então, já vi e revi todos os filmes várias vezes. Agora surgiu a oportunidade de possuir um bocado da história do cinema em suporte digital. Poderia lá resistir. Há pessoas que guardam bocados da história sob a forma de pedras provenientes do Muro de Berlim, eu tenho a trilogia ’Star Wars’ em suporte quase eterno. Agora vêm a parte mais difícil: arranjar tempo disponível e suficiente para (re)ver os episódios 4, 5 e 6 de seguida. O espírito da Força vai-se sentir cá em casa!

O CASTIGO

Hoje fui ao castigo! Para quem não percebe nada disto, isto significa que fui ver o Benfica jogar no Estádio da Luz. Acreditem que não há pior castigo. A equipa parece um grupo de amigos que se reúne ao Domingo para dar pontapés numa bola; eu com o meu grupo de amigos na futebolada que fazemos às Terças-feiras, temos mais ‘cultura táctica’ (gosto desta expressão!) que todo o plantel do Benfica. Ainda tenho que ir assistir a um treino do Trapattoni para ver como é que passam o tempo. Prometo se chegarmos a ser campeões nacionais, começo a acreditar que Deus existe!
Para já, daqui a 15 dias recebemos o FC Porto, vamos lá a ver se é só castigo ou se inclui levarmos uma sova!!!

domingo, setembro 26, 2004

O ATLETA

Corre-se hoje a Meia-Maratona de Lisboa, entre a Ponte Vasco da Gama e o Parque das Nações. O que proporciona a altura ideal para contar uma história sobre esforço, dedicação e glória. Há praticamente um ano atrás, na anterior edição, quando os atletas que seguiam na cabeça da corrida se aproximavam da Avenida D. João II, aqui no Parque das Nações, para a qual o meu apartamento tem uma vista privilegiada, avisto um homem a correr isoladamente pela rua abaixo que conduz à rotunda. Por momentos fiquei espantado por pensar como seria possivel um atleta branco 'bater’ os atletas quenianos. Mas depressa desfiz as dúvidas. O rolo de fita amarela que trazia consigo, debaixo do braço, identificava-o como pertencente à organização do evento. De imediato começou a isolar todas as vias de acesso à rotunda e à avenida, que até então estavam abertas ao trânsito e a delimitar 'na hora' o percurso da corrida. A confusão causada foi indescritível. O buzinão que se seguiu só deve ter tido paralelo no da ponte sobre o Tejo à uns anos atrás. O diligente funcionário da (des)organização havia bloqueado completamente todas as vias de circulação automóvel na avenida principal e adjacentes. Alguns minutos depois, surgem então os primeiros corredores, quenianos por sinal, entre os quais estava o vencedor da corrida. Mais tarde, finalmente lá apareceu a polícia para estabelecer a ordem e a circulação do trânsito por vias alternativas de forma a não prejudicar a corrida.
Ainda hoje penso, na ‘barracada’ que teria sido se aquele ‘atleta’ branco não tivesse chegado primeiro que os quenianos!!!

sexta-feira, setembro 24, 2004

VERTIGO



Ouvi hoje na rádio “Vertigo” a primeira música retirada do novo álbum dos U2 “How To Dismantle An Atomic Bomb” (curioso nome para um album!). Excelente som! Os rapazes continuam em forma! Finalmente, a melhor banda de rock do mundo está de volta!!!

quinta-feira, setembro 23, 2004

SERVIÇO PÚBLICO, VIOLAÇÃO DO SEGREDO DE JUSTIÇA OU ADELINO SALVADO NO SEU MELHOR?

Sem malícia, roubei O link a este blog.
MUITO BOA ONDA!!!

Bem, eu hoje não acabo de alimentar este espaço. As novidades parecem cogumelos, aparecem de todo o lado. Então não é que ao consultar a nova grelha da SIC Radical para saber quando é que passam os episódios da Gallatica, dou de caras com isto. 180 dele!!!! É desta que passo a SIC Radical para a posição 1 do televisor!

QUEREM VER QUE É DESTA?

Ano após ano, nasce a esperança, alimenta-se a esperança e depois passados alguns meses, deixamo-la morrer. E assim tem sido nos últimos dez anos. Porquê? Porque o homem é um ser 90% emocional e 10% racional. Não há anda a fazer! E assim, este ano não começou de forma diferente dos anteriores. Gostava muito que fosse, mas no fundo, no fundo sei que não vai ser. Mas será assim?
Então não é que passadas três jornadas, o Benfica já tem 6 pontos de avanço sobre lagartos e dragões. Apresenta mais golos marcados e menos golos sofridos que os seus rivais. É que nem tenho na memória a última vez que isto aconteceu. Querem ver que este ano as coisas afinal vão ser diferentes? Querem ver que é desta que o Benfica é Campeão? Eu sei que ainda é cedo para os foguetes e que o “velho” não parece ter ‘forças para levar água ao moinho’, mas ... como dizia o outro “deixem-me sonhar!”

quarta-feira, setembro 22, 2004

A CULPA É DO COMPUTADOR!

Tenho vindo a acompanhar, de forma estupefacta, esta novela de incompetências e irresponsabilidades que têm sido a colocação de professores para o ano lectivo de 2004(será?)/2005. E por fim, quando já pensava que a culpa ia, mais uma vez, morrer solteira, voilá, os nossos governantes lá identificam o responsável. O culpado afinal foi o computador! De imediato foi demitido das suas funções e substituído pelo papel e lápis. Mais nada! E assim, em pleno século XXI, Portugal está de volta ao carvão!
Tudo isto lembra-me uma história passada com o meu avô, quando há uns anos atrás teve de passar uma manhã inteira ao balcão do seu banco para resolver um problema relacionado com a sua conta bancária. Após se verificar que a situação havia sido causada por erro do próprio banco, a diligente funcionária logo se desculpou afirmando que “a culpa afinal tinha sido do computador”.
Pergunta imediata do meu avô:
- Do computador ou da besta que trabalha com o computador?

segunda-feira, setembro 20, 2004

NOTAS BEDEFILAS 14



Com a publicação do álbum A Balada do Mar Salgado (volume 1), o jornal Público deu hoje inicio a mais uma excelente iniciativa que merece aqui destaque nas Notas Bedefilas.

Assim, durante as próximas dezasseis semanas, (todas as Segundas-feiras) está prometido a publicação das aventuras do marinheiro errante, sonhador e idealista Corto Maltese, uma criação do italiano Hugo Pratt. Segundo o jornal, “os álbuns deste clássico da banda desenhada mundial respeitam a edição original da série, a preto e branco, e têm capas realizadas expressamente para esta colecção”.

Sobre o autor, Hugo Pratt nasceu em 15 de Junho de 1927 em Rimini (Itália), mas foi em Veneza onde passou a sua infância e começou a sua actividade de desenhador. Em 1967, com a publicação da primeira parte de um longo romance em banda desenhada chamado de ’A Balada do Mar Salgado', deu origem ao mito de Hugo Pratt e do seu alter ego Corto Maltese, a quem durante a vida dedicou mais de mil páginas. O autor veio a falecer a 20 de Agosto de 1995.

Felizmente, esta iniciativa veio colmatar uma grave lacuna na minha colecção, uma vez que não possuo qualquer álbum deste marinheiro. Mas com a edição de hoje do primeiro álbum, verificada a sua excelente qualidade, tanto em termos de papel como de impressão, já decidi que vou ‘trabalhar’ para arranjar lugar na estante para os dezasseis álbuns da colecção.
ESTÁ QUASE A CHEGAR ...

quinta-feira, setembro 16, 2004

CABALISTICS DO IT BETTER?

Com os ecos do concerto de Segunda-Feira na cabeça, lá me dirigi (anteontem) por volta das 21.30 ao Pavilhão Atlântico, para ver a ’rainha’ ao vivo. Apesar de não ser um grande fã, tinha alguma expectativa, confesso. Afinal Madonna move milhões. Acabei por assistir a um bom espectáculo de imagens, ritmos, sons, cores e por fim...papelinhos. Pessoalmente preferia mais ter visto uma Madonna ‘provocadora’ do que uma Madonna ‘cabalística’, mas as motivações (dela) agora são outras e tudo se re-inventa. Menos bem estiveram os ecrãs laterais na sua função de mostrar a artista em palco, em todo o seu esplendor, ao pessoal que está na plateia. Faltou, também, uma maior interactividade entre a cantora e o público. Afinal a única palavra dita em português foi ... Portugal! Agora respondendo à pergunta se foi o melhor concerto a que assisti, a resposta é imediata: não! Esse lugar está reservado para os U2 em Barcelona (Palau Sant Jordi) em Agosto de 2001. Mas foi um bom concerto, que valeu o preço do bilhete. Além de mais, fica com um prémio (de consolação): o de melhor som que já ouvi no Pavilhão Atlântico. Pessoalmente, dissipei dúvidas, a Madonna é muito melhor cantora do que actriz. Express Yourself!

terça-feira, setembro 14, 2004

UM BILHETE, SÓ IDA

O treinador Trapattoni veio dizer que ficou indignado com a assobiadela que recebeu aquando da substituição do Zahovic por Paulo Almeida, no jogo frente ao Moreirense. Se calhar ninguem lhe explicou que os sócios benfiquistas estão escaldados com treinadores que só sabem jogar à defesa. Argumenta que os seus 25 anos de carreira lhe deram ‘cultura táctica’. Pena é que não tenham sido suficientes para o Benfica ganhar a Supertaça ou apurar-se para a Liga dos Campeões. Por mim, este senhor só tem um caminho a seguir: Aeroporto de Lisboa!
HOJE VOU VER ESTA SENHORA


segunda-feira, setembro 13, 2004

UM X-TESTE

Com 5-7 minutos para gastar, resolvi experimentar um destes.

A referência a uma personagem de bd, pesou na escolha. Escolhi este, para descobrir com qual dos elementos dos X-Men me identificava.

O resultado foi este:
beast
You are Beast!


You are brilliant and extremely clever. You can handle almost any problem swiftly and efficiently. You are devoted to philosophy and are always up for a good discussion. Sometimes, though, your anger gets the best of you and you upset those whom you care about.

Mais palavras para quê ? Está tudo dito!

sábado, setembro 11, 2004

O ANO DO MORCEGO



Um dos filmes que aguardo com mais entusiasmo encontra-se ainda em fase de produção, mas já têm estreia marcada para o próximo Verão. Este filme será um dos acontecimentos cinematográficos do próximo ano (o outro será Star Wars: Episode III - "Revenge of the Sith", o capítulo final da nova trilogia da "Guerra das Estrelas" de George Lucas). Portanto a minha espera promete ser bem recompensada! Para já vou falar da adaptação de um dos meus personagens preferidos em matéria de banda desenhada. Falo, obviamente, do novo filme da saga Batman: “Batman Begins”. Destas coisas que me interessam, sou um ávido consumidor de tudo que é notícia relacionada. Já se sabia que o filme reúne uma singular mistura de talentos, desde do realizador Christopher Nolan (“Memento”), passando por actores como Christian Bale, Gary Oldman, Michael Caine, Morgan Freeman, Ken Watanabe, Liam Neeson ou Katie Holmes, mas agora, através de uma conferência de imprensa, onde participaram três dos responsáveis: David Goyer (co-argumentista), Emma Thomas (um dos produtores) e Christopher Nolan (realizador e co-argumentista), ficou-se a saber que o filme não só vai abordar a origem da personagem como também os eventos que definiram a sua evolução bem como as suas motivações, contando com as influências a nível estético e narrativo retiradas das obras "Batman: Year One" de Frank Miller e "The Long Halloween” da dupla Jeph Loeb/Tim Sale (títulos de referência no mundo da banda desenhada). Refere a notícia que os breves minutos de filme exibidos, mostraram os primeiros treinos de Bruce Wayne, o vestir do fato, um breve momento de uma perseguição automobilística (bem como o interior do carro), momentos de uma luta entre o protagonista e o seu principal rival, o encontro com aquela que será o seu interesse romântico, que deixaram, segundo consta, a audiência eufórica e entusiasmada. Traduzindo tudo isto para português, o que está para ai a chegar é provavelmente o melhor filme alguma vez feito sobre o Batman. Um corte com o passado (leia-se filmes anteriores), uma fidelidade à matriz original (leia-se bd) e o regresso do cavaleiro das trevas. Numa palavra: perfeição! O ano de 2005 arrisca-se a ser conhecido com o Ano do Morcego.

quinta-feira, setembro 09, 2004

EU, RÔBADO!

Frustrado, ontem resolvi ir ao cinema. Chamo-lhe cinema last minute, ou seja, vou à sessão da meia-noite, chego em cima da hora e escolho um filme entre dois ou três que estejam para começar. Desta vez, optei por ‘Eu, Robot’ de Alex Proyas com Will Smith. Vou escolher bem as palavras, para não ferir susceptibilidades: o filme é uma ... MERDA!!! À partida, até apresentava condimentos para ser uma boa fita: um filme de ficção cientifica, a obra de Isaac Asimov como ‘pano de fundo’, e um bom trailler promocional. Mas Hollywood tem o dom de desvirtuar qualquer obra. E aqui não foi excepção. As leis da robótica de Asimov são esquecidas, junta-se um herói solitário e astuto, uma revolução de robots algo inconsequente, mais algumas cenas de muita acção incríveis, nomeadamente a perseguição automóvel e o combate final – e obtêm-se um bom filme ..... Pop-Corn, ou seja, nada de novo! Mas quem sou eu para dizer mal? Afinal o que conta são as receitas e eu paguei bilhete. Continuo sem acertar. As minhas últimas escolhas cinematográficas têm sido um autêntico desastre. Da próxima jogo pelo seguro e recorro ao mestre: ‘Terminal de Aeroporto’ de Steven Spielberg!
LAST MINUTE...

Frustração! É o meu sentimento depois de (ontem) ter perdido um leilão no site do eBay ..... por um minuto! Podia ter perdido o leilão por um cêntimo, o que já era frustrante, mas não, perdi porque cheguei um minuto atrasado, a pior das frustrações! Aquele minuto a mais na sala a ver televisão foi o mesmo minuto que me faltou na internet para comprar um lote completo de revistas de banda desenhada, a um preço irrisório, que me faltavam na colecção. Como o tempo pode ser cruel! Bastava recuar sessenta segundos e eu ganhava um leilão que ..... provavelmente me proporcionava um minuto de satisfação! Bem podem dizer que ‘mais vale um minuto na vida que a vida num minuto’ e que perante isto o leilão até nem era assim tão importante porque afinal ..... life goes on! ...Mas quem é que me tira aquelas revistas de banda desenhada da cabeça?

terça-feira, setembro 07, 2004

TRISTE SINA

Nestes dias, sempre que posso evito ver na televisão as notícias sobre a tragédia de Beslan. Não quero ignorar o que aconteceu, mas dispenso as imagens da dor dos pais, mães e filhos de Beslan. Considero que já ultrapassam o âmbito da informação, transformaram-se em exploração. Já bastou o choque que senti quando ouvi na rádio que um grupo terrorista havia tomado uma escola para fazer exigências politicas; já bastou o choque que senti quando vi as primeiras imagens das crianças em estado de choque a correrem semi-nuas pelas ruas sem qualquer apoio médico imediato; já bastou ficar arrepiado quando percebi que as autoridades russas acabariam por intervir, por via da força, para resolver a situação. Revolta-me o Homem quando consegue superar-se a si mesmo em bestialidade. Triste sina aqueles pais, mães e filhos terem nascido russos!

domingo, setembro 05, 2004

MULTIPLICAI-VOS!



Acabei de ler ’O Código Da Vinci’ de Dan Brown. Posso dizer que gostei do livro. Assenta numa narrativa bem construída sobre tabus religiosos à qual acrescenta bastante informação. Gostei particularmente da questão relacionada com a identidade da figura retratada ao lado direito de Jesus Cristo no quadro da Última Ceia. De tal forma que procurei na ‘net’ uma imagem do quadro, suficientemente grande, onde pudesse tirar as minhas conclusões (deixo aqui um link para os mais curiosos). Acho perfeitamente viável que a figura representada seja feminina e, assim sendo, porque não Maria Madalena? Sobre o livro em geral, o único senão, na minha opinião, é talvez o desfecho da história. Gostava de um final mais palpável, que proporcionasse uma outra base para discussão. Mas tudo bem, é um bom livro e dará certamente origem a um bom filme. Para mim, a maior mais-valia que fica deste romance é a polémica e discussão que originou em todo o Mundo. Não há nada como em abanar a arcaica e ultrapassada mentalidade da Igreja Católica, ao colocar em causa dogmas religiosos. Por as pessoas a pensar nas ‘verdades’ que têm sido impostas pelo Vaticano, só por si, parece-me positivo. Gostava que livros destes se multiplicassem. Com o 'acordar' das pessoas, talvez a Igreja descobrisse a sua verdadeira vocação: servir as populações em vez de se servir das populações.

terça-feira, agosto 31, 2004

POLITICA DA AVESTRUZ

Findos os Jogos e conforme tinha prometido, aqui ficam as minhas impressões sobre a nossa aventura em Atenas’2004:

O Comandante Vicente de Moura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), consegue demonstrar através de contabilidades, que a participação portuguesa nos Jogos de Atenas foi a melhor de sempre! Curioso, se atendermos ao fracasso desportivo (considero um êxito desportivo ficar classificado nos primeiros oito lugares) de cerca de 85% dos nossos atletas e de que Portugal em Jogos anteriores ter ganho medalhas de ouro! A política deste responsável é, mais uma vez, “a politica da avestruz”. Não reconhe os erros cometidos com as más apostas feitas, ignora os falhanços olímpicos da selecção de futebol, da equipa de natação, dos atletas Nuno Delgado, Maia/Brenha, Fernanda Ribeiro, Naide Gomes, Carla Sacramento, Susana Feitor, José Couto ou Teresa Machado, para citar os nomes mais conhecidos da nossa delegação e agarra-se ás medalhas conquistadas e a meia dúzia de boas prestações para salvar a face. Agarra-se à medalha de Sergio Paulinho, esquecendo-se de referir que o COP andava a ponderar a possibilidade do ciclismo deixar de representar Portugal nos Jogos por 'falta de resultados'. A medalha foi uma bofetada naqueles responsáveis que no momento do pódio do nosso campeão se encontravam na praia a assistir a um jogo de voleibol; agarra-se à medalha de Francis Obikwelu esquecendo-se de referir que o atleta ponderou abandonar a modalidade e só o apoio de uma treinadora espanhola, que implicou mesmo a mudança de residência para Madrid, permitiu a obtenção dos excelentes resultados verificados; agarra-se à medalha de Rui Silva esquecendo-se de comentar as criticas que o atleta deixou no ar após a conclusão da prova e que, infelizmente para o desporto português, não foram concretizadas.

O senhor comandante considera que a participação foi um sucesso. Eu penso de maneira contrária. Considero que as medalhas obtidas foram o fruto do trabalho individual de três atletas que não chegam para tapar um má participação, reflexo talvez da incompetência do COP, de guerra de interesses nas várias modalidades, de uma má planificação desportiva e da gritante falta de condições para os nossos atletas. Não é chegada a hora de uma limpeza neste COP, porque de contabilidades criativas já estamos nós cheios? E para quando um investimento forte em jovens atletas ambiciosos com margem de progressão, tais como Vanessa Fernandes, Emanuel Silva ou Nuno Merino, de forma a evitar um novo caso ‘Bruno Mascarenhas’ – medalha de bronze pela Itália -, em detrimento daqueles 'turistas' cujos objectivos passam unicamente em cumprir o ‘sonho olímpico’, ou seja, simplesmente participarem sem quaisquer ambições de ganhar, até porque consideram que 'o trabalho está feito' com a obtenção dos mínimos olímpicos. Para quando uma politica desportiva assente na qualidade em vez da quantidade ?

Custa-me que o dinheiro destinado ao programa olímpico, proveniente dos cofres do Estado, para o qual eu contribuo principescamente com os meus impostos, encontre-se a ser mal gerido, servindo para pagar sonhos em vez de títulos, ‘tachos’ em vez de medalhas. A título de exemplo, dos dezaseis atletas de atletismo que recebem bolsas olimpicas, só três obtiveram resultados dignos de registo.

Espero que se tirem boas ilações desta nossa participação e com pessoas capazes se promova um programa ambicioso para os próximos Jogos Olímpicos em que Portugal se faça representar. Digo isto, porque há valores mais altos que se elevam, e um boicote desportivo aos JO de Pequim de 2008 era a melhor resposta que os países ditos civilizados e democráticos, entre os quais enquadro Portugal, poderiam dar à mais que absurda atribuição da organização dos Jogos Olímpicos à China. Contra a violação sistemática de direitos humanos. Contra a ocupação militar ilegal do Tibete. Contra as ‘politicas da avestruz’ do nosso Mundo.

segunda-feira, agosto 30, 2004

HARRY POTTER! bah!!

Fiz a minha terceira, e provavelmente a última, tentativa para entender o fenómeno ‘Harry Potter’. Sei bem que gostos não se discutem, mas perante o sucesso inquestionável dos filmes e dos livros, coloquei a mim mesmo a hipótese do problema ser uma … teimosia minha! Dei o beneficio da dúvida mais cinco euros e, fui ao cinema, mais uma vez, tentar apanhar a magia de Potter & Cª, desta vez com o filme “O Prisioneiro de Azkaban”. Fui de mente aberta e sem quaisquer ideias pré-concebidas que me pudessem deturpar o pensamento. Acreditem, durante duas horas e meia fiz um esforço e … não consegui! Continuo a achar que a história é básica e sem grandes desenvolvimentos, recheada de personagens vazias, tais como Ron Weasley ou Draco Malfoy. Talvez ainda houvesse algum espaço para algumas personagens evoluírem, mas os actores que as interpretam deitam tudo a perder, a começar pelo jovem Daniel Radcliffe (“Harry Potter”). Em termos de realização, considero que até houve uma melhoria em relação aos filmes anteriores, mas o problema é de fundo. Concluindo, não me cativou! Atendendo ao público-alvo a que se destina, talvez compreenda o sucesso da saga: são jovens, não pensam! Não consigo dar mais de 5 em 10!

domingo, agosto 29, 2004

MILES TO GO BEFORE I SLEEP



Acidentalmente descobri na 'net' que ainda só visitei 6% do nosso planeta, o equivalente a 14 paises. Muitas milhas ainda me faltam acumular nos meus cartões de passageiro!

create your own visited countries map

sexta-feira, agosto 27, 2004

BELEZA OLÍMPICA



Francesca Piccinini, Selecção Olímpica Italiana de Voleibol feminino