segunda-feira, abril 25, 2005

DER UNTERGANG

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

domingo, abril 24, 2005

BLOCKBUSTERS

Não sei se alguém está consciente do que para ai vem. É que já estamos em contagem decrescente. Preparem-se! Aviso desde já que as hostilidades começam já no próximo dia 19 de Maio com A Guerra das Estrelas – A Vingança dos Sith. Finalmente a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Mal refeitos e logo a 9 de Junho, chega-nos provavelmente a mais fiel adaptação de sempre de uma BD ao cinema, com Sin City – A Cidade do Pecado. Sem tempo para respirar, e logo a 23 de Junho, pelas mãos de Christopher Nolan, surge o filme Batman – O Inicio, numa revitalização de um dos melhores personagens de BD que existe. Como se não bastasse, a 14 de Julho, estreiam em cinema, o quarteto mais famoso da Marvel, falo obviamente do Quarteto Fantástico.

Pelo meio disto tudo, parece que ainda estreiam alguns filmes menores como por exemplo Mr. and Mrs. Smith, com Angelina Jolie e Brad Pitt; A Guerra dos Mundos de Steven Spielberg com Tom Cruise ou ainda Charlie e a Fábrica dos Chocolates de Tim Burton com o habitual Johnny Deep. Agora digam lá se dois mil e cinco não é o melhor ano dos últimos anos?
O TRABALHO É UM LUGAR ESTRANHO

Por motivos profissionais, as minhas próximas semanas vão ser passadas na cidade do Porto. Não é das minhas cidades preferidas. penso sempre o Porto como uma cidade estranha. Fria e de cor cinzenta. Não sei se devido à pedra das calçadas ou ao céu sempre encoberto. Teria preferido outro lugar, mas o trabalho oblige. Tento suavizar a minha estadia, assentando arraiais na zona da Boavista. Tenho de um lado os cinemas do Shopping Cidade do Porto aderentes do King Kard onde espero ‘perder’ duas horas por noite e do outro lado o health club do Holmes Place onde quero ‘perder’ uns quilos de gordura. Em frente, fica a loja Mundo Fantasma, onde certamente vou ‘perder’ a cabeça! Estou certo que assim os dias serão mais curtos. Mas se estes são os meus planos para as próximas semanas, no imediato, a minha primeira semana já ficou marcada pelos seis euros que ‘perdi’ ao comprar um guarda-chuva numa loja de indianos. É que na estranha e cinzenta cidade do Porto, a chuva cai bem todos os dias!

domingo, abril 17, 2005

GOSTAVA MUITO DE SABER...

O que é que está a ‘desincentivar’ os jogadores do Benfica?

sábado, abril 16, 2005

I LOVE THIS GAME

Desde que participo numa liga paralela à Liga Record, formada por um grupo de amigos que se conheceu num fórum da Internet, que a minha paixão pelo futebol é sentida de forma diferente. Assim, como já não bastava torcer pelo Chelsea e sofrer pelo Benfica como ainda dou por mim a desejar que o Setúbal ganhe ao Porto com dois golos de Jorginho; que o Moreirense ganhe 3-2 ao Sporting, desde que os golos sportinguistas sejam apontados por Rochemback e Liedson; que o Braga goleie o Belenenses com um hat-trick de João Tomás e que o Wendell (Nacional) vingue a derrota do Glorioso no último fim-de-semana. Eu sei, é uma estranha forma de viver o futebol!

quinta-feira, abril 14, 2005

ÚTIL & AGRADÁVEL

Hoje, a título verdadeiramente excepcional, vou torcer pelos ‘lagartos’ no confronto com o Newcastle. Mas existem razões de peso para este facto inédito. Em primeiro lugar, o facto do actual treinador dos ingleses ser Graham Souness. Essa grande besta que já passou pelo banco do Benfica. Sem qualquer ressentimento, apenas desejo-lhe que o jogo lhe corra muito mal. Em segundo, porque agrada-me a ideia do Sporting ser ‘obrigado’ a jogar às Quintas e aos Domingos durante o mês de Maio, quando entramos na fase decisiva da Superliga. 'Frescos' à Quinta e cansados ao Domingo. Percebem a ideia?
HABEMUS MÚSICA!

Abre hoje, finalmente, a Casa da Música. Fazendo justiça à obra portuguesa, chega com quatro anos de atraso e com um custo seis vezes superior ao previsto. Nada que os contribuintes portugueses não estejam habituados. E naturalmente os primeiros elogios ou as primeiras críticas dividem-se entre aqueles que receberam convites para a festa de inauguração e os que não receberam!
ACREDITEM SE QUISEREM...

Image hosted by Photobucket.com

Hoje em conversa com um amigo, fiquei a conhecer a figura de São Malaquias. Um santo católico, que teve visões proféticas sobre os todos os Papas que existirão até ao fim da Igreja católica. Uma pesquisa aqui e aqui revelou que as profecias encontram-se sintetizadas sob a forma de curtas frases em latim, que fazem referência directas ou indirectas a um total de 112 papas. A contagem teve início no ano de 1143 com Papa Celestino II e acabará com o Papa Pedro II, considerado como o Anticristo e o último pontífice a ocupar o cargo. Como João Paulo II “DE LABORIS SOLIS” foi considerado o n.º 110 desta lista, apenas mais dois se seguirão antes do fim. O próximo Papa encontra-se associado à frase “GLORIA OLIVAE”, ou traduzindo, Glória de Oliveira. Fortes candidatos? O arcebispo de Paris, Jean-Marie Lustiger que apresenta raízes judaicas, dado que uma interpretação possível para a profecia poderá ser a união das religiões judaica e cristã e o ‘nosso’ José Policarpo, porque estudou no Seminário dos.... Olivais!

A confirmar-se um destes nomes e o fim do Mundo está próximo:
Roma nefans destruitor et judex tremendus judicabit triumphans omnes populos

quinta-feira, abril 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 24

Só para lembrar que 2005 é o Ano do Morcego

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Saudações Bedéfilas

quarta-feira, abril 06, 2005

AMIGA ELSA

No outro dia comentava aqui o início de mais uma edição de telelixo na televisão e sem saber escrevi ‘palavras mágicas’ no blogue. Resultado: de um dia para o outro, o número de curiosos que espreita este sítio disparou. Averiguadas as causas deste anormal trânsito cibernético, descobri que palavras mágicas como ‘abracadabra’ ou ‘supercalifragilisticexpialidocious’ passaram à história. As “key-words” de momento são 'Elsa Raposo nua'. Diz a estatística que três em cada dez visitantes diários procuram aqui a amiga Elsa. Mas a verdade é que ‘Elsa Raposo nua’ infelizmente não tenho! Tenho pena! Fica como sugestão para os editores das revistas GQ ou Maxmen. Até lá e como também não quero tratar mal as minhas visitas, em forma de compensação deixo aqui a amiga Gisele:

Image hosted by Photobucket.com

domingo, abril 03, 2005

PARECE QUE NÃO HÁ MAIS NOTICIAS PARA DAR

O locutor de serviço da SIC Noticias informa que tanto a soma dos números da data (02.04.2005) com a soma dos números da hora italiana (21:37) da morte do Papa, somam 13. Pergunto eu: e depois?

sexta-feira, abril 01, 2005

1 d’ABRIL (2)

Hoje no jornal d’O BENFICA anuncia-se a mudança do jogo da final da Taça UEFA para o estádio da Luz, considerado pela UEFA um recinto modelo e vanguardista. Diz a noticia que o que está em causa no estádio de Alvalade é “...uma arquitectónica desajustada à modernidade, a claustrofobia da cobertura muito próxima das bancadas, a má visibilidade de alguns lugares próximos dos ecrãs electrónicos instalados em plena bancada, um relvado demasiado artificial devido às fibras sintéticas utilizadas...”. A brincar, a brincar....
1 d'ABRIL

Acabo de ouvir na TSF, Gilberto Madaíl a falar sobre ao possível regresso de Figo à Selecção Nacional, de preferência já frente à Eslováquia. Não fosse hoje o tradicional dia das mentiras e eu suspeitaria logo de mais uma ‘tirada’ infeliz do Presidente da FPF! O regresso de Luís Figo!!! Depois da sua atitude com o ‘episódio da Santa’ aquando do jogo Portugal – Inglaterra no EURO’2004, alguém o deseja? Portugal vai em primeiro no seu grupo de qualificação, Figo faz falta? Deixou a Selecção para salvaguardar interesses pessoais. Como nada ganhou ao serviço do Real Madrid, quer salvar a época com uma ‘boleia’ para o Mundial. Que vá mas é deixar os ossos onde deixou ficar a carne!

sábado, março 26, 2005

NOTAS BEDEFILAS 23

Image hosted by Photobucket.com

O regresso da Pantera. Descobri aqui numas arrumações, uma incrível colecção em Banda Desenhada (em bom estado de conservação, felizmente!) de 22 números (faltam-me os n.º 20 e 21, infelizmente!) das aventuras da Pantera Cor de Rosa. As revistas, que apresentam um preço de capa de 20$00, foram editadas semanalmente pela LIBER – Editorial de Publicidade Portugal Brasil, entre 12 de Dezembro de 1979 e 27 de Junho de 1980. Não tenho é memória ou conhecimento se houve mais edições em língua portuguesa. Aqui ficam as capas dos três primeiros números, em fotografia digital:

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

A história da Pantera Cor de Rosa é curiosa. Foi criada inicialmente por Isadore "Friz" Freleng e David DePatie para o genérico do filme ‘The Pink Panther’ realizado em 1963 por Blake Edwards. Acompanhada pela música de Henry Mancini, o desenho animado de três minutos e meio tornou-se mais popular que o próprio filme. Perante tal sucesso, Freleng e DePatie foram contratados pela United Artist (produtora do filme) para criar uma série de animação protagonizada pela nova estrela. A primeira animação Pink Phink, que saiu em 1964, ganhou um Óscar da Academia e um outro filme The Pink Blueprint foi nomeado em 1966.

A primeira publicação das aventuras da Pantera Cor de Rosa em formato de revista (comic book) foi feita, sob licença, pela editora americana Gold Key, que durante 1971 e 1984 publicou 87 números, sendo que a maior parte deles foram desenhados por Warren Tufts, um ilustrador americano.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

As aventuras simples e humoradas da Pantera e do Inspector fazem parte integrante das minhas memórias de infância. Foi sem surpresa, que ao folhear algumas das revistas, apesar de todos estes anos, ainda me lembrava de algumas das histórias. Uma agradável (re)descoberta.

Fonte consultada.
NICOLE

Image hosted by Photobucket.com
BIRTH – O Mistério
Aproveitei a estreia de “Birth” para ir (re)ver essa criatura divinal que dá pelo nome de Nicole Kidman. A sua aparição em qualquer filme é para mim motivo mais que suficiente para valer uma ida ao cinema. Desta vez, interpreta Anna, uma viúva que acredita na reincarnação do falecido marido num miúdo de dez anos. Um filme com uma história promissora mas que se fica por final aquém das expectativas, talvez mesmo um final banal. Excelente a interpretação de Nicole (destaco a sequência no teatro). Por ela: 7/9

sexta-feira, março 25, 2005

VIDA E MORTE

O Mané é um amigo meu. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, encontra-se, desde de há quatro anos, ‘preso’ a uma cama, vítima de uma doença estúpida e cobarde, chamada de esclerose múltipla. O Mané é neste momento uma cabeça válida num corpo inválido. Nas conversas que temos tido, disse-me por várias vezes que sofre e deseja morrer. Que a vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. Olho para o seu estado, sem qualquer esperança de recuperação e concordo em absoluto com ele. Em silêncio. Nunca lhe transmiti este meu pensamento. Mas porque sou egoísta e os meus amigos fazem-me falta.

À distância, acompanho a situação de Terri Schiavo, nos Estados Unidos. Encontra-se à 15 anos num estado vegetativo ligada a uma máquina de respiração artificial. Não tem consciência e não comunica. Se comunicasse, acredito que também preferisse morrer. A vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. A pedido do marido, um tribunal americano ordenou que lhe desligassem os tubos de suporte à vida. Terri deverá morrer na próxima semana. Em Portugal, o Mané vai esperar que a morte um dia se lembre dele; nos Estados Unidos, a Terri 'caminha' para a sua liberdade. Felizmente!

quarta-feira, março 23, 2005

TELEVISÃO

A luta pelas audiências televisivas a lixo obriga. A TVI avançou para mais uma Quinta. Desta vez, com a participação de alguns ‘pintas’, uns ‘necessitados’, várias ‘plásticas’ e bastantes ‘silicones’. Nada a opor. Se o povo gosta de pão, porquê dar brioches?
Para mim nada muda. Vou continuar a distribuir o meu tempo pelas habituais aldeias: SIC Noticias, 24 (canal :2), Gato Fedorento e Seinfeld (Radical), CSI (AXN), O Aprendiz (People+Arts). Abro uma excepção para a TVI se a Elsa Raposo gostar de montar a cavalo toda nua. Se tal acontecer, avisem!

terça-feira, março 22, 2005

A CONJUNTURA!

A conjuntura mostra que o Benfica mesmo sem jogar ganha. A conjuntura revela que se o Benfica joga mal, leões e dragões não jogam nada. A conjuntura dita que o Benfica seja líder isoladíssimo da Superliga. Pois bem, a conjuntura actual é esta .... habituem-se!

Image hosted by Photobucket.com
NÃO COMPREENDO

Admiro a eficiência da PJ que em 24 horas capturou o indivíduo que matou ontem dois agentes da PSP na Amadora. Só não compreendo como é que o apanham vivo?

quinta-feira, março 17, 2005

CONTINUO A AMORTIZAR O MEU KINGKARD

Image hosted by Photobucket.com CONSTANTINE
Desconhecia a existência da banda desenhada “Hellblazer” da DC Comics que serviu de base a esta adaptação ao cinema. A publicidade convenceu-me. Anjos e Demónios. Pessoalmente achei o argumento fraco e os próprios efeitos não foram nada especiais. A criação das personagens também ficou aquém das expectativas, principalmente Lúcifer. Também vejo ainda Keanu Reeves (John Constantine) com muitos tiques de Neo (Matrix). Acredito que a história resulte melhor em banda desenhada. Resultado: fraco. 5/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com SAW – Enigma Mortal
Tenho pena que uma ideia tão interessante tenha sido desperdiçada. Se o objectivo era criar um thriller psicológico, o resultado é pouco convincente. O amontoado de imagens fortes e o twist final não são suficientes. Quando o marketing do filme ‘reclama’ que este é o melhor thriller psicológico desde «Se7en», agora não tenho dúvidas que estou perante publicidade enganosa. Como se fosse possível estabelecer qualquer comparação. Como se não bastasse, ainda levamos com Danny Glover e a sua patética personagem, que em nada contribui para a credibilização do filme, antes pelo contrário. Definitivamente perdi duas horas numa sala de cinema. 4/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com
O SEGREDO DOS PUNHAIS VOADORES
A boa imagem deixada por filmes como ‘O Tigre e o Dragão’ e ‘Heroi’ levaram-me a ver "The House of Flying Daggers". A história tem por base um triângulo amoroso, onde se confronta o amor com a lealdade. Como já vem sendo tradição nestes filmes chineses, sobressai desde logo a estética e a fotografia. Depois junta-se as excelentes coreografias, nomeadamente nas cenas que envolvem lutas, donde destaco a magnifica luta/perseguição num campo de canas de bambu. Passe o resultado final não se encontrar no mesmo nível dos atrás referidos, este filme pelos seus atributos técnicos merece contudo uma ida ao cinema. 7/9 (10 é para obras-primas).

terça-feira, março 15, 2005

HAJA DECORO!

É mais um escândalo a afectar o futebol português. O acordo tácito mais que evidente existente entre o Sporting e o FC Porto para perderem o maior número de pontos possiveis e desta forma nivelarem o campeonato ‘por baixo’ com o intuito de tirar todo o brilho a uma eventual conquista do título de campeão por parte do Benfica.
Meus senhores, tenham vergonha e façam o favor de jogar à bola! (risos, muitos risos)

domingo, março 13, 2005

NOTAS BEDEFILAS 22

Image hosted by Photobucket.com

Acabei de ficar com a curiosidade aguçada para a estreia de SIN CITY no cinema. O motivo? A leitura de Mulher Fatal de Frank Miller, o 2º volume da série que dá o nome ao filme, publicado em Portugal pela Devir. Já conhecia Frank Miller como argumentista e desenhador pelo seu trabalho na personagem Batman nos álbuns “Batman: ano um” e “O Regresso do Cavaleiro das Trevas”, mas o resultado em Mulher Fatal é devastador. As personagens, o argumento e sobretudo um desenho a preto e branco, que joga eficazmente com luzes e sombras, conseguem criar de forma perfeita um ambiente pesado e decadente, que nos transmite toda a luxúria e violência, que habitam a cidade do pecado. Depois desta excelente experiência, tenciono repetir a dose, desta vez com A Cidade do Pecado o 1º volume da série, também já editado em Portugal.

O filme SIN CITY (site oficial) com estreia marcada para o dia 1 de Abril (nos EUA) promete ser um dos acontecimentos cinematográficos do ano, muito devido aos nomes sonantes envolvidos na sua produção. Comecemos pelos realizadores, sim três realizadores: Robert Rodriguez, Frank Miller (o próprio autor) e como Special Guest Director Quentin Tarantino. Se dúvidas houvessem sobre a qualidade da adaptação da BD ao cinema, este trio esclarece-nos. Depois ainda temos no elenco uma constelação de estrelas que vai Bruce Willis a Clive Owen, passando por Benicio del Toro, Jessica Alba, Michael Madsen, Elijah Wood, Mickey Rourke, Brittany Murphy, entre outros.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Mais painéis comparativos com a arte de Frank Miller versus arte de Robert Rodriguez podem ser vistos aqui.
SÓ EU SEI PORQUE NÃO ENTRO EM EUFORIAS

O Benfica venceu e a nove jornadas do final da Superliga é líder isolado. Razão para euforias? Não! Obviamente anseio pelo título de campeão, mas tenho presente que a presente prestação do Benfica não difere muito daquela que no ano passado nos deixou no segundo lugar a oito pontos do campeão.

Senão vejamos: na época passada na 25ª jornada, o Benfica tinha 48 pontos(-3 que na presente época), resultado de 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas (15 vitórias, 6 empates e 4 derrotas na presente época). Ou seja, o Benfica actualmente apresenta um saldo positivo de uma vitória. A participação na Liga dos Campeões também nunca chegou a ser. O que mudou para hoje sermos lideres do campeonato? Basicamente a fraca prestação dos nossos principais adversários. Tanto o FC Porto como o Sporting apresentam prestações negativas de -20 e -16 pontos, respectivamente.

Enquanto que o Porto aprende da pior maneira que o rendimento financeiro que se extrai de uma equipa de futebol não é compatível com rendimento desportivo; o Sporting paga caro a instabilidade na gestão desportiva do clube. O Benfica vai fazendo o campeonato que nos habituou nos últimos anos e que nunca chegou para o título. Mas dada as circunstancias excepcionais que se verificam, este ano somos lideres.

Eu continuo a achar que nos falta um treinador de futebol e um director desportivo, ou seja, o italiano e o ‘dragão de ouro’ para a RUA!!! Como a limpeza não chega, vou esperar pelas contas finais. Mas para ser uma época perfeitamente anormal, só faltava mesmo um amigo meu acertar no seu palpite: o Glorioso fazer a ‘dobradinha’. Perante tal cenário teria que me penitenciar: ir de joelhos até ao Estádio da Luz!

Mas até lá não vejo razões para euforias!
MOMENTOS KODAK (passe a publicidade, claro)

Quando menos se espera tornamo-nos testemunhas da História. Confesso que ontem (Sexta), depois do jogo, fiz um esforço para tentar lembrar se alguma vez tinha visto o FC Porto a ser goleado. Não guardo qualquer registo na minha memória. Assim, os 0-4 do Nacional tornaram o dia histórico. Momentos assim são para mais tarde recordar.

quinta-feira, março 10, 2005

NOTAS BEDEFILAS 21

Image hosted by Photobucket.com

Isto de pôr a literatura de banda desenhada em dia não tem sido fácil. A pilha de álbuns e revistas não para de aumentar. Com um ligeiro desfasamento entre a data de edição e a de leitura, destaco aqui nas Notas o último álbum que acabei de ler, Vincent e Van Gogh de Gradimir Smudja publicado pela Witloof.

O primeiro contacto com esta magnifica obra ocorreu na exposição de pranchas do FIBDA’2004. Ficou-me na memória as cores. A oportunidade de comprar o álbum é que se revelou uma odisseia. Por se calhar esgotado, simplesmente não o encontrava à venda. Até que no mês passado, num golpe de sorte, encontrei um exemplar na confusa secção de banda desenhada da FNAC do Fórum Almada.

O álbum que conta a história de um pintor sem talento chamado Van Gogh que um dia salva a vida de um gato dotado artisticamente chamado Vincent revela ser uma paleta de cores, onde cada página é um tributo á pintura impressionista. Uma verdadeira delicia de imagens. Em 2003, foi considerado o melhor álbum estrangeiro editado em Portugal. Lendo-o, percebe-se porquê. Pessoalmente, esta história em quadradinhos que presta homenagem a um dos meus pintores de eleição, atirou Vincent e Van Gogh directamente para a prateleira dos meus álbuns preferidos.
NOVA ORDEM

Eu, confesso admirador de Mourinho, sinto-me satisfeito, por um português após ter posto em ingleses em ordem, tenha agora mandado os espanhóis para casa!

terça-feira, março 08, 2005

FALA A VOZ DO DONO

Acabo de receber (e ler) a última edição do jornal O Benfica. Não merecia isto qualquer comentário, não fosse o facto do novo director do jornal, o televisivo Fernando “o cómico” Seara escrever no seu primeiro editorial que os princípios estratégicos, definidos pelo Presidente do Clube, “que orientam desportiva e economicamente o Benfica o situam num patamar de referência, e de actualidade, em termos europeus”. Das duas uma, ou o Fernando Seara é realmente cómico ou temos aqui um novo Luís Delgado em potência!

segunda-feira, março 07, 2005

DEZ DIAS SEM SURPRESAS

Depois do Benfica ter sido eliminado da Taça UEFA. Depois da entrega dos Óscares ter decorrido conforme previsto. Depois do novo governo ter dado a cara para dizer que se esqueceu da promessa eleitoral de não aumentar os impostos. Depois do ‘vira-casacas’ da politica nacional ter arranjado um canto nas Necessidades, confirmando que na política nada é grátis. Depois do Benfica continuar a ser empurrado para o título, mais por desmérito dos nossos adversários do que por mérito da equipa. Depois de continuar sem chover em Portugal, os últimos dez dias até correram sem qualquer supresa. O facto de maior relevo talvez seja o de eu voltar à blogosfera.
SERÁ QUE...

...isto ainda funciona?

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

VOU ATÉ AQUI. BOM FDS!

AS MINHAS APOSTAS



Estou de partida de fim-de-semana, mas não deixo passar um post quase obrigatório para quem gosta de “suspense”: as minhas apostas sobre os grandes vencedores dos Óscares deste ano.

Sem mais demoras...the oscar goes to...

Melhor Filme: "Million Dollar Baby". (Por K.O!!)

Melhor Realizador: Obviamente, Clint Eastwood. (Depois de “Imperdoável” já andava a pedi-las! Mr. Clint “make my day”!)

Melhor Actor: Jamie Foxx em “Ray”. (Ainda não vi o filme, mas é um palpite meu!)

Melhor Actriz: Hillary Swank em "Million Dollar Baby". (O grande cinema beneficia todos os seus intervenientes!)

Melhor Actor Secundário: Morgan Freeman em "Million Dollar Baby". (Como se dúvidas houvesse!)

Melhor Actriz Secundária: Cate Blanchett em "The Aviator". (E “O Aviador” não sai de mãos a abanar!)

ou será que não é nada assim?
CONSEGUIMOS! CONSEGUIMOS!



Já recebi a confirmação. Sem stress, sem filas, sem FNAC’s, já conseguimos (eu e mais quatro malucos) bilhetes para a Vertigo Tour no dia 14 de Agosto em Alvalade. Claro que isto não passa sem um agradecimento especial ao meu amigo ‘lagarto’ pelo lugar de leão!
COMO NÃO QUERO SER REPETITIVO EM TÃO POUCOS DIAS

remeto para Segunda-Feira, para depois do jogo com o FC Porto, mais uns comentários sobre a época desportiva do futebol do Benfica.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

MILLION DOLLAR BABY



Ou Clint Eastwood no seu melhor. Mais um excelente filme sobre relações humanas, sobre sonhos, sobre a vida, filmado de uma forma sóbria e simples. Filmes assim dão prazer ir ao cinema. Se não é um vencedor antecipado dos Óscares então é porque os deuses (do cinema) devem estar doidos! Obviamente, atribuo a nota de 9 em 10, porque a perfeição é inalcançável!

Aparte: Doido, doido deve estar o tradutor do título do filme para português!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

VELHOS HÁBITOS, NOVAS SALAS

Finalmente posso abusar deste vício que é o cinema. Adquiri o novo cartão King Kard. Quero diversidade, quero baixar o preço dos bilhetes, não quero cinema & pipoca. Adeus salas da Lusomundo. Olá Monumental-Saldanha, King e Alvaláxia.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

AINDA SOBRE A IRMÃ LÚCIA

Não tenho por hábito comentar comentários, mas desta vez não resisto, até porque como benfiquista gosto sempre de uma boa troca de argumentos sobre questões de fé. Assim, em jeito de réplica às palavras deixadas pelo ilustre leitor deste blogue de seu nome Lince ao post "Em liberdade, finalmente!” gostava de dizer o seguinte:

Quando alguns dias atrás no mencionado post referi o histerismo em redor do falecimento da irmã Lúcia, de forma propositada, não particularizei qualquer forma de manifestação. Ou seja, considerei todas elas manifestamente exageradas. E aqui incluo o destaque dado pelas televisões, como a ‘suspensão’ da campanha eleitoral ou o decretar do ‘dia de luto nacional’ bem como a peregrinação de milhares de pessoas a Fátima para chorarem a falecida.

Por muito boa pessoa que a irmã Lúcia fosse, não consigo encontrar argumentos racionais para tanto. Afinal não se lhe conhece qualquer milagre, feito ou obra. Se num plano social nada existe, num plano religioso, não questiono a importância da irmã Lúcia para a Igreja Católica, na criação do culto de Fátima e na transformação do Santuário de Fátima num importante centro turismo religioso, até porque lhe reconheço o mérito.

Ao utilizar a palavra liberdade, apenas quis considerar a possibilidade que lhe foi negada, de que se lhe tivesse sido dado a escolher, a irmã Lúcia provavelmente teria optado por uma vida bastante diferente daquela que efectivamente viveu. Porque convenhamos que numa análise racional, é difícil aceitar que uma rapariga analfabeta com catorze anos de idade tenha a capacidade mental de decidir passar o resto da sua vida privada da sua família e ‘obrigada’ a votos de silêncio e clausura. Mas tenho sempre presente que a Igreja Católica, ao longo da sua história, sempre teve ao seu dispor os “argumentos” e os instrumentos necessários para fazer valer a sua vontade. E hoje sabe-se que a vocação religiosa da irmã Lúcia foi-lhe imposta pela igreja, de forma a salvaguardar o seu silêncio sobe os acontecimentos da Cova da Iria.

Quanto à minha leitura dos acontecimentos que supostamente ocorridos, que influenciaram a ela e a milhares de católicos em todo o mundo, obviamente sou céptico e por isso questiono, mas remeto o meu comentário para aqui na leitura do texto ‘O milagre de Fátima’ de Richard Dawkins publicado num site dedicado à investigação filosófica.
E NA TERRA...

...o que realmente interessa hoje é uma vitória absoluta desta maioria!
ACORDEI EM MARTE?

Acordo com o rescaldo das eleições legislativas. Previa mais votos para uns e menos para outros e tudo saiu trocado. Esperava um vento de mudança e veio uma tempestade. Achava que 'regimes' absolutos era 'coisa' do passado e no entanto é presente. Pensei que os eleitores não estavam suficientemente esclarecidos e a abstenção baixou. Desvalorizei os votos em branco e são a 6ª força politica da democracia. Queria que o Pedro se fosse embora e afinal fica. Queria que o Paulo ficasse e afinal vai-se embora. Suspeito que acordei em Marte!
DISTRIBUIÇÃO DO MAL PELAS ALDEIAS (2)

Na distribuição do mal, Tyler revelou ser o mais acertado. Distribuiu quase na justa medida em que o povo decidiu. Fiquei com dúvidas se o povo foi sensato!

domingo, fevereiro 20, 2005

DISTRIBUIÇÃO DO MAL PELAS ALDEIAS (1)

Apesar de abstencionista nestas eleições, não deixo de acompanhar o dia com alguma curiosidade/espectativa. Assim para tornar o 'logo à noite' mais interessante, resolvi aceitar o desafio proposto pelo meu amigo RG para um pequeno exercício de futurologia, ou seja, fazer previsões sobre a distribuição dos ‘tachos’, desculpem, dos cargos de deputados por cores politicas. Não me importando de correr o grave risco (assumido) de aqui escrever asneira grossa ou de, quem sabe, lançar as bases de um blogue de futurologia, deixo aqui os meus palpites, a que junto de outros amigos meus, para que a 'coisa' se torne mais competitiva, logo mais interessante:

do suspeito Verbal: PS 113, PSD 85, PP 17, CDU 11, BE 4

do desalinhado Tyler: PS 117, PSD 81, PP 13, CDU 12, BE 7

do estudioso RG: PS 112, PSD 87, PP 14, CDU 11, BE 6

O vencedor preenche o próximo boletim do Euromilhões!
NÃO, OBRIGADO!

sábado, fevereiro 19, 2005

OUTROS COLOS

...e o FC Porto continua a ser levado ao colo!

Agora interpretem isto como quiserem!!!

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

RAZÃO PARA UM NÃO VOTO EM BRANCO

Uma das alternativas para o exercício do dever de cidadania no próximo dia 20 é votar em branco. Chamam-lhe o voto de protesto. Eu acredito que esta designação serve apenas para ‘aliviar’ as consciências dos nossos políticos, uma vez que o voto em branco nas legislativas portuguesas corresponde a apenas 1% do total de eleitores. Ou seja, inexpressivo. O objectivo passa por valorizar o ‘protesto’ de 55.000 portugueses para desvalorizar a importância dos 3.177.500 que ‘não querem saber’. Também Saramago tentou dar mais importância do que aquela que o voto em branco realmente merece. É notório que perante as dificuldades sentidas pela grande maioria da população portuguesa, o voto em branco nas eleições legislativas, pelos seus números, nunca poderá reflectir qualquer voto de protesto. Votos de protesto com estes números, provavelmente, só em países nórdicos. Eu suspeito que o ‘nosso’ voto em branco representa somente os eleitores, provavelmente de idade mais avançada, que na cabine de voto verificam que se esqueceram da cábula em casa. Assim, conscientemente e sem qualquer dúvida, e atendendo que ainda estou nos ‘trinta’, não voto em branco, aliás o meu voto de protesto é simplesmente não o exercer.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

SOBRE ONTEM À NOITE

Finalmente um debate esclarecedor. Percebeu-se a indefinição de Sócrates, percebeu-se a demagogia de Louçã, não se percebeu o Jerónimo, percebeu-se o luto de Santana, percebeu-se o voto útil no Portas.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

EM LIBERDADE, FINALMENTE!

Não sendo crente nem católico, causa-me alguma impressão todo este histerismo em redor do falecimento da irmã Lúcia. Não tendo a visão turvada pelos acontecimentos, consigo ver que a referida senhora conseguiu finalmente alcançar a sua liberdade, depois de passar uma vida inteira enclausurada, de forma a proteger os sagrados interesses económicos da Igreja Católica na criação do mito de Fátima.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

RAZÃO PARA UM NÃO VOTO



Foi lançada recentemente uma campanha para combater a abstenção. Parece-me então a altura ideal para falar sobre a razão que me leva a abster de votar nas próximas eleições legislativas. Pode parecer um paradoxo, mas abstenho-me porque é a única forma de votar consciente nas próximas eleições. Perante a campanha eleitoral que temos assistido e as soluções que são dadas a escolher, pergunto se em Portugal, existe algum eleitor suficientemente esclarecido, que possa depositar o seu voto em consciência no próximo dia 20?

Falando dos principais partidos. Sobre o PSD, sabemos que é liderado por uma pessoa que manifestamente se mostra incompetente para o cargo de Primeiro-ministro. Não é preciso dizer mais nada; sobre o PS, o seu líder aparece apoiado em figuras do ‘guterrismo’, que nos traz de imediato à memória um período negro da governação em Portugal. Ou seja, se na primeira hipótese, não quero que ele volte, na segunda, não quero que eles voltem. E agora? Eu ainda tenho outro problema, é qualquer que seja o sentido do meu voto, sinto que não contribuo para qualquer mudança. O que por si só já é desculpa suficiente para ficar em casa.

Claro que ainda existem os chamados partidos pequenos. Mas tem contra si o problema que os adjectiva: ‘pequenos’. A aplicação dos seus programas encontra-se condicionada pelos partidos grandes. E lá voltamos ao início. Faltam verdadeiras alternativas na nossa democracia.

Assim, agrada-me a ideia de engrossar os números daqueles ‘inconscientes que não querem saber’, daqueles que são ‘indiferentes’, daqueles que estão ‘desiludidos’, daqueles que ‘não concordam’, daqueles que ‘não se consideram representados’ mas também daqueles ‘conscientes que querem saber’ e por isso não votam. Porque há que saber ler os números da abstenção, porque nestas eleições vota-se em caras, em partidos, não em verdadeiras soluções para o país.

Não votar não é só uma escolha, mas também uma questão de consciência, nossa e deles! Por isso, dia 20 de Fevereiro, não voto!!

terça-feira, fevereiro 08, 2005

O AVIADOR



Comecei-me a preparar para os Óscares. Fui ver o favorito ‘The Aviator’ de Martin Scorsese. O filme só trata de Howard Hughes (magnata americano, visionário da aviação e realizador de cinema), parece que com pouco rigor histórico. Li algures que a loucura do personagem principal foi 'antecipada' em alguns anos relativamente à vida real de forma a ‘abrir’ as portas aos Óscares. O Aviador é um bom filme, apesar de sentir que lhe falta uma ’ponta’ de grandiosidade para ser um vencedor. O facto de estar pouco familiarizado com a vida do personagem, torna algo confuso quando tento distinguir entre o Homem e o seu sonho de o Homem e a sua obsessão. Quanto aos actores, destaco a excelente Cate Blanchett na interpretação de Katharine Hepburn. Resumindo, é um filme grande mas não é um grande filme. Percebe-se a diferença? Considero mesmo que as 11 nomeações para os Óscares foram um presente envenenado. Ou seja, na grande noite, tenho sérias dúvidas se este ‘Aviador’ vai levantar voo! Classifico-o com a nota de 7 em 10!

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

SOBRE O FRENTE-A-FRENTE DE ONTEM

Faltou debate ao frente-a-frente! Ainda estou a tentar perceber se assisti a ‘debitar’ de promessas, objectivos ou compromissos. Falou-se muito mas concretizou-se pouco. Quanto a vencedores? Sem dúvida que ganhou o meu espírito e o meu corpo, porque embalado pelos monólogos, adormeci a ouvir os comentadores de serviço. Quanto aos candidatos, para debates destes, voltem sempre, a abstenção agradece!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

ESPECTATIVAS PARA HOJE

Está agendado para hoje um frente-a-frente entre um Primeiro-ministro desesperado porque sabe que perdeu as eleições e um candidato a Primeiro-ministro consolado porque sabe que já as ganhou. Perante tal cenário, não creio que surja fumo branco quanto aos temas fundamentais que realmente interessam aos portugueses, mas sim muita música para embalar. Estou a pensar ver o debate, não porque precise de dormir, mas porque tenho expectativas se para acabar em grande esta pré-campanha não é hoje o dia que alguém vai dizer “pichota”!

SOLTAS

“Aquilo que eu gosto mesmo é de ser Presidente de Câmara!”
Isaltino Morais

“Aquilo que eu gosto mesmo é de Políticos Honestos!”
Verbal

PARA ACOMPANHAR A PARTIR DE MARÇO NUMA PISTA PERTO DE SI



terça-feira, fevereiro 01, 2005

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (7)

Quando esperava um “choque de qualidade” no plantel benfiquista para tomar de assalto o primeiro lugar na segunda volta do campeonato, sou surpreendido com mais um “choque de mediocridade”. A dupla Vieira-Veiga continua em ‘grande’!

Agora contrataram mais um ilustre desconhecido avançado (para quê?) que dá pelo nome de Andrija Delibasic (perdão?) que apresenta no seu currículo o facto de só ter apontado 3 golos em 12 jogos (quantos?) e ter sido dispensado pelo Maiorca (penúltimo classificado do campeonato espanhol!!!!).

Como se não bastasse o facto de me deixarem em estado de choque com o defraudar das expectativas na contratação de um n.º 10 (Jorginho do V. Setúbal), um ala (Wender do Sp. Braga) e um defesa esquerdo (Nelson do Boavista), oiço ainda o Filipe Vieira na apresentação do novo jogador “a destacar 'o rigor' da SAD do Benfica 'na escolha do novo jogador', sublinhando que esta vai ser sempre a forma de actuar no futuro.”

Não se pode processá-lo?

segunda-feira, janeiro 31, 2005

RECIPROCIDADE

Primeiro, tenho uma paixão pelo cinema. Segundo, não tenho qualquer preconceito contra o cinema português. Apenas sou da opinião que o cinema português não presta. Como gosto de dar na medida em que recebo, simplesmente abdico de ver filmes portugueses. Tempos houve em que caí na asneira de perder o meu tempo, mas depois, farto de tão más fitas, aprendi a lição.

Assim, os números revelados hoje pelo Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM), onde se refere que durante o ano de 2004, o cinema português ainda atraiu cerca 193.197 espectadores às salas de cinema, surpreenderam-me. Pergunta: tantos espectadores? Críticos, borlistas, por convite ou obviamente enganados, só pode, digo eu.

Até porque pensava que a relação dos portugueses com o ‘seu’ cinema, tivesse ficado bastante afectada com o episódio ocorrido à uns anos atrás, quando o cinema português subsidiado ofereceu aos seus espectadores uma pérola negra cinematográfica, intitulada de ‘Branca de Neve’. Quando confrontado com a indignação das pessoas que tinham pago bilhete para assistir a 75 minutos de ecrã negro, o realizador João César Monteiro (JCM) afirmou: “o público português que se foda!”. A mim, estas palavras não me incomodaram, até porque sempre preferi a versão americana, da Disney.

Mas ironicamente, perante os números agora divulgados, não posso deixar de pensar, como afinal JCM estava cheio de razão: o cinema português não merece o público português. E como o sentimento é recíproco, acrescento eu, o público português também não merece o cinema português!

sexta-feira, janeiro 28, 2005

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (6)

Leio no DN de hoje, que Filipe Vieira está desiludido com José Veiga. Apenas desiludido? Olhe, nós adeptos estamos fartos e enjoados!!! Bastava ver o comboio de equívocos desse senhor que dão pelo nome de Trapattoni/Álvaro Magalhães/Paulo Almeida/Everson/Karradas/Dos Santos e mais meia-dúzia de jogadores do Alverca para se perceber que ainda não se fez luz na Luz! Presidente, arrepie caminho enquanto é tempo. Até porque cego é aquele que não quer ver!

quinta-feira, janeiro 27, 2005

QUAL COERÊNCIA?

Depois de ajudar a fundar o CDS, de ter apoiado o PSD, Freitas do Amaral pede agora maioria absoluta para o PS. Das três uma: ou está senil e precisa urgentemente de ajuda médica, ou é um vira-casaca à procura de um 'tacho' cor-de-rosa ou então coitado, andou toda a vida enganado. Seja como for, confirma-se mais uma vez, que na política portuguesa, nada é o que parece!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (5)

Show de bola! Muita emoção, muitos golos e o habitual sofrimento (pobre coração benfiquista!) mas tudo está bem quando acaba bem. Que excelente vitória esta! Que inspire o Glorioso para voos ainda mais altos! Ah é verdade, afinal os leões também voam.....voam é baixinho!!!!

quarta-feira, janeiro 26, 2005

AS RAZÕES DE UM ABSTENCIONISTA

Correia de Campos, coordenador do PS para a Administração Pública, e Miguel Frasquilho, do PSD, não excluem a hipótese de futuros congelamentos salariais na Administração Pública”.

Mais uma vez, a Função Pública que pague a crise. Primeiro pediram um esforço para ajudar a ‘tapar o buraco’ das contas do Estado Português e fazer ‘boa figura’ em Bruxelas. E assim se passaram dois anos. Depois, sem que se perceba para onde foi o que se poupou, o buraco continua! Novo esforço com o meu voto? Depois dizem que o burro velho é que não aprende!

terça-feira, janeiro 25, 2005

SERÁ?!...

Paulo Portas não pode falar sobre o aborto porque “não sabe o que é gerar uma vida”;
Francisco Louçã pode falar sobre evasão fiscal porque...

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (4)

Depois de ter visto hoje um resumo das agressões...desculpem, das imagens do jogo Leiria-Porto, cheguei à conclusão que os inspectores da PJ envolvidos na 'Operação Apito Dourado' ainda têm muito trabalho pela frente!

segunda-feira, janeiro 24, 2005

ELEIÇÕES EM PORTUGAL

No outro dia escrevi sobre o que achava das eleições legislativas em Portugal. Ontem à noite, em Lisboa, alguém foi mais longe e colou bolas vermelhas nos narizes das fotografias dos candidatos dos principais partidos. Hoje não pude deixar de esboçar um sorriso ao ver os ‘novos’ cartazes. Excelente! Haja alguém que também pensa como eu!



DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (3)

Uma derrota em casa por 2-0 com uma equipa que ocupa um dos últimos lugares da tabela e como se não bastasse que apresentava a pior defesa do campeonato é de bradar aos céus. Inqualificável. Não percebo como é que se paga 150 mil euros/mês a um gajo que não vê o que 15.000 treinadores de bancada vêem: mais vale um Mantorras ao pé-coxinho do que um Karradas com os pés assentes na terra; mais um Roger em baixo de forma do que um Paulo Almeida a 100%. A minha vontade não é de mostrar um lenço branco mas sim de atirar com um par de óculos bem graduados!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (2)

Saio do estádio da Luz com um sentimento de ‘odeio ter razão nestas merdas!’. Afinal, não me tinha enganado, aquele jogo com o Boavista foi mesmo acidental! Cada vez me convenço mais que venham os jogadores que vierem, a dupla Trapattoni-Alváro Magalhães faz parte do problema e não da solução. Como li uma vez, ir ao Estádio da Luz, neste momento, é como fazer quimioterapia – não mata vai matando!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (1)

Sábado, fui enganado ontem pelo som da TSF. Atrasei-me a chegar ao estádio (maldito trânsito!) pelo que os primeiros quinze minutos de jogo foram ouvidos na rádio. A expressão ‘domínio total do Benfica’ era usada e abusada pelos comentadores de serviço. Confiante, chego ao meu lugar no estádio. Assisto a um banho de bola do ...Beira-Mar. Foda-se, vou deixar de ouvir os relatos pela TSF!!!

sexta-feira, janeiro 21, 2005

JOLIE



quinta-feira, janeiro 20, 2005

O CIRCO

Apercebo-me do desnorte dos nossos actuais políticos quando estes trocam nomes, quando estes trocam acusações, quando estes se insultam, quando estes tudo prometem. Olho para os dois principais partidos da nossa praça e não consigo distinguir quaisquer diferenças. Vejo sim é semelhanças: muita ânsia pelo poder e muito clientelismo. Penso mesmo que o PSD não é mais do que um PS(D)isfarçado. Ou seja, só muda o balde!

São ‘fait-divers’ seguidos para animar a campanha e gastar-se horas de discussão em ...nada. Compreendo que isto sirva os interesses dos partidos grandes, ou seja, ‘queimar tempo’ de forma a evitar a apresentação ou a discussão de propostas válidas para o futuro dos portugueses e de Portugal. Ou seja, o normal em campanhas eleitorais portuguesas. Sempre foi e sempre será: muito ruído, pouca informação. Até quando durará a paciência dos eleitores portugueses?

Tudo isto acontece quando estou a organizar um fim-de-semana ‘vá para fora cá dentro’ com um grupo de amigos, precisamente para os dias 19 e 20 de Fevereiro. Infelizmente, alguns preferem não ir de forma a poderem ir votar. Coitados! Ainda não perceberam que na nossa actual democracia, o voto não conta para nada, servindo apenas para dar legitimidade aos ‘tachos’ com que os partidos grandes se banqueteiam. Um voto num partido pequeno é colateral, quase que nem entra nas contas. Felizmente eu posso contar é com um excelente grupo de abstencionistas que não alinha em palhaçadas eleitorais!

DIA DA TOMADA DE POSSE DO 43º PRESIDENTE DOS EUA



quarta-feira, janeiro 19, 2005

UM AZUL, DOIS AZUIS, TRÊS AZUIS...


Depois do árbitro Azul, do presidente Azul só faltava mesmo um ex-presidente de câmara Azul ser constituído arguido para se perceber como é que muitas das vitórias do clube Azul, nos últimos anos, foram conseguidas fora das quatro linhas.
Haja um Rio para limpar a cidade do Porto!

segunda-feira, janeiro 17, 2005

NUA E CRUA



domingo, janeiro 16, 2005

NOTAS BEDEFILAS 20


O ano de 2005 arrisca-se cada vez mais a ficar conhecido como o ano do morcego. Como se não bastasse a estreia do esperadíssimo novo filme de Batman, a editora americana DC Comics anunciou que vai juntar dois dos melhores artistas no mundo dos comics: Frank Miller no argumento e Jim Lee no desenho, numa mini-série de seis edições do cavaleiro das trevas, intitulada ALL-STAR BATMAN.
Recordo que Frank Miller já trabalhou com a personagem Batman, nos excelentes Batman: Ano Um e O Cavaleiro das Trevas 1 e 2 (já editados em Portugal pela Devir) e Jim Lee, actualmente a desenhar o Super-Homem, desenhou Batman no excelente arco ‘Silêncio’, editado em Portugal no ano passado, também pela Devir. Antecipando já a sua qualidade, acredito que será (mais) uma publicação de referência na história de Batman. Para comprar, ler e guardar religiosamente. Aguardo impacientemente!

E quando procurava mais notícias sobre este tema, descubro, acidentalmente que Jim Lee tem o seu blogue. Não só escreve como ainda nos brinda com alguns dos seus desenhos. Que mais poderá um entusiasta incondicional do traço de Jim Lee querer?

Esta ‘descoberta’ levou a que procedesse a umas pequenas alterações aqui na coluna do lado direito. Assim, os blogues ou links relacionados com banda desenhada terão um espaço próprio, a que chamarei Aqui fala-se de BD.
Obviamente, o blogue do Jim terá direito a um link.

PRETO NO BRANCO

Chegou-me às mãos o renovado jornal “O Benfica”. Relançado pela énesima vez, apresenta como destaque maior a entrevista ao Presidente do Clube, Luís Filipe Vieira. Mais importante que o suporte, são as promessas do Presidente, registadas sob a forma de palavras:

- relativamente ao plantel da equipa de futebol, disse: “Não entendo que se possa considerar este plantel de má qualidade. (...) conseguimos manter uma base estável de referências, uma política de estabilidade que é essencial para o futuro”;
- relativamente ao centro de estágio do Seixal: “...O Benfica terá o seu centro de estágio em condição de receber as nossas equipas em Setembro deste ano”;
- relativamente ao campeonato: “...este ano vamos superar o que conseguimos o ano passado [Taça de Portugal] e, portanto, quero ser campeão”. Preto no branco!

quarta-feira, janeiro 12, 2005

O TURISTA

Começa a ser normal que um Presidente da Republica no seu segundo mandato presidencial transforme o Palácio de Belém numa agência de viagens. Com um orçamento de 15 milhões de euros para estourar, porque não fazer umas presidências abertas no estrangeiro e convidar uns amigos?

E já agora, a que propósito se visita a China? Um país que representa apenas 0,54% da exportações portuguesas! Um país que tem uma politica de constante violação dos direitos humanos, que mantêm uma ocupação ilegal de um estado soberano (Tibete) e cujo crescimento económico assenta na exploração de mão-de-obra escrava. Um país que nos ficou com Macau!
A que propósito ainda acompanham o ‘turista’ da Republica, uma delegação de mais de cem ditos empresários? Sendo certo que metade vai em turismo e outra metade vai tentar estabelecer contactos para deslocalizar as fábricas de Portugal para a China, aproveitando a mão-de-obra escrava.

Tudo com a bênção do ‘turista’ da Republica e por conta do Zé-povinho!

Pegante isto, megulha Morais, estás pegdoado!!!

segunda-feira, janeiro 10, 2005

A DANÇA DOS LUGARES


Bartoon de Luis Afonso, Jornal Público

A TEORIA DO BIGODE

No rescaldo do derby, da discussão de grupo de amigos sobre a fraca prestação do Benfica, em frente a um televisor que passava as imagens de um saudoso 6-3 da remota época de 1993/1994, chegou-se à conclusão que um dos problemas do Benfica actual é a falta de bigodes no plantel.

Basta comparamos as antigas equipas compostas por jogadores de bigode como Bento, Pietra, Bastos Lopes, Veloso, Toni, Carlos Manuel ou Humberto Coelho, entre outros, que tantos títulos ganharam para o clube, com as equipas dos últimos anos do Benfica, que nada ganharam, para perceber que a diferença está no bigode. Reforça esta teoria o facto da última vez em que o Benfica foi campeão, na época de 1993/1994, foi também a última vez em que um jogador de bigode (Veloso) fez parte do plantel. Assim, poucas dúvidas restam relativamente à 'teoria do bigode'. Não queremos na equipa de futebol meninos de cara lavada, queremos sim homens de bigode, e com urgência!

OS CULPADOS DO COSTUME


É inevitável. Mas não consigo ficar calado enquanto o meu Benfica se encontra num estado de degradação.

O facto de termos perdido o jogo com o Sporting, não me incomoda nada, porque até considerei o resultado normal, atendendo à actual realidade dos dois clubes. Irrita-me é o facto da equipa principal de futebol do Benfica, não saber jogar....futebol. É que não jogam absolutamente nada! E culpados?

O primeiro é obviamente Luís Filipe Vieira. O sócio 21.510 do FC Porto, chegou à presidência do Benfica com um discurso populista em que falava de conquistas e vitórias e de transformar o clube num dos ‘maiores do mundo’. Revelou-se um bluff. Contratou incompetentes para lugares-chave do futebol e gere o clube atirando 'areia para os olhos' dos sócios enquanto se entretêm a hipotecar as receitas futuras do clube. Há de ficar na história como o coveiro!

O segundo culpado dá pelo nome José Veiga. Ex-presidente da casa do FC Porto no Luxemburgo, é o Director-geral para o futebol. Comprou uma mão-cheia de jogadores que todos juntos não fazem um reforço. Como se não bastasse não garantir uma equipa capaz de lutar pelas vitórias, vai preparando discretamente a venda das poucas estrelas que nos restam, tapando a sua incompetência com guerras verbais com o Presidente do FC Porto, para gáudio de uma comunicação social, que é cúmplice por omissão. Apresenta no seu currículo a falência uma empresa de compra e venda de jogadores, cujos bens foram agora penhorados por dívidas fiscais. É preciso dizer mais?

The last but not the least, o terceiro culpado dá pelo nome de Trapattoni. Recusado em Itália, cumpre exemplarmente em Portugal a tarefa de destruir uma equipa de futebol. Têm tanta cultura táctica que falhou o objectivo principal de apuramento para a Liga dos Campeões, não ganhou qualquer jogo contra os principais adversários do Benfica (veja-se os jogos com o Sporting, Porto ou Estugarda) e transformou uma vantagem de 8 pontos sobre o actual líder do campeonato para uma desvantagem de três. É o pior treinador que passou pelo Benfica desde dos tempos de Artur Jorge. Infelizmente é inimputável porque a estupidez não têm cura!

sábado, janeiro 08, 2005

O DERBY

Hoje joga-se o melhor ‘derby’ de Portugal. Hoje é dia de Sporting-Benfica. Confesso que é um dos jogos que mais gosto de ver ao vivo. Por vários motivos, porque não gosto do verde, porque não gosto do Sporting e porque gosto de ganhar em Alvalade. Neste momento, em que a razão impera, penso que um empate já era um bom resultado. Já aqui tenho escrito que o Benfica tem a pior equipa entre os três grandes. Falta qualidade e treinador ao plantel do Benfica. Mas é o que temos e é com isto que vamos. Logo, quando estiver no estádio, é o coração que fala mais alto e jogue quem jogar, só a vitória interessa. Força Benfica! Secretamente, sonho sempre, com uma goleada do Glorioso sobre os lagartos!

Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal


sexta-feira, janeiro 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 19

Terminado o ano, aproveito agora para fazer o balanço bedefilo de 2004. Globalmente, considero que foi um bom ano, para a BD em Portugal. Houve muita divulgação, muito por força dos jornais que descobriram um ‘filão’ para aumentar as suas vendas, com a publicação de álbuns de banda desenhada a preços reduzidos. Assim, destaco as iniciativas do Correio da Manha com os “Clássicos da BD”, o Público com “Tintim” e “Corto Maltese”, o Jornal de Noticias com “Hulk” e “Ultimate Homem-Aranha” e o Record com “Blake e Mortimer”.

Depois tivemos a ascensão da editora Edições ASA como líder no mercado e a confirmação da Devir na publicação das edições do universo da Marvel (a série Homem-Aranha ainda não atingiu a velocidade cruzeiro) e da DC Comics (excelente a edição de “Silêncio” em cinco capítulos de grande qualidade!). O FIBDA apesar da sua nova localização, não apresentou grandes melhorias em relação a festivais anteriores. Falta talvez uma maior aposta em autores consagrados e conhecidos em Portugal, o que implica que tenham álbuns editados cá. A ‘minha’ loja preferida, a BDMania, que continua em força e prepara-se para abrir uma loja em Coimbra, finalmente já vende as caixas para arquivo de comics (sempre difíceis de encontrar!).

O meu lamento do ano vai para a não edição de qualquer álbum do meu herói preferido: Blueberry. A Méribérica, detentora dos direitos, anda mesmo a dormir!

Quanto à melhor publicação do ano, no segmento de BD, não é fácil o julgamento, mas elegi os “CLÁSSICOS DA BD“ uma edição do Correio da Manha em colaboração com a Devir. Esta colecção de 25 volumes (um por herói), par além de ser bastante diversificada e abrangente, inclui textos completos sobre a vida e obra dos seus autores e a publicação de histórias consideradas importantes no desenvolvimento da personagem. Uma excelente colecção, a melhor publicação de 2004!

FIM DE SEMANA 'AO VIVO'



Sexta-Feira. O meu fds começa com R.E.M. no Pavilhão Atlântico. Uma excelente oportunidade para Michael Stipe & Cª darem-me música e fazerem-me esquecer o pouco entusiasmo com que ouvi “Around The Sun”. Vou também aproveitar o ambiente do concerto ao vivo, com toda aquela envolvência e energia, para carregar baterias para o grande derby de amanha, esse também ao vivo.

quinta-feira, janeiro 06, 2005

A DANÇA DOS LUGARES

Em ano de eleições legislativas, somos sempre confrontados com este vergonhoso espectáculo que é a escolha dos nomes, para integrar as listas em lugar elegível, dos candidatos a deputados. É uma dança na lama que apresenta todos os ingredientes dignos de uma novela mexicana: convites e desconvites, amuos e traições, arrufos e lutas de galos, viúvas e ‘paraquedistas’ (candidatos sem qualquer afinidade ou relação pelo distrito em que se apresentam), etc, etc. Ou seja, há candidatos para todos os gostos e feitios, menos gente qualificada e competente. Já não me espantava nada um convite a José Castelo Branco, para conquistar os votos das peixeiras do mercado do Bolhão. Penso que os portugueses mereciam melhor, muito melhor. E como eu gostava que cada um reflectisse sobre isto. Quantos aos outros não sei, mas da minha parte o Estado vai poupar os € 2,77 que paga a cada partido por cada voto. Fica este gesto como a minha simbólica contribuição para combater o deficit público e simultaneamente mostrar o meu repúdio por esta ‘gente’ da política.

sexta-feira, dezembro 31, 2004

CONTAGEM DECRESCENTE

.....
10..... uma abstenção a rondar os 80% no dia 20 de Fevereiro
09..... um monte no Alentejo
08..... ‘Batman begins’
07..... um blogue com 5.000 visitas diárias
06..... umas férias no Dubai
05..... Benfica campeão nacional de futebol
04..... ’Star Wars III: Episódio III - Revenge of the Sith’
03..... uma semana num spa num hotel em Porto Santo
02..... um irmão para o puto
01..... e quilos de saúde para todos

UM EXCELENTE ANO DE 2005 PARA TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM!

You see things; and you say, "Why ?" But I dream things that never were; and I say, "Why not ?"

George Bernard Shaw (1856-1950)

CARA NOVA

Quero aqui dizer, que estive quase, quase para começar o ano numa casa nova. Andei a semana toda a trabalhar nas mudanças, mas à última da hora, surgiram uns problemas técnicos que inviabilizaram a transferência (leia-se como bom português que sou prefiro um blogue gratuito a um blogue pago). Assim a mudança transformou-se numa remodelação. Aproveitei para dar uma cara ao blogue, para o tornar mais pessoal. Depois alterei aqui e ali umas coisas e o resultado é que o blogue entra de cara lavada no novo ano!

Um agradecimento ao Tyler pela ajuda prestada nesta não-mudança!

2004 EM REVISTA (5)



Cinefilamente falando, considero que o ano de 2004 não foi um dos melhores, na óptica do espectador. Felizmente ou infelizmente, para mim, por motivos alheios à minha vontade, a média das minhas idas ao cinema baixou das 1-2 vezes por semana para 1 vez por mês. Logo se pouco vi, muito ficou por ver. Agora espero que fiquem disponíveis no videoclube. Por agora, só falo daqueles que paguei bilhete. Dos que vi e gostei, seleccionei o excelente ‘A Vila’ (The Village) de M. Night Shyamalan como o filme do ano. Porquê? Simplesmente porque o realizador volta a surpreender-nos com mais uma notável visão sobre os nossos medos. Mais? Um argumento excelente, uma fotografia notável, uma realização óptima e interpretações muito boas. Resultado final? Recomendo vivamente! Para termo de comparação, digo que escolhi este filme de uma lista que inclui entre outros: ‘Paixão de Cristo’ (extremista!), ‘O Último Samurai’ (interessante!), ‘Terminal’ (fraco!), ‘Colateral’ (previsível!) ou ‘Tróia’ (decepcionante!).

quinta-feira, dezembro 30, 2004

2004 EM REVISTA (4)

Acontecimento nacional do ano:


O ‘nosso’ Euro. Não podia ter havido melhor evento para um povo orgulhar-se do seu país. Da minha parte nunca havia testemunhado e vivido um acontecimento que reunisse, de Norte a Sul, um consenso tão grande em volta de uma causa nacional. Quis o destino que fosse o futebol a assumir essa responsabilidade. Assim, por termos sido capazes, por termos sabido receber, por em cada lar existir agora uma bandeira nacional, por todas as emoções que vivi (principalmente no jogo com a Inglaterra) e não fossem os gregos e a perfeição tinha sido atingida, o Europeu de Futebol de 2004 é um evento que marca o ano de 2004!

quarta-feira, dezembro 29, 2004

2004 EM REVISTA (3)

Acontecimento internacional do ano:


E para o final estava guardado o pior. Até há poucos dias, a guerra no Iraque configurava, na minha opinião, o acontecimento internacional do ano que agora finda. Mas bastou uma demonstração de força da Natureza, para se assistir a uma das maiores tragédia que há memória. Só pela força dos números, no momento em que escrevo estas linhas o balanço oficial aponta para 80.000 mortos, mas que se calhar por pecam defeito, o Tsunami no Sudoeste Asiático salta directamente para o topo dos acontecimentos do ano. Fica-nos para sempre o aviso de que o planeta não é nosso, apenas cá estamos de passagem!

terça-feira, dezembro 28, 2004

2004 EM REVISTA (2)

Continuando a minha a minha revisão do ano de 2004, hoje falo daquele que considero como a personalidade nacional do ano:


O ‘Mister’. Considero que o português que mais se destacou ao longo do ano foi mesmo José Mourinho. Não desvalorizando todos os outros títulos (que infelizmente, digo eu!) venceu ao serviço do FC Porto, a vitória na Liga dos Campeões Europeus é de facto um grande feito! Espero que tenha servido para uma renovação de mentalidades dos treinadores portugueses. Transferido para Inglaterra, para se tornar um dos mais bem pagos treinadores de futebol, têm vindo a fazer história, transformando o Chelsea num dos principais clubes favoritos ao título inglês. E aqui está a diferença, enquanto uns falam, falam, falam, outros ganham, ganham, ganham! Para mim, JM é o português do ano!

segunda-feira, dezembro 27, 2004

2004 EM REVISTA (1)

A pouco dias do início de 2005, é altura de fazer um pequeno balanço do ano que agora termina. Assim, ao longo dos próximos dias vou aqui dar destaque a pessoas ou acontecimentos, que pela positiva ou pela negativa, mas que na minha opinião marcaram o ano de 2004.

Começo pela personalidade internacional do ano:


Obviamente, George W. Bush. Era inevitável. Afinal de contas, o seu poder e a sua visão ‘stars & stripes’ do mundo condicionam a vida de milhares de pessoas em todo o planeta. Tranformou a América numa nação ainda mais odiada e ostenta o título de Presidente dos EUA mais impopular de sempre para o resto do mundo, mas passou com distinção no julgamento popular que foram as eleições americanas. Em Janeiro tomará posse para mais quatro anos. Cá estaremos para aguentar. A História acabará por julgar os seus actos e o Mundo arcar com as consequências.

domingo, dezembro 26, 2004

NATAL SMS

Penso que deve suceder com toda a gente. A troca com amigos de msg natalícias via sms. Mas enquanto que algumas há cujo conteúdo não foge ao habitual “blá, blá, blá e votos de um Santo Natal”, outras revelam um espírito quiçá mais irreverente. Eu não resisto a partilhar aqui algumas destas ‘pérolas’ que recebi no meu telemóvel:

(fica aqui o aviso que o conteúdo de algumas msg de Natal poderá chocar algumas mentes mais puras, ou seja, se você for daqueles que vive o Natal como se encarnasse no próprio Pai Natal, sugiro que deixe de ler este post imediatamente; caso prossiga a leitura, acredite que no fundo, no fundo as seguintes msg da Natal estão embutidas de um verdadeiro espírito natalício)

Assim, as ‘hostilidades’ de Natal começaram assim:
Eu desejava-te um feliz Natal mas como apanharam o Pai Natal com crianças ao colo e levaram-no para o DIAP pelo que vai ser difícil haver Natal… Olha Boas Festas na mesma!

Continuaram com:
O Diniz é um coelhinho muito bonito e querido, mas nós não estamos na Páscoa, por isso que se foda o coelho! Viva o GRELO e o BACALHAU! Feliz Natal!

Aqueceu com:
Natal? Sininhos? Anjinhos? Peru? Azevias? Amor?... ganda tanga! A malta quer é BOAS FESTAS no corpo todo!

E a minha preferida é:
Q as renas se despistem, o trenó se foda todo, o Pai Natal bata com os cornos num chaparro mas que as prendas caiam todas à tua porta. Feliz Natal!

sexta-feira, dezembro 24, 2004

q.b.

Aqui ficam os votos para toda a blogosfera em geral e a todos que visitam este blogue em particular, um óptimo dia de Natal, com muitas prendas, muitos doces e muito amor, tudo q.b. porque afinal o ano tem mais 364 dias.

O QUE ELAS QUEREM

Natal. Tempo de amor, tempo de doces e tempo de ... prendas! Se as compras são da responsabilidade dela, há duas às quais eu não escapo: a prenda do filho para a mãe e a do marido para a esposa. Não há volta a dar-lhe, até porque o filho só tem 21 meses! E aqui começa o meu stress de Natal: o que oferecer por duas vezes? Se pensar nas prendas em si já não é fácil, encontrar ‘A’ loja é, sem dúvida, ‘A’ tarefa mais difícil. Até porque não pode ser uma loja qualquer. Tem de ser aquela que tenha um stock bastante diversificado, porque afinal a prenda é sempre para trocar. Fatal como o destino: o Homem nunca acerta. Ainda por cima, as questões do preço, da originalidade ou do bom gosto nem se colocam, porque o problema é mesmo saber o que elas querem! Digo-vos, ao contrário do que é costume dizer-se, para mim felizmente, que o Natal não é todos os dias!

quarta-feira, dezembro 22, 2004

TRISTE SINA SER ACTUALMENTE BENFIQUISTA

Sei que este blog começa a parecer um espaço sobre futebol, mas muito sinceramente não era esta a minha intenção. Mas não consigo evitar. Neste momento apetece-me gritar com o meu clube e este é o único espaço que disponho. É que pior que a governação do governo agora demissionário, só mesmo a actuação da equipa de futebol do Benfica. Hoje, jogo da Taça de Portugal no Estádio da Luz. De um lado uma equipa profissional, moralizada, orgulho dos seus simpatizantes, líder do seu campeonato; do outro lado, uma equipa de solteiros & casados que se encontram casualmente para jogar à bola e que hoje estavam com pressa para ir de férias. Conclusão, a equpa que referi em primeiro lugar, a Oliveirense justifica o lugar que ocupa de líder do seu campeonato; quanto à outra equipa, o Benfica, percebo agora que o lugar que ocupa no seu campeonato é mais desmérito dos adversários que mérito da equipa!

Pronto já chega! Prometo aqui que só volto a falar de futebol para o ano! Afinal há tantas outras coisas que posso falar e que neste momento me dão mais prazer, que vou dedicar os próximos posts a fazer o balanço de 2004 e a criar expectativas para 2005.

terça-feira, dezembro 21, 2004

NATAL NA LUZ

Finda a 15ª jornada da SuperLiga de Futebol e os ‘três’ grandes tem o mesmo número de pontos. OK, o Porto tem um jogo em atraso, mas mantenho a minha, os três grandes chegam ao Natal com o mesmo número de pontos. Tudo isto seria muito bonito não fosse o facto do Benfica ter desperdiçado uma excelente vantagem pontual que arrecadou no inicio do campeonato. Já aqui escrevi que não acredito que seja com este plantel, com este treinador e com este director-geral para o futebol que o Benfica será campeão. Como se tudo isto não bastasse, vejo o Quim no lugar do Moreira. Leitura: a culpa da goleada no Restelo é do puto! O Argel a dar beijos no Trapattoni. Leitura: Argel titular frente ao Sporting! Socorro, acordem-me!
Vou já pedir ao Pai Natal que traga os seguintes reforços de Inverno: Alcides (grande exibição!), Jorginho (era uma boa aquisição!), Robinho (estava a brincar!) e o regresso do Miguel (que saudades!). Estas eram as minhas prendas para o Benfica, mas como nenhuma delas deve dar comissões ao senhor Veiga, vamos esperar para ver (ou rir) do que nos calha no sapatinho!

quinta-feira, dezembro 16, 2004

DÊEM-ME TEMPO!

Isto tem andado ‘em baixo’. Eu sei. Primeiro foi uma virose, depois uma constipação de ‘caixão à cova’, mais umas noites mal dormidas, seguiu-se e segue-se umas arrumações aqui no escritório e mais a disponibilidade para ficar a ver filmes caseiros aqui no computador com o ‘puto’ de 21 meses (passatempo preferido dele!) e tudo junto dá ….. falta de tempo para actualizar o blog. Vou tentar disciplinar o tempo, ou isso ou horas extraordinárias pela noite fora.

quarta-feira, dezembro 08, 2004

POIS É

SHITS HAPPENED...

terça-feira, dezembro 07, 2004

MY FAVORITE COACH

Um dos piores actos de gestão desportiva que há memória no Benfica, foi tomado durante o mandato de Vilarinho, que num acto nada sóbrio, despediu o então treinador do Benfica (JM) para colocar no seu lugar Tóni. Desde esse dia, que andamos a ver a banda passar! Como benfiquista, espero que um dia a História seja corrigida e que JM se torne o treinador de 6 milhões de portugueses!
Confesso que sou um grande admirador de José Mourinho (JM) enquanto treinador de futebol. Pode ser arrogante, convencido, cínico o que for, mas no que toca a trabalho nada há a apontar, e no futebol o que conta são os resultados. Se dúvidas ainda hajam, hoje JM tem mais oportunidade de mostrar porque é um dos melhores treinadores do mundo que merece cada libra que lhe pagam e ... acredito que não me vai desiludir.
Quero já esclarecer que não sou daqueles que sou atacado por nacionalismos de Quarta-feira (neste caso de Terça), ou seja, quero com isto dizer que não tenho qualquer simpatia pelo FC Porto, jogue este clube em competições internas ou externas, em Portugal ou na China.

sexta-feira, dezembro 03, 2004

POST-IT

- Sexta-Feira: Jantar de idiotas, 21.30, Teatro Villaret
- Sábado: Paintball, 09.30, Malveira
- Sábado: HarlemGlobetrotters, 21.30, Pav. Atlântico
- Domigo: Benfica-Estoril, 20.30, sofá ou estádio?

O JOGO

Finalmente, recomeçou a operação ‘apito dourado’. A novidade para esta segunda parte dá pelo nome de Pinto da Costa. Finalmente, para nós que sempre desconfiamos, após anos e anos de fumo, começa-se agora ver um pequeno fogo. Só achei curioso que ontem Pinto da Costa estivesse disponível na televisão para vender um livro sobre a sua vida e hoje, no dia da visita da PJ, estivesse em Espanha a comprar caramelos. Seja como for, uma coisa é certa, o relógio não para e o tempo útil de jogo está-se a esgotar!

ÓBVIO!

Na ressaca de mais uma derrota do Benfica na Superliga (obviamente óbvia) e de uma virose (obviamente inesperada) regresso para escrever sobre o óbvio!

(não resisto aqui a citar Pacheco Pereira no seu artigo de opinião hoje no Público)

escrito na Quarta-Feira, o que, num ambiente volátil como o que se vive hoje, pode ser um passado longínquo”.

O CÚMULO DA INCONSCIÊNCIA

Por razões que a própria razão desconhece, o Presidente da Republica resolveu agora dissolver o Parlamento. Em vésperas da aprovação do Orçamento de Estado para 2005, em vésperas de aplicação de medidas extraordinárias para colocar o deficit público dentro do intervalo dos 3%, em vésperas da entrada em vigor das excelentes medidas como a ‘lei das rendas’ e o ‘fim das scuts’, em vésperas da aprovação da pergunta sobre o referendo pelo Tribunal Constitucional, o Presidente resolveu justamente agora acertar contas com a sua consciência.

PELA BOCA MORRE O PEIXE

Agora vou eu ficar à espera de ver o Eng. José Sócrates explicar aos portugueses, durante a campanha eleitoral, o porquê do seu partido ser contra a redução das taxas de IRS!

sexta-feira, novembro 26, 2004

PAGUE VOCÊ MESMO

Para a arrumação aqui do escritório, resolvi comprar os armários e a secretária no IKEA. Mobiliário moderno, baixo custo, linhas planas, montagem fácil. Bendita hora que optei (e paguei) por ‘tudo incluído’, ou seja, transporte e montagem. Dizem os suecos, que as embalagens planas facilitam o transporte. Pois é, dito assim, até parece que volumes pesados, como o tampo da secretária ou madeiras com dois metros de comprimento por um metro de largura se transportam facilmente debaixo do braço e cabem no porta-bagagem de qualquer carro de uma família portuguesa. Depois vem a montagem. Dizem os suecos que aquelas pequenas chaves que disponibilizam junto com os móveis, são suficientes. Pois é, mas depois de olhar para o kit de ferramentas do pessoal que veio cá a casa montar os móveis, que inclui um aparafusador eléctrico, e atendendo que essas duas pessoas estiveram uma hora a montar os móveis, chego à conclusão que o conceito IKEA ‘compre, transporte e monte você mesmo’ destina-se só para aqueles que gostam de perder um fim-de-semana a montar um banquinho!!!
ALIVIADO!

Continuam as 'revoluções'. Agora vou mudar de local de trabalho. Esta mudança para novas (usadas) instalações, proporciona uma excelente oportunidade para enfrentar aqueles ‘monstros’ (leia-se sebentas, circulares, ofícios, diários da republica, informações, relatórios, etc, etc) que vivem dentro do meu armário e em cima da minha secretária. É impressionante como nos apegamos ao papel! Finalmente, aquela limpeza que prometi a mim mesmo, vai agora ser concretizada. Confesso que não gosto de mudanças (empacotar tudo, desempacotar tudo) mas a visão de deixar para trás cerca de 2/3 da papelada acumulada nos últimos anos, deixa-me bastante aliviado!

terça-feira, novembro 23, 2004

'FADO' DO LAR

Resolvi dedicar-me ao lar, pelo que agora ando ocupado a fazer revoluções (leia-se arrumações) cá em casa. Concluí que as soluções provisórias que habitavam o escritório (nome pomposo para uma assoalhada com oito metros quadrados) tinham chegado ao fim da sua vida útil. Finalmente as minhas colecções de banda desenhada ganharam um espaço próprio. A partir de agora ao passar a porta do escritório entro no mundo de fantasia (leia-se muita bd) e num mundo virtual (leia-se Internet). Devido a isto tudo, não tenho tipo tempo de 'alimentar' este bichinho (leia-se blog). E tantas coisas que eu tinha para dizer, a começar pelo Benfica.