sexta-feira, maio 13, 2005

PORTO EM IMAGENS SOLTAS (3)

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Maio/2005

Image hosted by Photobucket.com
Painel de azulejos, Maio/2005

domingo, maio 08, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 26

Image hosted by Photobucket.com

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.

Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.

(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.

Saudações Bedéfilas

sábado, maio 07, 2005

R.I.P RIPA NA RAPAQUECA

Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.

'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'

quinta-feira, maio 05, 2005

A PENSAR NA FINAL

Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
EM CONTAGEM DECRESCENTE

Acabo de ver espalhado por Lisboa, o cartaz de promoção da Guerra das Estrelas III – A Vingança dos Sith. A figura de Darth Vader rodeado de um mar de chamas está fantástica. Quem me dera que dia 19 fosse já amanha!

quarta-feira, maio 04, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 25

Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.

Saudações Bedéfilas
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (2)

Image hosted by Photobucket.com
Estádio do Bessa, Abril/2005

terça-feira, maio 03, 2005

ACTUALIZAÇÕES

Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:

Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia

Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter

Destaque:
- Neil Gaiman Journal

domingo, maio 01, 2005

NICOLE AGAIN

Image hosted by Photobucket.com

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.
NOVO CICLO DE VITÓRIAS

Muito naturalmente, esteja onde estiver, José Mourinho soma e segue. Mais um ano, mais um título. Desta vez, “apenas” o campeonato inglês a três jornadas do fim. Bem podem dizer que o homem é vaidoso, arrogante ou convencido, mas .... who cares?
O PORTO EM IMAGENS SOLTAS (1)

Image hosted by Photobucket.com
Estação de Metro - Estádio do Dragão, Abril/2005

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Abril/2005

segunda-feira, abril 25, 2005

DER UNTERGANG

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

domingo, abril 24, 2005

BLOCKBUSTERS

Não sei se alguém está consciente do que para ai vem. É que já estamos em contagem decrescente. Preparem-se! Aviso desde já que as hostilidades começam já no próximo dia 19 de Maio com A Guerra das Estrelas – A Vingança dos Sith. Finalmente a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Mal refeitos e logo a 9 de Junho, chega-nos provavelmente a mais fiel adaptação de sempre de uma BD ao cinema, com Sin City – A Cidade do Pecado. Sem tempo para respirar, e logo a 23 de Junho, pelas mãos de Christopher Nolan, surge o filme Batman – O Inicio, numa revitalização de um dos melhores personagens de BD que existe. Como se não bastasse, a 14 de Julho, estreiam em cinema, o quarteto mais famoso da Marvel, falo obviamente do Quarteto Fantástico.

Pelo meio disto tudo, parece que ainda estreiam alguns filmes menores como por exemplo Mr. and Mrs. Smith, com Angelina Jolie e Brad Pitt; A Guerra dos Mundos de Steven Spielberg com Tom Cruise ou ainda Charlie e a Fábrica dos Chocolates de Tim Burton com o habitual Johnny Deep. Agora digam lá se dois mil e cinco não é o melhor ano dos últimos anos?
O TRABALHO É UM LUGAR ESTRANHO

Por motivos profissionais, as minhas próximas semanas vão ser passadas na cidade do Porto. Não é das minhas cidades preferidas. penso sempre o Porto como uma cidade estranha. Fria e de cor cinzenta. Não sei se devido à pedra das calçadas ou ao céu sempre encoberto. Teria preferido outro lugar, mas o trabalho oblige. Tento suavizar a minha estadia, assentando arraiais na zona da Boavista. Tenho de um lado os cinemas do Shopping Cidade do Porto aderentes do King Kard onde espero ‘perder’ duas horas por noite e do outro lado o health club do Holmes Place onde quero ‘perder’ uns quilos de gordura. Em frente, fica a loja Mundo Fantasma, onde certamente vou ‘perder’ a cabeça! Estou certo que assim os dias serão mais curtos. Mas se estes são os meus planos para as próximas semanas, no imediato, a minha primeira semana já ficou marcada pelos seis euros que ‘perdi’ ao comprar um guarda-chuva numa loja de indianos. É que na estranha e cinzenta cidade do Porto, a chuva cai bem todos os dias!

domingo, abril 17, 2005

GOSTAVA MUITO DE SABER...

O que é que está a ‘desincentivar’ os jogadores do Benfica?

sábado, abril 16, 2005

I LOVE THIS GAME

Desde que participo numa liga paralela à Liga Record, formada por um grupo de amigos que se conheceu num fórum da Internet, que a minha paixão pelo futebol é sentida de forma diferente. Assim, como já não bastava torcer pelo Chelsea e sofrer pelo Benfica como ainda dou por mim a desejar que o Setúbal ganhe ao Porto com dois golos de Jorginho; que o Moreirense ganhe 3-2 ao Sporting, desde que os golos sportinguistas sejam apontados por Rochemback e Liedson; que o Braga goleie o Belenenses com um hat-trick de João Tomás e que o Wendell (Nacional) vingue a derrota do Glorioso no último fim-de-semana. Eu sei, é uma estranha forma de viver o futebol!

quinta-feira, abril 14, 2005

ÚTIL & AGRADÁVEL

Hoje, a título verdadeiramente excepcional, vou torcer pelos ‘lagartos’ no confronto com o Newcastle. Mas existem razões de peso para este facto inédito. Em primeiro lugar, o facto do actual treinador dos ingleses ser Graham Souness. Essa grande besta que já passou pelo banco do Benfica. Sem qualquer ressentimento, apenas desejo-lhe que o jogo lhe corra muito mal. Em segundo, porque agrada-me a ideia do Sporting ser ‘obrigado’ a jogar às Quintas e aos Domingos durante o mês de Maio, quando entramos na fase decisiva da Superliga. 'Frescos' à Quinta e cansados ao Domingo. Percebem a ideia?
HABEMUS MÚSICA!

Abre hoje, finalmente, a Casa da Música. Fazendo justiça à obra portuguesa, chega com quatro anos de atraso e com um custo seis vezes superior ao previsto. Nada que os contribuintes portugueses não estejam habituados. E naturalmente os primeiros elogios ou as primeiras críticas dividem-se entre aqueles que receberam convites para a festa de inauguração e os que não receberam!
ACREDITEM SE QUISEREM...

Image hosted by Photobucket.com

Hoje em conversa com um amigo, fiquei a conhecer a figura de São Malaquias. Um santo católico, que teve visões proféticas sobre os todos os Papas que existirão até ao fim da Igreja católica. Uma pesquisa aqui e aqui revelou que as profecias encontram-se sintetizadas sob a forma de curtas frases em latim, que fazem referência directas ou indirectas a um total de 112 papas. A contagem teve início no ano de 1143 com Papa Celestino II e acabará com o Papa Pedro II, considerado como o Anticristo e o último pontífice a ocupar o cargo. Como João Paulo II “DE LABORIS SOLIS” foi considerado o n.º 110 desta lista, apenas mais dois se seguirão antes do fim. O próximo Papa encontra-se associado à frase “GLORIA OLIVAE”, ou traduzindo, Glória de Oliveira. Fortes candidatos? O arcebispo de Paris, Jean-Marie Lustiger que apresenta raízes judaicas, dado que uma interpretação possível para a profecia poderá ser a união das religiões judaica e cristã e o ‘nosso’ José Policarpo, porque estudou no Seminário dos.... Olivais!

A confirmar-se um destes nomes e o fim do Mundo está próximo:
Roma nefans destruitor et judex tremendus judicabit triumphans omnes populos

quinta-feira, abril 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 24

Só para lembrar que 2005 é o Ano do Morcego

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Saudações Bedéfilas