TERÁ SIDO IMPRESSÃO MINHA...
...ou as mesmas vozes que, há uma semana atrás, gritavam alto que iam vencer tudo: Benfica, Campeonato Nacional, CSKA, Taça UEFA, choravam hoje lá para os lados de Alvalade? Fiquei com a dúvida: os arrogantes choram?
quarta-feira, maio 18, 2005
QUE VENÇA O MELHOR...
Hoje vou ao futebol. Não como simpatizante do Sporting ou do CSKA mas sim como adepto de futebol. Muitas vezes faço isto. Vou ver jogos onde não intervêm o meu clube. Vou pelo futebol. Hoje é um desses dias. Quero ver um bom jogo e se possível bastantes golos. Quanto ao resultado e vencedor, é-me indiferente. Como diz o dito popular, que vença o melhor...
Hoje vou ao futebol. Não como simpatizante do Sporting ou do CSKA mas sim como adepto de futebol. Muitas vezes faço isto. Vou ver jogos onde não intervêm o meu clube. Vou pelo futebol. Hoje é um desses dias. Quero ver um bom jogo e se possível bastantes golos. Quanto ao resultado e vencedor, é-me indiferente. Como diz o dito popular, que vença o melhor...
terça-feira, maio 17, 2005
AS FORÇAS
Terça-Feira. Pressinto que esta semana passe a correr. Acontece sempre assim, nas vésperas de grandes acontecimentos. Desta vez, um cinematográfico e outro desportivo.
Quinta-feira. Obviamente, Star Wars – Episódio III. Também faço parte desta ‘grande familia’. Já escolhi o cinema: Alvaláxia. A sessão exibida em formato digital. Até lá preparo-me. Em dvd, revi o “I” e preparo-me para rever o “II”. Os antecessores são os dois filmes mais fracos de toda a saga. Espero que o “III” salve a primeira trilogia. Que a Força esteja contigo George Lucas.
Domingo. A semana termina com o ‘jogo da década’. Não haverá noventa minutos mais importantes do que aqueles que se jogarem no Estádio do Bessa. Um jogo em que o Benfica não jogará apenas contra o Boavista. Jogará também contra um sistema que nos impede de chegar ao título à onze anos, contra uma corrupção que tem no processo ‘apito dourado’ as suas várias faces, contra um anti-benfiquismo primário que tem na sua figura de proa o presidente do FC Porto. Resumindo, os noventa minutos mais longos da minha vida. Cada segundo conta. Ainda não festejei nada. Reúno Forças para Domingo.
Terça-Feira. Pressinto que esta semana passe a correr. Acontece sempre assim, nas vésperas de grandes acontecimentos. Desta vez, um cinematográfico e outro desportivo.
Quinta-feira. Obviamente, Star Wars – Episódio III. Também faço parte desta ‘grande familia’. Já escolhi o cinema: Alvaláxia. A sessão exibida em formato digital. Até lá preparo-me. Em dvd, revi o “I” e preparo-me para rever o “II”. Os antecessores são os dois filmes mais fracos de toda a saga. Espero que o “III” salve a primeira trilogia. Que a Força esteja contigo George Lucas.
Domingo. A semana termina com o ‘jogo da década’. Não haverá noventa minutos mais importantes do que aqueles que se jogarem no Estádio do Bessa. Um jogo em que o Benfica não jogará apenas contra o Boavista. Jogará também contra um sistema que nos impede de chegar ao título à onze anos, contra uma corrupção que tem no processo ‘apito dourado’ as suas várias faces, contra um anti-benfiquismo primário que tem na sua figura de proa o presidente do FC Porto. Resumindo, os noventa minutos mais longos da minha vida. Cada segundo conta. Ainda não festejei nada. Reúno Forças para Domingo.
domingo, maio 15, 2005
sábado, maio 14, 2005
POR AGORA É TUDO QUANTO SE ME OFERECE DIZER
Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal
Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes
Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal
Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes
sexta-feira, maio 13, 2005
domingo, maio 08, 2005
NOTAS BEDÉFILAS 26

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.
Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.
(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)












Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.
Saudações Bedéfilas

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.
Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.
(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)












Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.
Saudações Bedéfilas
sábado, maio 07, 2005
R.I.P RIPA NA RAPAQUECA
Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.
'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'
Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.
'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'
quinta-feira, maio 05, 2005
A PENSAR NA FINAL
Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
quarta-feira, maio 04, 2005
NOTAS BEDÉFILAS 25
Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.
Saudações Bedéfilas
Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.
Saudações Bedéfilas
terça-feira, maio 03, 2005
ACTUALIZAÇÕES
Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:
Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia
Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter
Destaque:
- Neil Gaiman Journal
Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:
Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia
Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter
Destaque:
- Neil Gaiman Journal
domingo, maio 01, 2005
NICOLE AGAIN

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.
segunda-feira, abril 25, 2005
DER UNTERGANG

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








