domingo, maio 08, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 26

Image hosted by Photobucket.com

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.

Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.

(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.

Saudações Bedéfilas

sábado, maio 07, 2005

R.I.P RIPA NA RAPAQUECA

Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.

'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'

quinta-feira, maio 05, 2005

A PENSAR NA FINAL

Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
EM CONTAGEM DECRESCENTE

Acabo de ver espalhado por Lisboa, o cartaz de promoção da Guerra das Estrelas III – A Vingança dos Sith. A figura de Darth Vader rodeado de um mar de chamas está fantástica. Quem me dera que dia 19 fosse já amanha!

quarta-feira, maio 04, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 25

Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.

Saudações Bedéfilas
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (2)

Image hosted by Photobucket.com
Estádio do Bessa, Abril/2005

terça-feira, maio 03, 2005

ACTUALIZAÇÕES

Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:

Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia

Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter

Destaque:
- Neil Gaiman Journal

domingo, maio 01, 2005

NICOLE AGAIN

Image hosted by Photobucket.com

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.
NOVO CICLO DE VITÓRIAS

Muito naturalmente, esteja onde estiver, José Mourinho soma e segue. Mais um ano, mais um título. Desta vez, “apenas” o campeonato inglês a três jornadas do fim. Bem podem dizer que o homem é vaidoso, arrogante ou convencido, mas .... who cares?
O PORTO EM IMAGENS SOLTAS (1)

Image hosted by Photobucket.com
Estação de Metro - Estádio do Dragão, Abril/2005

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Abril/2005

segunda-feira, abril 25, 2005

DER UNTERGANG

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

domingo, abril 24, 2005

BLOCKBUSTERS

Não sei se alguém está consciente do que para ai vem. É que já estamos em contagem decrescente. Preparem-se! Aviso desde já que as hostilidades começam já no próximo dia 19 de Maio com A Guerra das Estrelas – A Vingança dos Sith. Finalmente a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Mal refeitos e logo a 9 de Junho, chega-nos provavelmente a mais fiel adaptação de sempre de uma BD ao cinema, com Sin City – A Cidade do Pecado. Sem tempo para respirar, e logo a 23 de Junho, pelas mãos de Christopher Nolan, surge o filme Batman – O Inicio, numa revitalização de um dos melhores personagens de BD que existe. Como se não bastasse, a 14 de Julho, estreiam em cinema, o quarteto mais famoso da Marvel, falo obviamente do Quarteto Fantástico.

Pelo meio disto tudo, parece que ainda estreiam alguns filmes menores como por exemplo Mr. and Mrs. Smith, com Angelina Jolie e Brad Pitt; A Guerra dos Mundos de Steven Spielberg com Tom Cruise ou ainda Charlie e a Fábrica dos Chocolates de Tim Burton com o habitual Johnny Deep. Agora digam lá se dois mil e cinco não é o melhor ano dos últimos anos?
O TRABALHO É UM LUGAR ESTRANHO

Por motivos profissionais, as minhas próximas semanas vão ser passadas na cidade do Porto. Não é das minhas cidades preferidas. penso sempre o Porto como uma cidade estranha. Fria e de cor cinzenta. Não sei se devido à pedra das calçadas ou ao céu sempre encoberto. Teria preferido outro lugar, mas o trabalho oblige. Tento suavizar a minha estadia, assentando arraiais na zona da Boavista. Tenho de um lado os cinemas do Shopping Cidade do Porto aderentes do King Kard onde espero ‘perder’ duas horas por noite e do outro lado o health club do Holmes Place onde quero ‘perder’ uns quilos de gordura. Em frente, fica a loja Mundo Fantasma, onde certamente vou ‘perder’ a cabeça! Estou certo que assim os dias serão mais curtos. Mas se estes são os meus planos para as próximas semanas, no imediato, a minha primeira semana já ficou marcada pelos seis euros que ‘perdi’ ao comprar um guarda-chuva numa loja de indianos. É que na estranha e cinzenta cidade do Porto, a chuva cai bem todos os dias!

domingo, abril 17, 2005

GOSTAVA MUITO DE SABER...

O que é que está a ‘desincentivar’ os jogadores do Benfica?

sábado, abril 16, 2005

I LOVE THIS GAME

Desde que participo numa liga paralela à Liga Record, formada por um grupo de amigos que se conheceu num fórum da Internet, que a minha paixão pelo futebol é sentida de forma diferente. Assim, como já não bastava torcer pelo Chelsea e sofrer pelo Benfica como ainda dou por mim a desejar que o Setúbal ganhe ao Porto com dois golos de Jorginho; que o Moreirense ganhe 3-2 ao Sporting, desde que os golos sportinguistas sejam apontados por Rochemback e Liedson; que o Braga goleie o Belenenses com um hat-trick de João Tomás e que o Wendell (Nacional) vingue a derrota do Glorioso no último fim-de-semana. Eu sei, é uma estranha forma de viver o futebol!

quinta-feira, abril 14, 2005

ÚTIL & AGRADÁVEL

Hoje, a título verdadeiramente excepcional, vou torcer pelos ‘lagartos’ no confronto com o Newcastle. Mas existem razões de peso para este facto inédito. Em primeiro lugar, o facto do actual treinador dos ingleses ser Graham Souness. Essa grande besta que já passou pelo banco do Benfica. Sem qualquer ressentimento, apenas desejo-lhe que o jogo lhe corra muito mal. Em segundo, porque agrada-me a ideia do Sporting ser ‘obrigado’ a jogar às Quintas e aos Domingos durante o mês de Maio, quando entramos na fase decisiva da Superliga. 'Frescos' à Quinta e cansados ao Domingo. Percebem a ideia?
HABEMUS MÚSICA!

Abre hoje, finalmente, a Casa da Música. Fazendo justiça à obra portuguesa, chega com quatro anos de atraso e com um custo seis vezes superior ao previsto. Nada que os contribuintes portugueses não estejam habituados. E naturalmente os primeiros elogios ou as primeiras críticas dividem-se entre aqueles que receberam convites para a festa de inauguração e os que não receberam!
ACREDITEM SE QUISEREM...

Image hosted by Photobucket.com

Hoje em conversa com um amigo, fiquei a conhecer a figura de São Malaquias. Um santo católico, que teve visões proféticas sobre os todos os Papas que existirão até ao fim da Igreja católica. Uma pesquisa aqui e aqui revelou que as profecias encontram-se sintetizadas sob a forma de curtas frases em latim, que fazem referência directas ou indirectas a um total de 112 papas. A contagem teve início no ano de 1143 com Papa Celestino II e acabará com o Papa Pedro II, considerado como o Anticristo e o último pontífice a ocupar o cargo. Como João Paulo II “DE LABORIS SOLIS” foi considerado o n.º 110 desta lista, apenas mais dois se seguirão antes do fim. O próximo Papa encontra-se associado à frase “GLORIA OLIVAE”, ou traduzindo, Glória de Oliveira. Fortes candidatos? O arcebispo de Paris, Jean-Marie Lustiger que apresenta raízes judaicas, dado que uma interpretação possível para a profecia poderá ser a união das religiões judaica e cristã e o ‘nosso’ José Policarpo, porque estudou no Seminário dos.... Olivais!

A confirmar-se um destes nomes e o fim do Mundo está próximo:
Roma nefans destruitor et judex tremendus judicabit triumphans omnes populos

quinta-feira, abril 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 24

Só para lembrar que 2005 é o Ano do Morcego

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Saudações Bedéfilas

quarta-feira, abril 06, 2005

AMIGA ELSA

No outro dia comentava aqui o início de mais uma edição de telelixo na televisão e sem saber escrevi ‘palavras mágicas’ no blogue. Resultado: de um dia para o outro, o número de curiosos que espreita este sítio disparou. Averiguadas as causas deste anormal trânsito cibernético, descobri que palavras mágicas como ‘abracadabra’ ou ‘supercalifragilisticexpialidocious’ passaram à história. As “key-words” de momento são 'Elsa Raposo nua'. Diz a estatística que três em cada dez visitantes diários procuram aqui a amiga Elsa. Mas a verdade é que ‘Elsa Raposo nua’ infelizmente não tenho! Tenho pena! Fica como sugestão para os editores das revistas GQ ou Maxmen. Até lá e como também não quero tratar mal as minhas visitas, em forma de compensação deixo aqui a amiga Gisele:

Image hosted by Photobucket.com

domingo, abril 03, 2005

PARECE QUE NÃO HÁ MAIS NOTICIAS PARA DAR

O locutor de serviço da SIC Noticias informa que tanto a soma dos números da data (02.04.2005) com a soma dos números da hora italiana (21:37) da morte do Papa, somam 13. Pergunto eu: e depois?

sexta-feira, abril 01, 2005

1 d’ABRIL (2)

Hoje no jornal d’O BENFICA anuncia-se a mudança do jogo da final da Taça UEFA para o estádio da Luz, considerado pela UEFA um recinto modelo e vanguardista. Diz a noticia que o que está em causa no estádio de Alvalade é “...uma arquitectónica desajustada à modernidade, a claustrofobia da cobertura muito próxima das bancadas, a má visibilidade de alguns lugares próximos dos ecrãs electrónicos instalados em plena bancada, um relvado demasiado artificial devido às fibras sintéticas utilizadas...”. A brincar, a brincar....
1 d'ABRIL

Acabo de ouvir na TSF, Gilberto Madaíl a falar sobre ao possível regresso de Figo à Selecção Nacional, de preferência já frente à Eslováquia. Não fosse hoje o tradicional dia das mentiras e eu suspeitaria logo de mais uma ‘tirada’ infeliz do Presidente da FPF! O regresso de Luís Figo!!! Depois da sua atitude com o ‘episódio da Santa’ aquando do jogo Portugal – Inglaterra no EURO’2004, alguém o deseja? Portugal vai em primeiro no seu grupo de qualificação, Figo faz falta? Deixou a Selecção para salvaguardar interesses pessoais. Como nada ganhou ao serviço do Real Madrid, quer salvar a época com uma ‘boleia’ para o Mundial. Que vá mas é deixar os ossos onde deixou ficar a carne!

sábado, março 26, 2005

NOTAS BEDEFILAS 23

Image hosted by Photobucket.com

O regresso da Pantera. Descobri aqui numas arrumações, uma incrível colecção em Banda Desenhada (em bom estado de conservação, felizmente!) de 22 números (faltam-me os n.º 20 e 21, infelizmente!) das aventuras da Pantera Cor de Rosa. As revistas, que apresentam um preço de capa de 20$00, foram editadas semanalmente pela LIBER – Editorial de Publicidade Portugal Brasil, entre 12 de Dezembro de 1979 e 27 de Junho de 1980. Não tenho é memória ou conhecimento se houve mais edições em língua portuguesa. Aqui ficam as capas dos três primeiros números, em fotografia digital:

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

A história da Pantera Cor de Rosa é curiosa. Foi criada inicialmente por Isadore "Friz" Freleng e David DePatie para o genérico do filme ‘The Pink Panther’ realizado em 1963 por Blake Edwards. Acompanhada pela música de Henry Mancini, o desenho animado de três minutos e meio tornou-se mais popular que o próprio filme. Perante tal sucesso, Freleng e DePatie foram contratados pela United Artist (produtora do filme) para criar uma série de animação protagonizada pela nova estrela. A primeira animação Pink Phink, que saiu em 1964, ganhou um Óscar da Academia e um outro filme The Pink Blueprint foi nomeado em 1966.

A primeira publicação das aventuras da Pantera Cor de Rosa em formato de revista (comic book) foi feita, sob licença, pela editora americana Gold Key, que durante 1971 e 1984 publicou 87 números, sendo que a maior parte deles foram desenhados por Warren Tufts, um ilustrador americano.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

As aventuras simples e humoradas da Pantera e do Inspector fazem parte integrante das minhas memórias de infância. Foi sem surpresa, que ao folhear algumas das revistas, apesar de todos estes anos, ainda me lembrava de algumas das histórias. Uma agradável (re)descoberta.

Fonte consultada.
NICOLE

Image hosted by Photobucket.com
BIRTH – O Mistério
Aproveitei a estreia de “Birth” para ir (re)ver essa criatura divinal que dá pelo nome de Nicole Kidman. A sua aparição em qualquer filme é para mim motivo mais que suficiente para valer uma ida ao cinema. Desta vez, interpreta Anna, uma viúva que acredita na reincarnação do falecido marido num miúdo de dez anos. Um filme com uma história promissora mas que se fica por final aquém das expectativas, talvez mesmo um final banal. Excelente a interpretação de Nicole (destaco a sequência no teatro). Por ela: 7/9

sexta-feira, março 25, 2005

VIDA E MORTE

O Mané é um amigo meu. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, encontra-se, desde de há quatro anos, ‘preso’ a uma cama, vítima de uma doença estúpida e cobarde, chamada de esclerose múltipla. O Mané é neste momento uma cabeça válida num corpo inválido. Nas conversas que temos tido, disse-me por várias vezes que sofre e deseja morrer. Que a vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. Olho para o seu estado, sem qualquer esperança de recuperação e concordo em absoluto com ele. Em silêncio. Nunca lhe transmiti este meu pensamento. Mas porque sou egoísta e os meus amigos fazem-me falta.

À distância, acompanho a situação de Terri Schiavo, nos Estados Unidos. Encontra-se à 15 anos num estado vegetativo ligada a uma máquina de respiração artificial. Não tem consciência e não comunica. Se comunicasse, acredito que também preferisse morrer. A vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. A pedido do marido, um tribunal americano ordenou que lhe desligassem os tubos de suporte à vida. Terri deverá morrer na próxima semana. Em Portugal, o Mané vai esperar que a morte um dia se lembre dele; nos Estados Unidos, a Terri 'caminha' para a sua liberdade. Felizmente!

quarta-feira, março 23, 2005

TELEVISÃO

A luta pelas audiências televisivas a lixo obriga. A TVI avançou para mais uma Quinta. Desta vez, com a participação de alguns ‘pintas’, uns ‘necessitados’, várias ‘plásticas’ e bastantes ‘silicones’. Nada a opor. Se o povo gosta de pão, porquê dar brioches?
Para mim nada muda. Vou continuar a distribuir o meu tempo pelas habituais aldeias: SIC Noticias, 24 (canal :2), Gato Fedorento e Seinfeld (Radical), CSI (AXN), O Aprendiz (People+Arts). Abro uma excepção para a TVI se a Elsa Raposo gostar de montar a cavalo toda nua. Se tal acontecer, avisem!

terça-feira, março 22, 2005

A CONJUNTURA!

A conjuntura mostra que o Benfica mesmo sem jogar ganha. A conjuntura revela que se o Benfica joga mal, leões e dragões não jogam nada. A conjuntura dita que o Benfica seja líder isoladíssimo da Superliga. Pois bem, a conjuntura actual é esta .... habituem-se!

Image hosted by Photobucket.com
NÃO COMPREENDO

Admiro a eficiência da PJ que em 24 horas capturou o indivíduo que matou ontem dois agentes da PSP na Amadora. Só não compreendo como é que o apanham vivo?

quinta-feira, março 17, 2005

CONTINUO A AMORTIZAR O MEU KINGKARD

Image hosted by Photobucket.com CONSTANTINE
Desconhecia a existência da banda desenhada “Hellblazer” da DC Comics que serviu de base a esta adaptação ao cinema. A publicidade convenceu-me. Anjos e Demónios. Pessoalmente achei o argumento fraco e os próprios efeitos não foram nada especiais. A criação das personagens também ficou aquém das expectativas, principalmente Lúcifer. Também vejo ainda Keanu Reeves (John Constantine) com muitos tiques de Neo (Matrix). Acredito que a história resulte melhor em banda desenhada. Resultado: fraco. 5/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com SAW – Enigma Mortal
Tenho pena que uma ideia tão interessante tenha sido desperdiçada. Se o objectivo era criar um thriller psicológico, o resultado é pouco convincente. O amontoado de imagens fortes e o twist final não são suficientes. Quando o marketing do filme ‘reclama’ que este é o melhor thriller psicológico desde «Se7en», agora não tenho dúvidas que estou perante publicidade enganosa. Como se fosse possível estabelecer qualquer comparação. Como se não bastasse, ainda levamos com Danny Glover e a sua patética personagem, que em nada contribui para a credibilização do filme, antes pelo contrário. Definitivamente perdi duas horas numa sala de cinema. 4/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com
O SEGREDO DOS PUNHAIS VOADORES
A boa imagem deixada por filmes como ‘O Tigre e o Dragão’ e ‘Heroi’ levaram-me a ver "The House of Flying Daggers". A história tem por base um triângulo amoroso, onde se confronta o amor com a lealdade. Como já vem sendo tradição nestes filmes chineses, sobressai desde logo a estética e a fotografia. Depois junta-se as excelentes coreografias, nomeadamente nas cenas que envolvem lutas, donde destaco a magnifica luta/perseguição num campo de canas de bambu. Passe o resultado final não se encontrar no mesmo nível dos atrás referidos, este filme pelos seus atributos técnicos merece contudo uma ida ao cinema. 7/9 (10 é para obras-primas).

terça-feira, março 15, 2005

HAJA DECORO!

É mais um escândalo a afectar o futebol português. O acordo tácito mais que evidente existente entre o Sporting e o FC Porto para perderem o maior número de pontos possiveis e desta forma nivelarem o campeonato ‘por baixo’ com o intuito de tirar todo o brilho a uma eventual conquista do título de campeão por parte do Benfica.
Meus senhores, tenham vergonha e façam o favor de jogar à bola! (risos, muitos risos)

domingo, março 13, 2005

NOTAS BEDEFILAS 22

Image hosted by Photobucket.com

Acabei de ficar com a curiosidade aguçada para a estreia de SIN CITY no cinema. O motivo? A leitura de Mulher Fatal de Frank Miller, o 2º volume da série que dá o nome ao filme, publicado em Portugal pela Devir. Já conhecia Frank Miller como argumentista e desenhador pelo seu trabalho na personagem Batman nos álbuns “Batman: ano um” e “O Regresso do Cavaleiro das Trevas”, mas o resultado em Mulher Fatal é devastador. As personagens, o argumento e sobretudo um desenho a preto e branco, que joga eficazmente com luzes e sombras, conseguem criar de forma perfeita um ambiente pesado e decadente, que nos transmite toda a luxúria e violência, que habitam a cidade do pecado. Depois desta excelente experiência, tenciono repetir a dose, desta vez com A Cidade do Pecado o 1º volume da série, também já editado em Portugal.

O filme SIN CITY (site oficial) com estreia marcada para o dia 1 de Abril (nos EUA) promete ser um dos acontecimentos cinematográficos do ano, muito devido aos nomes sonantes envolvidos na sua produção. Comecemos pelos realizadores, sim três realizadores: Robert Rodriguez, Frank Miller (o próprio autor) e como Special Guest Director Quentin Tarantino. Se dúvidas houvessem sobre a qualidade da adaptação da BD ao cinema, este trio esclarece-nos. Depois ainda temos no elenco uma constelação de estrelas que vai Bruce Willis a Clive Owen, passando por Benicio del Toro, Jessica Alba, Michael Madsen, Elijah Wood, Mickey Rourke, Brittany Murphy, entre outros.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Mais painéis comparativos com a arte de Frank Miller versus arte de Robert Rodriguez podem ser vistos aqui.
SÓ EU SEI PORQUE NÃO ENTRO EM EUFORIAS

O Benfica venceu e a nove jornadas do final da Superliga é líder isolado. Razão para euforias? Não! Obviamente anseio pelo título de campeão, mas tenho presente que a presente prestação do Benfica não difere muito daquela que no ano passado nos deixou no segundo lugar a oito pontos do campeão.

Senão vejamos: na época passada na 25ª jornada, o Benfica tinha 48 pontos(-3 que na presente época), resultado de 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas (15 vitórias, 6 empates e 4 derrotas na presente época). Ou seja, o Benfica actualmente apresenta um saldo positivo de uma vitória. A participação na Liga dos Campeões também nunca chegou a ser. O que mudou para hoje sermos lideres do campeonato? Basicamente a fraca prestação dos nossos principais adversários. Tanto o FC Porto como o Sporting apresentam prestações negativas de -20 e -16 pontos, respectivamente.

Enquanto que o Porto aprende da pior maneira que o rendimento financeiro que se extrai de uma equipa de futebol não é compatível com rendimento desportivo; o Sporting paga caro a instabilidade na gestão desportiva do clube. O Benfica vai fazendo o campeonato que nos habituou nos últimos anos e que nunca chegou para o título. Mas dada as circunstancias excepcionais que se verificam, este ano somos lideres.

Eu continuo a achar que nos falta um treinador de futebol e um director desportivo, ou seja, o italiano e o ‘dragão de ouro’ para a RUA!!! Como a limpeza não chega, vou esperar pelas contas finais. Mas para ser uma época perfeitamente anormal, só faltava mesmo um amigo meu acertar no seu palpite: o Glorioso fazer a ‘dobradinha’. Perante tal cenário teria que me penitenciar: ir de joelhos até ao Estádio da Luz!

Mas até lá não vejo razões para euforias!
MOMENTOS KODAK (passe a publicidade, claro)

Quando menos se espera tornamo-nos testemunhas da História. Confesso que ontem (Sexta), depois do jogo, fiz um esforço para tentar lembrar se alguma vez tinha visto o FC Porto a ser goleado. Não guardo qualquer registo na minha memória. Assim, os 0-4 do Nacional tornaram o dia histórico. Momentos assim são para mais tarde recordar.

quinta-feira, março 10, 2005

NOTAS BEDEFILAS 21

Image hosted by Photobucket.com

Isto de pôr a literatura de banda desenhada em dia não tem sido fácil. A pilha de álbuns e revistas não para de aumentar. Com um ligeiro desfasamento entre a data de edição e a de leitura, destaco aqui nas Notas o último álbum que acabei de ler, Vincent e Van Gogh de Gradimir Smudja publicado pela Witloof.

O primeiro contacto com esta magnifica obra ocorreu na exposição de pranchas do FIBDA’2004. Ficou-me na memória as cores. A oportunidade de comprar o álbum é que se revelou uma odisseia. Por se calhar esgotado, simplesmente não o encontrava à venda. Até que no mês passado, num golpe de sorte, encontrei um exemplar na confusa secção de banda desenhada da FNAC do Fórum Almada.

O álbum que conta a história de um pintor sem talento chamado Van Gogh que um dia salva a vida de um gato dotado artisticamente chamado Vincent revela ser uma paleta de cores, onde cada página é um tributo á pintura impressionista. Uma verdadeira delicia de imagens. Em 2003, foi considerado o melhor álbum estrangeiro editado em Portugal. Lendo-o, percebe-se porquê. Pessoalmente, esta história em quadradinhos que presta homenagem a um dos meus pintores de eleição, atirou Vincent e Van Gogh directamente para a prateleira dos meus álbuns preferidos.
NOVA ORDEM

Eu, confesso admirador de Mourinho, sinto-me satisfeito, por um português após ter posto em ingleses em ordem, tenha agora mandado os espanhóis para casa!

terça-feira, março 08, 2005

FALA A VOZ DO DONO

Acabo de receber (e ler) a última edição do jornal O Benfica. Não merecia isto qualquer comentário, não fosse o facto do novo director do jornal, o televisivo Fernando “o cómico” Seara escrever no seu primeiro editorial que os princípios estratégicos, definidos pelo Presidente do Clube, “que orientam desportiva e economicamente o Benfica o situam num patamar de referência, e de actualidade, em termos europeus”. Das duas uma, ou o Fernando Seara é realmente cómico ou temos aqui um novo Luís Delgado em potência!

segunda-feira, março 07, 2005

DEZ DIAS SEM SURPRESAS

Depois do Benfica ter sido eliminado da Taça UEFA. Depois da entrega dos Óscares ter decorrido conforme previsto. Depois do novo governo ter dado a cara para dizer que se esqueceu da promessa eleitoral de não aumentar os impostos. Depois do ‘vira-casacas’ da politica nacional ter arranjado um canto nas Necessidades, confirmando que na política nada é grátis. Depois do Benfica continuar a ser empurrado para o título, mais por desmérito dos nossos adversários do que por mérito da equipa. Depois de continuar sem chover em Portugal, os últimos dez dias até correram sem qualquer supresa. O facto de maior relevo talvez seja o de eu voltar à blogosfera.
SERÁ QUE...

...isto ainda funciona?

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

VOU ATÉ AQUI. BOM FDS!

AS MINHAS APOSTAS



Estou de partida de fim-de-semana, mas não deixo passar um post quase obrigatório para quem gosta de “suspense”: as minhas apostas sobre os grandes vencedores dos Óscares deste ano.

Sem mais demoras...the oscar goes to...

Melhor Filme: "Million Dollar Baby". (Por K.O!!)

Melhor Realizador: Obviamente, Clint Eastwood. (Depois de “Imperdoável” já andava a pedi-las! Mr. Clint “make my day”!)

Melhor Actor: Jamie Foxx em “Ray”. (Ainda não vi o filme, mas é um palpite meu!)

Melhor Actriz: Hillary Swank em "Million Dollar Baby". (O grande cinema beneficia todos os seus intervenientes!)

Melhor Actor Secundário: Morgan Freeman em "Million Dollar Baby". (Como se dúvidas houvesse!)

Melhor Actriz Secundária: Cate Blanchett em "The Aviator". (E “O Aviador” não sai de mãos a abanar!)

ou será que não é nada assim?
CONSEGUIMOS! CONSEGUIMOS!



Já recebi a confirmação. Sem stress, sem filas, sem FNAC’s, já conseguimos (eu e mais quatro malucos) bilhetes para a Vertigo Tour no dia 14 de Agosto em Alvalade. Claro que isto não passa sem um agradecimento especial ao meu amigo ‘lagarto’ pelo lugar de leão!
COMO NÃO QUERO SER REPETITIVO EM TÃO POUCOS DIAS

remeto para Segunda-Feira, para depois do jogo com o FC Porto, mais uns comentários sobre a época desportiva do futebol do Benfica.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

MILLION DOLLAR BABY



Ou Clint Eastwood no seu melhor. Mais um excelente filme sobre relações humanas, sobre sonhos, sobre a vida, filmado de uma forma sóbria e simples. Filmes assim dão prazer ir ao cinema. Se não é um vencedor antecipado dos Óscares então é porque os deuses (do cinema) devem estar doidos! Obviamente, atribuo a nota de 9 em 10, porque a perfeição é inalcançável!

Aparte: Doido, doido deve estar o tradutor do título do filme para português!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

VELHOS HÁBITOS, NOVAS SALAS

Finalmente posso abusar deste vício que é o cinema. Adquiri o novo cartão King Kard. Quero diversidade, quero baixar o preço dos bilhetes, não quero cinema & pipoca. Adeus salas da Lusomundo. Olá Monumental-Saldanha, King e Alvaláxia.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

AINDA SOBRE A IRMÃ LÚCIA

Não tenho por hábito comentar comentários, mas desta vez não resisto, até porque como benfiquista gosto sempre de uma boa troca de argumentos sobre questões de fé. Assim, em jeito de réplica às palavras deixadas pelo ilustre leitor deste blogue de seu nome Lince ao post "Em liberdade, finalmente!” gostava de dizer o seguinte:

Quando alguns dias atrás no mencionado post referi o histerismo em redor do falecimento da irmã Lúcia, de forma propositada, não particularizei qualquer forma de manifestação. Ou seja, considerei todas elas manifestamente exageradas. E aqui incluo o destaque dado pelas televisões, como a ‘suspensão’ da campanha eleitoral ou o decretar do ‘dia de luto nacional’ bem como a peregrinação de milhares de pessoas a Fátima para chorarem a falecida.

Por muito boa pessoa que a irmã Lúcia fosse, não consigo encontrar argumentos racionais para tanto. Afinal não se lhe conhece qualquer milagre, feito ou obra. Se num plano social nada existe, num plano religioso, não questiono a importância da irmã Lúcia para a Igreja Católica, na criação do culto de Fátima e na transformação do Santuário de Fátima num importante centro turismo religioso, até porque lhe reconheço o mérito.

Ao utilizar a palavra liberdade, apenas quis considerar a possibilidade que lhe foi negada, de que se lhe tivesse sido dado a escolher, a irmã Lúcia provavelmente teria optado por uma vida bastante diferente daquela que efectivamente viveu. Porque convenhamos que numa análise racional, é difícil aceitar que uma rapariga analfabeta com catorze anos de idade tenha a capacidade mental de decidir passar o resto da sua vida privada da sua família e ‘obrigada’ a votos de silêncio e clausura. Mas tenho sempre presente que a Igreja Católica, ao longo da sua história, sempre teve ao seu dispor os “argumentos” e os instrumentos necessários para fazer valer a sua vontade. E hoje sabe-se que a vocação religiosa da irmã Lúcia foi-lhe imposta pela igreja, de forma a salvaguardar o seu silêncio sobe os acontecimentos da Cova da Iria.

Quanto à minha leitura dos acontecimentos que supostamente ocorridos, que influenciaram a ela e a milhares de católicos em todo o mundo, obviamente sou céptico e por isso questiono, mas remeto o meu comentário para aqui na leitura do texto ‘O milagre de Fátima’ de Richard Dawkins publicado num site dedicado à investigação filosófica.
E NA TERRA...

...o que realmente interessa hoje é uma vitória absoluta desta maioria!
ACORDEI EM MARTE?

Acordo com o rescaldo das eleições legislativas. Previa mais votos para uns e menos para outros e tudo saiu trocado. Esperava um vento de mudança e veio uma tempestade. Achava que 'regimes' absolutos era 'coisa' do passado e no entanto é presente. Pensei que os eleitores não estavam suficientemente esclarecidos e a abstenção baixou. Desvalorizei os votos em branco e são a 6ª força politica da democracia. Queria que o Pedro se fosse embora e afinal fica. Queria que o Paulo ficasse e afinal vai-se embora. Suspeito que acordei em Marte!
DISTRIBUIÇÃO DO MAL PELAS ALDEIAS (2)

Na distribuição do mal, Tyler revelou ser o mais acertado. Distribuiu quase na justa medida em que o povo decidiu. Fiquei com dúvidas se o povo foi sensato!

domingo, fevereiro 20, 2005

DISTRIBUIÇÃO DO MAL PELAS ALDEIAS (1)

Apesar de abstencionista nestas eleições, não deixo de acompanhar o dia com alguma curiosidade/espectativa. Assim para tornar o 'logo à noite' mais interessante, resolvi aceitar o desafio proposto pelo meu amigo RG para um pequeno exercício de futurologia, ou seja, fazer previsões sobre a distribuição dos ‘tachos’, desculpem, dos cargos de deputados por cores politicas. Não me importando de correr o grave risco (assumido) de aqui escrever asneira grossa ou de, quem sabe, lançar as bases de um blogue de futurologia, deixo aqui os meus palpites, a que junto de outros amigos meus, para que a 'coisa' se torne mais competitiva, logo mais interessante:

do suspeito Verbal: PS 113, PSD 85, PP 17, CDU 11, BE 4

do desalinhado Tyler: PS 117, PSD 81, PP 13, CDU 12, BE 7

do estudioso RG: PS 112, PSD 87, PP 14, CDU 11, BE 6

O vencedor preenche o próximo boletim do Euromilhões!
NÃO, OBRIGADO!

sábado, fevereiro 19, 2005

OUTROS COLOS

...e o FC Porto continua a ser levado ao colo!

Agora interpretem isto como quiserem!!!

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

RAZÃO PARA UM NÃO VOTO EM BRANCO

Uma das alternativas para o exercício do dever de cidadania no próximo dia 20 é votar em branco. Chamam-lhe o voto de protesto. Eu acredito que esta designação serve apenas para ‘aliviar’ as consciências dos nossos políticos, uma vez que o voto em branco nas legislativas portuguesas corresponde a apenas 1% do total de eleitores. Ou seja, inexpressivo. O objectivo passa por valorizar o ‘protesto’ de 55.000 portugueses para desvalorizar a importância dos 3.177.500 que ‘não querem saber’. Também Saramago tentou dar mais importância do que aquela que o voto em branco realmente merece. É notório que perante as dificuldades sentidas pela grande maioria da população portuguesa, o voto em branco nas eleições legislativas, pelos seus números, nunca poderá reflectir qualquer voto de protesto. Votos de protesto com estes números, provavelmente, só em países nórdicos. Eu suspeito que o ‘nosso’ voto em branco representa somente os eleitores, provavelmente de idade mais avançada, que na cabine de voto verificam que se esqueceram da cábula em casa. Assim, conscientemente e sem qualquer dúvida, e atendendo que ainda estou nos ‘trinta’, não voto em branco, aliás o meu voto de protesto é simplesmente não o exercer.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

SOBRE ONTEM À NOITE

Finalmente um debate esclarecedor. Percebeu-se a indefinição de Sócrates, percebeu-se a demagogia de Louçã, não se percebeu o Jerónimo, percebeu-se o luto de Santana, percebeu-se o voto útil no Portas.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

EM LIBERDADE, FINALMENTE!

Não sendo crente nem católico, causa-me alguma impressão todo este histerismo em redor do falecimento da irmã Lúcia. Não tendo a visão turvada pelos acontecimentos, consigo ver que a referida senhora conseguiu finalmente alcançar a sua liberdade, depois de passar uma vida inteira enclausurada, de forma a proteger os sagrados interesses económicos da Igreja Católica na criação do mito de Fátima.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

RAZÃO PARA UM NÃO VOTO



Foi lançada recentemente uma campanha para combater a abstenção. Parece-me então a altura ideal para falar sobre a razão que me leva a abster de votar nas próximas eleições legislativas. Pode parecer um paradoxo, mas abstenho-me porque é a única forma de votar consciente nas próximas eleições. Perante a campanha eleitoral que temos assistido e as soluções que são dadas a escolher, pergunto se em Portugal, existe algum eleitor suficientemente esclarecido, que possa depositar o seu voto em consciência no próximo dia 20?

Falando dos principais partidos. Sobre o PSD, sabemos que é liderado por uma pessoa que manifestamente se mostra incompetente para o cargo de Primeiro-ministro. Não é preciso dizer mais nada; sobre o PS, o seu líder aparece apoiado em figuras do ‘guterrismo’, que nos traz de imediato à memória um período negro da governação em Portugal. Ou seja, se na primeira hipótese, não quero que ele volte, na segunda, não quero que eles voltem. E agora? Eu ainda tenho outro problema, é qualquer que seja o sentido do meu voto, sinto que não contribuo para qualquer mudança. O que por si só já é desculpa suficiente para ficar em casa.

Claro que ainda existem os chamados partidos pequenos. Mas tem contra si o problema que os adjectiva: ‘pequenos’. A aplicação dos seus programas encontra-se condicionada pelos partidos grandes. E lá voltamos ao início. Faltam verdadeiras alternativas na nossa democracia.

Assim, agrada-me a ideia de engrossar os números daqueles ‘inconscientes que não querem saber’, daqueles que são ‘indiferentes’, daqueles que estão ‘desiludidos’, daqueles que ‘não concordam’, daqueles que ‘não se consideram representados’ mas também daqueles ‘conscientes que querem saber’ e por isso não votam. Porque há que saber ler os números da abstenção, porque nestas eleições vota-se em caras, em partidos, não em verdadeiras soluções para o país.

Não votar não é só uma escolha, mas também uma questão de consciência, nossa e deles! Por isso, dia 20 de Fevereiro, não voto!!

terça-feira, fevereiro 08, 2005

O AVIADOR



Comecei-me a preparar para os Óscares. Fui ver o favorito ‘The Aviator’ de Martin Scorsese. O filme só trata de Howard Hughes (magnata americano, visionário da aviação e realizador de cinema), parece que com pouco rigor histórico. Li algures que a loucura do personagem principal foi 'antecipada' em alguns anos relativamente à vida real de forma a ‘abrir’ as portas aos Óscares. O Aviador é um bom filme, apesar de sentir que lhe falta uma ’ponta’ de grandiosidade para ser um vencedor. O facto de estar pouco familiarizado com a vida do personagem, torna algo confuso quando tento distinguir entre o Homem e o seu sonho de o Homem e a sua obsessão. Quanto aos actores, destaco a excelente Cate Blanchett na interpretação de Katharine Hepburn. Resumindo, é um filme grande mas não é um grande filme. Percebe-se a diferença? Considero mesmo que as 11 nomeações para os Óscares foram um presente envenenado. Ou seja, na grande noite, tenho sérias dúvidas se este ‘Aviador’ vai levantar voo! Classifico-o com a nota de 7 em 10!

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

SOBRE O FRENTE-A-FRENTE DE ONTEM

Faltou debate ao frente-a-frente! Ainda estou a tentar perceber se assisti a ‘debitar’ de promessas, objectivos ou compromissos. Falou-se muito mas concretizou-se pouco. Quanto a vencedores? Sem dúvida que ganhou o meu espírito e o meu corpo, porque embalado pelos monólogos, adormeci a ouvir os comentadores de serviço. Quanto aos candidatos, para debates destes, voltem sempre, a abstenção agradece!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

ESPECTATIVAS PARA HOJE

Está agendado para hoje um frente-a-frente entre um Primeiro-ministro desesperado porque sabe que perdeu as eleições e um candidato a Primeiro-ministro consolado porque sabe que já as ganhou. Perante tal cenário, não creio que surja fumo branco quanto aos temas fundamentais que realmente interessam aos portugueses, mas sim muita música para embalar. Estou a pensar ver o debate, não porque precise de dormir, mas porque tenho expectativas se para acabar em grande esta pré-campanha não é hoje o dia que alguém vai dizer “pichota”!

SOLTAS

“Aquilo que eu gosto mesmo é de ser Presidente de Câmara!”
Isaltino Morais

“Aquilo que eu gosto mesmo é de Políticos Honestos!”
Verbal

PARA ACOMPANHAR A PARTIR DE MARÇO NUMA PISTA PERTO DE SI



terça-feira, fevereiro 01, 2005

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (7)

Quando esperava um “choque de qualidade” no plantel benfiquista para tomar de assalto o primeiro lugar na segunda volta do campeonato, sou surpreendido com mais um “choque de mediocridade”. A dupla Vieira-Veiga continua em ‘grande’!

Agora contrataram mais um ilustre desconhecido avançado (para quê?) que dá pelo nome de Andrija Delibasic (perdão?) que apresenta no seu currículo o facto de só ter apontado 3 golos em 12 jogos (quantos?) e ter sido dispensado pelo Maiorca (penúltimo classificado do campeonato espanhol!!!!).

Como se não bastasse o facto de me deixarem em estado de choque com o defraudar das expectativas na contratação de um n.º 10 (Jorginho do V. Setúbal), um ala (Wender do Sp. Braga) e um defesa esquerdo (Nelson do Boavista), oiço ainda o Filipe Vieira na apresentação do novo jogador “a destacar 'o rigor' da SAD do Benfica 'na escolha do novo jogador', sublinhando que esta vai ser sempre a forma de actuar no futuro.”

Não se pode processá-lo?

segunda-feira, janeiro 31, 2005

RECIPROCIDADE

Primeiro, tenho uma paixão pelo cinema. Segundo, não tenho qualquer preconceito contra o cinema português. Apenas sou da opinião que o cinema português não presta. Como gosto de dar na medida em que recebo, simplesmente abdico de ver filmes portugueses. Tempos houve em que caí na asneira de perder o meu tempo, mas depois, farto de tão más fitas, aprendi a lição.

Assim, os números revelados hoje pelo Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM), onde se refere que durante o ano de 2004, o cinema português ainda atraiu cerca 193.197 espectadores às salas de cinema, surpreenderam-me. Pergunta: tantos espectadores? Críticos, borlistas, por convite ou obviamente enganados, só pode, digo eu.

Até porque pensava que a relação dos portugueses com o ‘seu’ cinema, tivesse ficado bastante afectada com o episódio ocorrido à uns anos atrás, quando o cinema português subsidiado ofereceu aos seus espectadores uma pérola negra cinematográfica, intitulada de ‘Branca de Neve’. Quando confrontado com a indignação das pessoas que tinham pago bilhete para assistir a 75 minutos de ecrã negro, o realizador João César Monteiro (JCM) afirmou: “o público português que se foda!”. A mim, estas palavras não me incomodaram, até porque sempre preferi a versão americana, da Disney.

Mas ironicamente, perante os números agora divulgados, não posso deixar de pensar, como afinal JCM estava cheio de razão: o cinema português não merece o público português. E como o sentimento é recíproco, acrescento eu, o público português também não merece o cinema português!

sexta-feira, janeiro 28, 2005

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (6)

Leio no DN de hoje, que Filipe Vieira está desiludido com José Veiga. Apenas desiludido? Olhe, nós adeptos estamos fartos e enjoados!!! Bastava ver o comboio de equívocos desse senhor que dão pelo nome de Trapattoni/Álvaro Magalhães/Paulo Almeida/Everson/Karradas/Dos Santos e mais meia-dúzia de jogadores do Alverca para se perceber que ainda não se fez luz na Luz! Presidente, arrepie caminho enquanto é tempo. Até porque cego é aquele que não quer ver!

quinta-feira, janeiro 27, 2005

QUAL COERÊNCIA?

Depois de ajudar a fundar o CDS, de ter apoiado o PSD, Freitas do Amaral pede agora maioria absoluta para o PS. Das três uma: ou está senil e precisa urgentemente de ajuda médica, ou é um vira-casaca à procura de um 'tacho' cor-de-rosa ou então coitado, andou toda a vida enganado. Seja como for, confirma-se mais uma vez, que na política portuguesa, nada é o que parece!

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (5)

Show de bola! Muita emoção, muitos golos e o habitual sofrimento (pobre coração benfiquista!) mas tudo está bem quando acaba bem. Que excelente vitória esta! Que inspire o Glorioso para voos ainda mais altos! Ah é verdade, afinal os leões também voam.....voam é baixinho!!!!

quarta-feira, janeiro 26, 2005

AS RAZÕES DE UM ABSTENCIONISTA

Correia de Campos, coordenador do PS para a Administração Pública, e Miguel Frasquilho, do PSD, não excluem a hipótese de futuros congelamentos salariais na Administração Pública”.

Mais uma vez, a Função Pública que pague a crise. Primeiro pediram um esforço para ajudar a ‘tapar o buraco’ das contas do Estado Português e fazer ‘boa figura’ em Bruxelas. E assim se passaram dois anos. Depois, sem que se perceba para onde foi o que se poupou, o buraco continua! Novo esforço com o meu voto? Depois dizem que o burro velho é que não aprende!

terça-feira, janeiro 25, 2005

SERÁ?!...

Paulo Portas não pode falar sobre o aborto porque “não sabe o que é gerar uma vida”;
Francisco Louçã pode falar sobre evasão fiscal porque...

DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (4)

Depois de ter visto hoje um resumo das agressões...desculpem, das imagens do jogo Leiria-Porto, cheguei à conclusão que os inspectores da PJ envolvidos na 'Operação Apito Dourado' ainda têm muito trabalho pela frente!

segunda-feira, janeiro 24, 2005

ELEIÇÕES EM PORTUGAL

No outro dia escrevi sobre o que achava das eleições legislativas em Portugal. Ontem à noite, em Lisboa, alguém foi mais longe e colou bolas vermelhas nos narizes das fotografias dos candidatos dos principais partidos. Hoje não pude deixar de esboçar um sorriso ao ver os ‘novos’ cartazes. Excelente! Haja alguém que também pensa como eu!



DIÁRIO DE UM BENFIQUISTA (3)

Uma derrota em casa por 2-0 com uma equipa que ocupa um dos últimos lugares da tabela e como se não bastasse que apresentava a pior defesa do campeonato é de bradar aos céus. Inqualificável. Não percebo como é que se paga 150 mil euros/mês a um gajo que não vê o que 15.000 treinadores de bancada vêem: mais vale um Mantorras ao pé-coxinho do que um Karradas com os pés assentes na terra; mais um Roger em baixo de forma do que um Paulo Almeida a 100%. A minha vontade não é de mostrar um lenço branco mas sim de atirar com um par de óculos bem graduados!