quinta-feira, maio 26, 2005

PORTO EM IMAGENS SOLTAS (4)

Image hosted by Photobucket.com
Relógio na Rua de Santa Catarina, Maio/2005

Image hosted by Photobucket.com
Câmara Municipal do Porto, Maio/2005

segunda-feira, maio 23, 2005

ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOGUE (act.)

Embriagado de muita alegria, de muita emoção, de muito orgulho e com muito, muito sono!

CAMPEÕES!!! CAMPEÕES!!! NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

NINGUEM PÁRA O BENFICA, NINGUEM PÁRA O BENFICA, NINGUEM PÁRA O BENFICA...

domingo, maio 22, 2005

ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOGUE

Image hosted by Photobucket.com

sábado, maio 21, 2005

O ALEX DE OLIVER STONE

Aluguei no clube de vídeo o filme “Alexandre” de Oliver Stone. Em má hora o fiz. Em vez da biografia de um dos maiores estratega e chefe militar de sempre, que aos 26 anos de idade conquistou um dos maiores impérios da História, com o sonho de unir a cultura ocidental e oriental, acabo por assistir a um desfiar de imagens de uma narrativa mal estruturada, com importantes falhas, onde o realizador considerou que o essencial seria realçar até à exaustão a (suposta) homossexualidade de Alexandre. Como acredito que a comunidade gay tenha vibrado com um Collin Farrell ‘oxigenado’ a deliciar-se com coxas masculinas. As próprias cenas das batalhas são confusas e dispersas, ou seja, mal filmadas, com destaque especial para a batalha de Gaugamela. Para merdas destas, acabaram-se os filmes de Oliver Stone. Prefiro guardar na memória bons filmes como “Os Bravos do Pelotão”, “Nascido a 4 de Julho” ou “JFK”.

sexta-feira, maio 20, 2005

STAR WARS – A VINGANÇA DOS SITH

Image hosted by Photobucket.com

Avassalador! É a melhor palavra que encontro para descrever o episódio “III” da “Guerra da Estrelas”. É sem sombra de dúvidas o melhor filme de toda a saga. Irrepreensível: o desenvolvimento da história, a ‘passagem’ de Anakin para o lado negro da Força, as sequências das batalhas, os duelos de sabre de luz, a perfeita ligação entre o episódio “II” e o episódio “IV”. Tudo fantástico. Um início de filme alucinante, um desenrolar da história brutal e um final poderoso. Podemos ficar todos descansados. A saga está finalmente completa. George Lucas cumpriu na perfeição! Classificação: 10/10.

quinta-feira, maio 19, 2005

TERÁ SIDO IMPRESSÃO MINHA...

...ou as mesmas vozes que, há uma semana atrás, gritavam alto que iam vencer tudo: Benfica, Campeonato Nacional, CSKA, Taça UEFA, choravam hoje lá para os lados de Alvalade? Fiquei com a dúvida: os arrogantes choram?

quarta-feira, maio 18, 2005

QUE VENÇA O MELHOR...

Hoje vou ao futebol. Não como simpatizante do Sporting ou do CSKA mas sim como adepto de futebol. Muitas vezes faço isto. Vou ver jogos onde não intervêm o meu clube. Vou pelo futebol. Hoje é um desses dias. Quero ver um bom jogo e se possível bastantes golos. Quanto ao resultado e vencedor, é-me indiferente. Como diz o dito popular, que vença o melhor...

terça-feira, maio 17, 2005

AS FORÇAS

Terça-Feira. Pressinto que esta semana passe a correr. Acontece sempre assim, nas vésperas de grandes acontecimentos. Desta vez, um cinematográfico e outro desportivo.

Quinta-feira. Obviamente, Star Wars – Episódio III. Também faço parte desta ‘grande familia’. Já escolhi o cinema: Alvaláxia. A sessão exibida em formato digital. Até lá preparo-me. Em dvd, revi o “I” e preparo-me para rever o “II”. Os antecessores são os dois filmes mais fracos de toda a saga. Espero que o “III” salve a primeira trilogia. Que a Força esteja contigo George Lucas.

Domingo. A semana termina com o ‘jogo da década’. Não haverá noventa minutos mais importantes do que aqueles que se jogarem no Estádio do Bessa. Um jogo em que o Benfica não jogará apenas contra o Boavista. Jogará também contra um sistema que nos impede de chegar ao título à onze anos, contra uma corrupção que tem no processo ‘apito dourado’ as suas várias faces, contra um anti-benfiquismo primário que tem na sua figura de proa o presidente do FC Porto. Resumindo, os noventa minutos mais longos da minha vida. Cada segundo conta. Ainda não festejei nada. Reúno Forças para Domingo.

domingo, maio 15, 2005

POST PUBLICITÁRIO
(recebido por e-mail)

- Preciso de abater 2000 sobreiros...

- Já falaste com o teu banco?

- Não, falei com o teu!
ESTA É A MINHA GENTE!...

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

sábado, maio 14, 2005

POR AGORA É TUDO QUANTO SE ME OFERECE DIZER

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes

sexta-feira, maio 13, 2005



Ainda é 13 de Maio? Então vou a tempo. É só para dizer que estou com fé que o Benfica amanha vai vencer o Sporting e sagrar-se Campeão Nacional!
LINHAS

Começo a descobrir coisas que gosto na cidade do Porto. Para já, gosto das linhas modernas da Casa da Música e gosto da linha do Metro.
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (3)

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Maio/2005

Image hosted by Photobucket.com
Painel de azulejos, Maio/2005

domingo, maio 08, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 26

Image hosted by Photobucket.com

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.

Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.

(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.

Saudações Bedéfilas

sábado, maio 07, 2005

R.I.P RIPA NA RAPAQUECA

Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.

'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'

quinta-feira, maio 05, 2005

A PENSAR NA FINAL

Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
EM CONTAGEM DECRESCENTE

Acabo de ver espalhado por Lisboa, o cartaz de promoção da Guerra das Estrelas III – A Vingança dos Sith. A figura de Darth Vader rodeado de um mar de chamas está fantástica. Quem me dera que dia 19 fosse já amanha!

quarta-feira, maio 04, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 25

Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.

Saudações Bedéfilas
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (2)

Image hosted by Photobucket.com
Estádio do Bessa, Abril/2005

terça-feira, maio 03, 2005

ACTUALIZAÇÕES

Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:

Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia

Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter

Destaque:
- Neil Gaiman Journal

domingo, maio 01, 2005

NICOLE AGAIN

Image hosted by Photobucket.com

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.
NOVO CICLO DE VITÓRIAS

Muito naturalmente, esteja onde estiver, José Mourinho soma e segue. Mais um ano, mais um título. Desta vez, “apenas” o campeonato inglês a três jornadas do fim. Bem podem dizer que o homem é vaidoso, arrogante ou convencido, mas .... who cares?
O PORTO EM IMAGENS SOLTAS (1)

Image hosted by Photobucket.com
Estação de Metro - Estádio do Dragão, Abril/2005

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Abril/2005

segunda-feira, abril 25, 2005

DER UNTERGANG

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

domingo, abril 24, 2005

BLOCKBUSTERS

Não sei se alguém está consciente do que para ai vem. É que já estamos em contagem decrescente. Preparem-se! Aviso desde já que as hostilidades começam já no próximo dia 19 de Maio com A Guerra das Estrelas – A Vingança dos Sith. Finalmente a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Mal refeitos e logo a 9 de Junho, chega-nos provavelmente a mais fiel adaptação de sempre de uma BD ao cinema, com Sin City – A Cidade do Pecado. Sem tempo para respirar, e logo a 23 de Junho, pelas mãos de Christopher Nolan, surge o filme Batman – O Inicio, numa revitalização de um dos melhores personagens de BD que existe. Como se não bastasse, a 14 de Julho, estreiam em cinema, o quarteto mais famoso da Marvel, falo obviamente do Quarteto Fantástico.

Pelo meio disto tudo, parece que ainda estreiam alguns filmes menores como por exemplo Mr. and Mrs. Smith, com Angelina Jolie e Brad Pitt; A Guerra dos Mundos de Steven Spielberg com Tom Cruise ou ainda Charlie e a Fábrica dos Chocolates de Tim Burton com o habitual Johnny Deep. Agora digam lá se dois mil e cinco não é o melhor ano dos últimos anos?
O TRABALHO É UM LUGAR ESTRANHO

Por motivos profissionais, as minhas próximas semanas vão ser passadas na cidade do Porto. Não é das minhas cidades preferidas. penso sempre o Porto como uma cidade estranha. Fria e de cor cinzenta. Não sei se devido à pedra das calçadas ou ao céu sempre encoberto. Teria preferido outro lugar, mas o trabalho oblige. Tento suavizar a minha estadia, assentando arraiais na zona da Boavista. Tenho de um lado os cinemas do Shopping Cidade do Porto aderentes do King Kard onde espero ‘perder’ duas horas por noite e do outro lado o health club do Holmes Place onde quero ‘perder’ uns quilos de gordura. Em frente, fica a loja Mundo Fantasma, onde certamente vou ‘perder’ a cabeça! Estou certo que assim os dias serão mais curtos. Mas se estes são os meus planos para as próximas semanas, no imediato, a minha primeira semana já ficou marcada pelos seis euros que ‘perdi’ ao comprar um guarda-chuva numa loja de indianos. É que na estranha e cinzenta cidade do Porto, a chuva cai bem todos os dias!

domingo, abril 17, 2005

GOSTAVA MUITO DE SABER...

O que é que está a ‘desincentivar’ os jogadores do Benfica?

sábado, abril 16, 2005

I LOVE THIS GAME

Desde que participo numa liga paralela à Liga Record, formada por um grupo de amigos que se conheceu num fórum da Internet, que a minha paixão pelo futebol é sentida de forma diferente. Assim, como já não bastava torcer pelo Chelsea e sofrer pelo Benfica como ainda dou por mim a desejar que o Setúbal ganhe ao Porto com dois golos de Jorginho; que o Moreirense ganhe 3-2 ao Sporting, desde que os golos sportinguistas sejam apontados por Rochemback e Liedson; que o Braga goleie o Belenenses com um hat-trick de João Tomás e que o Wendell (Nacional) vingue a derrota do Glorioso no último fim-de-semana. Eu sei, é uma estranha forma de viver o futebol!

quinta-feira, abril 14, 2005

ÚTIL & AGRADÁVEL

Hoje, a título verdadeiramente excepcional, vou torcer pelos ‘lagartos’ no confronto com o Newcastle. Mas existem razões de peso para este facto inédito. Em primeiro lugar, o facto do actual treinador dos ingleses ser Graham Souness. Essa grande besta que já passou pelo banco do Benfica. Sem qualquer ressentimento, apenas desejo-lhe que o jogo lhe corra muito mal. Em segundo, porque agrada-me a ideia do Sporting ser ‘obrigado’ a jogar às Quintas e aos Domingos durante o mês de Maio, quando entramos na fase decisiva da Superliga. 'Frescos' à Quinta e cansados ao Domingo. Percebem a ideia?
HABEMUS MÚSICA!

Abre hoje, finalmente, a Casa da Música. Fazendo justiça à obra portuguesa, chega com quatro anos de atraso e com um custo seis vezes superior ao previsto. Nada que os contribuintes portugueses não estejam habituados. E naturalmente os primeiros elogios ou as primeiras críticas dividem-se entre aqueles que receberam convites para a festa de inauguração e os que não receberam!
ACREDITEM SE QUISEREM...

Image hosted by Photobucket.com

Hoje em conversa com um amigo, fiquei a conhecer a figura de São Malaquias. Um santo católico, que teve visões proféticas sobre os todos os Papas que existirão até ao fim da Igreja católica. Uma pesquisa aqui e aqui revelou que as profecias encontram-se sintetizadas sob a forma de curtas frases em latim, que fazem referência directas ou indirectas a um total de 112 papas. A contagem teve início no ano de 1143 com Papa Celestino II e acabará com o Papa Pedro II, considerado como o Anticristo e o último pontífice a ocupar o cargo. Como João Paulo II “DE LABORIS SOLIS” foi considerado o n.º 110 desta lista, apenas mais dois se seguirão antes do fim. O próximo Papa encontra-se associado à frase “GLORIA OLIVAE”, ou traduzindo, Glória de Oliveira. Fortes candidatos? O arcebispo de Paris, Jean-Marie Lustiger que apresenta raízes judaicas, dado que uma interpretação possível para a profecia poderá ser a união das religiões judaica e cristã e o ‘nosso’ José Policarpo, porque estudou no Seminário dos.... Olivais!

A confirmar-se um destes nomes e o fim do Mundo está próximo:
Roma nefans destruitor et judex tremendus judicabit triumphans omnes populos

quinta-feira, abril 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 24

Só para lembrar que 2005 é o Ano do Morcego

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Saudações Bedéfilas

quarta-feira, abril 06, 2005

AMIGA ELSA

No outro dia comentava aqui o início de mais uma edição de telelixo na televisão e sem saber escrevi ‘palavras mágicas’ no blogue. Resultado: de um dia para o outro, o número de curiosos que espreita este sítio disparou. Averiguadas as causas deste anormal trânsito cibernético, descobri que palavras mágicas como ‘abracadabra’ ou ‘supercalifragilisticexpialidocious’ passaram à história. As “key-words” de momento são 'Elsa Raposo nua'. Diz a estatística que três em cada dez visitantes diários procuram aqui a amiga Elsa. Mas a verdade é que ‘Elsa Raposo nua’ infelizmente não tenho! Tenho pena! Fica como sugestão para os editores das revistas GQ ou Maxmen. Até lá e como também não quero tratar mal as minhas visitas, em forma de compensação deixo aqui a amiga Gisele:

Image hosted by Photobucket.com

domingo, abril 03, 2005

PARECE QUE NÃO HÁ MAIS NOTICIAS PARA DAR

O locutor de serviço da SIC Noticias informa que tanto a soma dos números da data (02.04.2005) com a soma dos números da hora italiana (21:37) da morte do Papa, somam 13. Pergunto eu: e depois?

sexta-feira, abril 01, 2005

1 d’ABRIL (2)

Hoje no jornal d’O BENFICA anuncia-se a mudança do jogo da final da Taça UEFA para o estádio da Luz, considerado pela UEFA um recinto modelo e vanguardista. Diz a noticia que o que está em causa no estádio de Alvalade é “...uma arquitectónica desajustada à modernidade, a claustrofobia da cobertura muito próxima das bancadas, a má visibilidade de alguns lugares próximos dos ecrãs electrónicos instalados em plena bancada, um relvado demasiado artificial devido às fibras sintéticas utilizadas...”. A brincar, a brincar....
1 d'ABRIL

Acabo de ouvir na TSF, Gilberto Madaíl a falar sobre ao possível regresso de Figo à Selecção Nacional, de preferência já frente à Eslováquia. Não fosse hoje o tradicional dia das mentiras e eu suspeitaria logo de mais uma ‘tirada’ infeliz do Presidente da FPF! O regresso de Luís Figo!!! Depois da sua atitude com o ‘episódio da Santa’ aquando do jogo Portugal – Inglaterra no EURO’2004, alguém o deseja? Portugal vai em primeiro no seu grupo de qualificação, Figo faz falta? Deixou a Selecção para salvaguardar interesses pessoais. Como nada ganhou ao serviço do Real Madrid, quer salvar a época com uma ‘boleia’ para o Mundial. Que vá mas é deixar os ossos onde deixou ficar a carne!

sábado, março 26, 2005

NOTAS BEDEFILAS 23

Image hosted by Photobucket.com

O regresso da Pantera. Descobri aqui numas arrumações, uma incrível colecção em Banda Desenhada (em bom estado de conservação, felizmente!) de 22 números (faltam-me os n.º 20 e 21, infelizmente!) das aventuras da Pantera Cor de Rosa. As revistas, que apresentam um preço de capa de 20$00, foram editadas semanalmente pela LIBER – Editorial de Publicidade Portugal Brasil, entre 12 de Dezembro de 1979 e 27 de Junho de 1980. Não tenho é memória ou conhecimento se houve mais edições em língua portuguesa. Aqui ficam as capas dos três primeiros números, em fotografia digital:

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

A história da Pantera Cor de Rosa é curiosa. Foi criada inicialmente por Isadore "Friz" Freleng e David DePatie para o genérico do filme ‘The Pink Panther’ realizado em 1963 por Blake Edwards. Acompanhada pela música de Henry Mancini, o desenho animado de três minutos e meio tornou-se mais popular que o próprio filme. Perante tal sucesso, Freleng e DePatie foram contratados pela United Artist (produtora do filme) para criar uma série de animação protagonizada pela nova estrela. A primeira animação Pink Phink, que saiu em 1964, ganhou um Óscar da Academia e um outro filme The Pink Blueprint foi nomeado em 1966.

A primeira publicação das aventuras da Pantera Cor de Rosa em formato de revista (comic book) foi feita, sob licença, pela editora americana Gold Key, que durante 1971 e 1984 publicou 87 números, sendo que a maior parte deles foram desenhados por Warren Tufts, um ilustrador americano.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

As aventuras simples e humoradas da Pantera e do Inspector fazem parte integrante das minhas memórias de infância. Foi sem surpresa, que ao folhear algumas das revistas, apesar de todos estes anos, ainda me lembrava de algumas das histórias. Uma agradável (re)descoberta.

Fonte consultada.
NICOLE

Image hosted by Photobucket.com
BIRTH – O Mistério
Aproveitei a estreia de “Birth” para ir (re)ver essa criatura divinal que dá pelo nome de Nicole Kidman. A sua aparição em qualquer filme é para mim motivo mais que suficiente para valer uma ida ao cinema. Desta vez, interpreta Anna, uma viúva que acredita na reincarnação do falecido marido num miúdo de dez anos. Um filme com uma história promissora mas que se fica por final aquém das expectativas, talvez mesmo um final banal. Excelente a interpretação de Nicole (destaco a sequência no teatro). Por ela: 7/9

sexta-feira, março 25, 2005

VIDA E MORTE

O Mané é um amigo meu. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, encontra-se, desde de há quatro anos, ‘preso’ a uma cama, vítima de uma doença estúpida e cobarde, chamada de esclerose múltipla. O Mané é neste momento uma cabeça válida num corpo inválido. Nas conversas que temos tido, disse-me por várias vezes que sofre e deseja morrer. Que a vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. Olho para o seu estado, sem qualquer esperança de recuperação e concordo em absoluto com ele. Em silêncio. Nunca lhe transmiti este meu pensamento. Mas porque sou egoísta e os meus amigos fazem-me falta.

À distância, acompanho a situação de Terri Schiavo, nos Estados Unidos. Encontra-se à 15 anos num estado vegetativo ligada a uma máquina de respiração artificial. Não tem consciência e não comunica. Se comunicasse, acredito que também preferisse morrer. A vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. A pedido do marido, um tribunal americano ordenou que lhe desligassem os tubos de suporte à vida. Terri deverá morrer na próxima semana. Em Portugal, o Mané vai esperar que a morte um dia se lembre dele; nos Estados Unidos, a Terri 'caminha' para a sua liberdade. Felizmente!

quarta-feira, março 23, 2005

TELEVISÃO

A luta pelas audiências televisivas a lixo obriga. A TVI avançou para mais uma Quinta. Desta vez, com a participação de alguns ‘pintas’, uns ‘necessitados’, várias ‘plásticas’ e bastantes ‘silicones’. Nada a opor. Se o povo gosta de pão, porquê dar brioches?
Para mim nada muda. Vou continuar a distribuir o meu tempo pelas habituais aldeias: SIC Noticias, 24 (canal :2), Gato Fedorento e Seinfeld (Radical), CSI (AXN), O Aprendiz (People+Arts). Abro uma excepção para a TVI se a Elsa Raposo gostar de montar a cavalo toda nua. Se tal acontecer, avisem!

terça-feira, março 22, 2005

A CONJUNTURA!

A conjuntura mostra que o Benfica mesmo sem jogar ganha. A conjuntura revela que se o Benfica joga mal, leões e dragões não jogam nada. A conjuntura dita que o Benfica seja líder isoladíssimo da Superliga. Pois bem, a conjuntura actual é esta .... habituem-se!

Image hosted by Photobucket.com
NÃO COMPREENDO

Admiro a eficiência da PJ que em 24 horas capturou o indivíduo que matou ontem dois agentes da PSP na Amadora. Só não compreendo como é que o apanham vivo?

quinta-feira, março 17, 2005

CONTINUO A AMORTIZAR O MEU KINGKARD

Image hosted by Photobucket.com CONSTANTINE
Desconhecia a existência da banda desenhada “Hellblazer” da DC Comics que serviu de base a esta adaptação ao cinema. A publicidade convenceu-me. Anjos e Demónios. Pessoalmente achei o argumento fraco e os próprios efeitos não foram nada especiais. A criação das personagens também ficou aquém das expectativas, principalmente Lúcifer. Também vejo ainda Keanu Reeves (John Constantine) com muitos tiques de Neo (Matrix). Acredito que a história resulte melhor em banda desenhada. Resultado: fraco. 5/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com SAW – Enigma Mortal
Tenho pena que uma ideia tão interessante tenha sido desperdiçada. Se o objectivo era criar um thriller psicológico, o resultado é pouco convincente. O amontoado de imagens fortes e o twist final não são suficientes. Quando o marketing do filme ‘reclama’ que este é o melhor thriller psicológico desde «Se7en», agora não tenho dúvidas que estou perante publicidade enganosa. Como se fosse possível estabelecer qualquer comparação. Como se não bastasse, ainda levamos com Danny Glover e a sua patética personagem, que em nada contribui para a credibilização do filme, antes pelo contrário. Definitivamente perdi duas horas numa sala de cinema. 4/9 (10 é para obras-primas).


Image hosted by Photobucket.com
O SEGREDO DOS PUNHAIS VOADORES
A boa imagem deixada por filmes como ‘O Tigre e o Dragão’ e ‘Heroi’ levaram-me a ver "The House of Flying Daggers". A história tem por base um triângulo amoroso, onde se confronta o amor com a lealdade. Como já vem sendo tradição nestes filmes chineses, sobressai desde logo a estética e a fotografia. Depois junta-se as excelentes coreografias, nomeadamente nas cenas que envolvem lutas, donde destaco a magnifica luta/perseguição num campo de canas de bambu. Passe o resultado final não se encontrar no mesmo nível dos atrás referidos, este filme pelos seus atributos técnicos merece contudo uma ida ao cinema. 7/9 (10 é para obras-primas).

terça-feira, março 15, 2005

HAJA DECORO!

É mais um escândalo a afectar o futebol português. O acordo tácito mais que evidente existente entre o Sporting e o FC Porto para perderem o maior número de pontos possiveis e desta forma nivelarem o campeonato ‘por baixo’ com o intuito de tirar todo o brilho a uma eventual conquista do título de campeão por parte do Benfica.
Meus senhores, tenham vergonha e façam o favor de jogar à bola! (risos, muitos risos)

domingo, março 13, 2005

NOTAS BEDEFILAS 22

Image hosted by Photobucket.com

Acabei de ficar com a curiosidade aguçada para a estreia de SIN CITY no cinema. O motivo? A leitura de Mulher Fatal de Frank Miller, o 2º volume da série que dá o nome ao filme, publicado em Portugal pela Devir. Já conhecia Frank Miller como argumentista e desenhador pelo seu trabalho na personagem Batman nos álbuns “Batman: ano um” e “O Regresso do Cavaleiro das Trevas”, mas o resultado em Mulher Fatal é devastador. As personagens, o argumento e sobretudo um desenho a preto e branco, que joga eficazmente com luzes e sombras, conseguem criar de forma perfeita um ambiente pesado e decadente, que nos transmite toda a luxúria e violência, que habitam a cidade do pecado. Depois desta excelente experiência, tenciono repetir a dose, desta vez com A Cidade do Pecado o 1º volume da série, também já editado em Portugal.

O filme SIN CITY (site oficial) com estreia marcada para o dia 1 de Abril (nos EUA) promete ser um dos acontecimentos cinematográficos do ano, muito devido aos nomes sonantes envolvidos na sua produção. Comecemos pelos realizadores, sim três realizadores: Robert Rodriguez, Frank Miller (o próprio autor) e como Special Guest Director Quentin Tarantino. Se dúvidas houvessem sobre a qualidade da adaptação da BD ao cinema, este trio esclarece-nos. Depois ainda temos no elenco uma constelação de estrelas que vai Bruce Willis a Clive Owen, passando por Benicio del Toro, Jessica Alba, Michael Madsen, Elijah Wood, Mickey Rourke, Brittany Murphy, entre outros.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Mais painéis comparativos com a arte de Frank Miller versus arte de Robert Rodriguez podem ser vistos aqui.
SÓ EU SEI PORQUE NÃO ENTRO EM EUFORIAS

O Benfica venceu e a nove jornadas do final da Superliga é líder isolado. Razão para euforias? Não! Obviamente anseio pelo título de campeão, mas tenho presente que a presente prestação do Benfica não difere muito daquela que no ano passado nos deixou no segundo lugar a oito pontos do campeão.

Senão vejamos: na época passada na 25ª jornada, o Benfica tinha 48 pontos(-3 que na presente época), resultado de 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas (15 vitórias, 6 empates e 4 derrotas na presente época). Ou seja, o Benfica actualmente apresenta um saldo positivo de uma vitória. A participação na Liga dos Campeões também nunca chegou a ser. O que mudou para hoje sermos lideres do campeonato? Basicamente a fraca prestação dos nossos principais adversários. Tanto o FC Porto como o Sporting apresentam prestações negativas de -20 e -16 pontos, respectivamente.

Enquanto que o Porto aprende da pior maneira que o rendimento financeiro que se extrai de uma equipa de futebol não é compatível com rendimento desportivo; o Sporting paga caro a instabilidade na gestão desportiva do clube. O Benfica vai fazendo o campeonato que nos habituou nos últimos anos e que nunca chegou para o título. Mas dada as circunstancias excepcionais que se verificam, este ano somos lideres.

Eu continuo a achar que nos falta um treinador de futebol e um director desportivo, ou seja, o italiano e o ‘dragão de ouro’ para a RUA!!! Como a limpeza não chega, vou esperar pelas contas finais. Mas para ser uma época perfeitamente anormal, só faltava mesmo um amigo meu acertar no seu palpite: o Glorioso fazer a ‘dobradinha’. Perante tal cenário teria que me penitenciar: ir de joelhos até ao Estádio da Luz!

Mas até lá não vejo razões para euforias!
MOMENTOS KODAK (passe a publicidade, claro)

Quando menos se espera tornamo-nos testemunhas da História. Confesso que ontem (Sexta), depois do jogo, fiz um esforço para tentar lembrar se alguma vez tinha visto o FC Porto a ser goleado. Não guardo qualquer registo na minha memória. Assim, os 0-4 do Nacional tornaram o dia histórico. Momentos assim são para mais tarde recordar.

quinta-feira, março 10, 2005

NOTAS BEDEFILAS 21

Image hosted by Photobucket.com

Isto de pôr a literatura de banda desenhada em dia não tem sido fácil. A pilha de álbuns e revistas não para de aumentar. Com um ligeiro desfasamento entre a data de edição e a de leitura, destaco aqui nas Notas o último álbum que acabei de ler, Vincent e Van Gogh de Gradimir Smudja publicado pela Witloof.

O primeiro contacto com esta magnifica obra ocorreu na exposição de pranchas do FIBDA’2004. Ficou-me na memória as cores. A oportunidade de comprar o álbum é que se revelou uma odisseia. Por se calhar esgotado, simplesmente não o encontrava à venda. Até que no mês passado, num golpe de sorte, encontrei um exemplar na confusa secção de banda desenhada da FNAC do Fórum Almada.

O álbum que conta a história de um pintor sem talento chamado Van Gogh que um dia salva a vida de um gato dotado artisticamente chamado Vincent revela ser uma paleta de cores, onde cada página é um tributo á pintura impressionista. Uma verdadeira delicia de imagens. Em 2003, foi considerado o melhor álbum estrangeiro editado em Portugal. Lendo-o, percebe-se porquê. Pessoalmente, esta história em quadradinhos que presta homenagem a um dos meus pintores de eleição, atirou Vincent e Van Gogh directamente para a prateleira dos meus álbuns preferidos.
NOVA ORDEM

Eu, confesso admirador de Mourinho, sinto-me satisfeito, por um português após ter posto em ingleses em ordem, tenha agora mandado os espanhóis para casa!

terça-feira, março 08, 2005

FALA A VOZ DO DONO

Acabo de receber (e ler) a última edição do jornal O Benfica. Não merecia isto qualquer comentário, não fosse o facto do novo director do jornal, o televisivo Fernando “o cómico” Seara escrever no seu primeiro editorial que os princípios estratégicos, definidos pelo Presidente do Clube, “que orientam desportiva e economicamente o Benfica o situam num patamar de referência, e de actualidade, em termos europeus”. Das duas uma, ou o Fernando Seara é realmente cómico ou temos aqui um novo Luís Delgado em potência!