sábado, outubro 01, 2005

MODELOS DE QUALIDADE

O meu forte aplauso para a recente decisão da Administração da SIC em substituir o seu director de programas. Só peca por tardia. Há já algum tempo que o meu contacto com este canal televisivo se resumia a uns breves segundos no prime-time, por força do zapping e por motivos de saúde. É que uma programação (globo)almente sul-americana salpicada de programas gays punha gravemente em risco a minha saúde mental. Como as séries de qualidade só passavam de madrugada, mas desculpem lá mas a essa hora já estou a dormir, SIC off! Agora a tarefa de ‘limpar a casa’, do novo director de programas, Francisco Penim, até se apresenta bastante fácil, afinal basta copiar os modelos de qualidade implementados na SIC Noticias, SIC Radical ou SIC Mulher. Também não se pode esquecer de colocar um aviso na porta: brasileiras e metrosexuais não entram!

quarta-feira, setembro 28, 2005

PARAFRASEANDO

Analisando a derrota de ontem do Benfica, nem considero que tal se deveu à falta de coragem de Koeman em “jogar para ganhar”, usando as palavras do Jacob do Porto. Também não considero que “o empate seria justo”, nas palavras do treinador do Benfica no final do jogo. Porque quem joga para empatar, merece o resultado que tem. A culpa também não é dos jogadores. Eles dão tudo o que tem, alguns é que não tem nada para dar. O culpado encontra-se a outro nível e tem um nome: José Veiga. Este ex-presidente de uma casa azul e dragão de ouro é o grande responsável pela falta de qualidade e de alternativas no plantel do Benfica. A sua politica falhada de contratações e a compra de gato por lebre vai fazer mossa. Por culpa dele, o Benfica não tem armas para lutar na Europa do futebol e não pode defender com dignidade o escudo de campeão que exibe na camisola. Nestas alturas, só me apetece parafrasear, com as devidas alterações, alguns jogadores do plantel do Sporting: “Ó Veiga, vai tomar no cú!!!

terça-feira, setembro 27, 2005

HOJE APETECIA-ME BIFES!!!

Hoje antes de jantar, o meu lugar é sentado frente ao televisor para sofrer com o Benfica em Old Trafford. Não duvidem que desejo que o Glorioso triunfe sempre por esses relvados fora, mas confesso “não esperar nada de bom para o jogo de hoje” (leia-se espero uma derrota). Se calhar sou um pessimista, mas desculpem, não entro em euforias com vitórias sobre leirias ou penafieis. Fui ver o jogo contra o Lille na primeira jornada desta Liga dos Campeões e, apesar da vitória, a exibição do Benfica foi constrangedora. Só não saí mais cedo porque andava de canadianas e corria o risco de ser atropelado por uma multidão em fúria. Fiquei no meu lugar e felizmente as coisas correram bem lá para o final. O golo foi mesmo a única coisa boa desse jogo. Hoje para o jantar gostava mesmo de uns bifes, mas creio que vou ficar pelo chá e bolinhos!
O POST QUE SE SEGUE...

... dedico a todos aqueles que por aqui passam e nada tem para fazer. Olha joguem!
No jogo, a ordem como os elementos são introduzidos condiciona o resultado final.
O objectivo é o obter o nível máximo de aproveitamento de cada um dos elementos (ver imagem). Parece fácil, mas não é!

sexta-feira, setembro 23, 2005

SUI GENERIS

O regresso de Fátima ‘a fugitiva’ (FF) a Portugal foi recebido com calorosa recepção prestada pela população de Felgueiras. Como recebem bem os portugueses! Apesar de FF ter andado mais de dois anos fugida no Brasil, os pressupostos para a sua prisão preventiva (perigo de fuga) deixaram de se verificar como o seu regresso a Portugal. Como funciona bem a justiça portuguesa! Apesar do regresso de FF ter sido "espontâneo" e de não estar previsto, de um dia para a noite, surgiu uma máquina de campanha eleitoral devidamente oleada pronta a arrancar. Como trabalham bem os portugueses! Os vários candidatos autárquicos que acumulam essas funções com a condição de arguidos em processos-crime, são os principais favoritos à vitória no dia das eleições. Como funciona bem a nossa democracia!

Sui generis
é talvez a característica que melhor define o nosso povo!

terça-feira, setembro 20, 2005

LISBOA

Um passeio pelas ruas e avenidas de Lisboa e revela-se uma montra de mau-gosto. Falo, obviamente dos outdoors dos candidatos políticos às autárquicas, afixados por todo o lado, que são um autêntico atentado à vista. O actual Presidente da Câmara resolveu brindar os lisboetas com a sua cara em tamanho XL. Narcisismo ou não, o mau-gosto está na mesma proporção da fotografia. O papá do Diniz Maria dá-nos com um cartaz ‘rosa ordinário’, onde as promessas para Lisboa soam tão a falso como a expressão ou o sorriso do candidato. A candidata do PP após perceber que letras verdes num fundo azul não funcionam, fez marcha-atrás e adicionou agora uns posts-it amarelos aos seus cartazes. O problema não eram as contas mas sim as cores! “E se um presidente da câmara gostasse de Lisboa?” A julgar pela fotografia da ‘cara de frete’ do advogado apoiado pelo Bloco, nem quero imaginar o que surgiria se não gostasse. A avaliar pela montra de candidatos, suspeito que continuaremos a ter uma cidade "feia" nos tempos mais próximos!

sábado, setembro 17, 2005

A LIÇÃO

Eu sei que aqui faltado ao compromisso, mas são faltas justificadas. Como se não bastasse esta ‘querida’ ruptura de ligamentos ainda resolvi arranjei uma infecçãozinha na perna. Ou seja, mais horas de espera do que aquelas que estava à espera. Assim, nas últimas semanas, entre Hospital e Centro de Saúde, tenho literalmente perdido tempo (bastante, demasiado) nos corredores da ‘saúde pública’. “Desce ao Piso 1, atravessa todo o corredor, dirige-se ao balcão das marcações e aguarda”, “faz o corredor até ao fim e vira à esquerda, segue e o serviço de ortopedia é lá ao fundo, depois chamam-no”, “sobe no elevador n.º 8 ao Piso 2, vira à direita e depois na segunda à esquerda, no final do corredor é a porta do lado direito, depois dirige-se ao guichet”, “desce ao piso 0, atravessa o corredor e aguarda que o chamem”. Resultado, são manhas ou tardes passadas na companhia de toda a espécie de doenças, enquanto aguardo pacientemente pela minha vez. Enquanto aguardo e aguardo, medito. Em todas as experiências devem-se retirar ensinamentos para o futuro. "OK já aprendi a lição". Para a semana vou fazer um seguro de saúde!

quinta-feira, setembro 08, 2005

O PRINCIPIO DO FIM

Como em qualquer meio pequeno, pequenas coisas transformam-se em grandes acontecimentos. É o que se passa em Portugal. O acontecimento nacional do dia de hoje é a demolição por implosão de duas torres na península de Tróia. Está garantida a presença do Primeiro-ministro, de três centenas de convidados, de festa popular em Grândola, de transmissões em directo na televisão (os melhores ângulos são garantidos pela SIC). Olho para a demolição com apreensão. Não sou contra o desenvolvimento, mas sou a favor de um crescimento sustentado, onde haja equilíbrio entre o betão e a natureza. Mas basta olharmos para o exemplo do Algarve, para perceber que não existe cá essa coisa do “crescimento sustentado”. Assim, ironicamente, suspeito que a demolição das duas torres de betão em Tróia marca o início da ‘era do betão’ no litoral alentejano. Fica aberto o caminho para resorts, hotéis, vivendas, condomínios, campos de golfe. Eu que odeio 'destino de massas' (leia-se Algarve) fico a assistir ao princípio do fim do meu paraíso alentejano.

terça-feira, setembro 06, 2005

SÓ PARA DIZER QUE...

...que este blogue encontra-se 'a banhos' algures numa praia do litoral alentejano!

quarta-feira, agosto 31, 2005

SIMÃO

Hoje tive quase, quase para desistir de ver jogos do Benfica. Bastava o Simão ter-se ido embora. Recusava-me a assistir ao funeral do Glorioso. Não me interessa se era um negócio de 10, 15 ou 20 milhões. Também não me interessa se foi o bom senso que imperou ou o dinheiro que não chegou. A equipa precisa do Simão. Nós precisamos do Simão. Resta saber se os reforços do Veiga valem alguma coisa. Tenho dúvidas! Só sei que a época ainda mal começou e já temos 5 pontos para recuperar. Temos um título para defender!
PARA SORRIR? NÃO, É MESMO PARA RIR À GARGALHADA...

“Quando Paolo Maldini fez rolar as bolas que ditaram a sorte dos maiores clubes europeus no Fórum Grimaldi, no Mónaco, às 15 horas desta quinta-feira, muitos eram os responsáveis de “gigantes” do Velho Continente que pretendiam evitar o nome do Benfica, sem dúvida o nome em destaque no quarto pote. Pois bem, tanto os directores do Manchester United, como do Villarreal e do Lille, terão esboçado um sorriso amarelo ao verem que foi o Benfica a calhar em sorte aos seus emblemas.”

(texto retirado do site do Benfica)

sexta-feira, agosto 26, 2005

VÍCIO


A recuperar da ‘maldita’ lesão, tempo não me falta. Em compensação, tenho preguiça para dar e vender. Consequência de ‘na cama deitado/no sofá sentado’. Resolvi tomar medidas. Comecei por uma medida pequena, mas depressa perdi o controle e o víciei-me. Quem é que me tira agora o meu livro de exercícios de sudoku?

quarta-feira, agosto 24, 2005

DO YOU WANT A BET?

Como achei piada a toda a polémica (?) levantada em redor do novo patrocinador da Liga Portuguesa de Futebol (LPF). Até pergunto se será mesmo necessário manter o acordo? Depois de toda a publicidade gratuita nos telejornais das televisões, nas manchetes dos jornais e nos fóruns de discussão das rádios, quase de certeza que não haverá nenhum português atento ao fenómeno futebolístico que não conheça o novo patrocinador. Teve mais exposição pública em 15 dias que a GalpEnergia em dois anos de patrocínio da LPF. Para a dimensão do nosso meio, suspeito penso que o objectivo principal está alcançado. Há por ai alguém que nunca tenha ouvido falar ainda da Betandwin.com?

segunda-feira, agosto 22, 2005

UMBIGO

Se dúvidas houvessem sobre a existência de umbiguismo na blogosfera portuguesa, basta ler a reacção de José Pacheco Pereira (JPP) no seu Abrupto à crónica de Paulo Querido na revista Única do Expresso (não disponível no site) do passado fim-de-semana. Tudo porque o Paulo Querido escreveu no seu espaço, que com base em extrapolações de audiências, concluiu que “o Hollywood é provavelmente o blogue mais lido do espaço português”. Esclareço que o Hollywood só fala de cinema e por acaso consta dos meus favoritos aqui na coluna do lado direito. Caiu o Carmo e a Trindade! O JPP sentiu-se ofendido no seu umbigo! E vai daí gastou 500 palavras para escrever pura prosa ridícula a atacar o autor da crónica. Na estranha forma de estar de JPP, parece afinal que não temos todos direito à opinião pessoal. Ó JPP tens o “umbigo” mais lido do espaço português? Então leva lá a bicicleta!

sexta-feira, agosto 19, 2005

HÁ MALES QUE VÊM POR BEM

Está encerrado o “caso Miguel”. Um pedido de desculpas públicas ao Benfica, aos seus associados, ao Presidente LFV, daquele que tinha a razão do seu lado, daquele para quem o contrato assinado não era válido. Nem consigo imaginar o tamanho do sapo que tiveram de engolir o jogador e os seus representantes!

Se dúvidas houvessem, este desfecho foi revelador. O Miguel joga uma cartada e nem espera pelo desfecho. Mete o rabo entre as pernas e pede desculpas! Revela assim a verdadeira natureza do seu ser: um cobarde sem uma ponta de integridade. Diz muito sobre o seu carácter como homem e como jogador.

És uma vergonha Miguel! As imagens da tua triste figura na conferência de imprensa valem mais do que mil pedidos de desculpa. Desaparece daqui, foge para Espanha e parte uma perna!

Felizmente que o Benfica encaixou uns bons milhões com a venda da ‘maça podre’ e comprou o Nelson, um ‘puto’ com um largo futuro à sua frente! Felizmente que há males que vêm por bem!
TREINADOR DE BANCADA

A história conta-se em poucas palavras. Meia hora de futebol com os amigos, duas horas no Hospital, cinco semanas de baixa. Diagnóstico: ruptura de ligamentos laterais no joelho. E assim antes de começar já terminou a minha época desportiva como jogador da bola. Ainda não me habituei à minha actual situação. Posições obrigatórias: deitado ou sentado. Para andar sempre na companhia de duas “amigas” canadianas. Mas como tenho "bichinho" da bola, preparo já o futuro. Salto de jogador amador para treinador de bancada. Felizmente que a SuperLiga de Futebol começa já hoje!

segunda-feira, agosto 15, 2005

VERTIGO

um, dois, três, catorze...

foram as palavras que marcaram o arranque de um grande concerto ontem à noite em Alvalade. Não foi o melhor que já assisti dos U2 (esse fica guardado para Barcelona/2001), mas com a loucura (e o calor) instalados em Alvalade, melhor palco não podia existir para o encerramento da digressão europeia "Vertigo Tour". Depois terem falhado Lisboa na “Elevation Tour”, os U2 compensaram devidamente os fans portugueses com um espectáculo memorável. Os portugueses deram, os irlandeses retribuíram. Justificam o título da melhor banda do mundo!

Para mim, o único senão foi o alinhamento das músicas. No meio das já habituais mensagens politicas, o concerto assentou bastante nos clássicos, deixando de fora temas do novo disco, como “Original of the Species”, na minha opinião a melhor música do novo álbum “How To Dismantle An Atomic Bomb” que serviu de suporte à digressão. Faltou também “All I Want Is You” ou ainda “Walk On” que substituíam na perfeição o lugar de “Zoo Station” ou “The Fly”, mas não se pode ter tudo. Fica para a próxima. “Today we became portuguese” Bono dixit. Acredito que regressem!

Da minha parte, só regresso aos concertos lá para Novembro, para ver aqueles que são para mim, a segunda melhor banda do mundo, os Coldplay!

domingo, agosto 14, 2005

O ESPECTÁCULO ESTÁ QUASE A COMEÇAR ...

Image hosted by Photobucket.com

domingo, agosto 07, 2005

O ERRO DE VIEIRA (1)

Acompanhei ontem pela televisão o jogo de apresentação do Glorioso aos sócios. Não comungo da ideia que houve ‘Juve a mais’, pareceu-me foi existir ‘Benfica a menos’. Falta-nos nitidamente opções de ataque. Nunca pensei, até pelas responsabilidades que temos este ano, leia-se defesa do título e participação na Liga dos Campeões, que chegada esta altura, a poucos dias de inicio de uma nova época desportiva, o director-geral da SAD benfiquista não tenha atempadamente assegurado os reforços que a equipa de futebol precisa. Neste Verão, para além do cheiro a floresta queimada, há também o 'cheiro' da incompetência. Com o mercado a fechar-se cada vez mais, desconfio que a solução de última hora vai ser um ponta de lança com o currículo de melhor marcador nas Ilhas Faroé!! Como se não estivéssemos fartos de jogadores da qualidade de Karadas! Se há coisa que não percebo no futebol benfiquista é porque razão Filipe Vieira ainda não deu um ‘pontapé no cu’ do Veiga? São erros destes que se pagam caro!

quinta-feira, agosto 04, 2005

‘ON FIRE’

Image hosted by Photobucket.com

É impressionante como assistimos ao nosso pais literalmente a arder e não vemos nenhum dos nossos governantes a interromper as suas férias para explicar aos portugueses o que falhou, mais uma vez, no combate aos incêndios. E enquanto as responsabilidade são 'afogadas' em banhos no Algarve, eu continuo a pensar que se calhar bastava apenas 1% das verbas destinadas aos projectos megalómanos deste governo, para dotar de Portugal de meios próprios suficientes para combate a incêndios de forma a proteger a nossa riqueza florestal! Perguntem lá aos bombeiros se precisam de um TGV?