domingo, outubro 16, 2005

HISTÓRICA

Noite histórica! Sopram novos ventos no futebol português, e ainda bem! Um amigo meu lembrava-me que desde que começou o processo “apito dourado”, o Benfica nunca mais perdeu no Porto. Gosto de pensar que já começou o “princípio do fim”. Deles, claro! Gostei do jogo, da exibição, dos golos e da coreografia do público no final da partida! Fiquei a saber que escolhemos o holandês certo. Que noite! A histórica noite quando o "Ko" venceu o "Co"!

quarta-feira, outubro 12, 2005

VITÓRIA

Parece que os jogadores da nossa selecção nacional, à revelia do seu seleccionador, prometem jogar hoje bom futebol. Ou seja, prometem dar ao povo aquilo que o povo quer: futebol-espectáculo! Sinceramente espero que consigam. Como detestava ver triunfar na nossa selecção a táctica do “um ponto chega“ ou do “meio golo basta”. Ao contrário do que alguns “brazucas” possam pensar, o nosso objectivo não é o de marcar presença. Para isso já bastou a triste presença no Mundial da Coreia em 2002. Nós queremos ser campeões, sr. Scolari!Queremos ver bom futebol e queremos ganhar jogos! É dificil?

segunda-feira, outubro 10, 2005

DERROTA

Ao contrário do que muitos pensam, o grande derrotado destas eleições autárquicas não foi o marido da “Babá” (em Lisboa) ou o Pinto da Costa (no Porto) ou o João Soares (em Sintra) ou ainda o Jorge Coelho (em Portugal). O grande derrotado foi o "choque tecnológico" do engenheiro Sócrates. Então não é que os computadores do Secretariado Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, vulgo STAPE, iam lixando a noite eleitoral!!!

domingo, outubro 09, 2005

DIA DE ELEIÇÕES

sábado, outubro 08, 2005

REFLEXÃO

A 24 horas de um Domingo de eleições, continuo sem saber o que fazer com o meu voto. Voto em Lisboa. É talvez este o meu azar. E votasse no Porto, não estava com quaisquer dúvidas (obviamente Rio). Para mim, a questão de Lisboa resume-se a Carmona ou Carrilho. Os restantes são folclore político ou frutos de uma democracia mal parida.

O candidato Carmona, considero-o um candidato fraco. Não o vi a apresentar soluções para o principal cancro que mais me incomoda nesta cidade: o transito. Ouvi uma promessa de mais parques. Para quê? Toda a cidade está transformada num enorme parque de estacionamento. Votava de bom grado em alguém que transformasse Lisboa numa capital europeia sem carros. Mas, apesar do transito caótico, do estacionamento anárquico, dos “moedinhas”, dos “chupistas” da EMEL, dos túneis inacabados, dos transportes públicos pouco eficientes, da vitória do betão sobre as zonas verdes, estou tentado a dar-lhe o benefício da dúvida. Posso sempre considerar que estes últimos quatro anos pertenceram ao Santana e não ao Carmona. E quando fosse votar fechava os olhos. Do mal o menos.

Quanto ao candidato que acumula funções como marido da Barbara Guimarães, digo já que não posso com pseudo-intelectuais arrogantes e mal-educados. Também não engulo promessas mal explicadas. E os beijinhos na rua que soam tão a falso como Judas. E verdade seja dita, também já estou farto das políticas do PS!

Assim, o meu voto oscila entre Carmona ou ..... abstenção! A acreditar na sondagem do Expresso (41% para o Carmona e 31% para o Carrilho) e no Domingo nem perdia um segundo à procura do meu cartão de eleitor. O problema é que em democracia, os votos contam-se e por um se ganha e por um se perde. Que digam os alemães. Amanha [Sábado] vou passear por Lisboa, em reflexão!

sábado, outubro 01, 2005

MODELOS DE QUALIDADE

O meu forte aplauso para a recente decisão da Administração da SIC em substituir o seu director de programas. Só peca por tardia. Há já algum tempo que o meu contacto com este canal televisivo se resumia a uns breves segundos no prime-time, por força do zapping e por motivos de saúde. É que uma programação (globo)almente sul-americana salpicada de programas gays punha gravemente em risco a minha saúde mental. Como as séries de qualidade só passavam de madrugada, mas desculpem lá mas a essa hora já estou a dormir, SIC off! Agora a tarefa de ‘limpar a casa’, do novo director de programas, Francisco Penim, até se apresenta bastante fácil, afinal basta copiar os modelos de qualidade implementados na SIC Noticias, SIC Radical ou SIC Mulher. Também não se pode esquecer de colocar um aviso na porta: brasileiras e metrosexuais não entram!

quarta-feira, setembro 28, 2005

PARAFRASEANDO

Analisando a derrota de ontem do Benfica, nem considero que tal se deveu à falta de coragem de Koeman em “jogar para ganhar”, usando as palavras do Jacob do Porto. Também não considero que “o empate seria justo”, nas palavras do treinador do Benfica no final do jogo. Porque quem joga para empatar, merece o resultado que tem. A culpa também não é dos jogadores. Eles dão tudo o que tem, alguns é que não tem nada para dar. O culpado encontra-se a outro nível e tem um nome: José Veiga. Este ex-presidente de uma casa azul e dragão de ouro é o grande responsável pela falta de qualidade e de alternativas no plantel do Benfica. A sua politica falhada de contratações e a compra de gato por lebre vai fazer mossa. Por culpa dele, o Benfica não tem armas para lutar na Europa do futebol e não pode defender com dignidade o escudo de campeão que exibe na camisola. Nestas alturas, só me apetece parafrasear, com as devidas alterações, alguns jogadores do plantel do Sporting: “Ó Veiga, vai tomar no cú!!!

terça-feira, setembro 27, 2005

HOJE APETECIA-ME BIFES!!!

Hoje antes de jantar, o meu lugar é sentado frente ao televisor para sofrer com o Benfica em Old Trafford. Não duvidem que desejo que o Glorioso triunfe sempre por esses relvados fora, mas confesso “não esperar nada de bom para o jogo de hoje” (leia-se espero uma derrota). Se calhar sou um pessimista, mas desculpem, não entro em euforias com vitórias sobre leirias ou penafieis. Fui ver o jogo contra o Lille na primeira jornada desta Liga dos Campeões e, apesar da vitória, a exibição do Benfica foi constrangedora. Só não saí mais cedo porque andava de canadianas e corria o risco de ser atropelado por uma multidão em fúria. Fiquei no meu lugar e felizmente as coisas correram bem lá para o final. O golo foi mesmo a única coisa boa desse jogo. Hoje para o jantar gostava mesmo de uns bifes, mas creio que vou ficar pelo chá e bolinhos!
O POST QUE SE SEGUE...

... dedico a todos aqueles que por aqui passam e nada tem para fazer. Olha joguem!
No jogo, a ordem como os elementos são introduzidos condiciona o resultado final.
O objectivo é o obter o nível máximo de aproveitamento de cada um dos elementos (ver imagem). Parece fácil, mas não é!

sexta-feira, setembro 23, 2005

SUI GENERIS

O regresso de Fátima ‘a fugitiva’ (FF) a Portugal foi recebido com calorosa recepção prestada pela população de Felgueiras. Como recebem bem os portugueses! Apesar de FF ter andado mais de dois anos fugida no Brasil, os pressupostos para a sua prisão preventiva (perigo de fuga) deixaram de se verificar como o seu regresso a Portugal. Como funciona bem a justiça portuguesa! Apesar do regresso de FF ter sido "espontâneo" e de não estar previsto, de um dia para a noite, surgiu uma máquina de campanha eleitoral devidamente oleada pronta a arrancar. Como trabalham bem os portugueses! Os vários candidatos autárquicos que acumulam essas funções com a condição de arguidos em processos-crime, são os principais favoritos à vitória no dia das eleições. Como funciona bem a nossa democracia!

Sui generis
é talvez a característica que melhor define o nosso povo!

terça-feira, setembro 20, 2005

LISBOA

Um passeio pelas ruas e avenidas de Lisboa e revela-se uma montra de mau-gosto. Falo, obviamente dos outdoors dos candidatos políticos às autárquicas, afixados por todo o lado, que são um autêntico atentado à vista. O actual Presidente da Câmara resolveu brindar os lisboetas com a sua cara em tamanho XL. Narcisismo ou não, o mau-gosto está na mesma proporção da fotografia. O papá do Diniz Maria dá-nos com um cartaz ‘rosa ordinário’, onde as promessas para Lisboa soam tão a falso como a expressão ou o sorriso do candidato. A candidata do PP após perceber que letras verdes num fundo azul não funcionam, fez marcha-atrás e adicionou agora uns posts-it amarelos aos seus cartazes. O problema não eram as contas mas sim as cores! “E se um presidente da câmara gostasse de Lisboa?” A julgar pela fotografia da ‘cara de frete’ do advogado apoiado pelo Bloco, nem quero imaginar o que surgiria se não gostasse. A avaliar pela montra de candidatos, suspeito que continuaremos a ter uma cidade "feia" nos tempos mais próximos!

sábado, setembro 17, 2005

A LIÇÃO

Eu sei que aqui faltado ao compromisso, mas são faltas justificadas. Como se não bastasse esta ‘querida’ ruptura de ligamentos ainda resolvi arranjei uma infecçãozinha na perna. Ou seja, mais horas de espera do que aquelas que estava à espera. Assim, nas últimas semanas, entre Hospital e Centro de Saúde, tenho literalmente perdido tempo (bastante, demasiado) nos corredores da ‘saúde pública’. “Desce ao Piso 1, atravessa todo o corredor, dirige-se ao balcão das marcações e aguarda”, “faz o corredor até ao fim e vira à esquerda, segue e o serviço de ortopedia é lá ao fundo, depois chamam-no”, “sobe no elevador n.º 8 ao Piso 2, vira à direita e depois na segunda à esquerda, no final do corredor é a porta do lado direito, depois dirige-se ao guichet”, “desce ao piso 0, atravessa o corredor e aguarda que o chamem”. Resultado, são manhas ou tardes passadas na companhia de toda a espécie de doenças, enquanto aguardo pacientemente pela minha vez. Enquanto aguardo e aguardo, medito. Em todas as experiências devem-se retirar ensinamentos para o futuro. "OK já aprendi a lição". Para a semana vou fazer um seguro de saúde!

quinta-feira, setembro 08, 2005

O PRINCIPIO DO FIM

Como em qualquer meio pequeno, pequenas coisas transformam-se em grandes acontecimentos. É o que se passa em Portugal. O acontecimento nacional do dia de hoje é a demolição por implosão de duas torres na península de Tróia. Está garantida a presença do Primeiro-ministro, de três centenas de convidados, de festa popular em Grândola, de transmissões em directo na televisão (os melhores ângulos são garantidos pela SIC). Olho para a demolição com apreensão. Não sou contra o desenvolvimento, mas sou a favor de um crescimento sustentado, onde haja equilíbrio entre o betão e a natureza. Mas basta olharmos para o exemplo do Algarve, para perceber que não existe cá essa coisa do “crescimento sustentado”. Assim, ironicamente, suspeito que a demolição das duas torres de betão em Tróia marca o início da ‘era do betão’ no litoral alentejano. Fica aberto o caminho para resorts, hotéis, vivendas, condomínios, campos de golfe. Eu que odeio 'destino de massas' (leia-se Algarve) fico a assistir ao princípio do fim do meu paraíso alentejano.

terça-feira, setembro 06, 2005

SÓ PARA DIZER QUE...

...que este blogue encontra-se 'a banhos' algures numa praia do litoral alentejano!

quarta-feira, agosto 31, 2005

SIMÃO

Hoje tive quase, quase para desistir de ver jogos do Benfica. Bastava o Simão ter-se ido embora. Recusava-me a assistir ao funeral do Glorioso. Não me interessa se era um negócio de 10, 15 ou 20 milhões. Também não me interessa se foi o bom senso que imperou ou o dinheiro que não chegou. A equipa precisa do Simão. Nós precisamos do Simão. Resta saber se os reforços do Veiga valem alguma coisa. Tenho dúvidas! Só sei que a época ainda mal começou e já temos 5 pontos para recuperar. Temos um título para defender!
PARA SORRIR? NÃO, É MESMO PARA RIR À GARGALHADA...

“Quando Paolo Maldini fez rolar as bolas que ditaram a sorte dos maiores clubes europeus no Fórum Grimaldi, no Mónaco, às 15 horas desta quinta-feira, muitos eram os responsáveis de “gigantes” do Velho Continente que pretendiam evitar o nome do Benfica, sem dúvida o nome em destaque no quarto pote. Pois bem, tanto os directores do Manchester United, como do Villarreal e do Lille, terão esboçado um sorriso amarelo ao verem que foi o Benfica a calhar em sorte aos seus emblemas.”

(texto retirado do site do Benfica)

sexta-feira, agosto 26, 2005

VÍCIO


A recuperar da ‘maldita’ lesão, tempo não me falta. Em compensação, tenho preguiça para dar e vender. Consequência de ‘na cama deitado/no sofá sentado’. Resolvi tomar medidas. Comecei por uma medida pequena, mas depressa perdi o controle e o víciei-me. Quem é que me tira agora o meu livro de exercícios de sudoku?

quarta-feira, agosto 24, 2005

DO YOU WANT A BET?

Como achei piada a toda a polémica (?) levantada em redor do novo patrocinador da Liga Portuguesa de Futebol (LPF). Até pergunto se será mesmo necessário manter o acordo? Depois de toda a publicidade gratuita nos telejornais das televisões, nas manchetes dos jornais e nos fóruns de discussão das rádios, quase de certeza que não haverá nenhum português atento ao fenómeno futebolístico que não conheça o novo patrocinador. Teve mais exposição pública em 15 dias que a GalpEnergia em dois anos de patrocínio da LPF. Para a dimensão do nosso meio, suspeito penso que o objectivo principal está alcançado. Há por ai alguém que nunca tenha ouvido falar ainda da Betandwin.com?

segunda-feira, agosto 22, 2005

UMBIGO

Se dúvidas houvessem sobre a existência de umbiguismo na blogosfera portuguesa, basta ler a reacção de José Pacheco Pereira (JPP) no seu Abrupto à crónica de Paulo Querido na revista Única do Expresso (não disponível no site) do passado fim-de-semana. Tudo porque o Paulo Querido escreveu no seu espaço, que com base em extrapolações de audiências, concluiu que “o Hollywood é provavelmente o blogue mais lido do espaço português”. Esclareço que o Hollywood só fala de cinema e por acaso consta dos meus favoritos aqui na coluna do lado direito. Caiu o Carmo e a Trindade! O JPP sentiu-se ofendido no seu umbigo! E vai daí gastou 500 palavras para escrever pura prosa ridícula a atacar o autor da crónica. Na estranha forma de estar de JPP, parece afinal que não temos todos direito à opinião pessoal. Ó JPP tens o “umbigo” mais lido do espaço português? Então leva lá a bicicleta!

sexta-feira, agosto 19, 2005

HÁ MALES QUE VÊM POR BEM

Está encerrado o “caso Miguel”. Um pedido de desculpas públicas ao Benfica, aos seus associados, ao Presidente LFV, daquele que tinha a razão do seu lado, daquele para quem o contrato assinado não era válido. Nem consigo imaginar o tamanho do sapo que tiveram de engolir o jogador e os seus representantes!

Se dúvidas houvessem, este desfecho foi revelador. O Miguel joga uma cartada e nem espera pelo desfecho. Mete o rabo entre as pernas e pede desculpas! Revela assim a verdadeira natureza do seu ser: um cobarde sem uma ponta de integridade. Diz muito sobre o seu carácter como homem e como jogador.

És uma vergonha Miguel! As imagens da tua triste figura na conferência de imprensa valem mais do que mil pedidos de desculpa. Desaparece daqui, foge para Espanha e parte uma perna!

Felizmente que o Benfica encaixou uns bons milhões com a venda da ‘maça podre’ e comprou o Nelson, um ‘puto’ com um largo futuro à sua frente! Felizmente que há males que vêm por bem!