domingo, julho 24, 2005

PREVILÉGIO

Image hosted by Photobucket.com

Sinto-me cada vez mais um privilegiado por viver nos tempos que correm. Tenho a oportunidade de ser testemunha da História Universal no que respeita à conquista de grandes feitos desportivos, cujo eco perdurará durante anos. Poderei dizer que são do meu tempo nomes como Carl Lewis, Stefi Graff, Maradona, Michael Jordan ou Michel Schummacher, entre outros. Agora outro nome se junta a esta galeria de deuses do desporto: Lance Armstrong. Deixa como feito (se calhar único durante as próximas décadas) a inédita conquista de sete Volta à França em bicicleta consecutivas. Hoje despediu-se da competição e ascendeu à galeria dos ‘imortais’. Para mim, foi um privilégio "subir" a montanha contigo Lance!

sábado, julho 23, 2005

GUERRA DOS MUNDOS

Image hosted by Photobucket.com

Apesar de ser um fã incondicional de Steven Spielberg (JAWS, E.T. e Saving Private Ryan continuam a ser os meus filmes de eleição), não invalida o facto de considerar, que por vezes, alguns dos seus filmes não estão bem conseguidos. Este War of the Worlds, no título original, é infelizmente um desses casos.

O filme que devia tratar “apenas” de uma invasão do planeta Terra por parte de seres alienígenas acaba por centrar a sua acção na (pouco convincente) relação familiar pai/filho(a) das personagens principais. Vejo o filme e chego à conclusão que tirando os famosos ‘tripods’, os cinco minutos de aparição dos extraterrestres são colaterais. A própria estrutura da história apresenta-se com bastantes falhas, que talvez sejam desculpáveis num blockbuster de Verão, mas não num filme com a assinatura de Spielberg. Até porque tratando-se de uma adaptação, não se espera rigidez no argumento. Sinceramente, esperava mais, até porque afinal o Mestre já nos habituou a melhor. Desde que realizou Inteligência Artificial (A.I.) que os seus filmes têm vindo a perder gaz. E esta dupla Spielberg/Cruise está longe de agradar. Quanto a esta Guerra dos Mundos não consigo atribuir mais que 7/10.

sexta-feira, julho 22, 2005

CEM MILHÕES DELE

É um um seguido de uma quantidade enorme de zeros que vai colocar hoje os portugueses a sonhar. Como só sai a quem joga, já me habilitei. Joguei individualmente, em sociedade, com a minha chave habitual, com os números que joguei na semana passada, com números das datas ‘especiais’, com os números da lotaria do Hurley, com as datas de aniversário da familia, do cão, do gato, do periquito, etc, etc. Só espero que seja desta, é que jackpots todas as semanas começa a sair caro e dos milhões anunciados todas as semanas, eu ainda só vi os zeros!
A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO DE CRÉDITO

Há uns tempos atrás passava um anúncio na televisão portuguesa da American Express filmado por Martin Scorcesse e protagonizado por José Mourinho (o nosso). A mensagem era clara. Uma pessoa prevenida joga sempre na antecipação, logo o Mourinho sendo um homem prevenido andava sempre com o seu cartão de crédito (neste caso American Express).

Eu percebi agora a importância do cartão de crédito. O meu ‘puto’ de dois anos fez aquilo que nenhum filho deve fazer ao pai, ou seja, fechou a porta de casa com as chaves lá dentro. Não perguntem como, mas aconteceu. E o maior problema não era o facto de eu, a mãe e o filho estarmos trancados fora de casa ou o conjunto de chaves mais perto encontrar-se apenas 300 km de distância 'a banhos' no Algarve. O maior problema era o facto de eu me encontrar descalço. Para quem tem a fobia de ‘vidros partidos’, acreditem que estar descalço fora de casa é um filme de terror.

Felizmente que tenho vizinhos prevenidos e habilidosos. Bastou um simples cartão (não era de American Express, mas para o efeito também não é relevante) e cinco minutos, para conseguir abrir a minha porta de casa. Sem estragar a madeira, a fechadura ou qualquer outra coisa. Fiquei boquiaberto!

O que não vale um cartão de crédito. Acreditem, o Mourinho é que sabe!

quarta-feira, julho 13, 2005

QUANTAS PESSOAS SÃO NECESSÁRIAS...

para formar um ‘arrastão’? Mas será que importa realmente o número? Ou não seria bem mais importante para a sociedade civil, discutir o direito de uma pessoa passar um dia na praia sem ser incomodada por ‘assaltantes negros’? Já me mete nojo as atitudes do Bloco de Esquerda em desconsiderar constantemente a actuação das nossas forças de segurança a troco da promoção das suas politicas de ‘protecção da delinquência’. Desta vez, aproveitaram a coberto de uma suposta ‘investigação jornalística’ sobre os assaltos na praia de Carcavelos, que fala de manipulação de massas mas omite a onda de roubos que existiu, para lançar a sua candidata à Câmara Municipal da Amadora. Com jornalismos tendenciosos, percebo o porquê da jornalista andar no desemprego. Aproveito já para recomendar à candidata-jornalista Diana Andringa que vá fazer campanha eleitoral para os comboios da linha de Sintra, de preferência depois da oito da noite. Pode ser que arranje matéria suficiente para informar os portugueses de quantas pessoas são necessárias para formar um ‘arrastão’. Pode ser que a "troco" da sua carteira também consiga angariar votos!

domingo, julho 10, 2005

NOTAS BENFIQUISTAS

1. Acabo de assistir à entrevista do Miguel (ainda jogador do SL Benfica) no Jornal da Noite da SIC. As palavras ditas pouco interessam porque tratava-se de uma cassete, mas se dúvidas houvessem sobre o estado mental do Miguel, elas dissipavam-se logo ao vermos os seus ‘olhos de alucinado’. Pobre diabo!

2. O assunto ‘Miguel’ é um provavelmente caso encerrado. Das duas uma. Como já perdeu o lugar na equipa principal do Benfica, deve passar os próximos três anos a jogar em pelados (equipa B), logo deve deixar de ser jogador da Selecção Nacional e vai ver o Mundial de 2006 pela televisão. Ou então, se o contrato é nulo, inexistente, irregular, o que o sr. Dias Ferreira inventar, acho melhor o sr. Paulo Barbosa inscrever depressa o Miguel noutro clube, até porque o prazo para a inscrição de novos jogadores deve estar mesmo para ai fechar. E nós cá estaremos para ver como se acaba com a carreira de um jogador.

3. Excelentes impressões deixaram hoje as novas aquisições do Benfica no jogo de preparação. Depois das brincadeiras com as contratações no ano passado, parece que este ano as coisas já são sérias. Felizmente.

4. O novo equipamento do Benfica é que é uma desilusão. É naquelas camisolas que vamos ostentar o escudo de campeão? Os designers da Adidas são a coisa mais desinspirada que existe. Será que era muito difícil inventar uma camisola toda encarnada?
ESTE É UM DAQUELES POST’S DE SERVIÇO PÚBLICO

Independentemente dos objectivos a alcançar (ou alcançados) com o LIVE 8, da minha parte continuo a achar que o problema do continente africano é a falta de democracia e não a falta de alimentos, salvou-se a música. Agora descubro através do excelente You’ve Got Mail que cada um de nós pode guardar o seu bocado preferido do LIVE 8 no disco rígido do computador. É que os vídeos dos concertos podem ser descarregados da internet. O melhor de tudo é que não é necessário qualquer registo, simplesmente escolhe-se o melhor da festa e os downloads são grátis (cuidado com os consumos). Para ajudar, a qualidade do som e imagem são excelentes.

Ilegal? Não faço a mínima ideia, mas se clicarem aqui ficam por vossa conta e risco!
FEITAS AS CONTAS...

...e já lá vão setecentos e trinta e um dias, ou escrito de outra forma, dois anos de vida!

sexta-feira, julho 08, 2005

LONDRES

Viveu em menos de vinte e quatro horas sentimentos extremos. Ontem, a 'subida aos céus' com a noticia da atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2012; hoje, a 'descida aos infernos' com os actos cobardes dos atentados no metro da cidade. Não resisto a transcrever aqui um excerto da entrevista “O terror é a linguagem do século XXI” que a Rua da Judiaria publica no post intitulado ‘O Terror em Londres’, para que possamos tentar perceber a merda de que é feita esta gente que atenta contra a nossa civilização.
(...)
P. Mas o que pode justificar matar deliberadamente milhares de civis inocentes?
R. Nós não fazemos a distinção entre civis e não civis, inocentes e não inocentes. Apenas entre muçulmanos e descrentes. E a vida de um descrente não tem qualquer valor. Não tem santidade.
P. Mas havia muçulmanos entre as vítimas?
R. Isso está previsto. Segundo o Islão, os muçulmanos que morrerem num ataque serão aceites imediatamente no paraíso como mártires. Quanto aos outros, o problema é deles. Deus mandou-lhes mensagens, os muçulmanos levaram-lhes mensagens, eles não acreditaram. Deus disse: “Quando os descrentes estão vivos, guia-os, persuade-os, faz o teu melhor. Mas quando morrem, não tenhas pena deles, nem que seja o teu pai ou mãe, porque o fogo do Inferno é o único lugar para eles".
(...)
Haverá dialogo possível com esta gente?
BATMAN - O INÍCIO

Image hosted by Photobucket.com

Sendo a personagem de Batman um dos meus heróis preferidos (a par do Homem-Aranha) esperava com elevada expectativa este seu relançamento no cinema. Lembro-me sempre como as anteriores adaptações tinham-me deixado a beira do desespero. Excepção talvez ao primeiro de Tim Burton, mas a verdade é que, por opção, nenhum dos anteriores filmes faz parte da minha videoteca. Quanto a “Batman – O Inicio”, confesso que fiquei bastante satisfeito com o resultado final. A origem de Batman está, finalmente, devidamente reproduzida e no filme há espaço para o lado humano da personagem. È importante perceber que Batman é um herói sem super-poderes. Considero que a mais-valia do filme revela-se no argumento e na realização, dado que tornam credível todo o processo de desenvolvimento da personagem. Christian Bale está perfeito. Para quem o tivesse visto em Equilibrium, perceberia logo que a sua escolha para o papel de Bruce Wayne/Batman tinha sido acertada. O restante elenco/personagens estão á altura do filme, com excepção para Katie Holmes (Rachel Dawes). É sem dúvida o elo mais fraco. Pouco convincente na sua interpretação e depois não gostei da parte da revelação da identidade. Não havia necessidade. Penalizo em um ponto. Mas o futuro é risonho. Aguardemos então com ‘água na boca’ os próximos desenvolvimentos, leia-se sequelas. Ao que parece Joker é o senhor que se segue. O passado cinematográfico de Batman fica, felizmente e definitivamente, enterrado com este “Batman Begins”. Classifico este Inicio com 9/10.

terça-feira, julho 05, 2005

CARO MIGUEL

Mordes a mão que te alimenta? Esqueces-te do clube que te lançou para a ‘alta roda‘ do futebol mundial, que te permite ter hoje clubes espanhóis ou italianos atrás do teu concurso? Algum dia poderias aspirar a ser Campeão e jogador da Selecção Nacional se ainda jogasses no Estrela da Amadora? Como podes tratar assim uma massa associativa que sempre te acarinhou?

Percebo que carne é fraca e que os euros estrangeiros brilhem mais que os euros portugueses, mas fala com aqueles que já viveram o ‘sonho’ de jogar no estrangeiro, o Simão Sabrosa ou o Nuno Gomes, e talvez percebas que nem tudo que reluz é ouro!

Andar desorientado é humano, mas pensa nos teus e aconselha-te junto daqueles que te querem bem e não junto de tradutores ou advogados de 3ª categoria que só vivem porque respiram um anti-benfiquismo primário por todos os poros e ganham dinheiro à conta do teu talento e do mal do Benfica. A esses sanguessugas manda-os trabalhar!

Caro Miguel, arrepia caminho enquanto é tempo, muda de empresário, pede desculpa à massa associativa e regressa à tua casa que é o Benfica. Cá te esperamos!

Saudações Benfiquistas

segunda-feira, julho 04, 2005

FOTOGRAFIA DO DIA

Image hosted by Photobucket.com

(www.deepimpact.jpl.nasa.gov)

domingo, julho 03, 2005

LIVE, INTERRUPTED

Hoje, na medida do possível, tentei acompanhar via televisão a iniciativa LIVE 8. Digo tentei, porque o serviço público (ahahah....eu disse serviço público?) da RTP, em vez de transmitir a versão integral do acontecimento, resolveu emitir apenas imagens de alguns concertos e só no intervalo das ‘conversas da treta’ protagonizadas, em estúdio, por Pedro Ribeiro e Margarida Pinto Correia. Que a ‘Guida’ Pinto-Correia se preste a figuras tristes (percebo agora que não é necessário qualquer currículo para se ser presidente de uma fundação!) ainda vá lá, mas agora tu Pedro Ribeiro grande benfiquista achas que era mesmo necessário? Já não basta o Fernando Seara?
Para remediar a minha ‘perda’ decidi pôr a gravar, all night long o compacto que e RTP anunciou passar à 01.15 da manhã. Só espero agora que a iniciativa de Bob Geldof na versão portuguesa não se resuma a três horas de conversa ou de tele-shopping!

sábado, julho 02, 2005

O EMBUSTE

Pois é, quis fazer uma gracinha com o preciosismo na previsão do défice público até às centésimas e ‘meteu água’. Afinal, o défice previsto para 2005 já não é de 6,83 mas sim de 6,72 por cento. Num país de doutores e engenheiros, parece que houve mais um ‘erro de contas’. Bem devia o senhor Vitor Constâncio estar caladinho, não incomodar mais os portugueses que trabalham e gozar silenciosamente os seus obscenos 20.000 euros mensais. Mas como quis aparecer na televisão, mostrar trabalho e (in)competência, o resultado está à vista: o embuste continua!

segunda-feira, junho 27, 2005

SIN CITY

Image hosted by Photobucket.com

HOW! Saí da sala de cinema absolutamente deliciado. É provavelmente a melhor adaptação de sempre de uma bd ao cinema. E só isto diz tudo. Ao contrário de que alguns ‘joão lopes’ da nossa praça certamente gostariam, felizmente que aqui não houve lugar a ‘invenções’, ‘alterações‘ ou ‘ideias novas’ no argumento, apenas Frank Miller no seu estado ‘puro e duro’. O resultado é uma cidade do pecado no seu sentido mais literal, bastante violenta, onde as personagens da banda desenhada ganham movimento, com destaque especial para Marv (Mickey Rourke) e o único sentimento humano que existe é a vingança. Resumindo, o filme não é para ‘meninos’. E a julgar pelo número de casais que abandonaram a sala de cinema com a projecção a meio, o filme também não é para meninas. Para o melhor de dois mundos, o da sétima e o da nona arte, o máximo ...10/10.

quinta-feira, junho 23, 2005

O INÍCIO

Image hosted by Photobucket.com

quarta-feira, junho 22, 2005

NOTAS BEDEFILAS 28

Apesar de eu ainda não ter visto qualquer publicidade, parece que já é oficial. O jornal Correio da Manha resolveu e bem, digo eu, apostar numa nova colecção de BD, sucessora da excelente colecção “Clássicos da BD”, publicada durante o ano de 2004. A nova colecção designada “BD Série Ouro” será inicialmente de 20 livros, com cerca de 208 paginas cada, dedicados a personagens de banda desenhada. O primeiro número que sai no próximo Domingo, dia 26 de Junho, será dedicado ao Capitão América e pode ser adquirido ao preço de 1 euro mais o preço do jornal. O preço dos restantes volumes será de 6,40 euros. Sempre aos domingos, entre 26 de Junho a 6 de Novembro. Os títulos e as datas de lançamento podem ser vistas aqui.

A julgar pelo panorama actual da banda desenhada em Portugal, esta iniciativa, que se repete, entre o jornal Correio da Manha e a editora Devir, a manter a qualidade da sua antecessora, arrisca-se mais uma vez, a ser considerada como uma das melhores publicações do ano.

segunda-feira, junho 20, 2005

ATÉ SEMPRE!

Este post é dedicado à memória de um Amigo.

aqui tinha escrito sobre o Mané. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, para quem a vida só tinha sentido se pudesse ser gozada. Hoje faço-o novamente, mas com tristeza. O Mané deixou-nos. O início das minhas férias ficou marcado com o telefonema sobre o seu falecimento. Há três semanas atrás, quando fui visita-lo, falou-me de que ia tentar acelerar o ‘processo’. Para quem o conhecia e sabia da sua vontade de viver, percebia que estas palavras eram de grande sofrimento. Felizmente para ele, que a morte foi misericordiosa e levou-o na calma da noite, enquanto dormia. Há uma semana atrás, talvez pela impossibilidade de estar presente no funeral, talvez por perceber que a sua vontade tinha prevalecido, talvez por sentir que foi melhor assim, a razão sobrepôs-se ao coração e o sentimento não foi tão forte. Hoje ao escrever estas palavras, emociono-me.

Até sempre querido Amigo!

domingo, junho 12, 2005

ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOGUE

Image hosted by Photobucket.com

sexta-feira, junho 10, 2005

NOTAS SOLTAS

1. Cheguei de mais uma semana de trabalho no Porto. Fim-de-semana prolongado e férias. Finalmente!

2. No Domingo levanto voo, com destino a uma praia semi-deserta onde posso exibir sem qualquer problema a minha pálida barriguinha fruto de uma vida sedentária e uma alimentação socialmente incorrecta mas bastante agradável ao paladar. Até lá vou estar por aqui.

3. Nesta semana no Porto descobri uma iguaria fantástica: bôla de carne. À venda nas melhores pastelarias da cidade. Infelizmente os portuenses ainda não descobriram os caracóis.

4. Cada vez estou mais viciado em televisão. Não, não quero saber da merda do défice ou do tratado da união. Actualmente, televisão para mim é ‘Perdidos’ (RTP 1), ‘24’ (Canal 2), e ‘Donas de Casa Desesperadas’ (SIC). E nestes períodos de tempo, não estou para ninguém. E quando estou, gravo.

5. Começou finalmente a temporada Frank Miller! ‘Sin City – A Cidade do Pecado’ estreou ontem nas salas portuguesas. Frank Miller (o próprio) faz um cameo no filme no papel de padre. Garantido que o filme vale o preço do bilhete. A editora Devir prepara-se para lançar ‘A Grande Matança’ (The Big Fat Kill) e ‘Aquele Sacana Amarelo’ (That Yellow Bastard), duas histórias que servem de base ao filme Sin City. Logo a seguir, estreia a 23, o filme ‘Batman – O Inicio’, cujo argumento foi buscar inspiração às obras de Frank Miller sobre o cavaleiro das trevas: ‘Batman – Ano Um’ e ‘O Regresso do Cavaleiro das Trevas’. Eu, pecador me confesso que continuo sem arranjar tempo para ler ‘300’ da Norma Edições, baseada nos relatos verídicos de uma das mais lendárias batalhas da História da Humanidade, conta como 300 corajosos soldados espartanos, liderados pelo Rei Leonidas defenderam a Grécia do exército invasor Persa. Obviamente, uma banda desenhada de Frank Miller.

6. A newsletter recebida da livraria Mundo Fantasma anuncia a abertura do seu blogue. As últimas do mundo dos comics podem começar a ser lidas aqui.

7. O Benfica apresentou o novo treinador: o holandês Koeman. Pessoalmente, preferia que tivesse sido o francês ou o espanhol, mas a dupla Vieira-Veiga surpreende-nos mais uma vez. Suspeito que vai ser mais um ano de muito sofrimento. Só espero que o FC Porto esteja ao mesmo nível da época passada, dado que o Sporting, felizmente, manteve o Peseiro.

8. Hoje resolvi passar no clube de vídeo. O meu serão vai ser dose dupla de tubarões. Não aluguei nenhum documentário da National Geographic, mas sim ‘Open Water – Em águas profundas’ e ‘Ataque dos Tubarões 2’. De tempos em tempos, tenho de 'alimentar' este meu estranho fascínio por tubarões.

segunda-feira, junho 06, 2005

O MAL DAS DEMOCRACIAS

...leiam o meu programa: não está previsto nenhum aumento de impostos.
José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal, Março de 2005

...o mal das democracias é a MENTIRA!!!

domingo, junho 05, 2005

SELECÇÃO

Esta Selecção já não me entusiasma! Continuo a ir ver os jogos mas já não vibro como vibrei aquando do Europeu de 2000. Depois da vergonha do Mundial de 2002 e da desilusão do Europeu de 2004, já não me consigo entusiasmar. Desta vez, Portugal lá cumpriu. Dois lances de bola parada e dois golos. Um futebol assim-assim e uma vitória. Fica satisfeito por mais uma vez nenhum dos golos ter sido marcado por Pauleta. É importante que se perceba que jogue os jogos que jogar, marque os golos que marcar, Pauleta nunca chegará nem a metade do que Eusébio foi como jogador. Obviamente que para mim, Pauleta é um jogador a mais na Selecção. Quanto ao regresso de Figo, já aqui tinha escrito o que pensava. Agora que regressou, considero que faz mais falta no balneário a rezar agarrada à Santa que em campo a correr atrás da bola. Também Figo é para mim um dos jogadores a mais na Selecção. Quanto a jogadores a menos, falta-nos uma defesa completa incluindo o guarda-redes e mais o ‘fab’ Rui Costa. Podem dizer que o Rui é passado. Mas eu ainda sou do tempo em que a Selecção jogava bom futebol. Para mim esta Selecção é uma má selecção, com jogadores a mais e com jogadores a menos. Não me entusiasma!

terça-feira, maio 31, 2005

FEIRA (2)

Sempre suspeitei que a Feira do Livro de Lisboa encerra em si qualquer coisa de ‘Franca’. Porque outro motivo se divulga tanto a realização de uma feira onde as editoras pouco ou nada apostam em novos lançamentos literários, onde os preços praticados pouco ou nada diferem das livrarias e o negócio se resume ao escoamento de stocks? É verdade é que a Feira do Livro de Lisboa através da venda directa do editor ao consumidor, permite uma poupança significativa às editoras com a eliminação das margens de distribuição. Mas também é verdade que a poupança verificada não se traduz em preços de capa mais baixos. Então porquê a Feira? Cá para mim e aqui entre nós que ninguém nos ouve, o negócio está nas vendas directas. É que são tão directas, que até o próprio Estado fica de fora. E assim, com a cumplicidade de todos nós, a Feira do Livro de Lisboa ganha razão de existir. Não fosse este um país onde ‘o segredo é a alma do negócio’ e a palavra ‘Franca’ apareceria orgulhosamente escancarada depois da palavra ‘Feira’ e antes da palavra ‘Livro’.

segunda-feira, maio 30, 2005

ADEUS

Foi o adeus à Taça. Confesso também que não a esperava. Já me deliciei com o inesperado título de campeão. O Benfica do Estádio Nacional foi o reflexo do Benfica do Campeonato, só que desta vez faltou-nos ...a sorte. De resto estava lá tudo: o mesmo onze, a mesma cultura táctica, as substituições do costume. Agora altos valores se elevam. É tempo de dizer adeus e obrigado ao mister Trapattoni, ao senhor Álvaro Magalhães, ao senhor José Veiga e a mais meia-dúzia de jogadores de qualidade duvidosa. Porque convenhamos, o conjunto de factores extraordinários que marcaram a época futebolística de 2004/05 dificilmente se repetirão e a sorte não é elástica. Na longínqua época de 1998/99, o Benfica com 65 pontos ficou em 3º lugar, desta vez foi campeão. Os sócios, os adeptos, as expectativas e as responsabilidades da próxima época exigem: primeiro, um plantel de qualidade; segundo, uma equipa a jogar bom futebol. Os títulos virão por acréscimo!

domingo, maio 29, 2005

FEIRA (1)

A palavra ‘feira’ sempre me sugeriu um local onde tudo se vende a preços baixos. Logo entendo que ‘feira do livro’ é um local onde se vendem livros... baratos. A fazer fé nisto visitei a Feira do Livro de Lisboa. O meu interesse literário centra-se em banda desenhada. Por brincadeira, para avaliar uma feira, costumo seguir o que chamo de ‘indicador Asterix’, ou seja, considero que o preço justo de bem universal – álbum da colecção Asterix – é de 8 euros. Valores acima tenho preços especulativos; valores igual ou abaixo tenho preços de feira. Pois é, a verdade é que os únicos álbuns do Asterix que encontrei foi no stand das Edições Asa e custavam € 10,90. A título de comparativo na FNAC estão a € 10,80; no Continente a € 9,00. Por curiosidade, o livro destes meninos custa na FNAC € 13,50; no stand dos Livros Cotovia o preço marcado é € 13,50. Resumindo, feira, feira não temos, mas parece que uma centena de livreiros está concentrada no alto do Parque Eduardo VII.
OBVIAMENTE, vive la France

Image hosted by Photobucket.com

sábado, maio 28, 2005

NÃO, NÃO E NÃO

A fazer fé nas últimas sondagens e há cerca de 52% dos eleitores franceses que merecem a minha consideração. Engraçado porque o Pacheco Pereira, o Manuel Monteiro e a malta do Bloco também se juntaram ao grupo!

quinta-feira, maio 26, 2005

FELIZMENTE PARA O PAÍS QUE EXISTEM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Passada a euforia, mas não a alegria pela conquista de mais um campeonato nacional, acordo para a nossa realidade. O país tem outra vez um defice! O defice. Esse monstro mitológico, que engole nações inteiras sem mastigar, regressou. Ciclicamente, os funcionários públicos são chamados para pagar a crise. Mais uma vez, são as eternas medidas ‘necessárias’ e ‘excepcionais’. Como se não fossem sempre! O anterior governo descobriu um defice de 4,8%, subiu impostos e congelou aumentos na função pública; o presente governo descobre um defice de 6,8%, sobe impostos e congela progressões na função pública. Começo a desconfiar que os funcionários públicos são de uma casta inferior da população portuguesa. Como não existe evasão e fraude fiscal nas empresas, como não existe incompetência nem desperdício de dinheiro na gestão de empresas públicas, como não existem ‘mil e uma mordomias’ para uma classe de sanguessugas que vão desde do autarca ao deputado, felizmente para o pais que existem funcionários públicos. É que o país conta com eles para pagar duas vezes as contas. Que há vida para além do defice, não duvido; se há vida na função pública para além das medidas, já começo a ter sérias dúvidas!
AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ

Aquele que se mostrou incompetente para governar um país com 10 milhões de pessoas foi agora convidado para governar 21 milhões de pessoas sem país. Triste sina a dos refugiados!
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (4)

Image hosted by Photobucket.com
Relógio na Rua de Santa Catarina, Maio/2005

Image hosted by Photobucket.com
Câmara Municipal do Porto, Maio/2005

segunda-feira, maio 23, 2005

ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOGUE (act.)

Embriagado de muita alegria, de muita emoção, de muito orgulho e com muito, muito sono!

CAMPEÕES!!! CAMPEÕES!!! NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

NINGUEM PÁRA O BENFICA, NINGUEM PÁRA O BENFICA, NINGUEM PÁRA O BENFICA...

domingo, maio 22, 2005

ESTADO EM QUE SE ENCONTRA ESTE BLOGUE

Image hosted by Photobucket.com

sábado, maio 21, 2005

O ALEX DE OLIVER STONE

Aluguei no clube de vídeo o filme “Alexandre” de Oliver Stone. Em má hora o fiz. Em vez da biografia de um dos maiores estratega e chefe militar de sempre, que aos 26 anos de idade conquistou um dos maiores impérios da História, com o sonho de unir a cultura ocidental e oriental, acabo por assistir a um desfiar de imagens de uma narrativa mal estruturada, com importantes falhas, onde o realizador considerou que o essencial seria realçar até à exaustão a (suposta) homossexualidade de Alexandre. Como acredito que a comunidade gay tenha vibrado com um Collin Farrell ‘oxigenado’ a deliciar-se com coxas masculinas. As próprias cenas das batalhas são confusas e dispersas, ou seja, mal filmadas, com destaque especial para a batalha de Gaugamela. Para merdas destas, acabaram-se os filmes de Oliver Stone. Prefiro guardar na memória bons filmes como “Os Bravos do Pelotão”, “Nascido a 4 de Julho” ou “JFK”.

sexta-feira, maio 20, 2005

STAR WARS – A VINGANÇA DOS SITH

Image hosted by Photobucket.com

Avassalador! É a melhor palavra que encontro para descrever o episódio “III” da “Guerra da Estrelas”. É sem sombra de dúvidas o melhor filme de toda a saga. Irrepreensível: o desenvolvimento da história, a ‘passagem’ de Anakin para o lado negro da Força, as sequências das batalhas, os duelos de sabre de luz, a perfeita ligação entre o episódio “II” e o episódio “IV”. Tudo fantástico. Um início de filme alucinante, um desenrolar da história brutal e um final poderoso. Podemos ficar todos descansados. A saga está finalmente completa. George Lucas cumpriu na perfeição! Classificação: 10/10.

quinta-feira, maio 19, 2005

TERÁ SIDO IMPRESSÃO MINHA...

...ou as mesmas vozes que, há uma semana atrás, gritavam alto que iam vencer tudo: Benfica, Campeonato Nacional, CSKA, Taça UEFA, choravam hoje lá para os lados de Alvalade? Fiquei com a dúvida: os arrogantes choram?

quarta-feira, maio 18, 2005

QUE VENÇA O MELHOR...

Hoje vou ao futebol. Não como simpatizante do Sporting ou do CSKA mas sim como adepto de futebol. Muitas vezes faço isto. Vou ver jogos onde não intervêm o meu clube. Vou pelo futebol. Hoje é um desses dias. Quero ver um bom jogo e se possível bastantes golos. Quanto ao resultado e vencedor, é-me indiferente. Como diz o dito popular, que vença o melhor...

terça-feira, maio 17, 2005

AS FORÇAS

Terça-Feira. Pressinto que esta semana passe a correr. Acontece sempre assim, nas vésperas de grandes acontecimentos. Desta vez, um cinematográfico e outro desportivo.

Quinta-feira. Obviamente, Star Wars – Episódio III. Também faço parte desta ‘grande familia’. Já escolhi o cinema: Alvaláxia. A sessão exibida em formato digital. Até lá preparo-me. Em dvd, revi o “I” e preparo-me para rever o “II”. Os antecessores são os dois filmes mais fracos de toda a saga. Espero que o “III” salve a primeira trilogia. Que a Força esteja contigo George Lucas.

Domingo. A semana termina com o ‘jogo da década’. Não haverá noventa minutos mais importantes do que aqueles que se jogarem no Estádio do Bessa. Um jogo em que o Benfica não jogará apenas contra o Boavista. Jogará também contra um sistema que nos impede de chegar ao título à onze anos, contra uma corrupção que tem no processo ‘apito dourado’ as suas várias faces, contra um anti-benfiquismo primário que tem na sua figura de proa o presidente do FC Porto. Resumindo, os noventa minutos mais longos da minha vida. Cada segundo conta. Ainda não festejei nada. Reúno Forças para Domingo.

domingo, maio 15, 2005

POST PUBLICITÁRIO
(recebido por e-mail)

- Preciso de abater 2000 sobreiros...

- Já falaste com o teu banco?

- Não, falei com o teu!
ESTA É A MINHA GENTE!...

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

sábado, maio 14, 2005

POR AGORA É TUDO QUANTO SE ME OFERECE DIZER

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes

sexta-feira, maio 13, 2005



Ainda é 13 de Maio? Então vou a tempo. É só para dizer que estou com fé que o Benfica amanha vai vencer o Sporting e sagrar-se Campeão Nacional!
LINHAS

Começo a descobrir coisas que gosto na cidade do Porto. Para já, gosto das linhas modernas da Casa da Música e gosto da linha do Metro.
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (3)

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Maio/2005

Image hosted by Photobucket.com
Painel de azulejos, Maio/2005

domingo, maio 08, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 26

Image hosted by Photobucket.com

Não consigo ficar indiferente à revelação da primeira fotografia de Brandon Routh como Super-Homem no novo filme de Bryan Singer, Superman Returns. Apesar da forte expectativa, a imagem revelada pelos estúdios da Warner, decepcionou-me. As alterações introduzidas no fato, com destaque para a cor utilizada na capa e botas, desvirtuam a tradicional imagem que tenho do Super-Homem. Sempre gostei daquele encarnado vivo. As restantes alterações, tais como a letra S do símbolo desenhado no peito ser mais pequena que a tradicional e encontrar-se em relevo e ter sido acrescentado também um S na fivela do cinto, também considero desnecessárias.

Muito sinceramente, num primeiro olhar, não gostei. As alterações não apresentam qualquer correspondência com evolução do fato do super-heroi, ao longo dos últimos 70 anos, desde do seu primeiro desenho por Joe Shuster em 1934 até ao Super-Homem de Jim Lee em 2004.

(ordem dos desenhos: da esquerda para a direita, de cima para baixo)

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Como também não quero estar aqui a dizer mal do realizador, até porque sou Suspeito para falar e até porque considero que se realizador há capaz de fazer uma boa adaptação ao cinema, ele é, sem sombra para dúvidas, Bryan Singer. Assim, fica o benefício da dúvida. Pode ser que as alterações resultem bem no filme. Resta-me esperar para ver.

Saudações Bedéfilas

sábado, maio 07, 2005

R.I.P RIPA NA RAPAQUECA

Morreu a voz que me acompanhava nos jogos do Benfica em casa. Podia não ser a forma mais politicamente correcta de relatar um jogo de futebol, mas era a única que me conseguia arrancar em sorriso, mesmo em pleno sofrimento, nas bancadas da Luz.

'Bandeiras defraldadas no ar, é disto que o meu povo gosta!'

quinta-feira, maio 05, 2005

A PENSAR NA FINAL

Hoje é dia de grande sofrimento para alguns amigos meus ‘lagartos’. Não tenho pena! Afinal quem sofre por gosto ...! Mas também confesso, que não vou ficar indiferente ao resultado do jogo. É que já garanti dois bilhetes para a final em Alvalade e sinceramente, apesar de quase sempre ‘torcer’ pelos adversários do Sporting ou do Porto nas competições europeias, desta vez assumo que gostava de ver na final uma equipa portuguesa. Porque convenhamos, ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma final da taça UEFA e depois ‘gramar’ com uma equipa russa e outra holandesa estragava um bocado a festa, não acham?
EM CONTAGEM DECRESCENTE

Acabo de ver espalhado por Lisboa, o cartaz de promoção da Guerra das Estrelas III – A Vingança dos Sith. A figura de Darth Vader rodeado de um mar de chamas está fantástica. Quem me dera que dia 19 fosse já amanha!

quarta-feira, maio 04, 2005

NOTAS BEDÉFILAS 25

Aqui nas Notas, faço uma incursão pelo mundo da ilustração para referir a agradável surpresa que tive, ao ler no tema do dia de hoje no DN, que um português foi o escolhido por Madonna para ilustrar o seu novo livro infantil (o quinto). O ilustrador português de nome Rui Paes, deu assim corpo e forma às personagens do novo livro, cujo título em português será de “Pipas de Massa”, numa edição da editora Dom Quixote. O lançamento em Portugal encontra-se previsto para o dia 1 de Junho (dia Mundial da Criança) e contará com a participação do ilustrador para uma sessão de autógrafos. Atendendo ao estrondoso sucesso mundial dos anteriores quatro livros infantis de Madonna, não será difícil prever que a ilustração portuguesa estará ‘em alta’ nos tempos mais próximos.

Saudações Bedéfilas
PORTO EM IMAGENS SOLTAS (2)

Image hosted by Photobucket.com
Estádio do Bessa, Abril/2005

terça-feira, maio 03, 2005

ACTUALIZAÇÕES

Hoje aproveito para actualizar a coluna aqui do lado, a dos links que só falam de BD. Alguns já andavam debaixo de olho, outros foram descobertos por acaso, mas são todos grandes aquisições. Ora vejam lá:

Nacionais:
- Ler BD
- Blog da Utopia

Estrangeiros:
- I Love Comix
- The Comics Reporter

Destaque:
- Neil Gaiman Journal

domingo, maio 01, 2005

NICOLE AGAIN

Image hosted by Photobucket.com

O mais recente filme de Sydney Pollack que corre actualmente nos cinemas portugueses, A Interprete apresenta-se como um exemplo perfeito de “product placement”. Sob a forma de thriller politico, estamos perante uma 'venda de imagem' da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja credibilidade e importância tem andado pelas ‘ruas da amargura’ desde de algum tempo. E só assim se compreende a inédita autorização dada, para que pela primeira vez na história da organização, tenham decorrido filmagens no interior do próprio edifício da ONU. Quanto ao filme em si, pouca acção e uma intriga algo previsível, que não me entusiasmou, ao que acrescento um final absolutamente desastroso. Salve-se, mais uma vez, a interpretação de Nicole Kidman (Silvia Boome). Mas no seu todo, um filme que não vale mais do que um 6/10.
NOVO CICLO DE VITÓRIAS

Muito naturalmente, esteja onde estiver, José Mourinho soma e segue. Mais um ano, mais um título. Desta vez, “apenas” o campeonato inglês a três jornadas do fim. Bem podem dizer que o homem é vaidoso, arrogante ou convencido, mas .... who cares?
O PORTO EM IMAGENS SOLTAS (1)

Image hosted by Photobucket.com
Estação de Metro - Estádio do Dragão, Abril/2005

Image hosted by Photobucket.com
Casa da Música, Abril/2005

segunda-feira, abril 25, 2005

DER UNTERGANG

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitei a minha primeira semana no Porto, para assistir à estreia de A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich. O filme, baseado em dois livros, um escrito pelo seu biógrafo e outro pela secretária pessoal de Hitler, relata-nos os acontecimentos vividos no “bunker” do Führer, durante os últimos doze dias de vida do ditador alemão. Filmado de uma perspectiva diferente, talvez procurando o rigor histórico, somos confrontados, se calhar pela primeira vez em cinema, no ambiente claustrofóbico do “bunker, com o lado humano de Adolf Hitler. Um excelente filme, simples, histórico e sem histerismos. Atribuo 8/10.

domingo, abril 24, 2005

BLOCKBUSTERS

Não sei se alguém está consciente do que para ai vem. É que já estamos em contagem decrescente. Preparem-se! Aviso desde já que as hostilidades começam já no próximo dia 19 de Maio com A Guerra das Estrelas – A Vingança dos Sith. Finalmente a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Mal refeitos e logo a 9 de Junho, chega-nos provavelmente a mais fiel adaptação de sempre de uma BD ao cinema, com Sin City – A Cidade do Pecado. Sem tempo para respirar, e logo a 23 de Junho, pelas mãos de Christopher Nolan, surge o filme Batman – O Inicio, numa revitalização de um dos melhores personagens de BD que existe. Como se não bastasse, a 14 de Julho, estreiam em cinema, o quarteto mais famoso da Marvel, falo obviamente do Quarteto Fantástico.

Pelo meio disto tudo, parece que ainda estreiam alguns filmes menores como por exemplo Mr. and Mrs. Smith, com Angelina Jolie e Brad Pitt; A Guerra dos Mundos de Steven Spielberg com Tom Cruise ou ainda Charlie e a Fábrica dos Chocolates de Tim Burton com o habitual Johnny Deep. Agora digam lá se dois mil e cinco não é o melhor ano dos últimos anos?
O TRABALHO É UM LUGAR ESTRANHO

Por motivos profissionais, as minhas próximas semanas vão ser passadas na cidade do Porto. Não é das minhas cidades preferidas. penso sempre o Porto como uma cidade estranha. Fria e de cor cinzenta. Não sei se devido à pedra das calçadas ou ao céu sempre encoberto. Teria preferido outro lugar, mas o trabalho oblige. Tento suavizar a minha estadia, assentando arraiais na zona da Boavista. Tenho de um lado os cinemas do Shopping Cidade do Porto aderentes do King Kard onde espero ‘perder’ duas horas por noite e do outro lado o health club do Holmes Place onde quero ‘perder’ uns quilos de gordura. Em frente, fica a loja Mundo Fantasma, onde certamente vou ‘perder’ a cabeça! Estou certo que assim os dias serão mais curtos. Mas se estes são os meus planos para as próximas semanas, no imediato, a minha primeira semana já ficou marcada pelos seis euros que ‘perdi’ ao comprar um guarda-chuva numa loja de indianos. É que na estranha e cinzenta cidade do Porto, a chuva cai bem todos os dias!

domingo, abril 17, 2005

GOSTAVA MUITO DE SABER...

O que é que está a ‘desincentivar’ os jogadores do Benfica?

sábado, abril 16, 2005

I LOVE THIS GAME

Desde que participo numa liga paralela à Liga Record, formada por um grupo de amigos que se conheceu num fórum da Internet, que a minha paixão pelo futebol é sentida de forma diferente. Assim, como já não bastava torcer pelo Chelsea e sofrer pelo Benfica como ainda dou por mim a desejar que o Setúbal ganhe ao Porto com dois golos de Jorginho; que o Moreirense ganhe 3-2 ao Sporting, desde que os golos sportinguistas sejam apontados por Rochemback e Liedson; que o Braga goleie o Belenenses com um hat-trick de João Tomás e que o Wendell (Nacional) vingue a derrota do Glorioso no último fim-de-semana. Eu sei, é uma estranha forma de viver o futebol!

quinta-feira, abril 14, 2005

ÚTIL & AGRADÁVEL

Hoje, a título verdadeiramente excepcional, vou torcer pelos ‘lagartos’ no confronto com o Newcastle. Mas existem razões de peso para este facto inédito. Em primeiro lugar, o facto do actual treinador dos ingleses ser Graham Souness. Essa grande besta que já passou pelo banco do Benfica. Sem qualquer ressentimento, apenas desejo-lhe que o jogo lhe corra muito mal. Em segundo, porque agrada-me a ideia do Sporting ser ‘obrigado’ a jogar às Quintas e aos Domingos durante o mês de Maio, quando entramos na fase decisiva da Superliga. 'Frescos' à Quinta e cansados ao Domingo. Percebem a ideia?
HABEMUS MÚSICA!

Abre hoje, finalmente, a Casa da Música. Fazendo justiça à obra portuguesa, chega com quatro anos de atraso e com um custo seis vezes superior ao previsto. Nada que os contribuintes portugueses não estejam habituados. E naturalmente os primeiros elogios ou as primeiras críticas dividem-se entre aqueles que receberam convites para a festa de inauguração e os que não receberam!
ACREDITEM SE QUISEREM...

Image hosted by Photobucket.com

Hoje em conversa com um amigo, fiquei a conhecer a figura de São Malaquias. Um santo católico, que teve visões proféticas sobre os todos os Papas que existirão até ao fim da Igreja católica. Uma pesquisa aqui e aqui revelou que as profecias encontram-se sintetizadas sob a forma de curtas frases em latim, que fazem referência directas ou indirectas a um total de 112 papas. A contagem teve início no ano de 1143 com Papa Celestino II e acabará com o Papa Pedro II, considerado como o Anticristo e o último pontífice a ocupar o cargo. Como João Paulo II “DE LABORIS SOLIS” foi considerado o n.º 110 desta lista, apenas mais dois se seguirão antes do fim. O próximo Papa encontra-se associado à frase “GLORIA OLIVAE”, ou traduzindo, Glória de Oliveira. Fortes candidatos? O arcebispo de Paris, Jean-Marie Lustiger que apresenta raízes judaicas, dado que uma interpretação possível para a profecia poderá ser a união das religiões judaica e cristã e o ‘nosso’ José Policarpo, porque estudou no Seminário dos.... Olivais!

A confirmar-se um destes nomes e o fim do Mundo está próximo:
Roma nefans destruitor et judex tremendus judicabit triumphans omnes populos

quinta-feira, abril 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 24

Só para lembrar que 2005 é o Ano do Morcego

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Saudações Bedéfilas

quarta-feira, abril 06, 2005

AMIGA ELSA

No outro dia comentava aqui o início de mais uma edição de telelixo na televisão e sem saber escrevi ‘palavras mágicas’ no blogue. Resultado: de um dia para o outro, o número de curiosos que espreita este sítio disparou. Averiguadas as causas deste anormal trânsito cibernético, descobri que palavras mágicas como ‘abracadabra’ ou ‘supercalifragilisticexpialidocious’ passaram à história. As “key-words” de momento são 'Elsa Raposo nua'. Diz a estatística que três em cada dez visitantes diários procuram aqui a amiga Elsa. Mas a verdade é que ‘Elsa Raposo nua’ infelizmente não tenho! Tenho pena! Fica como sugestão para os editores das revistas GQ ou Maxmen. Até lá e como também não quero tratar mal as minhas visitas, em forma de compensação deixo aqui a amiga Gisele:

Image hosted by Photobucket.com

domingo, abril 03, 2005

PARECE QUE NÃO HÁ MAIS NOTICIAS PARA DAR

O locutor de serviço da SIC Noticias informa que tanto a soma dos números da data (02.04.2005) com a soma dos números da hora italiana (21:37) da morte do Papa, somam 13. Pergunto eu: e depois?

sexta-feira, abril 01, 2005

1 d’ABRIL (2)

Hoje no jornal d’O BENFICA anuncia-se a mudança do jogo da final da Taça UEFA para o estádio da Luz, considerado pela UEFA um recinto modelo e vanguardista. Diz a noticia que o que está em causa no estádio de Alvalade é “...uma arquitectónica desajustada à modernidade, a claustrofobia da cobertura muito próxima das bancadas, a má visibilidade de alguns lugares próximos dos ecrãs electrónicos instalados em plena bancada, um relvado demasiado artificial devido às fibras sintéticas utilizadas...”. A brincar, a brincar....
1 d'ABRIL

Acabo de ouvir na TSF, Gilberto Madaíl a falar sobre ao possível regresso de Figo à Selecção Nacional, de preferência já frente à Eslováquia. Não fosse hoje o tradicional dia das mentiras e eu suspeitaria logo de mais uma ‘tirada’ infeliz do Presidente da FPF! O regresso de Luís Figo!!! Depois da sua atitude com o ‘episódio da Santa’ aquando do jogo Portugal – Inglaterra no EURO’2004, alguém o deseja? Portugal vai em primeiro no seu grupo de qualificação, Figo faz falta? Deixou a Selecção para salvaguardar interesses pessoais. Como nada ganhou ao serviço do Real Madrid, quer salvar a época com uma ‘boleia’ para o Mundial. Que vá mas é deixar os ossos onde deixou ficar a carne!

sábado, março 26, 2005

NOTAS BEDEFILAS 23

Image hosted by Photobucket.com

O regresso da Pantera. Descobri aqui numas arrumações, uma incrível colecção em Banda Desenhada (em bom estado de conservação, felizmente!) de 22 números (faltam-me os n.º 20 e 21, infelizmente!) das aventuras da Pantera Cor de Rosa. As revistas, que apresentam um preço de capa de 20$00, foram editadas semanalmente pela LIBER – Editorial de Publicidade Portugal Brasil, entre 12 de Dezembro de 1979 e 27 de Junho de 1980. Não tenho é memória ou conhecimento se houve mais edições em língua portuguesa. Aqui ficam as capas dos três primeiros números, em fotografia digital:

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

A história da Pantera Cor de Rosa é curiosa. Foi criada inicialmente por Isadore "Friz" Freleng e David DePatie para o genérico do filme ‘The Pink Panther’ realizado em 1963 por Blake Edwards. Acompanhada pela música de Henry Mancini, o desenho animado de três minutos e meio tornou-se mais popular que o próprio filme. Perante tal sucesso, Freleng e DePatie foram contratados pela United Artist (produtora do filme) para criar uma série de animação protagonizada pela nova estrela. A primeira animação Pink Phink, que saiu em 1964, ganhou um Óscar da Academia e um outro filme The Pink Blueprint foi nomeado em 1966.

A primeira publicação das aventuras da Pantera Cor de Rosa em formato de revista (comic book) foi feita, sob licença, pela editora americana Gold Key, que durante 1971 e 1984 publicou 87 números, sendo que a maior parte deles foram desenhados por Warren Tufts, um ilustrador americano.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

As aventuras simples e humoradas da Pantera e do Inspector fazem parte integrante das minhas memórias de infância. Foi sem surpresa, que ao folhear algumas das revistas, apesar de todos estes anos, ainda me lembrava de algumas das histórias. Uma agradável (re)descoberta.

Fonte consultada.
NICOLE

Image hosted by Photobucket.com
BIRTH – O Mistério
Aproveitei a estreia de “Birth” para ir (re)ver essa criatura divinal que dá pelo nome de Nicole Kidman. A sua aparição em qualquer filme é para mim motivo mais que suficiente para valer uma ida ao cinema. Desta vez, interpreta Anna, uma viúva que acredita na reincarnação do falecido marido num miúdo de dez anos. Um filme com uma história promissora mas que se fica por final aquém das expectativas, talvez mesmo um final banal. Excelente a interpretação de Nicole (destaco a sequência no teatro). Por ela: 7/9

sexta-feira, março 25, 2005

VIDA E MORTE

O Mané é um amigo meu. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, encontra-se, desde de há quatro anos, ‘preso’ a uma cama, vítima de uma doença estúpida e cobarde, chamada de esclerose múltipla. O Mané é neste momento uma cabeça válida num corpo inválido. Nas conversas que temos tido, disse-me por várias vezes que sofre e deseja morrer. Que a vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. Olho para o seu estado, sem qualquer esperança de recuperação e concordo em absoluto com ele. Em silêncio. Nunca lhe transmiti este meu pensamento. Mas porque sou egoísta e os meus amigos fazem-me falta.

À distância, acompanho a situação de Terri Schiavo, nos Estados Unidos. Encontra-se à 15 anos num estado vegetativo ligada a uma máquina de respiração artificial. Não tem consciência e não comunica. Se comunicasse, acredito que também preferisse morrer. A vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. A pedido do marido, um tribunal americano ordenou que lhe desligassem os tubos de suporte à vida. Terri deverá morrer na próxima semana. Em Portugal, o Mané vai esperar que a morte um dia se lembre dele; nos Estados Unidos, a Terri 'caminha' para a sua liberdade. Felizmente!