quinta-feira, novembro 03, 2005

SUBSCREVO

em absoluto o manifesto “Estou farto” publicado pelo Jerico n’O Jumento.

segunda-feira, outubro 31, 2005

ACTUALIDADE III

O meu Benfica escorregou na Figueira! Bem podem dizer, escrever ou gritar que a culpa foi da chuva, do estado do terreno ou da falta do Simão, porque para mim a culpa foi do ...Veiga! Nem mais! Sempre que este senhor abre a boca ou mete a pata, o Benfica prejudica-se. Agora lembrou-se de entrar na guerra de palavras entre treinadores e chamou de “arrogante”, “vaidoso”, “incompetente” ao Cajuda. Pois é, eu só consigo imaginar as paredes do balneário do Naval forrados a papel de jornal com estas palavras e o resultado está à vista. Dois pontos à vida! Jogos à “Mourinho” e ainda há parvos que caiem na esparrela! Otário! Cada vez gosto mais do Veiga como gosto de peixe. Bahh!
ACTUALIDADE II

As presidenciais são agora o nosso folclore. Tenho acompanhado o tema até porque vou quebrar a minha longa abstinência eleitoral e vou votar nestas eleições. Mário Soares obllige. Obviamente contra. Só não sei se voto no “homem de Boliqueime” ou no “Poeta”. Logo se verá. O importante mesmo é afastar o sapo político de uma vez por todas da cena politica e como não se pode extirpa-lo, envergonhemo-lo com o voto. Assisto às suas intervenções públicas (leia-se gaffes, confusões, falhas de memória) e cá para mim o homem já morreu e alguém esqueceu-se de o avisar. Bem podemos discutir se o tamanho conta, mas agora a idade? ...Acreditem que conta!!!
ACTUALIDADE I

O nosso sistema financeiro (leia-se alguns bancos da praça), pilar da economia, motor de desenvolvimento nacional encontra-se debaixo de um “furacão”. Parece que afinal dão ao país na mesma medida em que retiram do pais (via off-shore). Só espero que este “furacão” não se transforme numa tempestade tropical e se desvaneça no mar!
A EMISSÃO SEGUE DENTRO DE MOMENTOS...

... é que nos últimos tempos tenho andado por aqui!

quarta-feira, outubro 19, 2005

AGRADECIMENTO

Como sócio benfiquista quero manifestar a minha total solidariedade com a revolta do presidente Dias da Cunha pelo facto do professor Peseiro ter sido obrigado a afastar-se do cargo de treinador principal do Sporting. Ainda mal partiu e eu já estou cheio de saudades daquele futebol que a todos encantava mas que nada ganhava! E aqueles espectáculos com lenços e lençóis brancos no final de cada jogo em Alvalade! Obrigado Peseiro por tudo e sobretudo por teres abrilhantado o título de campeão do Glorioso na época passada!

domingo, outubro 16, 2005

HISTÓRICA

Noite histórica! Sopram novos ventos no futebol português, e ainda bem! Um amigo meu lembrava-me que desde que começou o processo “apito dourado”, o Benfica nunca mais perdeu no Porto. Gosto de pensar que já começou o “princípio do fim”. Deles, claro! Gostei do jogo, da exibição, dos golos e da coreografia do público no final da partida! Fiquei a saber que escolhemos o holandês certo. Que noite! A histórica noite quando o "Ko" venceu o "Co"!

quarta-feira, outubro 12, 2005

VITÓRIA

Parece que os jogadores da nossa selecção nacional, à revelia do seu seleccionador, prometem jogar hoje bom futebol. Ou seja, prometem dar ao povo aquilo que o povo quer: futebol-espectáculo! Sinceramente espero que consigam. Como detestava ver triunfar na nossa selecção a táctica do “um ponto chega“ ou do “meio golo basta”. Ao contrário do que alguns “brazucas” possam pensar, o nosso objectivo não é o de marcar presença. Para isso já bastou a triste presença no Mundial da Coreia em 2002. Nós queremos ser campeões, sr. Scolari!Queremos ver bom futebol e queremos ganhar jogos! É dificil?

segunda-feira, outubro 10, 2005

DERROTA

Ao contrário do que muitos pensam, o grande derrotado destas eleições autárquicas não foi o marido da “Babá” (em Lisboa) ou o Pinto da Costa (no Porto) ou o João Soares (em Sintra) ou ainda o Jorge Coelho (em Portugal). O grande derrotado foi o "choque tecnológico" do engenheiro Sócrates. Então não é que os computadores do Secretariado Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, vulgo STAPE, iam lixando a noite eleitoral!!!

domingo, outubro 09, 2005

DIA DE ELEIÇÕES

sábado, outubro 08, 2005

REFLEXÃO

A 24 horas de um Domingo de eleições, continuo sem saber o que fazer com o meu voto. Voto em Lisboa. É talvez este o meu azar. E votasse no Porto, não estava com quaisquer dúvidas (obviamente Rio). Para mim, a questão de Lisboa resume-se a Carmona ou Carrilho. Os restantes são folclore político ou frutos de uma democracia mal parida.

O candidato Carmona, considero-o um candidato fraco. Não o vi a apresentar soluções para o principal cancro que mais me incomoda nesta cidade: o transito. Ouvi uma promessa de mais parques. Para quê? Toda a cidade está transformada num enorme parque de estacionamento. Votava de bom grado em alguém que transformasse Lisboa numa capital europeia sem carros. Mas, apesar do transito caótico, do estacionamento anárquico, dos “moedinhas”, dos “chupistas” da EMEL, dos túneis inacabados, dos transportes públicos pouco eficientes, da vitória do betão sobre as zonas verdes, estou tentado a dar-lhe o benefício da dúvida. Posso sempre considerar que estes últimos quatro anos pertenceram ao Santana e não ao Carmona. E quando fosse votar fechava os olhos. Do mal o menos.

Quanto ao candidato que acumula funções como marido da Barbara Guimarães, digo já que não posso com pseudo-intelectuais arrogantes e mal-educados. Também não engulo promessas mal explicadas. E os beijinhos na rua que soam tão a falso como Judas. E verdade seja dita, também já estou farto das políticas do PS!

Assim, o meu voto oscila entre Carmona ou ..... abstenção! A acreditar na sondagem do Expresso (41% para o Carmona e 31% para o Carrilho) e no Domingo nem perdia um segundo à procura do meu cartão de eleitor. O problema é que em democracia, os votos contam-se e por um se ganha e por um se perde. Que digam os alemães. Amanha [Sábado] vou passear por Lisboa, em reflexão!

sábado, outubro 01, 2005

MODELOS DE QUALIDADE

O meu forte aplauso para a recente decisão da Administração da SIC em substituir o seu director de programas. Só peca por tardia. Há já algum tempo que o meu contacto com este canal televisivo se resumia a uns breves segundos no prime-time, por força do zapping e por motivos de saúde. É que uma programação (globo)almente sul-americana salpicada de programas gays punha gravemente em risco a minha saúde mental. Como as séries de qualidade só passavam de madrugada, mas desculpem lá mas a essa hora já estou a dormir, SIC off! Agora a tarefa de ‘limpar a casa’, do novo director de programas, Francisco Penim, até se apresenta bastante fácil, afinal basta copiar os modelos de qualidade implementados na SIC Noticias, SIC Radical ou SIC Mulher. Também não se pode esquecer de colocar um aviso na porta: brasileiras e metrosexuais não entram!

quarta-feira, setembro 28, 2005

PARAFRASEANDO

Analisando a derrota de ontem do Benfica, nem considero que tal se deveu à falta de coragem de Koeman em “jogar para ganhar”, usando as palavras do Jacob do Porto. Também não considero que “o empate seria justo”, nas palavras do treinador do Benfica no final do jogo. Porque quem joga para empatar, merece o resultado que tem. A culpa também não é dos jogadores. Eles dão tudo o que tem, alguns é que não tem nada para dar. O culpado encontra-se a outro nível e tem um nome: José Veiga. Este ex-presidente de uma casa azul e dragão de ouro é o grande responsável pela falta de qualidade e de alternativas no plantel do Benfica. A sua politica falhada de contratações e a compra de gato por lebre vai fazer mossa. Por culpa dele, o Benfica não tem armas para lutar na Europa do futebol e não pode defender com dignidade o escudo de campeão que exibe na camisola. Nestas alturas, só me apetece parafrasear, com as devidas alterações, alguns jogadores do plantel do Sporting: “Ó Veiga, vai tomar no cú!!!

terça-feira, setembro 27, 2005

HOJE APETECIA-ME BIFES!!!

Hoje antes de jantar, o meu lugar é sentado frente ao televisor para sofrer com o Benfica em Old Trafford. Não duvidem que desejo que o Glorioso triunfe sempre por esses relvados fora, mas confesso “não esperar nada de bom para o jogo de hoje” (leia-se espero uma derrota). Se calhar sou um pessimista, mas desculpem, não entro em euforias com vitórias sobre leirias ou penafieis. Fui ver o jogo contra o Lille na primeira jornada desta Liga dos Campeões e, apesar da vitória, a exibição do Benfica foi constrangedora. Só não saí mais cedo porque andava de canadianas e corria o risco de ser atropelado por uma multidão em fúria. Fiquei no meu lugar e felizmente as coisas correram bem lá para o final. O golo foi mesmo a única coisa boa desse jogo. Hoje para o jantar gostava mesmo de uns bifes, mas creio que vou ficar pelo chá e bolinhos!
O POST QUE SE SEGUE...

... dedico a todos aqueles que por aqui passam e nada tem para fazer. Olha joguem!
No jogo, a ordem como os elementos são introduzidos condiciona o resultado final.
O objectivo é o obter o nível máximo de aproveitamento de cada um dos elementos (ver imagem). Parece fácil, mas não é!

sexta-feira, setembro 23, 2005

SUI GENERIS

O regresso de Fátima ‘a fugitiva’ (FF) a Portugal foi recebido com calorosa recepção prestada pela população de Felgueiras. Como recebem bem os portugueses! Apesar de FF ter andado mais de dois anos fugida no Brasil, os pressupostos para a sua prisão preventiva (perigo de fuga) deixaram de se verificar como o seu regresso a Portugal. Como funciona bem a justiça portuguesa! Apesar do regresso de FF ter sido "espontâneo" e de não estar previsto, de um dia para a noite, surgiu uma máquina de campanha eleitoral devidamente oleada pronta a arrancar. Como trabalham bem os portugueses! Os vários candidatos autárquicos que acumulam essas funções com a condição de arguidos em processos-crime, são os principais favoritos à vitória no dia das eleições. Como funciona bem a nossa democracia!

Sui generis
é talvez a característica que melhor define o nosso povo!

terça-feira, setembro 20, 2005

LISBOA

Um passeio pelas ruas e avenidas de Lisboa e revela-se uma montra de mau-gosto. Falo, obviamente dos outdoors dos candidatos políticos às autárquicas, afixados por todo o lado, que são um autêntico atentado à vista. O actual Presidente da Câmara resolveu brindar os lisboetas com a sua cara em tamanho XL. Narcisismo ou não, o mau-gosto está na mesma proporção da fotografia. O papá do Diniz Maria dá-nos com um cartaz ‘rosa ordinário’, onde as promessas para Lisboa soam tão a falso como a expressão ou o sorriso do candidato. A candidata do PP após perceber que letras verdes num fundo azul não funcionam, fez marcha-atrás e adicionou agora uns posts-it amarelos aos seus cartazes. O problema não eram as contas mas sim as cores! “E se um presidente da câmara gostasse de Lisboa?” A julgar pela fotografia da ‘cara de frete’ do advogado apoiado pelo Bloco, nem quero imaginar o que surgiria se não gostasse. A avaliar pela montra de candidatos, suspeito que continuaremos a ter uma cidade "feia" nos tempos mais próximos!

sábado, setembro 17, 2005

A LIÇÃO

Eu sei que aqui faltado ao compromisso, mas são faltas justificadas. Como se não bastasse esta ‘querida’ ruptura de ligamentos ainda resolvi arranjei uma infecçãozinha na perna. Ou seja, mais horas de espera do que aquelas que estava à espera. Assim, nas últimas semanas, entre Hospital e Centro de Saúde, tenho literalmente perdido tempo (bastante, demasiado) nos corredores da ‘saúde pública’. “Desce ao Piso 1, atravessa todo o corredor, dirige-se ao balcão das marcações e aguarda”, “faz o corredor até ao fim e vira à esquerda, segue e o serviço de ortopedia é lá ao fundo, depois chamam-no”, “sobe no elevador n.º 8 ao Piso 2, vira à direita e depois na segunda à esquerda, no final do corredor é a porta do lado direito, depois dirige-se ao guichet”, “desce ao piso 0, atravessa o corredor e aguarda que o chamem”. Resultado, são manhas ou tardes passadas na companhia de toda a espécie de doenças, enquanto aguardo pacientemente pela minha vez. Enquanto aguardo e aguardo, medito. Em todas as experiências devem-se retirar ensinamentos para o futuro. "OK já aprendi a lição". Para a semana vou fazer um seguro de saúde!

quinta-feira, setembro 08, 2005

O PRINCIPIO DO FIM

Como em qualquer meio pequeno, pequenas coisas transformam-se em grandes acontecimentos. É o que se passa em Portugal. O acontecimento nacional do dia de hoje é a demolição por implosão de duas torres na península de Tróia. Está garantida a presença do Primeiro-ministro, de três centenas de convidados, de festa popular em Grândola, de transmissões em directo na televisão (os melhores ângulos são garantidos pela SIC). Olho para a demolição com apreensão. Não sou contra o desenvolvimento, mas sou a favor de um crescimento sustentado, onde haja equilíbrio entre o betão e a natureza. Mas basta olharmos para o exemplo do Algarve, para perceber que não existe cá essa coisa do “crescimento sustentado”. Assim, ironicamente, suspeito que a demolição das duas torres de betão em Tróia marca o início da ‘era do betão’ no litoral alentejano. Fica aberto o caminho para resorts, hotéis, vivendas, condomínios, campos de golfe. Eu que odeio 'destino de massas' (leia-se Algarve) fico a assistir ao princípio do fim do meu paraíso alentejano.

terça-feira, setembro 06, 2005

SÓ PARA DIZER QUE...

...que este blogue encontra-se 'a banhos' algures numa praia do litoral alentejano!