(DES)ENCANTO
Ontem aproveitei para ir a uma sessão da meia-noite (e quarenta). Afinal tenho um King Kard para ‘amortizar’ até Fevereiro. Destino: Alvaláxia. Esqueci-me foi que a ‘pottermania’ já tinha chegado a Portugal. O último filme da ‘mina de ouro’ de J.K Rowling, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” encontra-se em exibição em três salas. Logicamente, o espaço encontrava-se cheio de aprendizes de feiticeiro inconscientes. Resolvi aproveitar a ‘onda’. Lá acabei por consumir mais uma história sofrível. Devo dizer que até considerei o filme bem realizado, com bons efeitos especiais. Até é melhor que os seus antecessores, mas o problema encontra-se mesmo no argumento!!! Suspeito que a versão ‘preto no branco’ deve ter outro encanto. Eu é que vou esperar pela estreia dos restantes três filmes para perceber onde é que está a magia desta história!
sábado, novembro 26, 2005
ENTRE A TERRA E O CÉU
Sempre fui muito céptico relativamente à importância da Igreja Católica no Mundo, por quanto ao seu papel, não tenho dúvidas: 2000 anos de atraso! Os casos de abusos sexuais revelados recentemente, apenas ajudaram a consolidar a ideia que já tinha da Igreja Católica. Mas a decisão do Papa Bento XVI em proibir o acesso ao sacerdócio de pessoas com tendências homossexuais, merece o meu aplauso. Primeiro, porque respeito que a Igreja como organização livre tenha o direito de estabelecer as suas próprias regras. Em segundo, porque esta decisão apesar de não resolver qualquer problema, admite, ainda que de forma indirecta, a existência de um problema. Atendendo que estamos a falar da Igreja Católica, convenhamos que é um passo em frente. É histórico e sabido que pessoas com comportamentos ‘errantes’ sempre encontraram no seio da Igreja Católica, um refúgio que lhes oferecia liberdade de acção para a prática actos ‘doentes’. Assim, a decisão do Papa parece que ficou a meio do caminho, porque o ideal seria uma limpeza geral, mas isso já seria pedir o céu!
Sempre fui muito céptico relativamente à importância da Igreja Católica no Mundo, por quanto ao seu papel, não tenho dúvidas: 2000 anos de atraso! Os casos de abusos sexuais revelados recentemente, apenas ajudaram a consolidar a ideia que já tinha da Igreja Católica. Mas a decisão do Papa Bento XVI em proibir o acesso ao sacerdócio de pessoas com tendências homossexuais, merece o meu aplauso. Primeiro, porque respeito que a Igreja como organização livre tenha o direito de estabelecer as suas próprias regras. Em segundo, porque esta decisão apesar de não resolver qualquer problema, admite, ainda que de forma indirecta, a existência de um problema. Atendendo que estamos a falar da Igreja Católica, convenhamos que é um passo em frente. É histórico e sabido que pessoas com comportamentos ‘errantes’ sempre encontraram no seio da Igreja Católica, um refúgio que lhes oferecia liberdade de acção para a prática actos ‘doentes’. Assim, a decisão do Papa parece que ficou a meio do caminho, porque o ideal seria uma limpeza geral, mas isso já seria pedir o céu!
quarta-feira, novembro 23, 2005
sexta-feira, novembro 18, 2005
MILAGRE III
Quando ontem o meu telemóvel tocou e do outro lado a voz da mãe disse-me: “o teu filho [dois anos de idade] esteve no escritório e derrubou uma pilha de revista de banda desenhada que estavam para lá”, o meu coração saltou! A “pilha de revistas” referia-se às minhas últimas aquisições que aguardavam imaculadas a sua vez para serem lidas e depois religiosamente guardadas no seu estado impecável, sem marcas ou cantos dobrados. “Derrubou” à medida que aquela palavra ecoava na minha cabeça, o 'meu mundo' sofria um forte abalo. Para terem a noção da gravidade da situação, posso resumir que o escritório é o meu santuário e as minhas revistas/álbuns de banda desenhada são ícones religiosos. Só por milagre as minhas revistas não estariam com folhas dobradas ou capas vincadas. No regresso a casa, todos os santos ajudavam. “Só espero que as revistas não estejam dobradas”, “só espero que.....” rezava eu mentalmente com todas as minhas forças. A conclusão da história é que afinal os milagres existem!
MILAGRE II
A postura que Luís Filipe Vieira assumiu na passada Terça-feira, durante a entrevista que concedeu à RTP (Africa) era a imagem perfeita de um cristo ‘babado’ com os seus milagres. “Pergunte-me pelos milagres que fiz na Benfica” insistia com humildade o entrevistado para o jornalista da RTP que conduzia a entrevista. Mas o jornalista pouco católico, nada crente, preocupava-se mais com coisas fúteis: “O Simão vai ser vendido em Dezembro?”. “Mas só quer falar de futebol!!!” questionava o entrevistado. “O kit Benfica foi um fracasso?” contrapunha o jornalista. Com a possibilidade de entrevistar cristo e o jornalista optou por fazer perguntas ao actual Presidente do SL Benfica. Desesperei no sofá. “Pergunta pelos milagres” desejava eu. Nada. A entrevista acabou e só se falou sobre futebol!
MILAGRE I
“Aqui fazem-se milagres!” disse-me uma das “clientes” do serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSM, no primeiro dia que lá cheguei. Agradeci as palavras. Afinal há dois meses atrás andava “agarrado” a duas canadianas, tinha o joelho esquerdo completamente preso e corria o sério risco de “ir à faca”. Passado este tempo, muito trabalho de fisioterapia depois e já consigo saltar ao pé-coxinho com a perna esquerda. Milagre? Não! Competência. De toda a equipa de fisioterapeutas que trabalham naquele hospital. Tive foi a sorte de literalmente ter ficado em “boas mãos”!
“Aqui fazem-se milagres!” disse-me uma das “clientes” do serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSM, no primeiro dia que lá cheguei. Agradeci as palavras. Afinal há dois meses atrás andava “agarrado” a duas canadianas, tinha o joelho esquerdo completamente preso e corria o sério risco de “ir à faca”. Passado este tempo, muito trabalho de fisioterapia depois e já consigo saltar ao pé-coxinho com a perna esquerda. Milagre? Não! Competência. De toda a equipa de fisioterapeutas que trabalham naquele hospital. Tive foi a sorte de literalmente ter ficado em “boas mãos”!
domingo, novembro 13, 2005
quarta-feira, novembro 09, 2005
TER OU NÃO TER SIMÃO
Quando na Quarta-Feira passada abandonei o Estádio da Luz após mais uma (in)glória noite europeia, fiquei logo com a sensação que as coisas não iam correr bem no fim-de-semana. Tinha acabado de assistir impotente ao sacrifício do Simão, um dos melhores jogadores do plantel do Benfica! Resultado: não só não ajudou a equipa na Quarta como depois não pôde ajudar a equipa no Domingo! Pergunto como é que é possivel o desperdicio quando estamos perante recursos (humanos) escassos? Uma decisão insensata do treinador, complicou as 'nossas' contas na Liga dos Campeões e no Campeonato. Começo a ter sérias dúvidas da capacidade de gestão do ‘nosso’ holandês!
segunda-feira, outubro 31, 2005
ACTUALIDADE III
O meu Benfica escorregou na Figueira! Bem podem dizer, escrever ou gritar que a culpa foi da chuva, do estado do terreno ou da falta do Simão, porque para mim a culpa foi do ...Veiga! Nem mais! Sempre que este senhor abre a boca ou mete a pata, o Benfica prejudica-se. Agora lembrou-se de entrar na guerra de palavras entre treinadores e chamou de “arrogante”, “vaidoso”, “incompetente” ao Cajuda. Pois é, eu só consigo imaginar as paredes do balneário do Naval forrados a papel de jornal com estas palavras e o resultado está à vista. Dois pontos à vida! Jogos à “Mourinho” e ainda há parvos que caiem na esparrela! Otário! Cada vez gosto mais do Veiga como gosto de peixe. Bahh!
O meu Benfica escorregou na Figueira! Bem podem dizer, escrever ou gritar que a culpa foi da chuva, do estado do terreno ou da falta do Simão, porque para mim a culpa foi do ...Veiga! Nem mais! Sempre que este senhor abre a boca ou mete a pata, o Benfica prejudica-se. Agora lembrou-se de entrar na guerra de palavras entre treinadores e chamou de “arrogante”, “vaidoso”, “incompetente” ao Cajuda. Pois é, eu só consigo imaginar as paredes do balneário do Naval forrados a papel de jornal com estas palavras e o resultado está à vista. Dois pontos à vida! Jogos à “Mourinho” e ainda há parvos que caiem na esparrela! Otário! Cada vez gosto mais do Veiga como gosto de peixe. Bahh!
ACTUALIDADE II
As presidenciais são agora o nosso folclore. Tenho acompanhado o tema até porque vou quebrar a minha longa abstinência eleitoral e vou votar nestas eleições. Mário Soares obllige. Obviamente contra. Só não sei se voto no “homem de Boliqueime” ou no “Poeta”. Logo se verá. O importante mesmo é afastar o sapo político de uma vez por todas da cena politica e como não se pode extirpa-lo, envergonhemo-lo com o voto. Assisto às suas intervenções públicas (leia-se gaffes, confusões, falhas de memória) e cá para mim o homem já morreu e alguém esqueceu-se de o avisar. Bem podemos discutir se o tamanho conta, mas agora a idade? ...Acreditem que conta!!!
As presidenciais são agora o nosso folclore. Tenho acompanhado o tema até porque vou quebrar a minha longa abstinência eleitoral e vou votar nestas eleições. Mário Soares obllige. Obviamente contra. Só não sei se voto no “homem de Boliqueime” ou no “Poeta”. Logo se verá. O importante mesmo é afastar o sapo político de uma vez por todas da cena politica e como não se pode extirpa-lo, envergonhemo-lo com o voto. Assisto às suas intervenções públicas (leia-se gaffes, confusões, falhas de memória) e cá para mim o homem já morreu e alguém esqueceu-se de o avisar. Bem podemos discutir se o tamanho conta, mas agora a idade? ...Acreditem que conta!!!
ACTUALIDADE I
O nosso sistema financeiro (leia-se alguns bancos da praça), pilar da economia, motor de desenvolvimento nacional encontra-se debaixo de um “furacão”. Parece que afinal dão ao país na mesma medida em que retiram do pais (via off-shore). Só espero que este “furacão” não se transforme numa tempestade tropical e se desvaneça no mar!
O nosso sistema financeiro (leia-se alguns bancos da praça), pilar da economia, motor de desenvolvimento nacional encontra-se debaixo de um “furacão”. Parece que afinal dão ao país na mesma medida em que retiram do pais (via off-shore). Só espero que este “furacão” não se transforme numa tempestade tropical e se desvaneça no mar!
quarta-feira, outubro 19, 2005
AGRADECIMENTO
Como sócio benfiquista quero manifestar a minha total solidariedade com a revolta do presidente Dias da Cunha pelo facto do professor Peseiro ter sido obrigado a afastar-se do cargo de treinador principal do Sporting. Ainda mal partiu e eu já estou cheio de saudades daquele futebol que a todos encantava mas que nada ganhava! E aqueles espectáculos com lenços e lençóis brancos no final de cada jogo em Alvalade! Obrigado Peseiro por tudo e sobretudo por teres abrilhantado o título de campeão do Glorioso na época passada!
Como sócio benfiquista quero manifestar a minha total solidariedade com a revolta do presidente Dias da Cunha pelo facto do professor Peseiro ter sido obrigado a afastar-se do cargo de treinador principal do Sporting. Ainda mal partiu e eu já estou cheio de saudades daquele futebol que a todos encantava mas que nada ganhava! E aqueles espectáculos com lenços e lençóis brancos no final de cada jogo em Alvalade! Obrigado Peseiro por tudo e sobretudo por teres abrilhantado o título de campeão do Glorioso na época passada!
domingo, outubro 16, 2005
HISTÓRICA
Noite histórica! Sopram novos ventos no futebol português, e ainda bem! Um amigo meu lembrava-me que desde que começou o processo “apito dourado”, o Benfica nunca mais perdeu no Porto. Gosto de pensar que já começou o “princípio do fim”. Deles, claro! Gostei do jogo, da exibição, dos golos e da coreografia do público no final da partida! Fiquei a saber que escolhemos o holandês certo. Que noite! A histórica noite quando o "Ko" venceu o "Co"!
Noite histórica! Sopram novos ventos no futebol português, e ainda bem! Um amigo meu lembrava-me que desde que começou o processo “apito dourado”, o Benfica nunca mais perdeu no Porto. Gosto de pensar que já começou o “princípio do fim”. Deles, claro! Gostei do jogo, da exibição, dos golos e da coreografia do público no final da partida! Fiquei a saber que escolhemos o holandês certo. Que noite! A histórica noite quando o "Ko" venceu o "Co"!
quarta-feira, outubro 12, 2005
VITÓRIA
Parece que os jogadores da nossa selecção nacional, à revelia do seu seleccionador, prometem jogar hoje bom futebol. Ou seja, prometem dar ao povo aquilo que o povo quer: futebol-espectáculo! Sinceramente espero que consigam. Como detestava ver triunfar na nossa selecção a táctica do “um ponto chega“ ou do “meio golo basta”. Ao contrário do que alguns “brazucas” possam pensar, o nosso objectivo não é o de marcar presença. Para isso já bastou a triste presença no Mundial da Coreia em 2002. Nós queremos ser campeões, sr. Scolari!Queremos ver bom futebol e queremos ganhar jogos! É dificil?
Parece que os jogadores da nossa selecção nacional, à revelia do seu seleccionador, prometem jogar hoje bom futebol. Ou seja, prometem dar ao povo aquilo que o povo quer: futebol-espectáculo! Sinceramente espero que consigam. Como detestava ver triunfar na nossa selecção a táctica do “um ponto chega“ ou do “meio golo basta”. Ao contrário do que alguns “brazucas” possam pensar, o nosso objectivo não é o de marcar presença. Para isso já bastou a triste presença no Mundial da Coreia em 2002. Nós queremos ser campeões, sr. Scolari!Queremos ver bom futebol e queremos ganhar jogos! É dificil?
segunda-feira, outubro 10, 2005
DERROTA
Ao contrário do que muitos pensam, o grande derrotado destas eleições autárquicas não foi o marido da “Babá” (em Lisboa) ou o Pinto da Costa (no Porto) ou o João Soares (em Sintra) ou ainda o Jorge Coelho (em Portugal). O grande derrotado foi o "choque tecnológico" do engenheiro Sócrates. Então não é que os computadores do Secretariado Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, vulgo STAPE, iam lixando a noite eleitoral!!!
Ao contrário do que muitos pensam, o grande derrotado destas eleições autárquicas não foi o marido da “Babá” (em Lisboa) ou o Pinto da Costa (no Porto) ou o João Soares (em Sintra) ou ainda o Jorge Coelho (em Portugal). O grande derrotado foi o "choque tecnológico" do engenheiro Sócrates. Então não é que os computadores do Secretariado Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, vulgo STAPE, iam lixando a noite eleitoral!!!
domingo, outubro 09, 2005
sábado, outubro 08, 2005
REFLEXÃO
A 24 horas de um Domingo de eleições, continuo sem saber o que fazer com o meu voto. Voto em Lisboa. É talvez este o meu azar. E votasse no Porto, não estava com quaisquer dúvidas (obviamente Rio). Para mim, a questão de Lisboa resume-se a Carmona ou Carrilho. Os restantes são folclore político ou frutos de uma democracia mal parida.
O candidato Carmona, considero-o um candidato fraco. Não o vi a apresentar soluções para o principal cancro que mais me incomoda nesta cidade: o transito. Ouvi uma promessa de mais parques. Para quê? Toda a cidade está transformada num enorme parque de estacionamento. Votava de bom grado em alguém que transformasse Lisboa numa capital europeia sem carros. Mas, apesar do transito caótico, do estacionamento anárquico, dos “moedinhas”, dos “chupistas” da EMEL, dos túneis inacabados, dos transportes públicos pouco eficientes, da vitória do betão sobre as zonas verdes, estou tentado a dar-lhe o benefício da dúvida. Posso sempre considerar que estes últimos quatro anos pertenceram ao Santana e não ao Carmona. E quando fosse votar fechava os olhos. Do mal o menos.
Quanto ao candidato que acumula funções como marido da Barbara Guimarães, digo já que não posso com pseudo-intelectuais arrogantes e mal-educados. Também não engulo promessas mal explicadas. E os beijinhos na rua que soam tão a falso como Judas. E verdade seja dita, também já estou farto das políticas do PS!
Assim, o meu voto oscila entre Carmona ou ..... abstenção! A acreditar na sondagem do Expresso (41% para o Carmona e 31% para o Carrilho) e no Domingo nem perdia um segundo à procura do meu cartão de eleitor. O problema é que em democracia, os votos contam-se e por um se ganha e por um se perde. Que digam os alemães. Amanha [Sábado] vou passear por Lisboa, em reflexão!
A 24 horas de um Domingo de eleições, continuo sem saber o que fazer com o meu voto. Voto em Lisboa. É talvez este o meu azar. E votasse no Porto, não estava com quaisquer dúvidas (obviamente Rio). Para mim, a questão de Lisboa resume-se a Carmona ou Carrilho. Os restantes são folclore político ou frutos de uma democracia mal parida.
O candidato Carmona, considero-o um candidato fraco. Não o vi a apresentar soluções para o principal cancro que mais me incomoda nesta cidade: o transito. Ouvi uma promessa de mais parques. Para quê? Toda a cidade está transformada num enorme parque de estacionamento. Votava de bom grado em alguém que transformasse Lisboa numa capital europeia sem carros. Mas, apesar do transito caótico, do estacionamento anárquico, dos “moedinhas”, dos “chupistas” da EMEL, dos túneis inacabados, dos transportes públicos pouco eficientes, da vitória do betão sobre as zonas verdes, estou tentado a dar-lhe o benefício da dúvida. Posso sempre considerar que estes últimos quatro anos pertenceram ao Santana e não ao Carmona. E quando fosse votar fechava os olhos. Do mal o menos.
Quanto ao candidato que acumula funções como marido da Barbara Guimarães, digo já que não posso com pseudo-intelectuais arrogantes e mal-educados. Também não engulo promessas mal explicadas. E os beijinhos na rua que soam tão a falso como Judas. E verdade seja dita, também já estou farto das políticas do PS!
Assim, o meu voto oscila entre Carmona ou ..... abstenção! A acreditar na sondagem do Expresso (41% para o Carmona e 31% para o Carrilho) e no Domingo nem perdia um segundo à procura do meu cartão de eleitor. O problema é que em democracia, os votos contam-se e por um se ganha e por um se perde. Que digam os alemães. Amanha [Sábado] vou passear por Lisboa, em reflexão!
sábado, outubro 01, 2005
MODELOS DE QUALIDADE
O meu forte aplauso para a recente decisão da Administração da SIC em substituir o seu director de programas. Só peca por tardia. Há já algum tempo que o meu contacto com este canal televisivo se resumia a uns breves segundos no prime-time, por força do zapping e por motivos de saúde. É que uma programação (globo)almente sul-americana salpicada de programas gays punha gravemente em risco a minha saúde mental. Como as séries de qualidade só passavam de madrugada, mas desculpem lá mas a essa hora já estou a dormir, SIC off! Agora a tarefa de ‘limpar a casa’, do novo director de programas, Francisco Penim, até se apresenta bastante fácil, afinal basta copiar os modelos de qualidade implementados na SIC Noticias, SIC Radical ou SIC Mulher. Também não se pode esquecer de colocar um aviso na porta: brasileiras e metrosexuais não entram!
Subscrever:
Mensagens (Atom)




