sábado, dezembro 17, 2005

TRADIÇÃO

Faltava-me aqui rejubilar pelo feito do meu Benfica ao eliminar o ‘todo-poderoso’ MU na Liga dos Campeões. Quando os sócios sonham e os jogadores querem, as vitórias acontecem. Pena é que não seja assim todos os Domingos. Agora vem o Liverpool. Mais ingleses. Eu queria os espanhóis do Barca, mas quem vier morre, certo? O que eles não sabem e que eu sei, é que existe uma tradição no Estádio na Luz, que é mandar ingleses para casa. Mas lá para Fevereiro/Março veremos se a tradição ainda é o que era!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

UM PEDIDO...

...agora que já saboreei o momento,

...deixem-me sonhar!!!

domingo, novembro 27, 2005

O LENÇO

Então e se o Benfica com menos seis titulares perder com o Belenenses, a culpa é do Koeman, do Veiga e do Vieira?” pergunta-me ironicamente um amigo meu. “Não, a culpa é minha!” respondo-lhe eu. Afinal de contas, fui eu quem geriu os minutos de jogo que agravaram as lesões mal curadas de jogadores como Simão, Micoli e Quim; fui eu quem constituiu um plantel de 26 jogadores onde só metade se aproveita para jogar; fui eu que cego pela inesperada conquista do título na época passada, não realizei qualquer investimento forte na equipa de futebol e ando a prometer um Benfica Campeão de novo este ano. Apesar de tudo, daqui a algumas horas vou para o estádio. Levo o meu cachecol, vermelho de esperança. Também levo, pelo sim pelo não, um lenço branco. Afinal com este frio, nunca se sabe, posso-me constipar. Senão decerto que outro uso lhe hei-de dar!

sábado, novembro 26, 2005

(DES)ENCANTO

Ontem aproveitei para ir a uma sessão da meia-noite (e quarenta). Afinal tenho um King Kard para ‘amortizar’ até Fevereiro. Destino: Alvaláxia. Esqueci-me foi que a ‘pottermania’ já tinha chegado a Portugal. O último filme da ‘mina de ouro’ de J.K Rowling, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” encontra-se em exibição em três salas. Logicamente, o espaço encontrava-se cheio de aprendizes de feiticeiro inconscientes. Resolvi aproveitar a ‘onda’. Lá acabei por consumir mais uma história sofrível. Devo dizer que até considerei o filme bem realizado, com bons efeitos especiais. Até é melhor que os seus antecessores, mas o problema encontra-se mesmo no argumento!!! Suspeito que a versão ‘preto no branco’ deve ter outro encanto. Eu é que vou esperar pela estreia dos restantes três filmes para perceber onde é que está a magia desta história!
ENTRE A TERRA E O CÉU

Sempre fui muito céptico relativamente à importância da Igreja Católica no Mundo, por quanto ao seu papel, não tenho dúvidas: 2000 anos de atraso! Os casos de abusos sexuais revelados recentemente, apenas ajudaram a consolidar a ideia que já tinha da Igreja Católica. Mas a decisão do Papa Bento XVI em proibir o acesso ao sacerdócio de pessoas com tendências homossexuais, merece o meu aplauso. Primeiro, porque respeito que a Igreja como organização livre tenha o direito de estabelecer as suas próprias regras. Em segundo, porque esta decisão apesar de não resolver qualquer problema, admite, ainda que de forma indirecta, a existência de um problema. Atendendo que estamos a falar da Igreja Católica, convenhamos que é um passo em frente. É histórico e sabido que pessoas com comportamentos ‘errantes’ sempre encontraram no seio da Igreja Católica, um refúgio que lhes oferecia liberdade de acção para a prática actos ‘doentes’. Assim, a decisão do Papa parece que ficou a meio do caminho, porque o ideal seria uma limpeza geral, mas isso já seria pedir o céu!

quarta-feira, novembro 23, 2005

VOU ATÉ AO PAVILHÃO ATLÂNTICO E JÁ VOLTO....


sexta-feira, novembro 18, 2005

MILAGRE III

Quando ontem o meu telemóvel tocou e do outro lado a voz da mãe disse-me: “o teu filho [dois anos de idade] esteve no escritório e derrubou uma pilha de revista de banda desenhada que estavam para lá”, o meu coração saltou! A “pilha de revistas” referia-se às minhas últimas aquisições que aguardavam imaculadas a sua vez para serem lidas e depois religiosamente guardadas no seu estado impecável, sem marcas ou cantos dobrados. “Derrubou” à medida que aquela palavra ecoava na minha cabeça, o 'meu mundo' sofria um forte abalo. Para terem a noção da gravidade da situação, posso resumir que o escritório é o meu santuário e as minhas revistas/álbuns de banda desenhada são ícones religiosos. Só por milagre as minhas revistas não estariam com folhas dobradas ou capas vincadas. No regresso a casa, todos os santos ajudavam. “Só espero que as revistas não estejam dobradas”, “só espero que.....” rezava eu mentalmente com todas as minhas forças. A conclusão da história é que afinal os milagres existem!
MILAGRE II

A postura que Luís Filipe Vieira assumiu na passada Terça-feira, durante a entrevista que concedeu à RTP (Africa) era a imagem perfeita de um cristo ‘babado’ com os seus milagres. “Pergunte-me pelos milagres que fiz na Benfica” insistia com humildade o entrevistado para o jornalista da RTP que conduzia a entrevista. Mas o jornalista pouco católico, nada crente, preocupava-se mais com coisas fúteis: “O Simão vai ser vendido em Dezembro?”. “Mas só quer falar de futebol!!!” questionava o entrevistado. “O kit Benfica foi um fracasso?” contrapunha o jornalista. Com a possibilidade de entrevistar cristo e o jornalista optou por fazer perguntas ao actual Presidente do SL Benfica. Desesperei no sofá. “Pergunta pelos milagres” desejava eu. Nada. A entrevista acabou e só se falou sobre futebol!
MILAGRE I

“Aqui fazem-se milagres!” disse-me uma das “clientes” do serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSM, no primeiro dia que lá cheguei. Agradeci as palavras. Afinal há dois meses atrás andava “agarrado” a duas canadianas, tinha o joelho esquerdo completamente preso e corria o sério risco de “ir à faca”. Passado este tempo, muito trabalho de fisioterapia depois e já consigo saltar ao pé-coxinho com a perna esquerda. Milagre? Não! Competência. De toda a equipa de fisioterapeutas que trabalham naquele hospital. Tive foi a sorte de literalmente ter ficado em “boas mãos”!

domingo, novembro 13, 2005

PARIS






















(fotografia roubada à Blogotinha)

quarta-feira, novembro 09, 2005

TER OU NÃO TER SIMÃO

Quando na Quarta-Feira passada abandonei o Estádio da Luz após mais uma (in)glória noite europeia, fiquei logo com a sensação que as coisas não iam correr bem no fim-de-semana. Tinha acabado de assistir impotente ao sacrifício do Simão, um dos melhores jogadores do plantel do Benfica! Resultado: não só não ajudou a equipa na Quarta como depois não pôde ajudar a equipa no Domingo! Pergunto como é que é possivel o desperdicio quando estamos perante recursos (humanos) escassos? Uma decisão insensata do treinador, complicou as 'nossas' contas na Liga dos Campeões e no Campeonato. Começo a ter sérias dúvidas da capacidade de gestão do ‘nosso’ holandês!

quinta-feira, novembro 03, 2005

SUBSCREVO

em absoluto o manifesto “Estou farto” publicado pelo Jerico n’O Jumento.

segunda-feira, outubro 31, 2005

ACTUALIDADE III

O meu Benfica escorregou na Figueira! Bem podem dizer, escrever ou gritar que a culpa foi da chuva, do estado do terreno ou da falta do Simão, porque para mim a culpa foi do ...Veiga! Nem mais! Sempre que este senhor abre a boca ou mete a pata, o Benfica prejudica-se. Agora lembrou-se de entrar na guerra de palavras entre treinadores e chamou de “arrogante”, “vaidoso”, “incompetente” ao Cajuda. Pois é, eu só consigo imaginar as paredes do balneário do Naval forrados a papel de jornal com estas palavras e o resultado está à vista. Dois pontos à vida! Jogos à “Mourinho” e ainda há parvos que caiem na esparrela! Otário! Cada vez gosto mais do Veiga como gosto de peixe. Bahh!
ACTUALIDADE II

As presidenciais são agora o nosso folclore. Tenho acompanhado o tema até porque vou quebrar a minha longa abstinência eleitoral e vou votar nestas eleições. Mário Soares obllige. Obviamente contra. Só não sei se voto no “homem de Boliqueime” ou no “Poeta”. Logo se verá. O importante mesmo é afastar o sapo político de uma vez por todas da cena politica e como não se pode extirpa-lo, envergonhemo-lo com o voto. Assisto às suas intervenções públicas (leia-se gaffes, confusões, falhas de memória) e cá para mim o homem já morreu e alguém esqueceu-se de o avisar. Bem podemos discutir se o tamanho conta, mas agora a idade? ...Acreditem que conta!!!
ACTUALIDADE I

O nosso sistema financeiro (leia-se alguns bancos da praça), pilar da economia, motor de desenvolvimento nacional encontra-se debaixo de um “furacão”. Parece que afinal dão ao país na mesma medida em que retiram do pais (via off-shore). Só espero que este “furacão” não se transforme numa tempestade tropical e se desvaneça no mar!
A EMISSÃO SEGUE DENTRO DE MOMENTOS...

... é que nos últimos tempos tenho andado por aqui!

quarta-feira, outubro 19, 2005

AGRADECIMENTO

Como sócio benfiquista quero manifestar a minha total solidariedade com a revolta do presidente Dias da Cunha pelo facto do professor Peseiro ter sido obrigado a afastar-se do cargo de treinador principal do Sporting. Ainda mal partiu e eu já estou cheio de saudades daquele futebol que a todos encantava mas que nada ganhava! E aqueles espectáculos com lenços e lençóis brancos no final de cada jogo em Alvalade! Obrigado Peseiro por tudo e sobretudo por teres abrilhantado o título de campeão do Glorioso na época passada!

domingo, outubro 16, 2005

HISTÓRICA

Noite histórica! Sopram novos ventos no futebol português, e ainda bem! Um amigo meu lembrava-me que desde que começou o processo “apito dourado”, o Benfica nunca mais perdeu no Porto. Gosto de pensar que já começou o “princípio do fim”. Deles, claro! Gostei do jogo, da exibição, dos golos e da coreografia do público no final da partida! Fiquei a saber que escolhemos o holandês certo. Que noite! A histórica noite quando o "Ko" venceu o "Co"!

quarta-feira, outubro 12, 2005

VITÓRIA

Parece que os jogadores da nossa selecção nacional, à revelia do seu seleccionador, prometem jogar hoje bom futebol. Ou seja, prometem dar ao povo aquilo que o povo quer: futebol-espectáculo! Sinceramente espero que consigam. Como detestava ver triunfar na nossa selecção a táctica do “um ponto chega“ ou do “meio golo basta”. Ao contrário do que alguns “brazucas” possam pensar, o nosso objectivo não é o de marcar presença. Para isso já bastou a triste presença no Mundial da Coreia em 2002. Nós queremos ser campeões, sr. Scolari!Queremos ver bom futebol e queremos ganhar jogos! É dificil?

segunda-feira, outubro 10, 2005

DERROTA

Ao contrário do que muitos pensam, o grande derrotado destas eleições autárquicas não foi o marido da “Babá” (em Lisboa) ou o Pinto da Costa (no Porto) ou o João Soares (em Sintra) ou ainda o Jorge Coelho (em Portugal). O grande derrotado foi o "choque tecnológico" do engenheiro Sócrates. Então não é que os computadores do Secretariado Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, vulgo STAPE, iam lixando a noite eleitoral!!!