Elogio à excelência. É disso que este post trata. Eu que tantas do alto do meu cativo sentado crítico, também sei reconhecer quando o trabalho é bem feito. Depois do jogo na Luz frente ao Liverpool, pensava que melhor era impossível. Nesta fase da Liga, ganhar por um ao actual campeão europeu, era excelente. Mas afinal os rapazes queriam mais. Com mais coração do que com a cabeça, fizeram melhor. Tornaram o impossível possível, e ganharam fora por dois. Eliminaram, mais uma vez, os ingleses, derrotaram os espanhóis (desta vez na pessoa do treinador do Liverpool), ou seja, alcançaram a excelência. Esta minha alma benfiquista está inchada que nem um peru. A partir de agora já não exijo nada. Simplesmente, agora só quero vê-los a jogar à bola. E lá estarei, sempre, no alto do meu cativo sentado, orgulhoso! Viva o Benfica!
quinta-feira, março 09, 2006
domingo, março 05, 2006
A poucas horas da ‘feira de vaidades’ que é a Gala da entrega dos Óscares, não posso deixar de registar aqui os meus prognósticos, mais não seja pela minha condição de espectador atento da 7ª arte. Se quanto aos vencedores da noite, tenho palpites, quanto aos derrotados, tenho (quase) certezas: Steven Spielberg vai ser o maior castigado. Merecidamente, até pela sua decrescente falta de inspiração na realização de filmes, que já vem acumulando desde do “Relatório Minoritário”. A nomeação de “Munique” para o Óscar de melhor filme só serve mesmo para valorizar o já anunciado filme vencedor.
Deixando as questões técnicas de lado, debruço-me sobre o principal. Suspeito que a temática gay vai dominar a gala, por isso para o grande vencedor, aposto em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Aqui voto para melhor filme, melhor actor secundário, melhor actriz secundária e melhor realização. O Óscar da melhor actriz principal e, apesar de ainda não ter visto o filme, aposto o meu ouro na Felicity Huffman (“Transamerica”). Um voto de confiança naquela que interpreta a personagem que mais aprecio na série “Donas de Casa Desesperadas”. Pelo sua excelente interpretação em “Capote”, para o Óscar de melhor actor principal, indico Philip Seymour Hoffman. Resumindo, ficamos assim:
Melhor Actor Secundário - Jack Gyllenhall
Melhor Actriz Secundária – Michelle Williams
Melhor Actor - Phillip Seymour Hoffmann
Melhor Actriz – Felicity Huffman
Melhor Realizador - Ang Lee
Melhor Filme - “O Segredo de Brokeback Mountain”
Para além dos atrás referidos, indico que também gostei bastante de “Crash” e “Syriana”, mas não têm a força suficiente para se imporem a “Brokeback”
Deixando as questões técnicas de lado, debruço-me sobre o principal. Suspeito que a temática gay vai dominar a gala, por isso para o grande vencedor, aposto em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Aqui voto para melhor filme, melhor actor secundário, melhor actriz secundária e melhor realização. O Óscar da melhor actriz principal e, apesar de ainda não ter visto o filme, aposto o meu ouro na Felicity Huffman (“Transamerica”). Um voto de confiança naquela que interpreta a personagem que mais aprecio na série “Donas de Casa Desesperadas”. Pelo sua excelente interpretação em “Capote”, para o Óscar de melhor actor principal, indico Philip Seymour Hoffman. Resumindo, ficamos assim:
Melhor Actor Secundário - Jack Gyllenhall
Melhor Actriz Secundária – Michelle Williams
Melhor Actor - Phillip Seymour Hoffmann
Melhor Actriz – Felicity Huffman
Melhor Realizador - Ang Lee
Melhor Filme - “O Segredo de Brokeback Mountain”
Para além dos atrás referidos, indico que também gostei bastante de “Crash” e “Syriana”, mas não têm a força suficiente para se imporem a “Brokeback”
terça-feira, fevereiro 28, 2006
Confesso que nunca achei piada ao Carnaval. Quer dizer, gozo bem o feriado, mas até me arrepio, e acreditem que não é do frio, quando vejo imagens na tv da ‘pobreza franciscana’ que são essas cópias baratas de cortejos carnavalescos, que animam as festas de Norte a Sul do país. Felizmente que hoje, Terça de Carnaval, o melhor que há para oferecer, passa na televisão com o episódio do CSI “Grave Danger” realizado pelo excelente Quentin Tarantino (AXN) e o primeiro episódio da segunda temporada de “Lost” (RTP 1). Assim sim, viva o Carnaval!!!
segunda-feira, fevereiro 27, 2006
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
segunda-feira, fevereiro 20, 2006
Regressei ao Hospital Santa Maria para uma consulta de rotina. A consulta que em si, ocupou-me 15 minutos do meu tempo. Antes os utentes pagavam a consulta directamente no serviço que tinham utilizado, agora com as “melhorias” introduzidas, o utente paga no novo espaço central que foi remodelado. Se antes demorava 2 minutos no pagamento, desta vez esperei pacientemente e civilizadamente mais de 30 minutos pelo meu número (E917) para poder pagar a módica quantia de € 4,10. Esperei e quase desesperei desconfortavelmente sentado, ladeado de um mar de gente, num contacto directo com tudo o que era tosses, espirros, lamúrias, reclamações, etc, etc. Chegado à minha vez paguei e fiz a obrigatória reclamação no livro de reclamações. Mas foi a primeira e última vez. Da próxima, tiro a senha e vou-me embora. Melhorias destas, não obrigado! Se quiserem enviem-me depois a conta para casa!!!
quinta-feira, fevereiro 09, 2006
A pedido de várias famílias...pronto ok só da minha família, regresso a este espaço de critica. Afinal trata-se da minha janela para o mundo. Aqui grito o que me vai na alma. E tanta coisa tinha/tenho para gritar. Mas nos últimos tempos, tempo e disposição têm-me faltado. Quando as forças da natureza conspiram contra nós, nada há a fazer, só esperar que o mau tempo passe. Mas adiante. Fui desafiado e parafraseando o Sr. Faísca (dos desenhos animados preferidos do meu puto): gosto de desafios!
Hábitos estranhos? Poças! Já me parece estranho estar a falar dos meus hábitos. Afinal tudo que faço parece-me normal. Nada de especial. Fica para vossa avaliação:
Ler jornais de trás para a frente: julgo ser este o hábito mais estranho que tenho. Desde que me lembro de ler jornais (e já lá vão bastantes anos) sempre comecei pela última página. Doutra forma e o prazer de folhear um jornal já não é o mesmo. Velhos hábitos, estranhos hábitos.
Sessões de cinema da meia-noite: começou por acaso. A minha disponibilidade nos últimos anos encaixou a minha paixão pelo cinema neste horário. Sessão após sessão e cultivei o gosto de ver cinema em salas praticamente vazias. Escolho livremente lugar na central e dispenso os “comentadores” e/ou “comedores de pipocas”. Sessões da meia-noite parecem-me ser o horário certo para ver cinema.
Guardar revistas: tal como o amigo Parreira, também partilho este “hábito estranho”. Custa-me deitar uma revista fora. Colecciono bd, por isso estas estão foram de questão. Quanto às revistas generalistas – Premiere, Volta ao Mundo, Sábado, Exame, etc, etc - vou juntando/acumulando/empilhando. Algumas ainda releio enquanto não vêm aquela força que tudo leva…..para o caixote de lixo!
Coleccionar jogos de estratégia de tabuleiro: desde dos meus tempos do "Monopólio" e do “Petróleo” que os jogos de estratégia de tabuleiro são outra da minha paixão. Actualmente, limito-me a comprar e a coleccionar enquanto não há parceiros para jogar. Alguns dos jogos estão virgens, nunca foram abertos. Estão ali guardados no armário para a minha velhice!
Números impares: sempre me transmitiram uma sensação positiva. Sempre que aposto/escolho prefiro sempre números impares. Nem me considero supersticioso, mas evito os pares. Se calhar é por causa disso que o Euromilhões...nem vê-lo!!!
Tarefa terminada. Agora como não quero ser acusado de quebrar correntes e até porque não me dava nada jeito levar com sete anos de azar, lanço o convite dos “hábitos estranhos” aos seguintes bloguistas (por ordem alfabética):
Carla Hilário QuevedoHábitos estranhos? Poças! Já me parece estranho estar a falar dos meus hábitos. Afinal tudo que faço parece-me normal. Nada de especial. Fica para vossa avaliação:
Ler jornais de trás para a frente: julgo ser este o hábito mais estranho que tenho. Desde que me lembro de ler jornais (e já lá vão bastantes anos) sempre comecei pela última página. Doutra forma e o prazer de folhear um jornal já não é o mesmo. Velhos hábitos, estranhos hábitos.
Sessões de cinema da meia-noite: começou por acaso. A minha disponibilidade nos últimos anos encaixou a minha paixão pelo cinema neste horário. Sessão após sessão e cultivei o gosto de ver cinema em salas praticamente vazias. Escolho livremente lugar na central e dispenso os “comentadores” e/ou “comedores de pipocas”. Sessões da meia-noite parecem-me ser o horário certo para ver cinema.
Guardar revistas: tal como o amigo Parreira, também partilho este “hábito estranho”. Custa-me deitar uma revista fora. Colecciono bd, por isso estas estão foram de questão. Quanto às revistas generalistas – Premiere, Volta ao Mundo, Sábado, Exame, etc, etc - vou juntando/acumulando/empilhando. Algumas ainda releio enquanto não vêm aquela força que tudo leva…..para o caixote de lixo!
Coleccionar jogos de estratégia de tabuleiro: desde dos meus tempos do "Monopólio" e do “Petróleo” que os jogos de estratégia de tabuleiro são outra da minha paixão. Actualmente, limito-me a comprar e a coleccionar enquanto não há parceiros para jogar. Alguns dos jogos estão virgens, nunca foram abertos. Estão ali guardados no armário para a minha velhice!
Números impares: sempre me transmitiram uma sensação positiva. Sempre que aposto/escolho prefiro sempre números impares. Nem me considero supersticioso, mas evito os pares. Se calhar é por causa disso que o Euromilhões...nem vê-lo!!!
Tarefa terminada. Agora como não quero ser acusado de quebrar correntes e até porque não me dava nada jeito levar com sete anos de azar, lanço o convite dos “hábitos estranhos” aos seguintes bloguistas (por ordem alfabética):
Bruno Nogueira
João Pereira Coutinho
Pacheco Pereira
Pedro Mexia
terça-feira, janeiro 24, 2006
Dia 1 da minha recuperação mental. Para uma mente sã, obviamente corpo são. Fui transpirar para o ginásio. Boa onda. Fiz o meu triatlo: corrida+bicicleta+remo complementados com uma série de cem agachamentos. Joelho oblige. Para terminar fui para o jacuzzi. Eu e mais quatro velhotas que esperavam pela aula de hidroginástica. Fechei os olhos e relaxei. Almoço nas redondezas porque a sessão de cinema começava às 14. Não resisto a filmes de terror. Apesar de ter achado o “Saw I” muito fraquinho (4/10) resolvi ir ver “Saw II”. Afinal o pior que me poderia acontecer era sair a meio do filme. Nada disso. O filme está excelente (8/10). A milhas do que lhe deu origem. E promete continuação. E nada mais digo. O dia correu como previsto.
domingo, janeiro 22, 2006
sexta-feira, janeiro 20, 2006
SOARES? NÃO OBRIGADO! (3)
A campanha eleitoral acaba hoje. Felizmente. A fazer fé nas várias sondagens e tudo fica resolvido Domingo. A fazer fé nas sondagens e não vejo necessidade de emigrar ou de não dormir descansado. Felizmente. Para mim, mais importante do quem ganha será quem perde. Por isso suspendo a minha condição de abstencionista convicto e vou votar. Quero contribuir para a limpeza dos politicos do 25-A. Quero contribuir para a mais humilhante derrota politica de Mário Soares. Dispenso turistas e chupistas na Presidência. Desapareça, Sr. Soares e de vez!
A campanha eleitoral acaba hoje. Felizmente. A fazer fé nas várias sondagens e tudo fica resolvido Domingo. A fazer fé nas sondagens e não vejo necessidade de emigrar ou de não dormir descansado. Felizmente. Para mim, mais importante do quem ganha será quem perde. Por isso suspendo a minha condição de abstencionista convicto e vou votar. Quero contribuir para a limpeza dos politicos do 25-A. Quero contribuir para a mais humilhante derrota politica de Mário Soares. Dispenso turistas e chupistas na Presidência. Desapareça, Sr. Soares e de vez!terça-feira, janeiro 17, 2006
SINAIS D VIDA
Tenho memória que o meu contacto com a Internet nos últimos tempos tem sido residual. É voluntário. O meu estado de espírito não me traz para aqui. A verdade é que ando saturado. Tudo o que absorvo parece-me irracional. Logo evito. A minha alma não anda cá. Consigo encontrar escape nas salas de cinema. Para a semana vou estar de férias. Meti uma semana. Procuro “papas e descanso”. Actualizado para os nossos dias dá ginásio e cinema. Preciso de libertar o meu corpo e a minha mente. Vou-me esvaziar para poder voltar a encher.
Tenho memória que o meu contacto com a Internet nos últimos tempos tem sido residual. É voluntário. O meu estado de espírito não me traz para aqui. A verdade é que ando saturado. Tudo o que absorvo parece-me irracional. Logo evito. A minha alma não anda cá. Consigo encontrar escape nas salas de cinema. Para a semana vou estar de férias. Meti uma semana. Procuro “papas e descanso”. Actualizado para os nossos dias dá ginásio e cinema. Preciso de libertar o meu corpo e a minha mente. Vou-me esvaziar para poder voltar a encher.
quarta-feira, janeiro 04, 2006
SOARES? NÃO OBRIGADO! (2)
Ontem, queixava-se para uma câmara da televisão que as televisões não o filmavam. Hoje, numa rádio acusava sem provar que a comunicação social não é isenta. D. Quixote e os seus moinhos de vento.
A verdade é que descobriu agora que não vale nem metade do que gostaria de valer e que interessa menos de metade do que aquilo que pensava interessar.
Como diria o 'Tio Frankie':
"Don't you know you old fool
You never can win
Use your mentality
Wake up to reality"
Ontem, queixava-se para uma câmara da televisão que as televisões não o filmavam. Hoje, numa rádio acusava sem provar que a comunicação social não é isenta. D. Quixote e os seus moinhos de vento.A verdade é que descobriu agora que não vale nem metade do que gostaria de valer e que interessa menos de metade do que aquilo que pensava interessar.
Como diria o 'Tio Frankie':
You never can win
Use your mentality
Wake up to reality"
segunda-feira, janeiro 02, 2006
quarta-feira, dezembro 28, 2005
MADE IN CHINA
Confesso que não sei como é que os chineses vivem o Natal. Acredito é que nesta altura do ano (calendário juliano) é para os exploradores, desculpem, empresários chineses, sinal de elevados lucros; para os escravos, desculpem, trabalhadores chineses, sinal de muito trabalho. Cada vez mais, torna-se visível esta invasão amarela, que vai desde do fabrico de um simples boneco do Noody até ao novo iPod da Apple. Tudo é “Made in China”. Não há como evitar. Eles estão entre nós. Um dia quando acabarem as negociações sobre as quotas de têxteis chineses, acordamos para a dura realidade que é a nossa sociedade de consumo estar dependente dos chineses para tudo o resto! Da minha parte, aproveito o Natal para consumir os poucos produtos “Made in Portugal” que ainda existem, como é o caso do Bolo-Rei e do Bolo das Rosas (doçaria alentejana)!
terça-feira, dezembro 20, 2005
SESSÃO DA MEIA-NOITE: KING KONG


Fui ver o último de Peter Jackson. Não, não é a 8ª maravilha do Mundo. Tenho pena. Há um limite que alcançado uma pessoa fica satisfeita, ultrapassado e a pessoa fica farta. É o caso. No geral, o “King Kong” de Peter Jackson é um bom filme cheio de acção; no específico, peca pela sua longa duração (três horas e picos é muito e não traz qualquer mais-valia na história) e pelo abuso dos efeitos especiais (o realizador excedeu-se e o que é demais…). Filme do ano? Não me parece! Óscares? Nem lá perto! Uma menção honrosa para a excelente criação que é o King Kong. Classifico com um 8/10.
sábado, dezembro 17, 2005
SOARES? NÃO OBRIGADO! (1)
Não sei se é o modelo de debate acordado, se são os candidatos presidenciais ou se é mesmo o cargo de Presidente da Republica Portuguesa que não interessa nem ao menino Jesus. Mas a única verdade absoluta que resulta dos ‘lado-a-lado’ é que o país está com uma grave crise. Crise qualitativa de candidatos presidenciais! Cinco candidatos e não existe qualquer debate de ideias válido para Portugal e para os portugueses. Afinal, consequência das motivações de cada candidato. Um passeia-se na Avenida até Belém, outro candidata-se contra o partido, dois concorrem pelo tempo de antena e por fim o último não concorre para Presidente, concorre contra Cavaco. Nem quero imaginar o que seria desta nossa democracia, se o choradinho da esquerda socialista pegasse e só se apresentasse a votos o demagogo do Soares!
Não sei se é o modelo de debate acordado, se são os candidatos presidenciais ou se é mesmo o cargo de Presidente da Republica Portuguesa que não interessa nem ao menino Jesus. Mas a única verdade absoluta que resulta dos ‘lado-a-lado’ é que o país está com uma grave crise. Crise qualitativa de candidatos presidenciais! Cinco candidatos e não existe qualquer debate de ideias válido para Portugal e para os portugueses. Afinal, consequência das motivações de cada candidato. Um passeia-se na Avenida até Belém, outro candidata-se contra o partido, dois concorrem pelo tempo de antena e por fim o último não concorre para Presidente, concorre contra Cavaco. Nem quero imaginar o que seria desta nossa democracia, se o choradinho da esquerda socialista pegasse e só se apresentasse a votos o demagogo do Soares!
TRADIÇÃO
Faltava-me aqui rejubilar pelo feito do meu Benfica ao eliminar o ‘todo-poderoso’ MU na Liga dos Campeões. Quando os sócios sonham e os jogadores querem, as vitórias acontecem. Pena é que não seja assim todos os Domingos. Agora vem o Liverpool. Mais ingleses. Eu queria os espanhóis do Barca, mas quem vier morre, certo? O que eles não sabem e que eu sei, é que existe uma tradição no Estádio na Luz, que é mandar ingleses para casa. Mas lá para Fevereiro/Março veremos se a tradição ainda é o que era!
quarta-feira, dezembro 07, 2005
Subscrever:
Mensagens (Atom)
