sexta-feira, maio 19, 2006

O "CÓDIGO" DE DAN BROWN

Photobucket - Video and Image Hosting

Estreou nas salas de cinemas portuguesa “O Código da Vinci”. Gostei de ler o livro, seguramente vou ver o filme, provavelmente já no próximo fim-de-semana. Apesar de já ter lido as críticas, a verdade é que pouco me interessa a opinião dos críticos(!). Preocupa-me mais as posições assumidas pela Igreja Católica. Pela sua importância como instituição nas sociedades modernas, os repetidos apelos ao boicote, os rótulos de "embuste" e as pressões para classificar o filme como uma obra de ficção, faz-me parecer que em pleno século XXI voltamos aos tempos da censura, ou pior da inquisição. Qual é o problema de uma interpretação aberta da vida de Jesus? Foi também a bíblia classificada como uma obra de ficção? Não terão as pessoas o direito de questionar? Eu, se estivesse na posição de Cristo, gostava mais que discutissem o papel daquela Maria ao meu lado do que o papel daqueles doze homens atrás de mim!
Gosto de pensar que sou um homem livre e nessa qualidade irei ver o filme. Acho curiosa a teoria de Dan Brown e a forma como relaciona com a obra de Leonardo da Vinci. Também rejeito por completo verdades absolutas, principalmente dogmas religiosos. Mas sinceramente pouco ou nada me interessa se Jesus era ou não casado, se deixou ou não descendência. Em boa verdade, em nada altera o mundo onde vivo!

quarta-feira, maio 17, 2006

DE REGRESSO. SEM DÚVIDA!!!

Eis-me regressado a este rectângulo à beira-mar plantado. Mesmo que não soubesse onde tinha aterrado, bastou-me apanhar um táxi no aeroporto para perceber que tinha chegado a Portugal. Como? Fui roubado na “corrida”. Mas após um atraso de duas horas do avião e mais quatro horas de voo, quem é que tem discernimento e paciência para discutir valores com uma “besta”. Do roubo só me apercebi no dia seguinte. Cobrou-me €3,45 pelas bagagens quando o devido era de €1,60. Se o pobre infeliz por €1,85 se sentiu realizado como vigarista, dou por bem entregue o meu dinheiro, afinal não custa assim tanto ajudar os outros sentirem-se melhor consigo próprios. Caso contrário, tenho pena que as “bestas“ dos nossos taxistas sejam o primeiro contacto que os turistas têm com os portugueses, quando visitam o nosso país!

sexta-feira, maio 05, 2006

VOU ATÉ À PRAIA E JÁ VOLTO.....

quarta-feira, abril 26, 2006

ADEUS!!!

Que me perdoem os meus amigos ‘lagartos’ mas o cartão vermelho mostrado a Sá Pinto na ultima jornada e o consequente castigo de dois jogos de suspensão que ditam o fim abrupto da sua carreira de jogador de futebol é como se fosse a cereja no topo do bolo. Deus escreve direito por linhas tortas. Onde os outros viam agressividade, eu via ódio, onde os outros via dedicação, eu via provocação. E não conto com o episódio da agressão ao Artur Jorge, na altura seleccionador nacional, uma vez que aqui o Sá Pinto fez o que 6 milhões de portugueses gostavam de ter feito. Mas bastava ter assistido à sua atitude em campo no último clássico Benfica-Sporting em que participou para perceber que jogadores assim não fazem falta no nosso futebol. Bendito vermelho!!!

terça-feira, abril 25, 2006

PARIDADE PARIDA!

Após involuntária ausência regresso a este espaço de monólogo para pecar. Falemos sobre a famosa Lei da Paridade. Famosa pelo seu conteúdo e pela forma como foi aprovada. É mais uma lei mal parida pelos nossos representantes da Republica. Destina-se somente aumentar artificialmente a presença feminina nos cargos de poder. Assim em vez de se distribuir “tachos” pelos primos, pelos amigos, pelos filhos dos amigos, pelos afilhados, distribui-se “tachos” pelas primas, pelas amigas, pelas filhas das amigas, pelas afilhadas. Mas sinceramente não vejo como isto melhora a forma de fazer politica em Portugal. Pena é que a lei não contenha nenhum artigo a limitar o aumento a mulheres na faixa etária entre os 25 e os 40 anos. Assim sim, concordaria com esta discriminação pela positiva. Quem sabe se o canal Parlamento não teria mais audiências do que o circo das celebridades! Dizem os defensores, que a voz feminina é o melhor garante da defesa dos interesses das mulheres, como se nos últimos 32 anos de democracia só tivessem sido aprovadas leis machistas, limitativas ou discriminatórias. Mas se o objectivo for a representatividade, onde estão os representantes dos doentes, dos analfabetos, dos pobres, dos emigrantes ilegais, dos gays, das putas, das minorias, dos “moedinhas”, etc, etc? Não fosse isto uma Republica das Bananas, e tudo isto dava vontade chorar, assim soltemos sonoras gargalhadas!

quarta-feira, abril 05, 2006

I have a dream. Faz quase dois anos, que aguardo o regresso de Rui Costa ao Estádio da Luz. Na altura escrevi aqui sobre isso. Passado todo este tempo e estou apenas a 90 minutos do sonho “Benfica – AC Milão”. As voltas que o mundo dá. Já não esperava que o Benfica estivesse nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões, mas agora já sonho com as ‘meias’. Como o Milão já cumpriu com a sua parte, resta-nos nós. Acrescento que não partilho da opinião que houve domínio avassalador do Barcelona no jogo da Luz, pelo que considero que está tudo “em aberto” para logo à noite. Conto com muito futebol, muito Simão & Cª, muitos golos e ..... muito sofrimento. Mas como se diz lá fora “no pain no game”. Força Benfica!
1 d'Abril. Era a data do post anterior. Para brincar com um qualquer leitor mais distraído, resolvi pregar uma pequena partida, sem maldade. Assim, informo que este blogue continuará a ser editado pelo Blogger. Nada de papel!

sábado, abril 01, 2006

O dia de ontem foi uma caixinha de surpresas. Ao consultar a minha caixa de correio, sou surpreendido com uma proposta de uma editora (dessas novas que surgiram agora) para a publicação dos meus posts em livro!!!! Primeiro estranhei, depois entranhei, lá dizia o Pessoa! Estabelecido o obrigatório contacto telefónico, confirma-se: querem publicar os meus escritos!!! Consideram os blogues/diários pessoais um nicho de mercado bastante interessante e com potencial, pelo que querem apostar no lançamento de novo autores. Segunda-feira lá terei uma primeira reunião introdutória. Fico espantado como há pessoal capaz de deitar dinheiro à rua, mas cada um é que sabe, e eu aproveito! Publicar o que eu escrevo? Será que alguém lê????? Nem sei nem quero saber. Eu escrevo, eles publicam e eu recebo. Prometo ir aqui dando novidades sobre este assunto!

terça-feira, março 28, 2006

Estou de partida para o Estádio. Vou ver futebol. Crente que o Benfica já fez o que tinha a fazer (e mais do que se pedia e estou agradecido por isso) na Liga dos Campeões, posso finalmente desfrutar do espectáculo do futebol sem qualquer nervosismo miúdo e o Ronaldinho e companhia são os artistas ideiais para a ocasião. Obviamente, se perguntarem o meu prognóstico, a minha costela benfiquista responde sem reservas: quinze a zero! Mas acreditem, para mim, isso hoje não é o mais importante!!!

sexta-feira, março 10, 2006

Finalmente acabou-se o enorme bocejo que foi a presidência de Sampaio. Com a sua visão limitada dos poderes de um presidente, deixa um pais mais triste, apesar de, por vezes, salpicado de alegria por gloriosas vitórias desportivas, mais pessimista, quiçá o mais da Europa, em plena crise económica, social e de valores. Nunca foram tão verdadeiras e actuais as palavras de Luís de Camões, “que um fraco rei faz fraca a forte gente”.

quinta-feira, março 09, 2006

Elogio à excelência. É disso que este post trata. Eu que tantas do alto do meu cativo sentado crítico, também sei reconhecer quando o trabalho é bem feito. Depois do jogo na Luz frente ao Liverpool, pensava que melhor era impossível. Nesta fase da Liga, ganhar por um ao actual campeão europeu, era excelente. Mas afinal os rapazes queriam mais. Com mais coração do que com a cabeça, fizeram melhor. Tornaram o impossível possível, e ganharam fora por dois. Eliminaram, mais uma vez, os ingleses, derrotaram os espanhóis (desta vez na pessoa do treinador do Liverpool), ou seja, alcançaram a excelência. Esta minha alma benfiquista está inchada que nem um peru. A partir de agora já não exijo nada. Simplesmente, agora só quero vê-los a jogar à bola. E lá estarei, sempre, no alto do meu cativo sentado, orgulhoso! Viva o Benfica!
ANY DOUBT?



domingo, março 05, 2006

A poucas horas da ‘feira de vaidades’ que é a Gala da entrega dos Óscares, não posso deixar de registar aqui os meus prognósticos, mais não seja pela minha condição de espectador atento da 7ª arte. Se quanto aos vencedores da noite, tenho palpites, quanto aos derrotados, tenho (quase) certezas: Steven Spielberg vai ser o maior castigado. Merecidamente, até pela sua decrescente falta de inspiração na realização de filmes, que já vem acumulando desde do “Relatório Minoritário”. A nomeação de “Munique” para o Óscar de melhor filme só serve mesmo para valorizar o já anunciado filme vencedor.

Deixando as questões técnicas de lado, debruço-me sobre o principal. Suspeito que a temática gay vai dominar a gala, por isso para o grande vencedor, aposto em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Aqui voto para melhor filme, melhor actor secundário, melhor actriz secundária e melhor realização. O Óscar da melhor actriz principal e, apesar de ainda não ter visto o filme, aposto o meu ouro na Felicity Huffman (“Transamerica”). Um voto de confiança naquela que interpreta a personagem que mais aprecio na série “Donas de Casa Desesperadas”. Pelo sua excelente interpretação em “Capote”, para o Óscar de melhor actor principal, indico Philip Seymour Hoffman. Resumindo, ficamos assim:

Melhor Actor Secundário - Jack Gyllenhall
Melhor Actriz Secundária – Michelle Williams
Melhor Actor - Phillip Seymour Hoffmann
Melhor Actriz – Felicity Huffman
Melhor Realizador - Ang Lee
Melhor Filme - “O Segredo de Brokeback Mountain”

Para além dos atrás referidos, indico que também gostei bastante de “Crash” e “Syriana”, mas não têm a força suficiente para se imporem a “Brokeback”

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Confesso que nunca achei piada ao Carnaval. Quer dizer, gozo bem o feriado, mas até me arrepio, e acreditem que não é do frio, quando vejo imagens na tv da ‘pobreza franciscana’ que são essas cópias baratas de cortejos carnavalescos, que animam as festas de Norte a Sul do país. Felizmente que hoje, Terça de Carnaval, o melhor que há para oferecer, passa na televisão com o episódio do CSI “Grave Danger” realizado pelo excelente Quentin Tarantino (AXN) e o primeiro episódio da segunda temporada de “Lost” (RTP 1). Assim sim, viva o Carnaval!!!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Sem alarmismos, queria anunciar que a ‘gripe das aves’ chegou a Portugal! Ontem, no Estádio da luz, os primeiros sintomas foram detectados na baliza do FC Porto!!!! Piú!!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Se há coisa que gosto no novo Estádio da Luz, é de "comer" bifes 'à inglesa'!!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Regressei ao Hospital Santa Maria para uma consulta de rotina. A consulta que em si, ocupou-me 15 minutos do meu tempo. Antes os utentes pagavam a consulta directamente no serviço que tinham utilizado, agora com as “melhorias” introduzidas, o utente paga no novo espaço central que foi remodelado. Se antes demorava 2 minutos no pagamento, desta vez esperei pacientemente e civilizadamente mais de 30 minutos pelo meu número (E917) para poder pagar a módica quantia de € 4,10. Esperei e quase desesperei desconfortavelmente sentado, ladeado de um mar de gente, num contacto directo com tudo o que era tosses, espirros, lamúrias, reclamações, etc, etc. Chegado à minha vez paguei e fiz a obrigatória reclamação no livro de reclamações. Mas foi a primeira e última vez. Da próxima, tiro a senha e vou-me embora. Melhorias destas, não obrigado! Se quiserem enviem-me depois a conta para casa!!!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A pedido de várias famílias...pronto ok só da minha família, regresso a este espaço de critica. Afinal trata-se da minha janela para o mundo. Aqui grito o que me vai na alma. E tanta coisa tinha/tenho para gritar. Mas nos últimos tempos, tempo e disposição têm-me faltado. Quando as forças da natureza conspiram contra nós, nada há a fazer, só esperar que o mau tempo passe. Mas adiante. Fui desafiado e parafraseando o Sr. Faísca (dos desenhos animados preferidos do meu puto): gosto de desafios!

Hábitos estranhos? Poças! Já me parece estranho estar a falar dos meus hábitos. Afinal tudo que faço parece-me normal. Nada de especial. Fica para vossa avaliação:

Ler jornais de trás para a frente: julgo ser este o hábito mais estranho que tenho. Desde que me lembro de ler jornais (e já lá vão bastantes anos) sempre comecei pela última página. Doutra forma e o prazer de folhear um jornal já não é o mesmo. Velhos hábitos, estranhos hábitos.

Sessões de cinema da meia-noite: começou por acaso. A minha disponibilidade nos últimos anos encaixou a minha paixão pelo cinema neste horário. Sessão após sessão e cultivei o gosto de ver cinema em salas praticamente vazias. Escolho livremente lugar na central e dispenso os “comentadores” e/ou “comedores de pipocas”. Sessões da meia-noite parecem-me ser o horário certo para ver cinema.

Guardar revistas: tal como o amigo Parreira, também partilho este “hábito estranho”. Custa-me deitar uma revista fora. Colecciono bd, por isso estas estão foram de questão. Quanto às revistas generalistas – Premiere, Volta ao Mundo, Sábado, Exame, etc, etc - vou juntando/acumulando/empilhando. Algumas ainda releio enquanto não vêm aquela força que tudo leva…..para o caixote de lixo!

Coleccionar jogos de estratégia de tabuleiro: desde dos meus tempos do "Monopólio" e do “Petróleo” que os jogos de estratégia de tabuleiro são outra da minha paixão. Actualmente, limito-me a comprar e a coleccionar enquanto não há parceiros para jogar. Alguns dos jogos estão virgens, nunca foram abertos. Estão ali guardados no armário para a minha velhice!

Números impares: sempre me transmitiram uma sensação positiva. Sempre que aposto/escolho prefiro sempre números impares. Nem me considero supersticioso, mas evito os pares. Se calhar é por causa disso que o Euromilhões...nem vê-lo!!!

Tarefa terminada. Agora como não quero ser acusado de quebrar correntes e até porque não me dava nada jeito levar com sete anos de azar, lanço o convite dos “hábitos estranhos” aos seguintes bloguistas (por ordem alfabética):

Carla Hilário Quevedo
Bruno Nogueira
João Pereira Coutinho
Pacheco Pereira
Pedro Mexia
É agradável voltar a este espaço e verificar que está tudo conforme deixei!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Dia 1 da minha recuperação mental. Para uma mente sã, obviamente corpo são. Fui transpirar para o ginásio. Boa onda. Fiz o meu triatlo: corrida+bicicleta+remo complementados com uma série de cem agachamentos. Joelho oblige. Para terminar fui para o jacuzzi. Eu e mais quatro velhotas que esperavam pela aula de hidroginástica. Fechei os olhos e relaxei. Almoço nas redondezas porque a sessão de cinema começava às 14. Não resisto a filmes de terror. Apesar de ter achado o “Saw I” muito fraquinho (4/10) resolvi ir ver “Saw II”. Afinal o pior que me poderia acontecer era sair a meio do filme. Nada disso. O filme está excelente (8/10). A milhas do que lhe deu origem. E promete continuação. E nada mais digo. O dia correu como previsto.