segunda-feira, julho 17, 2006

LOUCURAS

Depois das férias loucas, da loucura do Mundial, deste calor de loucos, foi a vez do meu computador "passar-se dos chips". Pelo meio, este blogue fez três anos, o "velho" Rui Costa marca o ritmo na equipa do Benfica e o petróleo está quase quase nos $80,00 o barril. A loucura, perdão.... a emissão segue dentro de momentos... assim que o computador regresse à vida!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

LARANJADA

As bebidas hoje são por minha conta.... sumo de laranja para toda a gente!!!

domingo, junho 25, 2006

CRÓNICA DE VIAGEM

Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!

Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!

Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).

Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?

Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!

domingo, junho 11, 2006

ATÉ JÁ...

...desta vez não coloco a bandeira nacional à janela. Coloco-a aqui
















FORÇA PORTUGAL!!!

sábado, junho 10, 2006

CORRIDA AO OURO

Já começou a maior corrida ao ouro dos tempos modernos. O ouro é naturalmente a taça do Mundial de Futebol. Nos próximos tempos não haverá noticias mais importantes do que o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, a condição física do Deco ou a opção entre Petit ou Maniche. Tempos modernos! Até porque “nossa” corrida ao ouro não é nada fácil. No simples exercício teórico, com o pressuposto que o Brasil (na qualidade principal favorito) vence todos os seus jogos até às Meias-finais, verifico que se Portugal vencer o seu grupo, arrisca-se a ter de ganhar à Inglaterra para jogar com o Brasil antes da Final; se ficarmos em segundo no grupo, defrontamos a Alemanha antes de jogar com a França (ou Itália) para chegarmos à Final. Venha o Diabo e escolha, mas sinceramente duas vitórias nossas nos dois primeiros jogos e no terceiro jogarmos com onze não habituais titulares, parece-me ser o melhor atalho para a Final. Resta saber se as nossas bolas entram nas balizas adversárias!

sexta-feira, junho 09, 2006

A MINHA SELECÇÃO

Não escolhia nem o Scolari nem o Madail. Dos restantes 23 também deixava de fora o Quim, o Nuno Valente, o Costinha, o Figo e o Hélder Postiga. Para os seus lugares chamava o Moreira, o Abel, o João Moutinho, o Quaresma e o Hugo Almeida. São opções. Mas depois da vergonha do Mundial’2002 e do “quase” do Euro’2004 impunha-se renovações. Felizmente ou infelizmente (mais tarde se verá) elas não aconteceram. Actualmente à distância, vejo a nossa selecção como um grupo de vedetas convencidas lideradas por pessoas arrogantes. Com a minha selecção, o mínimo que exigia eram os Quartos-de-Final, agora com este grupo o limite deve ser o céu. Ou isso ou as cabeças do Scolari e do Madail numa bandeja de prata. Mas como o futebol é vivido de forma irracional, a partir de Domingo lá estarei para os apoiar. Mas só na primeira fase, porque os euros custam a ganhar. Só desejo que os nossos rapazes, tenham consciência que actualmente o futebol é muito mais que um simples partida de 90 minutos. Está em jogo a auto-estima de um povo.

domingo, junho 04, 2006

FOI À 17 ANOS...






















...que a semente da democracia foi plantada. Infelizmente ainda não germinou!
Há-de chegar o dia!

quarta-feira, maio 31, 2006

OS ALTRUISTAS

Não posso deixar de achar uma certa ironia nisto tudo. Depois do histerismo que foi o apoio e a onda de solidariedade portuguesa, quase a raiar o ridículo, pela independência de Timor o governo timorense agradece e paga entregando a exploração de petróleo do mar de Timor aos italianos da Eni em detrimento da nossa Galp. Uma semana depois desta decisão, os portugueses estão de novo na 'linha da frente' na ajuda a Timor, com o envio de uma força militar. Pergunto onde estão os italianos?

quinta-feira, maio 25, 2006

BEM-VINDO!















Estava hoje para falar do sr. Agostinho, aquele que apostava todo o dinheiro na vitória contra a França, mas não vou falar. Fica para amanha. Hoje, outros se elevam(ram). Finalmente Rui Costa na Luz. E por uma época inteirinha. Está mais que garantido o meu cativo no Estádio. Não gosto do Veiga, tenho dúvidas do Fernando Santos, mas o regresso do “maestro” ultrapassa tudo isso. A oportunidade de o (re)ver ao vivo, e foram tantas as vezes, desde do penalty contra o Brasil na final de 1991 até ao golão frente aos ingleses no Europeu de 2004, é um dos meus sonhos tornados realidade. Aqui aplica-se com justeza do dito popular “velhos são os trapos”. Até já e bem-vindo a casa, Rui!

sexta-feira, maio 19, 2006

O "CÓDIGO" DE DAN BROWN

Photobucket - Video and Image Hosting

Estreou nas salas de cinemas portuguesa “O Código da Vinci”. Gostei de ler o livro, seguramente vou ver o filme, provavelmente já no próximo fim-de-semana. Apesar de já ter lido as críticas, a verdade é que pouco me interessa a opinião dos críticos(!). Preocupa-me mais as posições assumidas pela Igreja Católica. Pela sua importância como instituição nas sociedades modernas, os repetidos apelos ao boicote, os rótulos de "embuste" e as pressões para classificar o filme como uma obra de ficção, faz-me parecer que em pleno século XXI voltamos aos tempos da censura, ou pior da inquisição. Qual é o problema de uma interpretação aberta da vida de Jesus? Foi também a bíblia classificada como uma obra de ficção? Não terão as pessoas o direito de questionar? Eu, se estivesse na posição de Cristo, gostava mais que discutissem o papel daquela Maria ao meu lado do que o papel daqueles doze homens atrás de mim!
Gosto de pensar que sou um homem livre e nessa qualidade irei ver o filme. Acho curiosa a teoria de Dan Brown e a forma como relaciona com a obra de Leonardo da Vinci. Também rejeito por completo verdades absolutas, principalmente dogmas religiosos. Mas sinceramente pouco ou nada me interessa se Jesus era ou não casado, se deixou ou não descendência. Em boa verdade, em nada altera o mundo onde vivo!

quarta-feira, maio 17, 2006

DE REGRESSO. SEM DÚVIDA!!!

Eis-me regressado a este rectângulo à beira-mar plantado. Mesmo que não soubesse onde tinha aterrado, bastou-me apanhar um táxi no aeroporto para perceber que tinha chegado a Portugal. Como? Fui roubado na “corrida”. Mas após um atraso de duas horas do avião e mais quatro horas de voo, quem é que tem discernimento e paciência para discutir valores com uma “besta”. Do roubo só me apercebi no dia seguinte. Cobrou-me €3,45 pelas bagagens quando o devido era de €1,60. Se o pobre infeliz por €1,85 se sentiu realizado como vigarista, dou por bem entregue o meu dinheiro, afinal não custa assim tanto ajudar os outros sentirem-se melhor consigo próprios. Caso contrário, tenho pena que as “bestas“ dos nossos taxistas sejam o primeiro contacto que os turistas têm com os portugueses, quando visitam o nosso país!

sexta-feira, maio 05, 2006

VOU ATÉ À PRAIA E JÁ VOLTO.....

quarta-feira, abril 26, 2006

ADEUS!!!

Que me perdoem os meus amigos ‘lagartos’ mas o cartão vermelho mostrado a Sá Pinto na ultima jornada e o consequente castigo de dois jogos de suspensão que ditam o fim abrupto da sua carreira de jogador de futebol é como se fosse a cereja no topo do bolo. Deus escreve direito por linhas tortas. Onde os outros viam agressividade, eu via ódio, onde os outros via dedicação, eu via provocação. E não conto com o episódio da agressão ao Artur Jorge, na altura seleccionador nacional, uma vez que aqui o Sá Pinto fez o que 6 milhões de portugueses gostavam de ter feito. Mas bastava ter assistido à sua atitude em campo no último clássico Benfica-Sporting em que participou para perceber que jogadores assim não fazem falta no nosso futebol. Bendito vermelho!!!

terça-feira, abril 25, 2006

PARIDADE PARIDA!

Após involuntária ausência regresso a este espaço de monólogo para pecar. Falemos sobre a famosa Lei da Paridade. Famosa pelo seu conteúdo e pela forma como foi aprovada. É mais uma lei mal parida pelos nossos representantes da Republica. Destina-se somente aumentar artificialmente a presença feminina nos cargos de poder. Assim em vez de se distribuir “tachos” pelos primos, pelos amigos, pelos filhos dos amigos, pelos afilhados, distribui-se “tachos” pelas primas, pelas amigas, pelas filhas das amigas, pelas afilhadas. Mas sinceramente não vejo como isto melhora a forma de fazer politica em Portugal. Pena é que a lei não contenha nenhum artigo a limitar o aumento a mulheres na faixa etária entre os 25 e os 40 anos. Assim sim, concordaria com esta discriminação pela positiva. Quem sabe se o canal Parlamento não teria mais audiências do que o circo das celebridades! Dizem os defensores, que a voz feminina é o melhor garante da defesa dos interesses das mulheres, como se nos últimos 32 anos de democracia só tivessem sido aprovadas leis machistas, limitativas ou discriminatórias. Mas se o objectivo for a representatividade, onde estão os representantes dos doentes, dos analfabetos, dos pobres, dos emigrantes ilegais, dos gays, das putas, das minorias, dos “moedinhas”, etc, etc? Não fosse isto uma Republica das Bananas, e tudo isto dava vontade chorar, assim soltemos sonoras gargalhadas!

quarta-feira, abril 05, 2006

I have a dream. Faz quase dois anos, que aguardo o regresso de Rui Costa ao Estádio da Luz. Na altura escrevi aqui sobre isso. Passado todo este tempo e estou apenas a 90 minutos do sonho “Benfica – AC Milão”. As voltas que o mundo dá. Já não esperava que o Benfica estivesse nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões, mas agora já sonho com as ‘meias’. Como o Milão já cumpriu com a sua parte, resta-nos nós. Acrescento que não partilho da opinião que houve domínio avassalador do Barcelona no jogo da Luz, pelo que considero que está tudo “em aberto” para logo à noite. Conto com muito futebol, muito Simão & Cª, muitos golos e ..... muito sofrimento. Mas como se diz lá fora “no pain no game”. Força Benfica!
1 d'Abril. Era a data do post anterior. Para brincar com um qualquer leitor mais distraído, resolvi pregar uma pequena partida, sem maldade. Assim, informo que este blogue continuará a ser editado pelo Blogger. Nada de papel!

sábado, abril 01, 2006

O dia de ontem foi uma caixinha de surpresas. Ao consultar a minha caixa de correio, sou surpreendido com uma proposta de uma editora (dessas novas que surgiram agora) para a publicação dos meus posts em livro!!!! Primeiro estranhei, depois entranhei, lá dizia o Pessoa! Estabelecido o obrigatório contacto telefónico, confirma-se: querem publicar os meus escritos!!! Consideram os blogues/diários pessoais um nicho de mercado bastante interessante e com potencial, pelo que querem apostar no lançamento de novo autores. Segunda-feira lá terei uma primeira reunião introdutória. Fico espantado como há pessoal capaz de deitar dinheiro à rua, mas cada um é que sabe, e eu aproveito! Publicar o que eu escrevo? Será que alguém lê????? Nem sei nem quero saber. Eu escrevo, eles publicam e eu recebo. Prometo ir aqui dando novidades sobre este assunto!

terça-feira, março 28, 2006

Estou de partida para o Estádio. Vou ver futebol. Crente que o Benfica já fez o que tinha a fazer (e mais do que se pedia e estou agradecido por isso) na Liga dos Campeões, posso finalmente desfrutar do espectáculo do futebol sem qualquer nervosismo miúdo e o Ronaldinho e companhia são os artistas ideiais para a ocasião. Obviamente, se perguntarem o meu prognóstico, a minha costela benfiquista responde sem reservas: quinze a zero! Mas acreditem, para mim, isso hoje não é o mais importante!!!

sexta-feira, março 10, 2006

Finalmente acabou-se o enorme bocejo que foi a presidência de Sampaio. Com a sua visão limitada dos poderes de um presidente, deixa um pais mais triste, apesar de, por vezes, salpicado de alegria por gloriosas vitórias desportivas, mais pessimista, quiçá o mais da Europa, em plena crise económica, social e de valores. Nunca foram tão verdadeiras e actuais as palavras de Luís de Camões, “que um fraco rei faz fraca a forte gente”.

quinta-feira, março 09, 2006

Elogio à excelência. É disso que este post trata. Eu que tantas do alto do meu cativo sentado crítico, também sei reconhecer quando o trabalho é bem feito. Depois do jogo na Luz frente ao Liverpool, pensava que melhor era impossível. Nesta fase da Liga, ganhar por um ao actual campeão europeu, era excelente. Mas afinal os rapazes queriam mais. Com mais coração do que com a cabeça, fizeram melhor. Tornaram o impossível possível, e ganharam fora por dois. Eliminaram, mais uma vez, os ingleses, derrotaram os espanhóis (desta vez na pessoa do treinador do Liverpool), ou seja, alcançaram a excelência. Esta minha alma benfiquista está inchada que nem um peru. A partir de agora já não exijo nada. Simplesmente, agora só quero vê-los a jogar à bola. E lá estarei, sempre, no alto do meu cativo sentado, orgulhoso! Viva o Benfica!