sexta-feira, setembro 08, 2006

BRANCO NO PRETO

Com fé nos resultados de estudos de mercado efectuados, e também a pedido de várias familias, o blogue volta a usar o template "branco no preto". É verdade, o ícone do Suspeito também regressa.

terça-feira, setembro 05, 2006

O MEU É MAIOR QUE O TEU

Se o novo semanário tiver em qualidade jornalística o que o seu director tem em arrogância, a partir do dia 16 já arranjei um substituto do Expresso!
INTERESSE PÚBLICO

Volto de novo ao tema futebol. É que os novos desenvolvimentos do chamado caso “Mateus”, não sei se me espantam ou se me envergonham. Não sou jurista, mas quando falamos de contratos simulados, falamos de uma questão do foro administrativo ou do foro desportivo? Em qualquer dos casos acho irrelevante esta questão.
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!

quarta-feira, agosto 30, 2006

NOVELA

Tenho acompanhado atentamente a nova novela do futebol português. De momento nada me dá mais prazer que assistir às conferências de imprensa no final da tarde e ao exercício do contraditório a meio da noite. São autênticos jogos de ping-pong. Cunha Leal versus Valentim Loureiro, Gil versus Belenenses, Filipe Viera versus Moinhos de Vento, acusação daqui, desculpabilização dali e uma coisa é certa ninguém tem culpa. Minto, desconfio que o grande culpado disto ainda há-de ser o gajo que era contínuo no Lixa, um tal de Mateus. Do que ouvi e li, algumas coisas já percebi: que o Belenenses querer ganhar administrativamente o que perdeu desportivamente, que as pretensões do Leixões são legítimas e que o Gil Vicente “está entalado". Resta saber se o futebol português ainda terá “pernas para andar” depois disto tudo! Espero ansiosamente pelos proximos episódios, desculpem... pelas conferências de imprensa!

quinta-feira, agosto 24, 2006

CARO FERNANDO

Confesso que “torci” o nariz quando anunciaram o teu nome na televisão. Esperava alguém com mais currículo (leia-se títulos). Resolvi então dar-te o benefício da dúvida ou seja lá o que isso signifique. Basicamente esperei para ver. E sinceramente... gostei do que vi. Chegado o teu primeiro teste “a valer” passaste com distinção. Os meus parabéns. Agora arranjaste-me um belo problema para resolver. Não dever saber, mas eu digo-te: a (minha) família benfiquista aumentou. Como consequência se a minha disponibilidade para ir ao estádio assistir aos jogos do Glorioso já era pouca, como é que agora me viro para ainda assistir aos jogos da liga dos campeões? Vou se consigo algumas escapadelas, caso contrário, o apoio cá em casa em frente ao televisor está mais que garantido (os meus vizinhos que se lixem!). Conto contigo para "limparmos" o campeonato e fazermos "boa figura" na liga dos campeões ou é pedir muito?

Saudações benfiquistas

segunda-feira, agosto 14, 2006

PORTUGAL A ARDER

Eu ainda me lembro no ano passado, quando o país ardia de Norte a Sul, de ouvir o ministro da Administração Interna assegurar que não havia necessidade de interromper o safari do primeiro-ministro no Quénia porque a situação estava sob controlo. O resultado foi o que se viu: o ano de 2005 foi um dos piores anos em termos de incêndios em Portugal. Um ano depois, o ministro é o mesmo e o que não ardeu no ano passado arde este ano. Se em 2005 a responsabilidade foi da “falta de meios”, em 2006 a responsabilidade é da “prevenção que falhou". Eu pergunto: e a pessoa que toma as decisões politicas é responsável pelo quê?

sexta-feira, agosto 11, 2006

DE REGRESSO...

a este espaço, agora remodelado e pintado de novo. Tudo para dar uma sensação de novo inicio. Impõe-se agora uma disciplina organizativa. Voltar aqui a escrever de forma regular e ininterrupta. O processo não se afigura nada fácil, até porque a família cresceu. Mas confio que é só uma questão de criar rotinas. Até já até porque tenho de ir ali mudar uma fralda!

sábado, julho 22, 2006

A OPA

Estava esperançado que acontecesse até hoje o anúncio da OPA do ano. Mas nada. Nem quero saber das OPA's da PT ou do BPI. A OPA que eu gostava mesmo que acontecesse era do Benfica sobre o Liedson. Se o Benfica precisa de um marcador de créditos firmados no nosso futebol e se pensarmos que o custo de aquisição do Liedson sairia bastante mais barato que a aquisição de qualquer ponta-de-lança de referência no mercado internacional, então porque não uma “operação galáctica”? Daqui a umas horas o Glorioso apresenta-se aos sócios, e apesar do regresso do grande Rui Costa, continuo com sensação que a equipa continua manca no ataque. Porque será?

segunda-feira, julho 17, 2006

LOUCURAS

Depois das férias loucas, da loucura do Mundial, deste calor de loucos, foi a vez do meu computador "passar-se dos chips". Pelo meio, este blogue fez três anos, o "velho" Rui Costa marca o ritmo na equipa do Benfica e o petróleo está quase quase nos $80,00 o barril. A loucura, perdão.... a emissão segue dentro de momentos... assim que o computador regresse à vida!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

LARANJADA

As bebidas hoje são por minha conta.... sumo de laranja para toda a gente!!!

domingo, junho 25, 2006

CRÓNICA DE VIAGEM

Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!

Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!

Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).

Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?

Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!

domingo, junho 11, 2006

ATÉ JÁ...

...desta vez não coloco a bandeira nacional à janela. Coloco-a aqui
















FORÇA PORTUGAL!!!

sábado, junho 10, 2006

CORRIDA AO OURO

Já começou a maior corrida ao ouro dos tempos modernos. O ouro é naturalmente a taça do Mundial de Futebol. Nos próximos tempos não haverá noticias mais importantes do que o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, a condição física do Deco ou a opção entre Petit ou Maniche. Tempos modernos! Até porque “nossa” corrida ao ouro não é nada fácil. No simples exercício teórico, com o pressuposto que o Brasil (na qualidade principal favorito) vence todos os seus jogos até às Meias-finais, verifico que se Portugal vencer o seu grupo, arrisca-se a ter de ganhar à Inglaterra para jogar com o Brasil antes da Final; se ficarmos em segundo no grupo, defrontamos a Alemanha antes de jogar com a França (ou Itália) para chegarmos à Final. Venha o Diabo e escolha, mas sinceramente duas vitórias nossas nos dois primeiros jogos e no terceiro jogarmos com onze não habituais titulares, parece-me ser o melhor atalho para a Final. Resta saber se as nossas bolas entram nas balizas adversárias!

sexta-feira, junho 09, 2006

A MINHA SELECÇÃO

Não escolhia nem o Scolari nem o Madail. Dos restantes 23 também deixava de fora o Quim, o Nuno Valente, o Costinha, o Figo e o Hélder Postiga. Para os seus lugares chamava o Moreira, o Abel, o João Moutinho, o Quaresma e o Hugo Almeida. São opções. Mas depois da vergonha do Mundial’2002 e do “quase” do Euro’2004 impunha-se renovações. Felizmente ou infelizmente (mais tarde se verá) elas não aconteceram. Actualmente à distância, vejo a nossa selecção como um grupo de vedetas convencidas lideradas por pessoas arrogantes. Com a minha selecção, o mínimo que exigia eram os Quartos-de-Final, agora com este grupo o limite deve ser o céu. Ou isso ou as cabeças do Scolari e do Madail numa bandeja de prata. Mas como o futebol é vivido de forma irracional, a partir de Domingo lá estarei para os apoiar. Mas só na primeira fase, porque os euros custam a ganhar. Só desejo que os nossos rapazes, tenham consciência que actualmente o futebol é muito mais que um simples partida de 90 minutos. Está em jogo a auto-estima de um povo.

domingo, junho 04, 2006

FOI À 17 ANOS...






















...que a semente da democracia foi plantada. Infelizmente ainda não germinou!
Há-de chegar o dia!

quarta-feira, maio 31, 2006

OS ALTRUISTAS

Não posso deixar de achar uma certa ironia nisto tudo. Depois do histerismo que foi o apoio e a onda de solidariedade portuguesa, quase a raiar o ridículo, pela independência de Timor o governo timorense agradece e paga entregando a exploração de petróleo do mar de Timor aos italianos da Eni em detrimento da nossa Galp. Uma semana depois desta decisão, os portugueses estão de novo na 'linha da frente' na ajuda a Timor, com o envio de uma força militar. Pergunto onde estão os italianos?

quinta-feira, maio 25, 2006

BEM-VINDO!















Estava hoje para falar do sr. Agostinho, aquele que apostava todo o dinheiro na vitória contra a França, mas não vou falar. Fica para amanha. Hoje, outros se elevam(ram). Finalmente Rui Costa na Luz. E por uma época inteirinha. Está mais que garantido o meu cativo no Estádio. Não gosto do Veiga, tenho dúvidas do Fernando Santos, mas o regresso do “maestro” ultrapassa tudo isso. A oportunidade de o (re)ver ao vivo, e foram tantas as vezes, desde do penalty contra o Brasil na final de 1991 até ao golão frente aos ingleses no Europeu de 2004, é um dos meus sonhos tornados realidade. Aqui aplica-se com justeza do dito popular “velhos são os trapos”. Até já e bem-vindo a casa, Rui!

sexta-feira, maio 19, 2006

O "CÓDIGO" DE DAN BROWN

Photobucket - Video and Image Hosting

Estreou nas salas de cinemas portuguesa “O Código da Vinci”. Gostei de ler o livro, seguramente vou ver o filme, provavelmente já no próximo fim-de-semana. Apesar de já ter lido as críticas, a verdade é que pouco me interessa a opinião dos críticos(!). Preocupa-me mais as posições assumidas pela Igreja Católica. Pela sua importância como instituição nas sociedades modernas, os repetidos apelos ao boicote, os rótulos de "embuste" e as pressões para classificar o filme como uma obra de ficção, faz-me parecer que em pleno século XXI voltamos aos tempos da censura, ou pior da inquisição. Qual é o problema de uma interpretação aberta da vida de Jesus? Foi também a bíblia classificada como uma obra de ficção? Não terão as pessoas o direito de questionar? Eu, se estivesse na posição de Cristo, gostava mais que discutissem o papel daquela Maria ao meu lado do que o papel daqueles doze homens atrás de mim!
Gosto de pensar que sou um homem livre e nessa qualidade irei ver o filme. Acho curiosa a teoria de Dan Brown e a forma como relaciona com a obra de Leonardo da Vinci. Também rejeito por completo verdades absolutas, principalmente dogmas religiosos. Mas sinceramente pouco ou nada me interessa se Jesus era ou não casado, se deixou ou não descendência. Em boa verdade, em nada altera o mundo onde vivo!

quarta-feira, maio 17, 2006

DE REGRESSO. SEM DÚVIDA!!!

Eis-me regressado a este rectângulo à beira-mar plantado. Mesmo que não soubesse onde tinha aterrado, bastou-me apanhar um táxi no aeroporto para perceber que tinha chegado a Portugal. Como? Fui roubado na “corrida”. Mas após um atraso de duas horas do avião e mais quatro horas de voo, quem é que tem discernimento e paciência para discutir valores com uma “besta”. Do roubo só me apercebi no dia seguinte. Cobrou-me €3,45 pelas bagagens quando o devido era de €1,60. Se o pobre infeliz por €1,85 se sentiu realizado como vigarista, dou por bem entregue o meu dinheiro, afinal não custa assim tanto ajudar os outros sentirem-se melhor consigo próprios. Caso contrário, tenho pena que as “bestas“ dos nossos taxistas sejam o primeiro contacto que os turistas têm com os portugueses, quando visitam o nosso país!

sexta-feira, maio 05, 2006

VOU ATÉ À PRAIA E JÁ VOLTO.....