sexta-feira, outubro 13, 2006

CONTAS? QUAIS CONTAS?

Soma-se uma vitória com uma derrota e o resultado são três pontitos. Quando se joga para empatar, regra geral perde-se. Claro que a culpa é do árbitro, do relvado, da condição física dos jogadores, do calendário e já agora da Santa. Mas em rigor, a verdade é que o senhor Scolari, durante o seu mandato (que na minha humilde opinião já vai longo demais) ainda não provou nada. Ganhamos tanto neste período como nos últimos noventa anos, ou seja, nada. Claro que estivemos quase, somos vice, estamos no top-ten, etc, etc…nada!

Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.

Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!

domingo, outubro 01, 2006

ÁGUA

Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!

O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!

sexta-feira, setembro 08, 2006

O INTRÉPIDO

Entre tantos presidentes de tantos grandes clubes que falam, falam, falam sobre como colocar o futebol português em ordem, é curioso que seja uma personagem como António Fiúza, presidente do pequeno clube e filho de um modesto roupeiro, aquele que passa das palavras aos actos. É que palavras leva-as o vento.
O SUPERFICIAL

A mais recente entrevista de Mário Soares ao DN, suscitou as mais variadas e engraçadas reacções, desde do fim do período de “nojo” até à boa forma do ex-presidente. Da minha parte, suscitou um relativo desinteresse, mas ao ler o editorial da revista Sábado desta semana, encontrei as palavras que melhor definem aquilo que penso: “se as suas ideias [as de Mário Soares] fossem um pouco menos superficiais, seria mais fácil descobrir o que realmente valem”. Resumindo, vou continuar leitor assíduo da Sábado.
AS MINHAS NOITES SÃO MAIS CLARAS QUE OS VOSSOS DIAS

Este longo título sintetiza bem a minha vida no último mês. Não que tenha optado por uma vida boémia nocturna, mas simplesmente porque a cólica, essa terrível forma de tortura, não dá descanso ao meu mais novo e por arrastamento sobra para mim. Bem sei que filhos são opções nossas, e não me arrependo, até porque com filhos recebemos sempre mais do aquilo que damos, mas neste momento já trocava o meu reino por uma noite bem dormida!
BRANCO NO PRETO

Com fé nos resultados de estudos de mercado efectuados, e também a pedido de várias familias, o blogue volta a usar o template "branco no preto". É verdade, o ícone do Suspeito também regressa.

terça-feira, setembro 05, 2006

O MEU É MAIOR QUE O TEU

Se o novo semanário tiver em qualidade jornalística o que o seu director tem em arrogância, a partir do dia 16 já arranjei um substituto do Expresso!
INTERESSE PÚBLICO

Volto de novo ao tema futebol. É que os novos desenvolvimentos do chamado caso “Mateus”, não sei se me espantam ou se me envergonham. Não sou jurista, mas quando falamos de contratos simulados, falamos de uma questão do foro administrativo ou do foro desportivo? Em qualquer dos casos acho irrelevante esta questão.
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!

quarta-feira, agosto 30, 2006

NOVELA

Tenho acompanhado atentamente a nova novela do futebol português. De momento nada me dá mais prazer que assistir às conferências de imprensa no final da tarde e ao exercício do contraditório a meio da noite. São autênticos jogos de ping-pong. Cunha Leal versus Valentim Loureiro, Gil versus Belenenses, Filipe Viera versus Moinhos de Vento, acusação daqui, desculpabilização dali e uma coisa é certa ninguém tem culpa. Minto, desconfio que o grande culpado disto ainda há-de ser o gajo que era contínuo no Lixa, um tal de Mateus. Do que ouvi e li, algumas coisas já percebi: que o Belenenses querer ganhar administrativamente o que perdeu desportivamente, que as pretensões do Leixões são legítimas e que o Gil Vicente “está entalado". Resta saber se o futebol português ainda terá “pernas para andar” depois disto tudo! Espero ansiosamente pelos proximos episódios, desculpem... pelas conferências de imprensa!

quinta-feira, agosto 24, 2006

CARO FERNANDO

Confesso que “torci” o nariz quando anunciaram o teu nome na televisão. Esperava alguém com mais currículo (leia-se títulos). Resolvi então dar-te o benefício da dúvida ou seja lá o que isso signifique. Basicamente esperei para ver. E sinceramente... gostei do que vi. Chegado o teu primeiro teste “a valer” passaste com distinção. Os meus parabéns. Agora arranjaste-me um belo problema para resolver. Não dever saber, mas eu digo-te: a (minha) família benfiquista aumentou. Como consequência se a minha disponibilidade para ir ao estádio assistir aos jogos do Glorioso já era pouca, como é que agora me viro para ainda assistir aos jogos da liga dos campeões? Vou se consigo algumas escapadelas, caso contrário, o apoio cá em casa em frente ao televisor está mais que garantido (os meus vizinhos que se lixem!). Conto contigo para "limparmos" o campeonato e fazermos "boa figura" na liga dos campeões ou é pedir muito?

Saudações benfiquistas

segunda-feira, agosto 14, 2006

PORTUGAL A ARDER

Eu ainda me lembro no ano passado, quando o país ardia de Norte a Sul, de ouvir o ministro da Administração Interna assegurar que não havia necessidade de interromper o safari do primeiro-ministro no Quénia porque a situação estava sob controlo. O resultado foi o que se viu: o ano de 2005 foi um dos piores anos em termos de incêndios em Portugal. Um ano depois, o ministro é o mesmo e o que não ardeu no ano passado arde este ano. Se em 2005 a responsabilidade foi da “falta de meios”, em 2006 a responsabilidade é da “prevenção que falhou". Eu pergunto: e a pessoa que toma as decisões politicas é responsável pelo quê?

sexta-feira, agosto 11, 2006

DE REGRESSO...

a este espaço, agora remodelado e pintado de novo. Tudo para dar uma sensação de novo inicio. Impõe-se agora uma disciplina organizativa. Voltar aqui a escrever de forma regular e ininterrupta. O processo não se afigura nada fácil, até porque a família cresceu. Mas confio que é só uma questão de criar rotinas. Até já até porque tenho de ir ali mudar uma fralda!

sábado, julho 22, 2006

A OPA

Estava esperançado que acontecesse até hoje o anúncio da OPA do ano. Mas nada. Nem quero saber das OPA's da PT ou do BPI. A OPA que eu gostava mesmo que acontecesse era do Benfica sobre o Liedson. Se o Benfica precisa de um marcador de créditos firmados no nosso futebol e se pensarmos que o custo de aquisição do Liedson sairia bastante mais barato que a aquisição de qualquer ponta-de-lança de referência no mercado internacional, então porque não uma “operação galáctica”? Daqui a umas horas o Glorioso apresenta-se aos sócios, e apesar do regresso do grande Rui Costa, continuo com sensação que a equipa continua manca no ataque. Porque será?

segunda-feira, julho 17, 2006

LOUCURAS

Depois das férias loucas, da loucura do Mundial, deste calor de loucos, foi a vez do meu computador "passar-se dos chips". Pelo meio, este blogue fez três anos, o "velho" Rui Costa marca o ritmo na equipa do Benfica e o petróleo está quase quase nos $80,00 o barril. A loucura, perdão.... a emissão segue dentro de momentos... assim que o computador regresse à vida!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

LARANJADA

As bebidas hoje são por minha conta.... sumo de laranja para toda a gente!!!

domingo, junho 25, 2006

CRÓNICA DE VIAGEM

Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!

Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!

Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).

Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?

Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!

domingo, junho 11, 2006

ATÉ JÁ...

...desta vez não coloco a bandeira nacional à janela. Coloco-a aqui
















FORÇA PORTUGAL!!!

sábado, junho 10, 2006

CORRIDA AO OURO

Já começou a maior corrida ao ouro dos tempos modernos. O ouro é naturalmente a taça do Mundial de Futebol. Nos próximos tempos não haverá noticias mais importantes do que o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, a condição física do Deco ou a opção entre Petit ou Maniche. Tempos modernos! Até porque “nossa” corrida ao ouro não é nada fácil. No simples exercício teórico, com o pressuposto que o Brasil (na qualidade principal favorito) vence todos os seus jogos até às Meias-finais, verifico que se Portugal vencer o seu grupo, arrisca-se a ter de ganhar à Inglaterra para jogar com o Brasil antes da Final; se ficarmos em segundo no grupo, defrontamos a Alemanha antes de jogar com a França (ou Itália) para chegarmos à Final. Venha o Diabo e escolha, mas sinceramente duas vitórias nossas nos dois primeiros jogos e no terceiro jogarmos com onze não habituais titulares, parece-me ser o melhor atalho para a Final. Resta saber se as nossas bolas entram nas balizas adversárias!

sexta-feira, junho 09, 2006

A MINHA SELECÇÃO

Não escolhia nem o Scolari nem o Madail. Dos restantes 23 também deixava de fora o Quim, o Nuno Valente, o Costinha, o Figo e o Hélder Postiga. Para os seus lugares chamava o Moreira, o Abel, o João Moutinho, o Quaresma e o Hugo Almeida. São opções. Mas depois da vergonha do Mundial’2002 e do “quase” do Euro’2004 impunha-se renovações. Felizmente ou infelizmente (mais tarde se verá) elas não aconteceram. Actualmente à distância, vejo a nossa selecção como um grupo de vedetas convencidas lideradas por pessoas arrogantes. Com a minha selecção, o mínimo que exigia eram os Quartos-de-Final, agora com este grupo o limite deve ser o céu. Ou isso ou as cabeças do Scolari e do Madail numa bandeja de prata. Mas como o futebol é vivido de forma irracional, a partir de Domingo lá estarei para os apoiar. Mas só na primeira fase, porque os euros custam a ganhar. Só desejo que os nossos rapazes, tenham consciência que actualmente o futebol é muito mais que um simples partida de 90 minutos. Está em jogo a auto-estima de um povo.

domingo, junho 04, 2006

FOI À 17 ANOS...






















...que a semente da democracia foi plantada. Infelizmente ainda não germinou!
Há-de chegar o dia!