You see things and you say “Why?”; But I dream things that never were; and I say “Why not?"
Bernard Shaw
sexta-feira, dezembro 29, 2006
O BENEPLÁCITO


Há pequenas medidas que quando decididas por políticos trazem grande benefício a muita gente. Por serem pequenas medidas, são fáceis de decidir, mas por razões que a própria razão desconhece, nunca ninguém as decidiu. Durante anos os bancos roubaram os seus clientes, quer seja através de arredondamentos inexplicáveis, quer seja através de penalizações absurdas, sempre com o beneplácito do Banco de Portugal, compadrio de políticos e de sucessivos governos. Finalmente alguém colocou um travão na pouca-vergonha. As recentes decisões do actual governo só pecam por tardias. Agora, finalmente, alguém decidiu e bem. E todos aplaudem a justeza das medidas, mesmo aqueles que em seu tempo podiam ter decidido e nada fizeram. Convenhamos que ser político é pior do que ser banqueiro!
(a fotografia que reproduzo em cima e que não podia ser mais ilustrativa do que acabei de escrever foi gentilmente “roubada” do Jumento)
(a fotografia que reproduzo em cima e que não podia ser mais ilustrativa do que acabei de escrever foi gentilmente “roubada” do Jumento)
sábado, dezembro 16, 2006
NÃO OBRIGADO!
- porque o Estado não deve atentar contra as liberdades individuais dos seus cidadãos;
- porque todas as crianças que nascem têm o direito a ser desejadas e a crescer em ambiente de amor, prioritariamente com os pais;
- porque a última decisão é exclusivamente da mulher;
Não ao aborto? Não obrigado!
- porque todas as crianças que nascem têm o direito a ser desejadas e a crescer em ambiente de amor, prioritariamente com os pais;
- porque a última decisão é exclusivamente da mulher;
Não ao aborto? Não obrigado!
terça-feira, dezembro 12, 2006
A “PITA DOURADA"
Era uma vez um processo chamado "apito dourado" que ameaçava provocar um terramoto no futebol português. Mas com o passar do tempo, o "apito dourado" começou a perder força, a perder força e numa altura em que ameaçava tornar-se mais uma anedota do sistema judicial português, eis que alguém escreve um livro e provoca novo terramoto no futebol português.
Num mundo dominado por homens, este alguém só podia ser uma mulher e o curioso é que nem pertence ao mundo do futebol. O livro não diz nada de novo, mas confirma as suspeições que sempre existiram, mas mais importante do que está escrito no livro é aquilo que não está. Convenhamos que ninguém dava a cara contra os poderes instituídos se não tivesse provas sólidas daquilo que sabe. Ou então a mulher é doida! Seja como for, pelo terramoto que provocou e que ainda ameaça provocar, aquela que um dia insultou o presidente do Benfica em pleno Estádio da Luz e que agora expõe o lado negro do Pinto da Costa, é verdadeiramente a “pita dourada” do futebol português!
Num mundo dominado por homens, este alguém só podia ser uma mulher e o curioso é que nem pertence ao mundo do futebol. O livro não diz nada de novo, mas confirma as suspeições que sempre existiram, mas mais importante do que está escrito no livro é aquilo que não está. Convenhamos que ninguém dava a cara contra os poderes instituídos se não tivesse provas sólidas daquilo que sabe. Ou então a mulher é doida! Seja como for, pelo terramoto que provocou e que ainda ameaça provocar, aquela que um dia insultou o presidente do Benfica em pleno Estádio da Luz e que agora expõe o lado negro do Pinto da Costa, é verdadeiramente a “pita dourada” do futebol português!
quarta-feira, novembro 15, 2006
BENDITO PLASMA
Ao ver hoje a entrevista de José Veiga na TVI, confesso que deixei escapar uma lágrima..... DE CROCODILO !!! Então não é que lhe arrestaram os móveis, o sofá e até..... o plasma só porque o homem deu o "corpo às balas" pelo Benfica! Como nenhuma lhe acertou, tiveram de lhe ficar com o plasma. Quem diria, apesar de dever uns largos milhares de euros ao fisco, outro tanto a credores, depois de ter deixado na falência uma sociedade cotada na bolsa de Paris, depois de ter mostrado tanta incompetência na aquisição de reforços para a equipa de futebol, depois te ter arrastado o nome do Benfica para a lama devido a guerras pessoais com um presidente de outro clube, o homem finalmente demite-se porque lhe levaram o plasma de casa!!! Quero aqui expressar a minha gratidão..... aos funcionários do tribunal que procederam ao arresto dos bens, incluindo o plasma. Eles não sabem, mas eu acredito que fizeram mais pelo clube do que os 160 e tal mil associados que constam no Livro de Recordes do Guiness.
sábado, novembro 11, 2006
THE DEPARTED
Após algumas semanas de ausência das salas de cinema (não programadas) aproveitei a sessão da meia-noite para ver o mais recente de Martin Scorsese, o "The Departed: Entre Inimigos". Que regresso, não o meu, mas o do realizador, aos bons filmes. Voltou a fazer aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, filmar o crime organizado como só ele sabe fazer. Gostei particularmente do surpreendente final. A vida tal como ela é!
Acredito que é um forte pré-candidato aos Óscares. Não sei quem está mais na corrida, mas seja quem for, parece-me que a Academia de Hollywood tem agora uma excelente oportunidade de reparar uma falta grave: o facto de nunca ter atribuído o Óscar a Martin Scorsese.
Depois, como se não bastasse a realização, ainda somos brindados com excelentes interpretações e qual delas a melhor. Na minha "suspeita" opinião, achei que a interpretação do "velho" Jack/Frank Costello é simplesmente deliciosa. Um dos grandes filmes do ano!
Após algumas semanas de ausência das salas de cinema (não programadas) aproveitei a sessão da meia-noite para ver o mais recente de Martin Scorsese, o "The Departed: Entre Inimigos". Que regresso, não o meu, mas o do realizador, aos bons filmes. Voltou a fazer aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, filmar o crime organizado como só ele sabe fazer. Gostei particularmente do surpreendente final. A vida tal como ela é!
Acredito que é um forte pré-candidato aos Óscares. Não sei quem está mais na corrida, mas seja quem for, parece-me que a Academia de Hollywood tem agora uma excelente oportunidade de reparar uma falta grave: o facto de nunca ter atribuído o Óscar a Martin Scorsese.
Depois, como se não bastasse a realização, ainda somos brindados com excelentes interpretações e qual delas a melhor. Na minha "suspeita" opinião, achei que a interpretação do "velho" Jack/Frank Costello é simplesmente deliciosa. Um dos grandes filmes do ano!
sexta-feira, outubro 27, 2006
SENTIDO DE VOTO
Hoje para além de ser véspera de fim-de-semana, dia de jantarada mensal com o grupo de irredutíveis amigos é também dia de eleições no Benfica. Da minha parte marco presença no jantar, não marco presença na Luz. Se não sabem, ficam a saber: não alinho nestas coisas de “candidato único”. A equipa de futebol continua sem-jogar-bem-e-sem-ganhar e os passivos da SAD continuam a aumentar. Vá-se lá legitimar esta situação. Não contem comigo!
No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!
No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!
sexta-feira, outubro 13, 2006
QUANTO VALE UM DÓLAR?
“Reuni 47 nomes numa pequena lista e total de dinheiro que estas pessoas necessitavam para dar um novo rumo à sua vida totalizava 27 dólares. Assim nasceu o conceito de micro-crédito.” Palavras de Muhammad Yunus, professor de economia no Bangladesh, galardoado com o Prémio Nobel da Paz deste ano, numa entrevista concedida à TSF, retransmitida hoje.
Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
CONTAS? QUAIS CONTAS?
Soma-se uma vitória com uma derrota e o resultado são três pontitos. Quando se joga para empatar, regra geral perde-se. Claro que a culpa é do árbitro, do relvado, da condição física dos jogadores, do calendário e já agora da Santa. Mas em rigor, a verdade é que o senhor Scolari, durante o seu mandato (que na minha humilde opinião já vai longo demais) ainda não provou nada. Ganhamos tanto neste período como nos últimos noventa anos, ou seja, nada. Claro que estivemos quase, somos vice, estamos no top-ten, etc, etc…nada!
Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.
Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!
Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.
Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!
domingo, outubro 01, 2006
ÁGUA
Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!
O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!
Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!
O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!
sexta-feira, setembro 08, 2006
O INTRÉPIDO
Entre tantos presidentes de tantos grandes clubes que falam, falam, falam sobre como colocar o futebol português em ordem, é curioso que seja uma personagem como António Fiúza, presidente do pequeno clube e filho de um modesto roupeiro, aquele que passa das palavras aos actos. É que palavras leva-as o vento.
O SUPERFICIAL
A mais recente entrevista de Mário Soares ao DN, suscitou as mais variadas e engraçadas reacções, desde do fim do período de “nojo” até à boa forma do ex-presidente. Da minha parte, suscitou um relativo desinteresse, mas ao ler o editorial da revista Sábado desta semana, encontrei as palavras que melhor definem aquilo que penso: “se as suas ideias [as de Mário Soares] fossem um pouco menos superficiais, seria mais fácil descobrir o que realmente valem”. Resumindo, vou continuar leitor assíduo da Sábado.
AS MINHAS NOITES SÃO MAIS CLARAS QUE OS VOSSOS DIAS
Este longo título sintetiza bem a minha vida no último mês. Não que tenha optado por uma vida boémia nocturna, mas simplesmente porque a cólica, essa terrível forma de tortura, não dá descanso ao meu mais novo e por arrastamento sobra para mim. Bem sei que filhos são opções nossas, e não me arrependo, até porque com filhos recebemos sempre mais do aquilo que damos, mas neste momento já trocava o meu reino por uma noite bem dormida!
terça-feira, setembro 05, 2006
INTERESSE PÚBLICO
Volto de novo ao tema futebol. É que os novos desenvolvimentos do chamado caso “Mateus”, não sei se me espantam ou se me envergonham. Não sou jurista, mas quando falamos de contratos simulados, falamos de uma questão do foro administrativo ou do foro desportivo? Em qualquer dos casos acho irrelevante esta questão.
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!
quarta-feira, agosto 30, 2006
NOVELA
Tenho acompanhado atentamente a nova novela do futebol português. De momento nada me dá mais prazer que assistir às conferências de imprensa no final da tarde e ao exercício do contraditório a meio da noite. São autênticos jogos de ping-pong. Cunha Leal versus Valentim Loureiro, Gil versus Belenenses, Filipe Viera versus Moinhos de Vento, acusação daqui, desculpabilização dali e uma coisa é certa ninguém tem culpa. Minto, desconfio que o grande culpado disto ainda há-de ser o gajo que era contínuo no Lixa, um tal de Mateus. Do que ouvi e li, algumas coisas já percebi: que o Belenenses querer ganhar administrativamente o que perdeu desportivamente, que as pretensões do Leixões são legítimas e que o Gil Vicente “está entalado". Resta saber se o futebol português ainda terá “pernas para andar” depois disto tudo! Espero ansiosamente pelos proximos episódios, desculpem... pelas conferências de imprensa!
quinta-feira, agosto 24, 2006
CARO FERNANDO
Confesso que “torci” o nariz quando anunciaram o teu nome na televisão. Esperava alguém com mais currículo (leia-se títulos). Resolvi então dar-te o benefício da dúvida ou seja lá o que isso signifique. Basicamente esperei para ver. E sinceramente... gostei do que vi. Chegado o teu primeiro teste “a valer” passaste com distinção. Os meus parabéns. Agora arranjaste-me um belo problema para resolver. Não dever saber, mas eu digo-te: a (minha) família benfiquista aumentou. Como consequência se a minha disponibilidade para ir ao estádio assistir aos jogos do Glorioso já era pouca, como é que agora me viro para ainda assistir aos jogos da liga dos campeões? Vou se consigo algumas escapadelas, caso contrário, o apoio cá em casa em frente ao televisor está mais que garantido (os meus vizinhos que se lixem!). Conto contigo para "limparmos" o campeonato e fazermos "boa figura" na liga dos campeões ou é pedir muito?
Saudações benfiquistas
Saudações benfiquistas
segunda-feira, agosto 14, 2006
PORTUGAL A ARDER
Eu ainda me lembro no ano passado, quando o país ardia de Norte a Sul, de ouvir o ministro da Administração Interna assegurar que não havia necessidade de interromper o safari do primeiro-ministro no Quénia porque a situação estava sob controlo. O resultado foi o que se viu: o ano de 2005 foi um dos piores anos em termos de incêndios em Portugal. Um ano depois, o ministro é o mesmo e o que não ardeu no ano passado arde este ano. Se em 2005 a responsabilidade foi da “falta de meios”, em 2006 a responsabilidade é da “prevenção que falhou". Eu pergunto: e a pessoa que toma as decisões politicas é responsável pelo quê?
sexta-feira, agosto 11, 2006
DE REGRESSO...
a este espaço, agora remodelado e pintado de novo. Tudo para dar uma sensação de novo inicio. Impõe-se agora uma disciplina organizativa. Voltar aqui a escrever de forma regular e ininterrupta. O processo não se afigura nada fácil, até porque a família cresceu. Mas confio que é só uma questão de criar rotinas. Até já até porque tenho de ir ali mudar uma fralda!
Subscrever:
Mensagens (Atom)