segunda-feira, janeiro 22, 2007

CINEMA

Com “Babel” primeiro e “As Bandeira dos Nossos Pais” depois e, neste fim-de-semana, o meu cartão de cinema ficou pago. Na prática, agora até finais de Março, o cinema para mim tornou-se gratuito. Quanto aos filmes que vi, “Babel”, assenta na teoria que o bater de asas de uma borboleta no Japão… estranha-se e depois provavelmente entranha-se… Quanto ao filme do Clint, penso que o brilho ficou para a segunda parte do díptico. Para ambos 7 em 10.

Mas o que eu queria realmente dizer era que o que mais me empolgou nesta sessões de cinema, nem foram os filmes, foi um trailer que as antecedeu, de um minuto e meio de “300” de Zack Snyder. É com filmes assim percebe-se que o cinema é para ser visto em salas de cinema. Menos que isso e não vale a pena!

Para quem não sabe, “300” conta a história de um grupo de trezentos guerreiros espartanos, liderados pelo Rei Leonidas de Esparta que enfrentaram o poderoso exército da Pérsia, composto por mais de 500.000 homens, na batalha do desfiladeiro das Termópilas, no ano 480 A.C. e mais que baseado é a transposição da graphic novel de Frank Miller. Quando estrear recomendo vivamente!

terça-feira, janeiro 16, 2007

OS PORTUGUESES

Foram finalmente divulgados os nomes que compõem os 10+ dos “Grandes Portugueses”. Apesar do meu preferido, Nuno Alvares Pereira, não constar desta lista, considero que foi feita uma selecção de nomes sóbrios em absoluto contraste com algumas aberrações votadas nos 100+.

Se a votação fosse séria, o povo português revelava uma ignorância estúpida em relação à sua história; se a votação foi na brincadeira, o povo português é dotado de um humor negro refinadíssimo. Quem mais se lembraria de colocar Pinto da Costa (17º) à frente de Nuno Alvares Pereira (18º)? Bem sei que uma grande maioria da população se alimenta de futebol e novelas, mas porra se queriam votar ao menos que consultassem um manual de história para perceber porque razão existimos hoje como nação independente e não como província espanhola!!!

Bem sei que votações valem o que valem, mas o resultado final será sempre um indicador, um reflexo dos valores e da cultura de povo. Esperemos pelo resultado final.

Da minha parte, afastado que foi Nuno Alvares Pereira, balanço entre D. Afonso Henriques ou D. João II. Aguardo pelos argumentos dos respectivos defensores para me decidir.

domingo, janeiro 07, 2007

DEDICADO AO ATLÉTICO (da 2ª Divisão)

Lisboa já tem sol mas cheira a lua,
Quando nasce a madrugada sorrateira
E o primeiro eléctrico da rua
Faz coro c'oa chinela da Ribeira.
Se chove, cheira a terra prometida,
Procissões têm cheiro a rosmaninho.
Na tasca da viela mais escondida,
Cheira a iscas (com elas) e a vinho.

Um craveiro numa água furtada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
Uma rosa a florir na tapada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
A fragata que se ergue na proa,
A varina que teima em passar,
Cheiram bem porque são de Lisboa,
Lisboa tem cheiro de flores e de mar!

Lisboa cheira aos cafés do Rossio,
E o fado cheira sempre a solidão,
Cheira a castanha assada, se está frio,
Cheira a fruta madura, quando é Verão.

Nos lábios tem o cheiro dum sorriso,
Manjerico tem o cheiro de cantigas,
E os rapazes perdem o juízo
Quando lhes dá o cheiro a raparigas.

sábado, janeiro 06, 2007

SERÁ PREFERÍVEL?

O Papa numa das suas recentes intervenções igualou o aborto ao terrorismo. Numa santa terrinha portuguesa, um padre distribuiu panfletos pela população com imagens de fetos mortos. Nada de anormal, até porque a Igreja nunca precisou de argumentação válida para impor os seus fundamentalismos.

Um folheto depositado na minha caixa de correio, depois de dissertar sobre um corpo de 14 gramas e 6 centímetros de comprimento, pergunta-me se já pensei “nas consequências de uma lei que liberaliza o aborto até às dez semanas?”. Já pensei, e? Da parte dos partidários do "NÃO" ainda só vi campanhas-choque e frases sensacionalistas descontextualizadas..... desconfio que eles é que ainda não pensaram!

Aliás toda esta desinformação só me leva a pensar que, para além da falta de ideias válidas, os partidários do “NÃO” não vivem no nosso país. Vivem com certeza no mundo cor-de-rosa onde o Estado apoia e incentiva as famílias a terem muitos filhos, onde não morrem crianças vítimas de maus-tratos, onde as crianças não mendigam nas nossas estradas, onde as crianças não são vítimas de trabalho infantil. Como eu gostava de ouvir argumentos válidos para os problemas do mundo real, para as alternativas que têm uma mulher, quando sem condições sociais ou financeiras, se encontra perante uma gravidez não desejada:

- é crime abandonar um recém-nascido num hospital; a alternativa actual é abandonar o bebé em casas-de banho públicas ou caixotes de lixo. Será preferível?

- não pode fazer um aborto seguro num hospital público; a alternativa actual é faze-lo de forma clandestina, pondo em risco a sua própria saúde. Será preferível?

- se dá a luz uma criança não desejada, ganha uma “prisão”; se faz um aborto incorre num crime de prisão. Será preferível?

- uma criança não desejada, é meio caminho andado para que essa criança seja criada sem amor, num ambiente hostil, com um futuro hipotecado logo à partida. Será preferível?

NÃO OBRIGADA.

O preferível era mesmo que os portugueses que vivem num mundo real, votassem no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, de acordo com a sua própria consciência, e não conforme o absurdo que os outros querem, os tais que vivem no país rosa menina/azul menino.

terça-feira, janeiro 02, 2007

You see things and you say “Why?”; But I dream things that never were; and I say “Why not?"

Bernard Shaw

sexta-feira, dezembro 29, 2006

O BENEPLÁCITO


Há pequenas medidas que quando decididas por políticos trazem grande benefício a muita gente. Por serem pequenas medidas, são fáceis de decidir, mas por razões que a própria razão desconhece, nunca ninguém as decidiu. Durante anos os bancos roubaram os seus clientes, quer seja através de arredondamentos inexplicáveis, quer seja através de penalizações absurdas, sempre com o beneplácito do Banco de Portugal, compadrio de políticos e de sucessivos governos. Finalmente alguém colocou um travão na pouca-vergonha. As recentes decisões do actual governo só pecam por tardias. Agora, finalmente, alguém decidiu e bem. E todos aplaudem a justeza das medidas, mesmo aqueles que em seu tempo podiam ter decidido e nada fizeram. Convenhamos que ser político é pior do que ser banqueiro!

(a fotografia que reproduzo em cima e que não podia ser mais ilustrativa do que acabei de escrever foi gentilmente “roubada” do Jumento)

sábado, dezembro 16, 2006

NÃO OBRIGADO!

- porque o Estado não deve atentar contra as liberdades individuais dos seus cidadãos;

- porque todas as crianças que nascem têm o direito a ser desejadas e a crescer em ambiente de amor, prioritariamente com os pais;

- porque a última decisão é exclusivamente da mulher;

Não ao aborto? Não obrigado!

terça-feira, dezembro 12, 2006

A “PITA DOURADA"

Era uma vez um processo chamado "apito dourado" que ameaçava provocar um terramoto no futebol português. Mas com o passar do tempo, o "apito dourado" começou a perder força, a perder força e numa altura em que ameaçava tornar-se mais uma anedota do sistema judicial português, eis que alguém escreve um livro e provoca novo terramoto no futebol português.

Num mundo dominado por homens, este alguém só podia ser uma mulher e o curioso é que nem pertence ao mundo do futebol. O livro não diz nada de novo, mas confirma as suspeições que sempre existiram, mas mais importante do que está escrito no livro é aquilo que não está. Convenhamos que ninguém dava a cara contra os poderes instituídos se não tivesse provas sólidas daquilo que sabe. Ou então a mulher é doida! Seja como for, pelo terramoto que provocou e que ainda ameaça provocar, aquela que um dia insultou o presidente do Benfica em pleno Estádio da Luz e que agora expõe o lado negro do Pinto da Costa, é verdadeiramente a “pita dourada” do futebol português!

quarta-feira, novembro 15, 2006

BENDITO PLASMA

Ao ver hoje a entrevista de José Veiga na TVI, confesso que deixei escapar uma lágrima..... DE CROCODILO !!! Então não é que lhe arrestaram os móveis, o sofá e até..... o plasma só porque o homem deu o "corpo às balas" pelo Benfica! Como nenhuma lhe acertou, tiveram de lhe ficar com o plasma. Quem diria, apesar de dever uns largos milhares de euros ao fisco, outro tanto a credores, depois de ter deixado na falência uma sociedade cotada na bolsa de Paris, depois de ter mostrado tanta incompetência na aquisição de reforços para a equipa de futebol, depois te ter arrastado o nome do Benfica para a lama devido a guerras pessoais com um presidente de outro clube, o homem finalmente demite-se porque lhe levaram o plasma de casa!!! Quero aqui expressar a minha gratidão..... aos funcionários do tribunal que procederam ao arresto dos bens, incluindo o plasma. Eles não sabem, mas eu acredito que fizeram mais pelo clube do que os 160 e tal mil associados que constam no Livro de Recordes do Guiness.

sábado, novembro 11, 2006

THE DEPARTED

Após algumas semanas de ausência das salas de cinema (não programadas) aproveitei a sessão da meia-noite para ver o mais recente de Martin Scorsese, o "The Departed: Entre Inimigos". Que regresso, não o meu, mas o do realizador, aos bons filmes. Voltou a fazer aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, filmar o crime organizado como só ele sabe fazer. Gostei particularmente do surpreendente final. A vida tal como ela é!

Acredito que é um forte pré-candidato aos Óscares. Não sei quem está mais na corrida, mas seja quem for, parece-me que a Academia de Hollywood tem agora uma excelente oportunidade de reparar uma falta grave: o facto de nunca ter atribuído o Óscar a Martin Scorsese.

Depois, como se não bastasse a realização, ainda somos brindados com excelentes interpretações e qual delas a melhor. Na minha "suspeita" opinião, achei que a interpretação do "velho" Jack/Frank Costello é simplesmente deliciosa. Um dos grandes filmes do ano!

sexta-feira, outubro 27, 2006

SENTIDO DE VOTO

Hoje para além de ser véspera de fim-de-semana, dia de jantarada mensal com o grupo de irredutíveis amigos é também dia de eleições no Benfica. Da minha parte marco presença no jantar, não marco presença na Luz. Se não sabem, ficam a saber: não alinho nestas coisas de “candidato único”. A equipa de futebol continua sem-jogar-bem-e-sem-ganhar e os passivos da SAD continuam a aumentar. Vá-se lá legitimar esta situação. Não contem comigo!

No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!

sexta-feira, outubro 13, 2006

QUANTO VALE UM DÓLAR?

Reuni 47 nomes numa pequena lista e total de dinheiro que estas pessoas necessitavam para dar um novo rumo à sua vida totalizava 27 dólares. Assim nasceu o conceito de micro-crédito.” Palavras de Muhammad Yunus, professor de economia no Bangladesh, galardoado com o Prémio Nobel da Paz deste ano, numa entrevista concedida à TSF, retransmitida hoje.

Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
CONTAS? QUAIS CONTAS?

Soma-se uma vitória com uma derrota e o resultado são três pontitos. Quando se joga para empatar, regra geral perde-se. Claro que a culpa é do árbitro, do relvado, da condição física dos jogadores, do calendário e já agora da Santa. Mas em rigor, a verdade é que o senhor Scolari, durante o seu mandato (que na minha humilde opinião já vai longo demais) ainda não provou nada. Ganhamos tanto neste período como nos últimos noventa anos, ou seja, nada. Claro que estivemos quase, somos vice, estamos no top-ten, etc, etc…nada!

Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.

Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!

domingo, outubro 01, 2006

ÁGUA

Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!

O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!

sexta-feira, setembro 08, 2006

O INTRÉPIDO

Entre tantos presidentes de tantos grandes clubes que falam, falam, falam sobre como colocar o futebol português em ordem, é curioso que seja uma personagem como António Fiúza, presidente do pequeno clube e filho de um modesto roupeiro, aquele que passa das palavras aos actos. É que palavras leva-as o vento.
O SUPERFICIAL

A mais recente entrevista de Mário Soares ao DN, suscitou as mais variadas e engraçadas reacções, desde do fim do período de “nojo” até à boa forma do ex-presidente. Da minha parte, suscitou um relativo desinteresse, mas ao ler o editorial da revista Sábado desta semana, encontrei as palavras que melhor definem aquilo que penso: “se as suas ideias [as de Mário Soares] fossem um pouco menos superficiais, seria mais fácil descobrir o que realmente valem”. Resumindo, vou continuar leitor assíduo da Sábado.
AS MINHAS NOITES SÃO MAIS CLARAS QUE OS VOSSOS DIAS

Este longo título sintetiza bem a minha vida no último mês. Não que tenha optado por uma vida boémia nocturna, mas simplesmente porque a cólica, essa terrível forma de tortura, não dá descanso ao meu mais novo e por arrastamento sobra para mim. Bem sei que filhos são opções nossas, e não me arrependo, até porque com filhos recebemos sempre mais do aquilo que damos, mas neste momento já trocava o meu reino por uma noite bem dormida!
BRANCO NO PRETO

Com fé nos resultados de estudos de mercado efectuados, e também a pedido de várias familias, o blogue volta a usar o template "branco no preto". É verdade, o ícone do Suspeito também regressa.

terça-feira, setembro 05, 2006

O MEU É MAIOR QUE O TEU

Se o novo semanário tiver em qualidade jornalística o que o seu director tem em arrogância, a partir do dia 16 já arranjei um substituto do Expresso!
INTERESSE PÚBLICO

Volto de novo ao tema futebol. É que os novos desenvolvimentos do chamado caso “Mateus”, não sei se me espantam ou se me envergonham. Não sou jurista, mas quando falamos de contratos simulados, falamos de uma questão do foro administrativo ou do foro desportivo? Em qualquer dos casos acho irrelevante esta questão.
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!