Da minha parte, só tenho pena que, esta corja de ditadores em vez serem recebidos com mordomias e alojamentos em hotéis de 5 estrelas, não tenham à sua espera um “Baltasar Garçon” com um mandato de detenção pelos crimes que estes tiranos praticam contra os seus povos. Talvez fosse este o melhor contributo que Portugal pudesse dar aos povos africanos para tornar o nosso Mundo melhor, mas preferimos passar o lado. Chamem o fotógrafo se faz favor!
sábado, dezembro 08, 2007
Da minha parte, só tenho pena que, esta corja de ditadores em vez serem recebidos com mordomias e alojamentos em hotéis de 5 estrelas, não tenham à sua espera um “Baltasar Garçon” com um mandato de detenção pelos crimes que estes tiranos praticam contra os seus povos. Talvez fosse este o melhor contributo que Portugal pudesse dar aos povos africanos para tornar o nosso Mundo melhor, mas preferimos passar o lado. Chamem o fotógrafo se faz favor!
quinta-feira, setembro 27, 2007
sexta-feira, setembro 14, 2007
terça-feira, setembro 11, 2007
Concluem portanto que a criança não está desaparecida, está morta e que não foi raptada mas sim vítima de homicídio. Não há motivo, não há corpo, mas os culpados são, aqueles que nunca deixaram a pequena “Maddie” cair no esquecimento, os pais!
E pensava eu que a teoria que George Bush estava por detrás dos atentados de 11 de Setembro era maquiavélica!
E eu pergunto, se foram os pais, como conseguiram eles ocultar o cadáver da criança, durante 25 dias, até conseguir leva-lo no carro alugado para sitio desconhecido, quando nestes últimos meses sempre foram vigiados e seguidos 24 horas por dia por uma comunicação social ávida de sangue?
segunda-feira, agosto 20, 2007
Apesar de todos os males do Glorioso não ficarem todos curados, sinto que tenho agora algumas condições para fazer uma pequena reavaliação das minhas expectativas, passando de um estado de expectativa “nula” para um estado de expectativa “havemos de ganhar qualquer coisinha!”. Agora que rolou a cabeça do treinador, que role finalmente a bola para as balizas adversárias!
sábado, agosto 18, 2007
Nada melhor para retomar a escrita aqui no blogue do que o assunto “Benfica”. Começou, finalmente, a época futebolística e o Glorioso entrou a ganhar. Não me regozijei muito com o triunfo no primeiro jogo da eliminatória da Liga dos Campeões, porque afinal outra coisa não seria de esperar, mal estaríamos é se o resultado tivesse sido outro. Vibrei sim foi com os golos do “maestro”! Para aqueles que diziam que era velho e não servia, a resposta foi dada. Por isso, caro consócio Berardo, de uma forma sincera e frontal, e numa linguagem que tu entendes: Fuck You!!
Mas apesar deste bom inicio(?), não sou daqueles que alinho num ‘vieirismo’ exacerbado que afirma que “vamos ser campeões”, até porque as minhas expectativas para esta nova época são nulas, ou seja, não prevejo a obtenção de qualquer título por parte da equipa de futebol. Não é um estado de espírito mas sim uma questão de fé!
Primeiro porque simplesmente não acredito na capacidade do actual treinador. Como se não bastasse, considero ainda que a gestão do futebol é deplorável, resultado de uma má gestão do clube. Para equilibrar contas, saem os melhores e entram os medianos. Vende-se péssimo e compra-se mal. Logicamente o resultado em termos desportivos não pode ser bom. Como sócio que sou e accionista que não sou, muito sinceramente prefiro títulos a dividendos!
Já sei que vou esperar sentado, no sofá, pelos títulos. Agora que o Simão se foi embora, espero ao menos levantar-me algumas vezes, com os golos do “maestro” Rui!
sábado, junho 30, 2007
sábado, junho 09, 2007
segunda-feira, junho 04, 2007
segunda-feira, maio 28, 2007
domingo, maio 27, 2007
DESCODIFICADOR INFANTIL
O meu filho mais velho está naquela fase de assimilação e descodificação de tudo o que se passa à sua volta. Tudo tem de ser bem explicado, até porque caso contrário levo logo com um “porquê’”. A verdade é que a coisa tem andado controlada. Mas ultimamente tenho-me socorrido bastante de um “descodificador infantil” até porque não é fácil explicar que as imagens que passam no telejornal na televisão são o nosso mundo. Assim, tudo se descodifica: a “menina desaparecida” passa a “menina perdida quase-quase a voltar para casa”, as cargas policiais passam a “corrida de policias”, as explosões e colunas de fumo no Iraque passam a “acidentes de carros” e até a vitória de uma qualquer equipa de futebol passa a ser uma "vitória do Benfica". É quase perfeito o mundo das crianças!
terça-feira, maio 22, 2007
Ah... já vos disse que as minhas acções na SAD do Benfica já "foram" hoje?
quarta-feira, maio 16, 2007
quinta-feira, maio 10, 2007
Quando tragédias destas, como do desaparecimento da pequena Madeleine, acontecem em países como Estados Unidos ou Inglaterra, assistimos pela televisão a ‘gabinetes de crise’ montados, colaboração entre as várias autoridades, relação estreita com a comunicação social, conferências de imprensa diárias com a actualização dos desenvolvimentos, difusão a nível nacional dos nºs de telefone para quaisquer denúncias, divulgação pública de retrato-robot do(s) suspeito(s), enfim a informação circula. Aqui em Portugal, parece que tudo se passa ao contrário. Para além da sensação de que cada autoridade actua de forma individualizada, assistimos ainda impávidos a um absurdo absoluto controlo da informação. Nada se diz, nada se divulga, e tudo se justifica com o famigerado “segredo de justiça”. E como os resultados desta estranha forma de actuar tardam em chegar, torna-se quase inevitável não criticar. Só espero que a pequena Madeleine tenha mais sorte que a pequena Joana. Eu é que já não sei se a minha impaciência se deve à ignorância sobre a evolução das investigações ou se ando a ver CSI’s a mais!
domingo, maio 06, 2007
terça-feira, abril 03, 2007
Parece que adivinhava. Já sentado no meu lugar no Estádio da Luz, fiquei surpreendido pelo facto da claque dos dragões, em vez de ficar situada no piso 0, como sempre aconteceu em anos anteriores, ocupava desta vez uma superior do terceiro anel, a escassos 50 metros do meu lugar. A desorganização do Benfica aliada à bestialidade da claque do Porto só podia ter um resultado previsível: arrebentamento de petardos (sete, contei-os eu) que atingiram pelo menos três sócios ou simpatizantes do Benfica, que sentados no piso 0 por baixo da bancada da claque visitante, saíram em maca quando tinham o direito de assistir sentados comodamente ao jogo porque pagaram bilhete para isso.
Da próxima vez que ouvir um dirigente desportivo a incentivar as famílias a irem aos estádios, gostava de o convidar (convite extensível à sua família) a deixar o bancada presidencial ou camarote vip e a vir-se sentar numa bancada junto daqueles que realmente sustentam a industria do futebol, de preferência ao lado ou por baixo de uma claque organizada. Pode ser que vibre mais com o espectáculo de futebol se sentir o cheirinho do petardo ou o fumo do very-light.
Da próxima vez que o meu filho me perguntar se pode ir ao estádio comigo, vou ter de explicar-lhe que a verdadeira razão de ele não poder ir é porque nos estádios portugueses andam animais perigosos à solta. Não me espantava nada que o meu filho, com a toda a inocência dos seus quatro anos, me dissesse: “mas papá, os animais perigosos não estão presos no jardim zoológico?”
sexta-feira, março 30, 2007
No entanto, de imediato, os arautos da liberdade logo se fizeram ouvir como donos da razão e da crítica à tentativa de censura teve como resultado a multiplicação de um único cartaz por mil. E num instante, Portugal inteiro ficou a conhecer o cartaz colocado em Lisboa por um pequeno partido sem expressão nacional.
No entanto não posso deixar de notar o quão difícil é viver nesta nossa democracia em respeito pela liberdade dos outros, porque os apologistas da liberdade são simultaneamente os agentes que promovem a sua proibição. A ilusão é o grande defeito da democracia!
segunda-feira, março 26, 2007
No entanto, esta vitória de Salazar apresenta dois méritos: primeiro porque vem lembrar a alguns “caça-fascistas” que ultimamente populam por ai, que a nossa história em geral e o salazarismo em particular, deve ser tratado com respeito e isenção; segundo, porque a vitória de Salazar é a derrota de Cunhal (2º lugar é o primeiro dos últimos) e todo Mal que este representa(va). Para aqueles que não se lembram como funcionava a ideologia marxista-leninista nos países pertencentes à extinta URSS, sobram ainda no mundo actual os exemplos de Cuba, China e Coreia do Norte.
Pessoalmente, se tivesse votado elegeria ou D. Afonso Henriques ou D. João II, mas atendendo às circunstâncias em que decorreu o concurso, a vitória de Salazar é um mal menor. Ficava sim envorgonhado como português, se o vencedor fosse o Cunhal com toda a simbologia que isso representava!
sexta-feira, março 09, 2007
domingo, março 04, 2007
(…)
00:35
01:27
Absolutamente Lindo!
domingo, fevereiro 25, 2007
Melhor Filme: “Entre Inimigos” (“The Departed”). “Babel” ficou de fora da corrida depois de ter visto “Cartas de Iwo Jiwa”. Mas depois acho que as “Cartas” se perdem na narração temporal dos acontecimentos. Não deixa contudo ser um dos melhores filmes de guerra a que já assisti e um excelente registo do lado humano da guerra.
Melhor Realizador: obviamente Martin Scorcese. Isto de Melhor filme sem melhor realizador é quase contranatura. E finalmente que se faça justiça ao responsável por “Táxi Driver”.
Melhor Actor: Forrest Whittaker. Bate aos pontos Di Caprio pela interpretação em “Diamantes de Sangue”. Leonardo é um excelente actor, mas penso que lhe faltam mais uns anos em cima daquela cara de bebé para se tornar realmente convincente.
Melhor Actriz: Helen Mirren. Para grande pena minha não vi "A Rainha", mas acredito na unanimidade que diz que este Óscar já tem o nome da vencedora escrito. Espero conseguir apanhar uma reposição no cinema depois do Óscar.
Melhor Actor Secundário: Comecei por eleger Mark Wahkberg ("Entre Inimigos"), mas depois de ontem ter visto “Diamantes de Sangue, a minha escolha vai para a excelente interpretação de Djimon Hounsou.
Melhor Actriz Secundária: aposto na surpresa da noite e o meu voto vai para... Adriana Barraza ("Babel").
Aceita-se o contraditório.
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Do lado dos vencedores, destaco somente a vitória das liberdades individuais de cada um. Bem haja!
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
domingo, fevereiro 04, 2007
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Defendem o “direito à vida”, mas não os vejo a contestar a actual lei, que permite o aborto, ainda que em determinadas circunstâncias; dizem-se contra a prisão das mulheres que abortam, mas são contra a despenalização do aborto; dizem-se responsáveis, mas promovem campanhas fundamentalistas; dizem que gostam de crianças, mas não entendem que qualquer criança para ser amada, tem de ser desejada; dizem-se democráticos, mas são contra o direito à escolha e querem impor a sua vontade aos demais.
Ou seja, procuro mas não encontro uma argumentação válida, um ponto de vista coerente. Os meios justificam os fins, e nesta medida tudo vale para disfarçar a defesa do indefensável, nem que se tenha de recorrer a falsas questões (“Não Obrigada” por exemplo) e campanhas vergonhosas (“Como foste capaz de me matar?” por exemplo).
Pondo de lado a questão das “fogueiras de vaidades”, do “status social” ou a auto-promoção, que é participar em campanhas e aparecer na comunicação social, há por ai alguém que perceba o que querem os do “NÃO”?
quarta-feira, janeiro 24, 2007
EM NOME DO PAI
SCARLETT
segunda-feira, janeiro 22, 2007
CINEMA
Com “Babel” primeiro e “As Bandeira dos Nossos Pais” depois e, neste fim-de-semana, o meu cartão de cinema ficou pago. Na prática, agora até finais de Março, o cinema para mim tornou-se gratuito. Quanto aos filmes que vi, “Babel”, assenta na teoria que o bater de asas de uma borboleta no Japão… estranha-se e depois provavelmente entranha-se… Quanto ao filme do Clint, penso que o brilho ficou para a segunda parte do díptico. Para ambos 7 em 10.
Mas o que eu queria realmente dizer era que o que mais me empolgou nesta sessões de cinema, nem foram os filmes, foi um trailer que as antecedeu, de um minuto e meio de “300” de Zack Snyder. É com filmes assim percebe-se que o cinema é para ser visto em salas de cinema. Menos que isso e não vale a pena!
Para quem não sabe, “300” conta a história de um grupo de trezentos guerreiros espartanos, liderados pelo Rei Leonidas de Esparta que enfrentaram o poderoso exército da Pérsia, composto por mais de 500.000 homens, na batalha do desfiladeiro das Termópilas, no ano 480 A.C. e mais que baseado é a transposição da graphic novel de Frank Miller. Quando estrear recomendo vivamente!
terça-feira, janeiro 16, 2007
Se a votação fosse séria, o povo português revelava uma ignorância estúpida em relação à sua história; se a votação foi na brincadeira, o povo português é dotado de um humor negro refinadíssimo. Quem mais se lembraria de colocar Pinto da Costa (17º) à frente de Nuno Alvares Pereira (18º)? Bem sei que uma grande maioria da população se alimenta de futebol e novelas, mas porra se queriam votar ao menos que consultassem um manual de história para perceber porque razão existimos hoje como nação independente e não como província espanhola!!!
Bem sei que votações valem o que valem, mas o resultado final será sempre um indicador, um reflexo dos valores e da cultura de povo. Esperemos pelo resultado final.
Da minha parte, afastado que foi Nuno Alvares Pereira, balanço entre D. Afonso Henriques ou D. João II. Aguardo pelos argumentos dos respectivos defensores para me decidir.
domingo, janeiro 07, 2007
Lisboa já tem sol mas cheira a lua,
Quando nasce a madrugada sorrateira
E o primeiro eléctrico da rua
Faz coro c'oa chinela da Ribeira.
Se chove, cheira a terra prometida,
Procissões têm cheiro a rosmaninho.
Na tasca da viela mais escondida,
Cheira a iscas (com elas) e a vinho.
Um craveiro numa água furtada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
Uma rosa a florir na tapada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
A fragata que se ergue na proa,
A varina que teima em passar,
Cheiram bem porque são de Lisboa,
Lisboa tem cheiro de flores e de mar!
Lisboa cheira aos cafés do Rossio,
E o fado cheira sempre a solidão,
Cheira a castanha assada, se está frio,
Cheira a fruta madura, quando é Verão.
Nos lábios tem o cheiro dum sorriso,
Manjerico tem o cheiro de cantigas,
E os rapazes perdem o juízo
Quando lhes dá o cheiro a raparigas.
sábado, janeiro 06, 2007
Um folheto depositado na minha caixa de correio, depois de dissertar sobre um corpo de 14 gramas e 6 centímetros de comprimento, pergunta-me se já pensei “nas consequências de uma lei que liberaliza o aborto até às dez semanas?”. Já pensei, e? Da parte dos partidários do "NÃO" ainda só vi campanhas-choque e frases sensacionalistas descontextualizadas..... desconfio que eles é que ainda não pensaram!
Aliás toda esta desinformação só me leva a pensar que, para além da falta de ideias válidas, os partidários do “NÃO” não vivem no nosso país. Vivem com certeza no mundo cor-de-rosa onde o Estado apoia e incentiva as famílias a terem muitos filhos, onde não morrem crianças vítimas de maus-tratos, onde as crianças não mendigam nas nossas estradas, onde as crianças não são vítimas de trabalho infantil. Como eu gostava de ouvir argumentos válidos para os problemas do mundo real, para as alternativas que têm uma mulher, quando sem condições sociais ou financeiras, se encontra perante uma gravidez não desejada:
- é crime abandonar um recém-nascido num hospital; a alternativa actual é abandonar o bebé em casas-de banho públicas ou caixotes de lixo. Será preferível?
- não pode fazer um aborto seguro num hospital público; a alternativa actual é faze-lo de forma clandestina, pondo em risco a sua própria saúde. Será preferível?
- se dá a luz uma criança não desejada, ganha uma “prisão”; se faz um aborto incorre num crime de prisão. Será preferível?
- uma criança não desejada, é meio caminho andado para que essa criança seja criada sem amor, num ambiente hostil, com um futuro hipotecado logo à partida. Será preferível?
NÃO OBRIGADA.
O preferível era mesmo que os portugueses que vivem num mundo real, votassem no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, de acordo com a sua própria consciência, e não conforme o absurdo que os outros querem, os tais que vivem no país rosa menina/azul menino.
terça-feira, janeiro 02, 2007
sexta-feira, dezembro 29, 2006

(a fotografia que reproduzo em cima e que não podia ser mais ilustrativa do que acabei de escrever foi gentilmente “roubada” do Jumento)
sábado, dezembro 16, 2006
- porque todas as crianças que nascem têm o direito a ser desejadas e a crescer em ambiente de amor, prioritariamente com os pais;
- porque a última decisão é exclusivamente da mulher;
Não ao aborto? Não obrigado!
terça-feira, dezembro 12, 2006
Num mundo dominado por homens, este alguém só podia ser uma mulher e o curioso é que nem pertence ao mundo do futebol. O livro não diz nada de novo, mas confirma as suspeições que sempre existiram, mas mais importante do que está escrito no livro é aquilo que não está. Convenhamos que ninguém dava a cara contra os poderes instituídos se não tivesse provas sólidas daquilo que sabe. Ou então a mulher é doida! Seja como for, pelo terramoto que provocou e que ainda ameaça provocar, aquela que um dia insultou o presidente do Benfica em pleno Estádio da Luz e que agora expõe o lado negro do Pinto da Costa, é verdadeiramente a “pita dourada” do futebol português!
quarta-feira, novembro 15, 2006
sábado, novembro 11, 2006
Após algumas semanas de ausência das salas de cinema (não programadas) aproveitei a sessão da meia-noite para ver o mais recente de Martin Scorsese, o "The Departed: Entre Inimigos". Que regresso, não o meu, mas o do realizador, aos bons filmes. Voltou a fazer aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, filmar o crime organizado como só ele sabe fazer. Gostei particularmente do surpreendente final. A vida tal como ela é!
Acredito que é um forte pré-candidato aos Óscares. Não sei quem está mais na corrida, mas seja quem for, parece-me que a Academia de Hollywood tem agora uma excelente oportunidade de reparar uma falta grave: o facto de nunca ter atribuído o Óscar a Martin Scorsese.
Depois, como se não bastasse a realização, ainda somos brindados com excelentes interpretações e qual delas a melhor. Na minha "suspeita" opinião, achei que a interpretação do "velho" Jack/Frank Costello é simplesmente deliciosa. Um dos grandes filmes do ano!
sexta-feira, outubro 27, 2006
No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!
sexta-feira, outubro 13, 2006
Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.
Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!
domingo, outubro 01, 2006
Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!
O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!
sexta-feira, setembro 08, 2006
terça-feira, setembro 05, 2006
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!
quarta-feira, agosto 30, 2006
quinta-feira, agosto 24, 2006
Saudações benfiquistas
segunda-feira, agosto 14, 2006
sexta-feira, agosto 11, 2006
sábado, julho 22, 2006
segunda-feira, julho 17, 2006
segunda-feira, junho 26, 2006
domingo, junho 25, 2006
Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!
Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).
Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?
Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!
sábado, junho 10, 2006
Já começou a maior corrida ao ouro dos tempos modernos. O ouro é naturalmente a taça do Mundial de Futebol. Nos próximos tempos não haverá noticias mais importantes do que o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, a condição física do Deco ou a opção entre Petit ou Maniche. Tempos modernos! Até porque “nossa” corrida ao ouro não é nada fácil. No simples exercício teórico, com o pressuposto que o Brasil (na qualidade principal favorito) vence todos os seus jogos até às Meias-finais, verifico que se Portugal vencer o seu grupo, arrisca-se a ter de ganhar à Inglaterra para jogar com o Brasil antes da Final; se ficarmos em segundo no grupo, defrontamos a Alemanha antes de jogar com a França (ou Itália) para chegarmos à Final. Venha o Diabo e escolha, mas sinceramente duas vitórias nossas nos dois primeiros jogos e no terceiro jogarmos com onze não habituais titulares, parece-me ser o melhor atalho para a Final. Resta saber se as nossas bolas entram nas balizas adversárias!sexta-feira, junho 09, 2006
domingo, junho 04, 2006
quarta-feira, maio 31, 2006
quinta-feira, maio 25, 2006

sexta-feira, maio 19, 2006

Gosto de pensar que sou um homem livre e nessa qualidade irei ver o filme. Acho curiosa a teoria de Dan Brown e a forma como relaciona com a obra de Leonardo da Vinci. Também rejeito por completo verdades absolutas, principalmente dogmas religiosos. Mas sinceramente pouco ou nada me interessa se Jesus era ou não casado, se deixou ou não descendência. Em boa verdade, em nada altera o mundo onde vivo!
quarta-feira, maio 17, 2006
sexta-feira, maio 05, 2006
quarta-feira, abril 26, 2006
terça-feira, abril 25, 2006
Após involuntária ausência regresso a este espaço de monólogo para pecar. Falemos sobre a famosa Lei da Paridade. Famosa pelo seu conteúdo e pela forma como foi aprovada. É mais uma lei mal parida pelos nossos representantes da Republica. Destina-se somente aumentar artificialmente a presença feminina nos cargos de poder. Assim em vez de se distribuir “tachos” pelos primos, pelos amigos, pelos filhos dos amigos, pelos afilhados, distribui-se “tachos” pelas primas, pelas amigas, pelas filhas das amigas, pelas afilhadas. Mas sinceramente não vejo como isto melhora a forma de fazer politica em Portugal. Pena é que a lei não contenha nenhum artigo a limitar o aumento a mulheres na faixa etária entre os 25 e os 40 anos. Assim sim, concordaria com esta discriminação pela positiva. Quem sabe se o canal Parlamento não teria mais audiências do que o circo das celebridades! Dizem os defensores, que a voz feminina é o melhor garante da defesa dos interesses das mulheres, como se nos últimos 32 anos de democracia só tivessem sido aprovadas leis machistas, limitativas ou discriminatórias. Mas se o objectivo for a representatividade, onde estão os representantes dos doentes, dos analfabetos, dos pobres, dos emigrantes ilegais, dos gays, das putas, das minorias, dos “moedinhas”, etc, etc? Não fosse isto uma Republica das Bananas, e tudo isto dava vontade chorar, assim soltemos sonoras gargalhadas!
quarta-feira, abril 05, 2006
sábado, abril 01, 2006
terça-feira, março 28, 2006
sexta-feira, março 10, 2006
quinta-feira, março 09, 2006
domingo, março 05, 2006
Deixando as questões técnicas de lado, debruço-me sobre o principal. Suspeito que a temática gay vai dominar a gala, por isso para o grande vencedor, aposto em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Aqui voto para melhor filme, melhor actor secundário, melhor actriz secundária e melhor realização. O Óscar da melhor actriz principal e, apesar de ainda não ter visto o filme, aposto o meu ouro na Felicity Huffman (“Transamerica”). Um voto de confiança naquela que interpreta a personagem que mais aprecio na série “Donas de Casa Desesperadas”. Pelo sua excelente interpretação em “Capote”, para o Óscar de melhor actor principal, indico Philip Seymour Hoffman. Resumindo, ficamos assim:
Melhor Actor Secundário - Jack Gyllenhall
Melhor Actriz Secundária – Michelle Williams
Melhor Actor - Phillip Seymour Hoffmann
Melhor Actriz – Felicity Huffman
Melhor Realizador - Ang Lee
Melhor Filme - “O Segredo de Brokeback Mountain”
Para além dos atrás referidos, indico que também gostei bastante de “Crash” e “Syriana”, mas não têm a força suficiente para se imporem a “Brokeback”
terça-feira, fevereiro 28, 2006
segunda-feira, fevereiro 27, 2006
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
segunda-feira, fevereiro 20, 2006
quinta-feira, fevereiro 09, 2006
Hábitos estranhos? Poças! Já me parece estranho estar a falar dos meus hábitos. Afinal tudo que faço parece-me normal. Nada de especial. Fica para vossa avaliação:
Ler jornais de trás para a frente: julgo ser este o hábito mais estranho que tenho. Desde que me lembro de ler jornais (e já lá vão bastantes anos) sempre comecei pela última página. Doutra forma e o prazer de folhear um jornal já não é o mesmo. Velhos hábitos, estranhos hábitos.
Sessões de cinema da meia-noite: começou por acaso. A minha disponibilidade nos últimos anos encaixou a minha paixão pelo cinema neste horário. Sessão após sessão e cultivei o gosto de ver cinema em salas praticamente vazias. Escolho livremente lugar na central e dispenso os “comentadores” e/ou “comedores de pipocas”. Sessões da meia-noite parecem-me ser o horário certo para ver cinema.
Guardar revistas: tal como o amigo Parreira, também partilho este “hábito estranho”. Custa-me deitar uma revista fora. Colecciono bd, por isso estas estão foram de questão. Quanto às revistas generalistas – Premiere, Volta ao Mundo, Sábado, Exame, etc, etc - vou juntando/acumulando/empilhando. Algumas ainda releio enquanto não vêm aquela força que tudo leva…..para o caixote de lixo!
Coleccionar jogos de estratégia de tabuleiro: desde dos meus tempos do "Monopólio" e do “Petróleo” que os jogos de estratégia de tabuleiro são outra da minha paixão. Actualmente, limito-me a comprar e a coleccionar enquanto não há parceiros para jogar. Alguns dos jogos estão virgens, nunca foram abertos. Estão ali guardados no armário para a minha velhice!
Números impares: sempre me transmitiram uma sensação positiva. Sempre que aposto/escolho prefiro sempre números impares. Nem me considero supersticioso, mas evito os pares. Se calhar é por causa disso que o Euromilhões...nem vê-lo!!!
Tarefa terminada. Agora como não quero ser acusado de quebrar correntes e até porque não me dava nada jeito levar com sete anos de azar, lanço o convite dos “hábitos estranhos” aos seguintes bloguistas (por ordem alfabética):
Bruno Nogueira
João Pereira Coutinho
Pacheco Pereira
Pedro Mexia
terça-feira, janeiro 24, 2006
domingo, janeiro 22, 2006
sexta-feira, janeiro 20, 2006
A campanha eleitoral acaba hoje. Felizmente. A fazer fé nas várias sondagens e tudo fica resolvido Domingo. A fazer fé nas sondagens e não vejo necessidade de emigrar ou de não dormir descansado. Felizmente. Para mim, mais importante do quem ganha será quem perde. Por isso suspendo a minha condição de abstencionista convicto e vou votar. Quero contribuir para a limpeza dos politicos do 25-A. Quero contribuir para a mais humilhante derrota politica de Mário Soares. Dispenso turistas e chupistas na Presidência. Desapareça, Sr. Soares e de vez!terça-feira, janeiro 17, 2006
Tenho memória que o meu contacto com a Internet nos últimos tempos tem sido residual. É voluntário. O meu estado de espírito não me traz para aqui. A verdade é que ando saturado. Tudo o que absorvo parece-me irracional. Logo evito. A minha alma não anda cá. Consigo encontrar escape nas salas de cinema. Para a semana vou estar de férias. Meti uma semana. Procuro “papas e descanso”. Actualizado para os nossos dias dá ginásio e cinema. Preciso de libertar o meu corpo e a minha mente. Vou-me esvaziar para poder voltar a encher.
quarta-feira, janeiro 04, 2006
Ontem, queixava-se para uma câmara da televisão que as televisões não o filmavam. Hoje, numa rádio acusava sem provar que a comunicação social não é isenta. D. Quixote e os seus moinhos de vento.A verdade é que descobriu agora que não vale nem metade do que gostaria de valer e que interessa menos de metade do que aquilo que pensava interessar.
Como diria o 'Tio Frankie':
You never can win
Use your mentality
Wake up to reality"
segunda-feira, janeiro 02, 2006
quarta-feira, dezembro 28, 2005
terça-feira, dezembro 20, 2005

sábado, dezembro 17, 2005
Não sei se é o modelo de debate acordado, se são os candidatos presidenciais ou se é mesmo o cargo de Presidente da Republica Portuguesa que não interessa nem ao menino Jesus. Mas a única verdade absoluta que resulta dos ‘lado-a-lado’ é que o país está com uma grave crise. Crise qualitativa de candidatos presidenciais! Cinco candidatos e não existe qualquer debate de ideias válido para Portugal e para os portugueses. Afinal, consequência das motivações de cada candidato. Um passeia-se na Avenida até Belém, outro candidata-se contra o partido, dois concorrem pelo tempo de antena e por fim o último não concorre para Presidente, concorre contra Cavaco. Nem quero imaginar o que seria desta nossa democracia, se o choradinho da esquerda socialista pegasse e só se apresentasse a votos o demagogo do Soares!quarta-feira, dezembro 07, 2005
domingo, novembro 27, 2005
sábado, novembro 26, 2005
Ontem aproveitei para ir a uma sessão da meia-noite (e quarenta). Afinal tenho um King Kard para ‘amortizar’ até Fevereiro. Destino: Alvaláxia. Esqueci-me foi que a ‘pottermania’ já tinha chegado a Portugal. O último filme da ‘mina de ouro’ de J.K Rowling, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” encontra-se em exibição em três salas. Logicamente, o espaço encontrava-se cheio de aprendizes de feiticeiro inconscientes. Resolvi aproveitar a ‘onda’. Lá acabei por consumir mais uma história sofrível. Devo dizer que até considerei o filme bem realizado, com bons efeitos especiais. Até é melhor que os seus antecessores, mas o problema encontra-se mesmo no argumento!!! Suspeito que a versão ‘preto no branco’ deve ter outro encanto. Eu é que vou esperar pela estreia dos restantes três filmes para perceber onde é que está a magia desta história!
Sempre fui muito céptico relativamente à importância da Igreja Católica no Mundo, por quanto ao seu papel, não tenho dúvidas: 2000 anos de atraso! Os casos de abusos sexuais revelados recentemente, apenas ajudaram a consolidar a ideia que já tinha da Igreja Católica. Mas a decisão do Papa Bento XVI em proibir o acesso ao sacerdócio de pessoas com tendências homossexuais, merece o meu aplauso. Primeiro, porque respeito que a Igreja como organização livre tenha o direito de estabelecer as suas próprias regras. Em segundo, porque esta decisão apesar de não resolver qualquer problema, admite, ainda que de forma indirecta, a existência de um problema. Atendendo que estamos a falar da Igreja Católica, convenhamos que é um passo em frente. É histórico e sabido que pessoas com comportamentos ‘errantes’ sempre encontraram no seio da Igreja Católica, um refúgio que lhes oferecia liberdade de acção para a prática actos ‘doentes’. Assim, a decisão do Papa parece que ficou a meio do caminho, porque o ideal seria uma limpeza geral, mas isso já seria pedir o céu!
quarta-feira, novembro 23, 2005
sexta-feira, novembro 18, 2005
“Aqui fazem-se milagres!” disse-me uma das “clientes” do serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSM, no primeiro dia que lá cheguei. Agradeci as palavras. Afinal há dois meses atrás andava “agarrado” a duas canadianas, tinha o joelho esquerdo completamente preso e corria o sério risco de “ir à faca”. Passado este tempo, muito trabalho de fisioterapia depois e já consigo saltar ao pé-coxinho com a perna esquerda. Milagre? Não! Competência. De toda a equipa de fisioterapeutas que trabalham naquele hospital. Tive foi a sorte de literalmente ter ficado em “boas mãos”!








