sábado, dezembro 08, 2007

A FOTOGRAFIA

A organização da cimeira UE-Africa revela-se como o palco ideal para o pequeno Portugal aparecer em grande na fotografia final, o que aliás deve ser o nosso único objectivo. A título de estabelecer-se um pretenso diálogo Europa-Africa, escancaramos as nossas portas para receber alguma da fina-flor das piores ditaduras dos tempos modernos. Praticar boas acções ainda que com os piores intervenientes. Nada de extraordinário, afinal, este país que tão bem recebe ditadores chineses ou cubanos, também pode confraternizar com uma mão-cheia de tiranos africanos. Aliás, não deixa de ser uma posição coerente de um governo que recentemente recusou receber o Nobel da Paz. Afinal a mão que põe os direitos humanos na “gaveta” é a mesma que aperta a mão a déspotas. Dirão uns política oblige!…. foda-se ainda bem que não sou político, direi eu!

Da minha parte, só tenho pena que, esta corja de ditadores em vez serem recebidos com mordomias e alojamentos em hotéis de 5 estrelas, não tenham à sua espera um “Baltasar Garçon” com um mandato de detenção pelos crimes que estes tiranos praticam contra os seus povos. Talvez fosse este o melhor contributo que Portugal pudesse dar aos povos africanos para tornar o nosso Mundo melhor, mas preferimos passar o lado. Chamem o fotógrafo se faz favor!

quinta-feira, setembro 27, 2007

JUSTIÇA DEPRIMENTE

Mais uma vez a nossa Justiça mostra estar à altura da nossa Educação ou da nossa Saúde, ou seja, muito mal! o Tribunal da Relação de Coimbra que fazendo “tábua rasa” dos superiores interesses da pequena Esmeralda, decide atribuir o poder maternal e a guarda da criança ao pai biológico. Ao mesmo pai que abandonou a mãe da criança quando esta lhe pediu ajuda; ao mesmo pai que descobriu que era pai porque a Justiça o chamou para fazer exames; ao mesmo pai a quem a pequena Esmeralda considera um estranho. A nossa Justiça não é só cega, é também deprimente!

sexta-feira, setembro 14, 2007

TÁ NA HORA!

Pede o apoio dos adeptos para depois assistirmos ao triste espectáculo da Selecção nacional a bater no fundo. Mau futebol. Jogadores titulares que não correm. Vitórias que não acontecem e para cúmulo no final o seleccionador agride um jogador adversário. Compreendo-lhe a frustração, porque lhe reconheço a arrogância! Se o facto da qualificação estar complicada e de apenas termos feito 3 pontos em nove possíveis nos últimos jogos não é suficiente para uma “justa causa” e se nem com a “tapa” ele se vai, muito sinceramente já não sei o que é preciso para voltarmos a ter uma selecção nacional com menos sotaque!

terça-feira, setembro 11, 2007

A SOLUÇÃO DE RECURSO

Confesso que sempre fui muito crítico, interiormente, da actuação da PJ no caso “Maddie”. Acho que não recolheram as provas suficientes em tempo útil, penso que enrolaram toda a investigação, seguiram pistas que não levaram a lado nenhum. Quatro meses depois, estavam como de inicioi, ou seja, “em branco”. Resolvem então analisar o carro alugado pelo casal McCann, vinte e cinco dias depois do desaparecimento da pequena “maddie”, e descobrem finalmente as evidências que faltavam!

Concluem portanto que a criança não está desaparecida, está morta e que não foi raptada mas sim vítima de homicídio. Não há motivo, não há corpo, mas os culpados são, aqueles que nunca deixaram a pequena “Maddie” cair no esquecimento, os pais!

E pensava eu que a teoria que George Bush estava por detrás dos atentados de 11 de Setembro era maquiavélica!

E eu pergunto, se foram os pais, como conseguiram eles ocultar o cadáver da criança, durante 25 dias, até conseguir leva-lo no carro alugado para sitio desconhecido, quando nestes últimos meses sempre foram vigiados e seguidos 24 horas por dia por uma comunicação social ávida de sangue?

segunda-feira, agosto 20, 2007

LUZ AO FUNDO DO TÚNEL

Este post é talvez um bom exemplo do "que foi verdade ontem, já não é verdade hoje". Há uns dia escrevi aqui (leia-se post anterior “Questão de fé!”), que não acreditava que o Benfica ganhasse qualquer título na presente época até porque mantinha o Fernando Santos como treinador. Pois bem, quem diria? O esperado e desejado desenvolvimento, leia-se despedimento de Fernando Santos, aconteceu e até mais cedo do que eu esperava, até porque o Natal ainda vem longe. Pena é que peque por tardio. Mas como diz o ditado “mais vale tarde…”. Agora já começo a ver uma LUZ no fundo do túnel para os lados do meu clube!

Apesar de todos os males do Glorioso não ficarem todos curados, sinto que tenho agora algumas condições para fazer uma pequena reavaliação das minhas expectativas, passando de um estado de expectativa “nula” para um estado de expectativa “havemos de ganhar qualquer coisinha!”. Agora que rolou a cabeça do treinador, que role finalmente a bola para as balizas adversárias!

sábado, agosto 18, 2007

QUESTÃO DE FÉ!

Nada melhor para retomar a escrita aqui no blogue do que o assunto “Benfica”. Começou, finalmente, a época futebolística e o Glorioso entrou a ganhar. Não me regozijei muito com o triunfo no primeiro jogo da eliminatória da Liga dos Campeões, porque afinal outra coisa não seria de esperar, mal estaríamos é se o resultado tivesse sido outro. Vibrei sim foi com os golos do “maestro”! Para aqueles que diziam que era velho e não servia, a resposta foi dada. Por isso, caro consócio Berardo, de uma forma sincera e frontal, e numa linguagem que tu entendes: Fuck You!!

Mas apesar deste bom inicio(?), não sou daqueles que alinho num ‘vieirismo’ exacerbado que afirma que “vamos ser campeões”, até porque as minhas expectativas para esta nova época são nulas, ou seja, não prevejo a obtenção de qualquer título por parte da equipa de futebol. Não é um estado de espírito mas sim uma questão de fé!

Primeiro porque simplesmente não acredito na capacidade do actual treinador. Como se não bastasse, considero ainda que a gestão do futebol é deplorável, resultado de uma má gestão do clube. Para equilibrar contas, saem os melhores e entram os medianos. Vende-se péssimo e compra-se mal. Logicamente o resultado em termos desportivos não pode ser bom. Como sócio que sou e accionista que não sou, muito sinceramente prefiro títulos a dividendos!

Já sei que vou esperar sentado, no sofá, pelos títulos. Agora que o Simão se foi embora, espero ao menos levantar-me algumas vezes, com os golos do “maestro” Rui!

sábado, junho 30, 2007

AVISO À NAVEGAÇÃO

Este blogue não fechou, encontra-se simplesmente a atravessar um período sabático, até porque vir para aqui escrever umas superficialidades ou andar em guerra no mundo da idade média através do travian, convenhamos que a segunda opção é mais viciante. Agora também vem para ai o Verão e este autor está precisar de “esvaziar” mentalmente e carregar “baterias” debaixo do belo sol português da costa alentejana. Voltarei lá para o final do mês! Fiquem bem!

sábado, junho 09, 2007

E ASSIM CONTINUA A DISCUSSÃO NAS INTERCALARES PARA A CML...

segunda-feira, junho 04, 2007

TIANANMEN

segunda-feira, maio 28, 2007

GATO NO "DESERTO"

domingo, maio 27, 2007

DESCODIFICADOR INFANTIL

O meu filho mais velho está naquela fase de assimilação e descodificação de tudo o que se passa à sua volta. Tudo tem de ser bem explicado, até porque caso contrário levo logo com um “porquê’”. A verdade é que a coisa tem andado controlada. Mas ultimamente tenho-me socorrido bastante de um “descodificador infantil” até porque não é fácil explicar que as imagens que passam no telejornal na televisão são o nosso mundo. Assim, tudo se descodifica: a “menina desaparecida” passa a “menina perdida quase-quase a voltar para casa”, as cargas policiais passam a “corrida de policias”, as explosões e colunas de fumo no Iraque passam a “acidentes de carros” e até a vitória de uma qualquer equipa de futebol passa a ser uma "vitória do Benfica". É quase perfeito o mundo das crianças!

terça-feira, maio 22, 2007

DIA DE DECISÕES

Invariavelmente, no último ano, a minha rotina de tempos-livres ficou, mais ou menos, estabelecida com cinema durante a semana e futebol ao fim-de-semana. Mas, verdade seja dita, nos últimos tempos, confesso que retirei mais prazer de uma ida ao cinema que ao estádio da Luz e não foi pelo conforto da cadeira. Como atravessamos agora tempos de crise e o custo de um bilhete anual de cinema é sensivelmente idêntico ao do cativo no estádio, esperei por Domingo passado para tomar uma decisão para um novo ano: ou futebol ou o cinema. Como a equipa ficou em terceiro lugar e a frustração não coaduna com alegria, optei pelo conforto de uma sala escura. E a confirmar-se o Fernando Santos como treinador e o regresso de Veiga à estrutura de futebol do Benfica, bem convenhamos que, piratas por piratas, prefiro os “Piratas das Caraíbas”!

Ah... já vos disse que as minhas acções na SAD do Benfica já "foram" hoje?

quarta-feira, maio 16, 2007

VOTO CONTRA

As eleições para a Câmara Municipal de Lisboa são as únicas que me levam a exercer o direito cívico. Não sei se pela cara dos candidatos ou se por viver na cidade e sentir os seus problemas. Das mais recentes, uma votei contra o Santana Lopes, noutra contra o Maria Carrilho. Independentemente dos partidos, voto nas pessoas, ou melhor, voto contra. Seja como for, de pouco me serviu esta forma de estar, até porque Lisboa, qualitativamente, está pior do que alguma vez esteve. Assim decidi mudar de atitude e nas próximas eleições em vez de votar ‘contra’ vou votar ‘a favor’. Bem, vou votar a favor do contra. Vou votar José Sá Fernandes. Não confundir, sff, com voto no BE. Bem, isto se por acaso estiver por cá pela cidade no meu sagrado período de férias!

quinta-feira, maio 10, 2007

LEI DO SILÊNCIO

Quando tragédias destas, como do desaparecimento da pequena Madeleine, acontecem em países como Estados Unidos ou Inglaterra, assistimos pela televisão a ‘gabinetes de crise’ montados, colaboração entre as várias autoridades, relação estreita com a comunicação social, conferências de imprensa diárias com a actualização dos desenvolvimentos, difusão a nível nacional dos nºs de telefone para quaisquer denúncias, divulgação pública de retrato-robot do(s) suspeito(s), enfim a informação circula. Aqui em Portugal, parece que tudo se passa ao contrário. Para além da sensação de que cada autoridade actua de forma individualizada, assistimos ainda impávidos a um absurdo absoluto controlo da informação. Nada se diz, nada se divulga, e tudo se justifica com o famigerado “segredo de justiça”. E como os resultados desta estranha forma de actuar tardam em chegar, torna-se quase inevitável não criticar. Só espero que a pequena Madeleine tenha mais sorte que a pequena Joana. Eu é que já não sei se a minha impaciência se deve à ignorância sobre a evolução das investigações ou se ando a ver CSI’s a mais!

domingo, maio 06, 2007

VANESSA

terça-feira, abril 03, 2007

PAPÁ POSSO IR CONTIGO AO FUTEBOL?"

Esta pergunta feita pelo meu filho, no passado Domingo à noite, revela bem a inocência dos seus 4 anos. O futebol em Portugal não é um espectáculo de famílias, muito pelo contrário, existe sempre o risco da nossa integridade física ficar em causa só porque a bola entra ou não entra na baliza.

Parece que adivinhava. Já sentado no meu lugar no Estádio da Luz, fiquei surpreendido pelo facto da claque dos dragões, em vez de ficar situada no piso 0, como sempre aconteceu em anos anteriores, ocupava desta vez uma superior do terceiro anel, a escassos 50 metros do meu lugar. A desorganização do Benfica aliada à bestialidade da claque do Porto só podia ter um resultado previsível: arrebentamento de petardos (sete, contei-os eu) que atingiram pelo menos três sócios ou simpatizantes do Benfica, que sentados no piso 0 por baixo da bancada da claque visitante, saíram em maca quando tinham o direito de assistir sentados comodamente ao jogo porque pagaram bilhete para isso.

Da próxima vez que ouvir um dirigente desportivo a incentivar as famílias a irem aos estádios, gostava de o convidar (convite extensível à sua família) a deixar o bancada presidencial ou camarote vip e a vir-se sentar numa bancada junto daqueles que realmente sustentam a industria do futebol, de preferência ao lado ou por baixo de uma claque organizada. Pode ser que vibre mais com o espectáculo de futebol se sentir o cheirinho do petardo ou o fumo do very-light.

Da próxima vez que o meu filho me perguntar se pode ir ao estádio comigo, vou ter de explicar-lhe que a verdadeira razão de ele não poder ir é porque nos estádios portugueses andam animais perigosos à solta. Não me espantava nada que o meu filho, com a toda a inocência dos seus quatro anos, me dissesse: “mas papá, os animais perigosos não estão presos no jardim zoológico?

sexta-feira, março 30, 2007

O DEFEITO

Um pequeno partido sem expressão nacional colocou um único cartaz em plena Praça do Marques de Pombal, em Lisboa. Reagem contra uma imigração, não sei se a legal ou a ilegal, mas fazem-no dentro da liberdade de expressão que a nossa democracia e constituição concedem.
No entanto, de imediato, os arautos da liberdade logo se fizeram ouvir como donos da razão e da crítica à tentativa de censura teve como resultado a multiplicação de um único cartaz por mil. E num instante, Portugal inteiro ficou a conhecer o cartaz colocado em Lisboa por um pequeno partido sem expressão nacional.
No entanto não posso deixar de notar o quão difícil é viver nesta nossa democracia em respeito pela liberdade dos outros, porque os apologistas da liberdade são simultaneamente os agentes que promovem a sua proibição. A ilusão é o grande defeito da democracia!

segunda-feira, março 26, 2007

MAL MENOR

Foi escolhido "O Grande Português". António de Oliveira Salazar ganhou com uma percentagem de votos que não deixa dúvidas. Claro que se trata de uma sondagem transformada num concurso, mas a escolha de 41% de um universo de pelo menos, 210.000 votantes, não deixa dúvidas: este voto é de protesto e de critica ao actual "estado da coisas" em Portugal.

No entanto, esta vitória de Salazar apresenta dois méritos: primeiro porque vem lembrar a alguns “caça-fascistas” que ultimamente populam por ai, que a nossa história em geral e o salazarismo em particular, deve ser tratado com respeito e isenção; segundo, porque a vitória de Salazar é a derrota de Cunhal (2º lugar é o primeiro dos últimos) e todo Mal que este representa(va). Para aqueles que não se lembram como funcionava a ideologia marxista-leninista nos países pertencentes à extinta URSS, sobram ainda no mundo actual os exemplos de Cuba, China e Coreia do Norte.

Pessoalmente, se tivesse votado elegeria ou D. Afonso Henriques ou D. João II, mas atendendo às circunstâncias em que decorreu o concurso, a vitória de Salazar é um mal menor. Ficava sim envorgonhado como português, se o vencedor fosse o Cunhal com toda a simbologia que isso representava!

sexta-feira, março 09, 2007

DIALOGOS DESCONCERTANTES (1)

- Sabes pai, hoje na escola joguei à bola com os meus amigos.
- Boa filho! Marcaste algum golo?
- Não!
- Jogaste à baliza?
- Não... eu era o árbitro!!!

domingo, março 04, 2007

"TESOURINHO DEPRIMENTE DA TV"

Algumas semanas trás, noite fora, perdido no zapping, encalhei no canal AXN. O programa prometia. Um "directo" da entrega dos Globos de Ouro, com comentários em estúdio de uma tal Liliana Neves e de um tal Dário Oliveira. Confesso que só resisti a ver uns longos três minutos, tal era a “conversa da treta” para aquela hora da noite mantida pelos apresentadores, e desliguei. Vejo agora que fiz mal. Afinal perdi a oportunidade de ver em directo um “tesourinho deprimente da TV”. O programa não foi mau, foi estupidamente hilariante, de tal forma que a revista “Premiere” deste mês dedica-lhe uma página inteira, a transcrever as “pérolas” das questões cinematográficas abordadas pela apresentadora. Fico-me com estas:

(…)
00:35
Liliana Neves: “Sabes que eu estava a recordar da Annette Bening há dois anos. Ela há dois anos, ela há dois anos, Dário… E como eu estava a dizer, e como eu estava a dizer, Dário, eu lembrava-me da Annette Bening há dois anos. Há dois anos ela vinha de preto. Hoje está de branco. O que é que tu achas? Como homem, o que é que tu achas?”
(…)
01:27
Liliana Neves:”O que tu achaste do ambiente? A mim chamou-me muito a atenção, eu não sei, não sei se aí em casa ficaram curiosos, nós vimos as mesas redondas, vimos os copos, mas não vimos os pratos. Dário, eles não comem?”

Absolutamente Lindo!

domingo, fevereiro 25, 2007

NOITE DE ESTRELAS

Hoje, madrugada em Lisboa, noite em Los Angeles, premeia-se os melhores ou os mais aplaudidos ou os mais “politicamente correctos”. Enfim premeia-se. É a cintilante noite dos Óscares. Da minha parte posso dizer que tive um ano de “prato cheio” de cinema. Dizem os meus registos que a média que dá um filme por semana com uma nota de 7 (de 1 a 10). Para grande pena minha não vi todos os que queria ver e também não gostei de todos que vi, apesar de ter visto grandes filmes. Bem o suficiente para deixar aqui o registo, não sei se dos melhores, mas certamente dos meus preferidos:

Melhor Filme: “Entre Inimigos” (“The Departed”). “Babel” ficou de fora da corrida depois de ter visto “Cartas de Iwo Jiwa”. Mas depois acho que as “Cartas” se perdem na narração temporal dos acontecimentos. Não deixa contudo ser um dos melhores filmes de guerra a que já assisti e um excelente registo do lado humano da guerra.

Melhor Realizador: obviamente Martin Scorcese. Isto de Melhor filme sem melhor realizador é quase contranatura. E finalmente que se faça justiça ao responsável por “Táxi Driver”.

Melhor Actor: Forrest Whittaker. Bate aos pontos Di Caprio pela interpretação em “Diamantes de Sangue”. Leonardo é um excelente actor, mas penso que lhe faltam mais uns anos em cima daquela cara de bebé para se tornar realmente convincente.

Melhor Actriz: Helen Mirren. Para grande pena minha não vi "A Rainha", mas acredito na unanimidade que diz que este Óscar já tem o nome da vencedora escrito. Espero conseguir apanhar uma reposição no cinema depois do Óscar.

Melhor Actor Secundário: Comecei por eleger Mark Wahkberg ("Entre Inimigos"), mas depois de ontem ter visto “Diamantes de Sangue, a minha escolha vai para a excelente interpretação de Djimon Hounsou.

Melhor Actriz Secundária: aposto na surpresa da noite e o meu voto vai para... Adriana Barraza ("Babel").

Aceita-se o contraditório.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

MAU PÚBLICO

O Público mudou. No primeiro dia, estranhei; no segundo dia… estranhei. Salta-me logo à vista a despromoção da tira do Calvin & Hobbes, publicada desde sempre na última página, onde já tinha alcançado um estatuto de verdadeira instituição. A sua nova localização numa qualquer página perdida no interior do jornal, é daquelas alterações que nunca hei-de de entranhar. Regra geral as mudanças trazem coisas positivas. Aqui infelizmente funcionou a excepção.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

VENCEDORES E VENCIDOS

Como em qualquer disputa, no final há sempre quem ganha e quem perde. Eu aproveito esta 'cápsula do tempo' que é este blogue, para aqui deixar registado, até para memória futura, os grandes vencedores e vencidos da noite. Começo pelos que fizeram pior figura. Considero que o primeiro grande derrotado é o engenheiro Fernando Santos. Não obstante ser um defensor do “Não” conseguiu neste fim-de-semana fazer abortar mais um título para o Glorioso. Suspeito que que alguém não percebe nada do que anda a fazer. Segue-se Marcelo Rebelo de Sousa. Com a sua rábula “despenalização versus liberalização” conseguiu entalar o “Não”. Também temos de agradecer ao contraditório exercido pelos “gatos”. Nem o tempo de antena em “prime time” na televisão de todos nós, mais todas perguntas da Elisa (previamente ensaiadas) em vídeos do “you tube” (os mais vistos nas palavras do próprio) o salvaram. Provavelmente acabou-se aventura na 'net'. Depois temos a Igreja Católica Portuguesa. Um vista de olhos pelo mapa eleitoral e percebe-se que mais de metade do país já foi mais católico, leia-se, menos instruído. Em pleno século XXI temos um Portugal evoluído, por muito que custe a algumas organizações retrógradas, que estão 'congeladas' desde do século XIX. A fechar esta nada digna lista, aparecem todos movimentos e plataformas do “Não”. Tiveram a resposta adequada a todo o lixo e desinformação que produziram nas últimas semanas. Agora deviam ser obrigados a varrer as ruas!

Do lado dos vencedores, destaco somente a vitória das liberdades individuais de cada um. Bem haja!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

ASSIM SIM

ASSIM NÃO

Não posso deixar de voltar ao tema do referendo, até porque tive a perder tempo a ouvir os vídeos do Marcelo. O primeiro, que dura longos três minutos, ele fala, fala, fala, enrola na questão da despenalização versus liberalização, e no final ficamos sem saber que solução defende para acabar com o aborto. É contra a prisão das mulheres, mas também é contra a despenalização do aborto, conforme consta na pergunta do referendo. E no final o que é que sobra? Pura vaidade pessoal! Assim? Não!



domingo, fevereiro 04, 2007

VENTOS DE MUDANÇA

O FC Porto perdeu. Outra vez. E já lá vão duas derrotas seguidas. As causas podem ser de vária ordem, desde das ausências de Quaresma e Pepe (por castigo) até à falta de competência do treinador Jesualdo (lembro que, aos 60 anos, o professor no seu currículo como treinador principal não tem um único titulo para amostra). Mas isso agora não interessa nada. O importante aqui a realçar é que o FC Porto tornou a perder num jogo sem “casos”. Já lá vão os tempos quando a equipa jogava mal, lá surgia o penalty salvador no último minuto, a repor a “normalidade” da anormalidade do nosso campeonato. Agora anulam-se (e bem, conforme imagens na televisão) golos no último minuto. Bendito árbitro-auxiliar ou fiscal de linha, como queiram. Parece que finalmente sopram ventos de mudança no futebol português. Será do furacão “Morgado”?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

HÁ POR AÍ ALGUÉM QUE PERCEBA O “NÃO”?

A nove dias do referendo pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, e após algumas semanas a ouvir, ler e ver debates, sessões de esclarecimentos, outdoors, missas e missivas, confesso que ainda tenho dificuldade em entender os argumentos dos defensores do “NÃO”.

Defendem o “direito à vida”, mas não os vejo a contestar a actual lei, que permite o aborto, ainda que em determinadas circunstâncias; dizem-se contra a prisão das mulheres que abortam, mas são contra a despenalização do aborto; dizem-se responsáveis, mas promovem campanhas fundamentalistas; dizem que gostam de crianças, mas não entendem que qualquer criança para ser amada, tem de ser desejada; dizem-se democráticos, mas são contra o direito à escolha e querem impor a sua vontade aos demais.

Ou seja, procuro mas não encontro uma argumentação válida, um ponto de vista coerente. Os meios justificam os fins, e nesta medida tudo vale para disfarçar a defesa do indefensável, nem que se tenha de recorrer a falsas questões (“Não Obrigada” por exemplo) e campanhas vergonhosas (“Como foste capaz de me matar?” por exemplo).

Pondo de lado a questão das “fogueiras de vaidades”, do “status social” ou a auto-promoção, que é participar em campanhas e aparecer na comunicação social, há por ai alguém que perceba o que querem os do “NÃO”?

quarta-feira, janeiro 24, 2007

EM NOME DO PAI

Lembro de ter lido algures na blogosfera (não consigo precisar onde) que “os Estados democráticos só devem criminalizar uma conduta quando ela seja consensualmente condenada pela sociedade”. Nada mais verdadeiro. Isto a propósito da recente condenação a seis anos de cadeia do sargento Gomes pelo direito que lhe assiste em defender a sua família. Como pode, quatro anos depois, uma família seja adoptiva, de coração, como queiram chamar, ser desconsiderada e condenada em favor de um indivíduo que recusou a paternidade e abandonou a mulher grávida? Quatro anos depois, é do interesse da criança fazer a distinção de quem é o pai biológico ou o pai "afectivo"? Ponha a Justiça os nomes que quiser, mas Pai é aquele é aquele que não abandonou, aquele que cuida, que protege, que educa, que acompanha, que está sempre presente. Eu sou Pai e falo com conhecimento de causa. Com sentenças destas, a mim custa-me a crer que algumas leis da nossa Republica sejam escritas por pessoas de bem!

SCARLETT

Fui ver “Scoop” de Woody Allen (WA). O filme é giro, tem alguns diálogos engraçados e mais uma vez o realizador-actor a fazer o papel que lhe é característico de “tonto” e pouco mais. Definitivamente não aprecio WA. Tento é perceber onde está a grandeza e a genialidade que atribuem a este realizador. Já tinha ido ver a “obra-prima” (segundo a opinião quase unânime dos críticos da praça) “Match Point”, mas confesso que saí do cinema sem a encontrar. Afinal tratava-se de mais um filme cheio de clichés, lugares comuns, situações óbvias. Pergunta: Mas se os filmes de WA são assim tão maus, porque que me castiguei em ir ver os últimos? A resposta a esta pergunta parece-me óbvia: Scarlett!

segunda-feira, janeiro 22, 2007

CINEMA

Com “Babel” primeiro e “As Bandeira dos Nossos Pais” depois e, neste fim-de-semana, o meu cartão de cinema ficou pago. Na prática, agora até finais de Março, o cinema para mim tornou-se gratuito. Quanto aos filmes que vi, “Babel”, assenta na teoria que o bater de asas de uma borboleta no Japão… estranha-se e depois provavelmente entranha-se… Quanto ao filme do Clint, penso que o brilho ficou para a segunda parte do díptico. Para ambos 7 em 10.

Mas o que eu queria realmente dizer era que o que mais me empolgou nesta sessões de cinema, nem foram os filmes, foi um trailer que as antecedeu, de um minuto e meio de “300” de Zack Snyder. É com filmes assim percebe-se que o cinema é para ser visto em salas de cinema. Menos que isso e não vale a pena!

Para quem não sabe, “300” conta a história de um grupo de trezentos guerreiros espartanos, liderados pelo Rei Leonidas de Esparta que enfrentaram o poderoso exército da Pérsia, composto por mais de 500.000 homens, na batalha do desfiladeiro das Termópilas, no ano 480 A.C. e mais que baseado é a transposição da graphic novel de Frank Miller. Quando estrear recomendo vivamente!

terça-feira, janeiro 16, 2007

OS PORTUGUESES

Foram finalmente divulgados os nomes que compõem os 10+ dos “Grandes Portugueses”. Apesar do meu preferido, Nuno Alvares Pereira, não constar desta lista, considero que foi feita uma selecção de nomes sóbrios em absoluto contraste com algumas aberrações votadas nos 100+.

Se a votação fosse séria, o povo português revelava uma ignorância estúpida em relação à sua história; se a votação foi na brincadeira, o povo português é dotado de um humor negro refinadíssimo. Quem mais se lembraria de colocar Pinto da Costa (17º) à frente de Nuno Alvares Pereira (18º)? Bem sei que uma grande maioria da população se alimenta de futebol e novelas, mas porra se queriam votar ao menos que consultassem um manual de história para perceber porque razão existimos hoje como nação independente e não como província espanhola!!!

Bem sei que votações valem o que valem, mas o resultado final será sempre um indicador, um reflexo dos valores e da cultura de povo. Esperemos pelo resultado final.

Da minha parte, afastado que foi Nuno Alvares Pereira, balanço entre D. Afonso Henriques ou D. João II. Aguardo pelos argumentos dos respectivos defensores para me decidir.

domingo, janeiro 07, 2007

DEDICADO AO ATLÉTICO (da 2ª Divisão)

Lisboa já tem sol mas cheira a lua,
Quando nasce a madrugada sorrateira
E o primeiro eléctrico da rua
Faz coro c'oa chinela da Ribeira.
Se chove, cheira a terra prometida,
Procissões têm cheiro a rosmaninho.
Na tasca da viela mais escondida,
Cheira a iscas (com elas) e a vinho.

Um craveiro numa água furtada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
Uma rosa a florir na tapada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
A fragata que se ergue na proa,
A varina que teima em passar,
Cheiram bem porque são de Lisboa,
Lisboa tem cheiro de flores e de mar!

Lisboa cheira aos cafés do Rossio,
E o fado cheira sempre a solidão,
Cheira a castanha assada, se está frio,
Cheira a fruta madura, quando é Verão.

Nos lábios tem o cheiro dum sorriso,
Manjerico tem o cheiro de cantigas,
E os rapazes perdem o juízo
Quando lhes dá o cheiro a raparigas.

sábado, janeiro 06, 2007

SERÁ PREFERÍVEL?

O Papa numa das suas recentes intervenções igualou o aborto ao terrorismo. Numa santa terrinha portuguesa, um padre distribuiu panfletos pela população com imagens de fetos mortos. Nada de anormal, até porque a Igreja nunca precisou de argumentação válida para impor os seus fundamentalismos.

Um folheto depositado na minha caixa de correio, depois de dissertar sobre um corpo de 14 gramas e 6 centímetros de comprimento, pergunta-me se já pensei “nas consequências de uma lei que liberaliza o aborto até às dez semanas?”. Já pensei, e? Da parte dos partidários do "NÃO" ainda só vi campanhas-choque e frases sensacionalistas descontextualizadas..... desconfio que eles é que ainda não pensaram!

Aliás toda esta desinformação só me leva a pensar que, para além da falta de ideias válidas, os partidários do “NÃO” não vivem no nosso país. Vivem com certeza no mundo cor-de-rosa onde o Estado apoia e incentiva as famílias a terem muitos filhos, onde não morrem crianças vítimas de maus-tratos, onde as crianças não mendigam nas nossas estradas, onde as crianças não são vítimas de trabalho infantil. Como eu gostava de ouvir argumentos válidos para os problemas do mundo real, para as alternativas que têm uma mulher, quando sem condições sociais ou financeiras, se encontra perante uma gravidez não desejada:

- é crime abandonar um recém-nascido num hospital; a alternativa actual é abandonar o bebé em casas-de banho públicas ou caixotes de lixo. Será preferível?

- não pode fazer um aborto seguro num hospital público; a alternativa actual é faze-lo de forma clandestina, pondo em risco a sua própria saúde. Será preferível?

- se dá a luz uma criança não desejada, ganha uma “prisão”; se faz um aborto incorre num crime de prisão. Será preferível?

- uma criança não desejada, é meio caminho andado para que essa criança seja criada sem amor, num ambiente hostil, com um futuro hipotecado logo à partida. Será preferível?

NÃO OBRIGADA.

O preferível era mesmo que os portugueses que vivem num mundo real, votassem no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, de acordo com a sua própria consciência, e não conforme o absurdo que os outros querem, os tais que vivem no país rosa menina/azul menino.

terça-feira, janeiro 02, 2007

You see things and you say “Why?”; But I dream things that never were; and I say “Why not?"

Bernard Shaw

sexta-feira, dezembro 29, 2006

O BENEPLÁCITO


Há pequenas medidas que quando decididas por políticos trazem grande benefício a muita gente. Por serem pequenas medidas, são fáceis de decidir, mas por razões que a própria razão desconhece, nunca ninguém as decidiu. Durante anos os bancos roubaram os seus clientes, quer seja através de arredondamentos inexplicáveis, quer seja através de penalizações absurdas, sempre com o beneplácito do Banco de Portugal, compadrio de políticos e de sucessivos governos. Finalmente alguém colocou um travão na pouca-vergonha. As recentes decisões do actual governo só pecam por tardias. Agora, finalmente, alguém decidiu e bem. E todos aplaudem a justeza das medidas, mesmo aqueles que em seu tempo podiam ter decidido e nada fizeram. Convenhamos que ser político é pior do que ser banqueiro!

(a fotografia que reproduzo em cima e que não podia ser mais ilustrativa do que acabei de escrever foi gentilmente “roubada” do Jumento)

sábado, dezembro 16, 2006

NÃO OBRIGADO!

- porque o Estado não deve atentar contra as liberdades individuais dos seus cidadãos;

- porque todas as crianças que nascem têm o direito a ser desejadas e a crescer em ambiente de amor, prioritariamente com os pais;

- porque a última decisão é exclusivamente da mulher;

Não ao aborto? Não obrigado!

terça-feira, dezembro 12, 2006

A “PITA DOURADA"

Era uma vez um processo chamado "apito dourado" que ameaçava provocar um terramoto no futebol português. Mas com o passar do tempo, o "apito dourado" começou a perder força, a perder força e numa altura em que ameaçava tornar-se mais uma anedota do sistema judicial português, eis que alguém escreve um livro e provoca novo terramoto no futebol português.

Num mundo dominado por homens, este alguém só podia ser uma mulher e o curioso é que nem pertence ao mundo do futebol. O livro não diz nada de novo, mas confirma as suspeições que sempre existiram, mas mais importante do que está escrito no livro é aquilo que não está. Convenhamos que ninguém dava a cara contra os poderes instituídos se não tivesse provas sólidas daquilo que sabe. Ou então a mulher é doida! Seja como for, pelo terramoto que provocou e que ainda ameaça provocar, aquela que um dia insultou o presidente do Benfica em pleno Estádio da Luz e que agora expõe o lado negro do Pinto da Costa, é verdadeiramente a “pita dourada” do futebol português!

quarta-feira, novembro 15, 2006

BENDITO PLASMA

Ao ver hoje a entrevista de José Veiga na TVI, confesso que deixei escapar uma lágrima..... DE CROCODILO !!! Então não é que lhe arrestaram os móveis, o sofá e até..... o plasma só porque o homem deu o "corpo às balas" pelo Benfica! Como nenhuma lhe acertou, tiveram de lhe ficar com o plasma. Quem diria, apesar de dever uns largos milhares de euros ao fisco, outro tanto a credores, depois de ter deixado na falência uma sociedade cotada na bolsa de Paris, depois de ter mostrado tanta incompetência na aquisição de reforços para a equipa de futebol, depois te ter arrastado o nome do Benfica para a lama devido a guerras pessoais com um presidente de outro clube, o homem finalmente demite-se porque lhe levaram o plasma de casa!!! Quero aqui expressar a minha gratidão..... aos funcionários do tribunal que procederam ao arresto dos bens, incluindo o plasma. Eles não sabem, mas eu acredito que fizeram mais pelo clube do que os 160 e tal mil associados que constam no Livro de Recordes do Guiness.

sábado, novembro 11, 2006

THE DEPARTED

Após algumas semanas de ausência das salas de cinema (não programadas) aproveitei a sessão da meia-noite para ver o mais recente de Martin Scorsese, o "The Departed: Entre Inimigos". Que regresso, não o meu, mas o do realizador, aos bons filmes. Voltou a fazer aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, filmar o crime organizado como só ele sabe fazer. Gostei particularmente do surpreendente final. A vida tal como ela é!

Acredito que é um forte pré-candidato aos Óscares. Não sei quem está mais na corrida, mas seja quem for, parece-me que a Academia de Hollywood tem agora uma excelente oportunidade de reparar uma falta grave: o facto de nunca ter atribuído o Óscar a Martin Scorsese.

Depois, como se não bastasse a realização, ainda somos brindados com excelentes interpretações e qual delas a melhor. Na minha "suspeita" opinião, achei que a interpretação do "velho" Jack/Frank Costello é simplesmente deliciosa. Um dos grandes filmes do ano!

sexta-feira, outubro 27, 2006

SENTIDO DE VOTO

Hoje para além de ser véspera de fim-de-semana, dia de jantarada mensal com o grupo de irredutíveis amigos é também dia de eleições no Benfica. Da minha parte marco presença no jantar, não marco presença na Luz. Se não sabem, ficam a saber: não alinho nestas coisas de “candidato único”. A equipa de futebol continua sem-jogar-bem-e-sem-ganhar e os passivos da SAD continuam a aumentar. Vá-se lá legitimar esta situação. Não contem comigo!

No entanto, não deixo de expressar meu voto. Eu VOTO para que o dragão-de-ouro José Veiga seja rapidamente corrido à pedrada do glorioso clube!

sexta-feira, outubro 13, 2006

QUANTO VALE UM DÓLAR?

Reuni 47 nomes numa pequena lista e total de dinheiro que estas pessoas necessitavam para dar um novo rumo à sua vida totalizava 27 dólares. Assim nasceu o conceito de micro-crédito.” Palavras de Muhammad Yunus, professor de economia no Bangladesh, galardoado com o Prémio Nobel da Paz deste ano, numa entrevista concedida à TSF, retransmitida hoje.

Não posso deixar de manifestar a minha admiração por alguém que demonstrou e continua a demonstrar que ajudar não é dar, mas sim criar condições. Talvez uma grande lição de economia para políticos, organizações, celebridades. Este ano o vencedor do Nobel da Paz foi inteiramente justo.
CONTAS? QUAIS CONTAS?

Soma-se uma vitória com uma derrota e o resultado são três pontitos. Quando se joga para empatar, regra geral perde-se. Claro que a culpa é do árbitro, do relvado, da condição física dos jogadores, do calendário e já agora da Santa. Mas em rigor, a verdade é que o senhor Scolari, durante o seu mandato (que na minha humilde opinião já vai longo demais) ainda não provou nada. Ganhamos tanto neste período como nos últimos noventa anos, ou seja, nada. Claro que estivemos quase, somos vice, estamos no top-ten, etc, etc…nada!

Há uns meses atrás quando eu achava que lhe devíamos dar uma palmadinha nas costa e juntar umas palavras de consolação do género: “deste o teu melhor!” e dizer-lhe adeus, fizeram-lhe uma festa no Estádio Nacional. Agora voltamos ao tempo das contas.

Com a arrogância que se lhe conhece, fala sempre como se tivesse “o rei na barriga”, o que não deixa de ser verdade, porque a sua carteira não deixa de engordar. E nestas contas, o senhor Scolari de certeza que nunca se engana!

domingo, outubro 01, 2006

ÁGUA

Na minha sessão da meia-noite de ontem, o meu leque de escolhas ia desde “Serpentes a Bordo” (culto?!) até ao “A Senhora da Água”, passando por “Armadilha em Alto Mar” ou “World Trade Center”. Bem, o Oliver Stone estava afastado da corrida porque ainda não recuperei do “Alexandre, O Grande”. Entre os três que restavam, optei pelo do realizador que admiro. Venha de lá essa “Senhora da Água”!

O que mais posso dizer do que desta vez os críticos acertaram na “mouche”. Como é possível Night Shyamalan desperdiçar todo aquele capital acumulado com obras como “Sexto Sentido“ ou “O Protegido” ou ainda “A Vila”? Apenas posso concluir que o peso da responsabilidade é realmente pesado! Esta fábula moderna do Lobo Mau é medíocre em todos os sentidos. Tão medíocre que até consegui ver um microfone do som suspenso sobre a cabeça de Paul Giamatti/”Cleveland Heep” em várias cenas do filme!!! Tal como a personagem que interpreta, também o realizador teve um bloqueio. Acontece aos melhores. Só desejo que seja rapidamente contactado por uma “narf”. Enquanto isso, volta Oliver Stone, estás perdoado!

sexta-feira, setembro 08, 2006

O INTRÉPIDO

Entre tantos presidentes de tantos grandes clubes que falam, falam, falam sobre como colocar o futebol português em ordem, é curioso que seja uma personagem como António Fiúza, presidente do pequeno clube e filho de um modesto roupeiro, aquele que passa das palavras aos actos. É que palavras leva-as o vento.
O SUPERFICIAL

A mais recente entrevista de Mário Soares ao DN, suscitou as mais variadas e engraçadas reacções, desde do fim do período de “nojo” até à boa forma do ex-presidente. Da minha parte, suscitou um relativo desinteresse, mas ao ler o editorial da revista Sábado desta semana, encontrei as palavras que melhor definem aquilo que penso: “se as suas ideias [as de Mário Soares] fossem um pouco menos superficiais, seria mais fácil descobrir o que realmente valem”. Resumindo, vou continuar leitor assíduo da Sábado.
AS MINHAS NOITES SÃO MAIS CLARAS QUE OS VOSSOS DIAS

Este longo título sintetiza bem a minha vida no último mês. Não que tenha optado por uma vida boémia nocturna, mas simplesmente porque a cólica, essa terrível forma de tortura, não dá descanso ao meu mais novo e por arrastamento sobra para mim. Bem sei que filhos são opções nossas, e não me arrependo, até porque com filhos recebemos sempre mais do aquilo que damos, mas neste momento já trocava o meu reino por uma noite bem dormida!
BRANCO NO PRETO

Com fé nos resultados de estudos de mercado efectuados, e também a pedido de várias familias, o blogue volta a usar o template "branco no preto". É verdade, o ícone do Suspeito também regressa.

terça-feira, setembro 05, 2006

O MEU É MAIOR QUE O TEU

Se o novo semanário tiver em qualidade jornalística o que o seu director tem em arrogância, a partir do dia 16 já arranjei um substituto do Expresso!
INTERESSE PÚBLICO

Volto de novo ao tema futebol. É que os novos desenvolvimentos do chamado caso “Mateus”, não sei se me espantam ou se me envergonham. Não sou jurista, mas quando falamos de contratos simulados, falamos de uma questão do foro administrativo ou do foro desportivo? Em qualquer dos casos acho irrelevante esta questão.
Depois temos a posição de alguns comentadores, que muitas vezes estão na primeira linha a invocar as “conquistas de Abril” e agora defendem que o Gil Vicente não tinha o direito de recorrer aos tribunais para defender os seus interesses. Que raio de país seria este se não houvesse o direito de recorrer à Justiça? A FIFA não deixa? Pergunto o que interessa as normas da FIFA perante as leis e os órgãos de soberania de um país?
E, vem agora a Federação Portuguesa de Futebol, invocar o “interesse público” de forma a ultrapassar uma decisão do tribunal. Bem, em toda esta questão vejo muito pouco “interesse público”, vejo é bastante incompetência e muitos interesses privados. Só espero que os sócios do Gil Vicente não dêem cobertura a tudo isto. É que é de “interesse público” que o futebol português leve urgentemente uma “vassourada”!!!

quarta-feira, agosto 30, 2006

NOVELA

Tenho acompanhado atentamente a nova novela do futebol português. De momento nada me dá mais prazer que assistir às conferências de imprensa no final da tarde e ao exercício do contraditório a meio da noite. São autênticos jogos de ping-pong. Cunha Leal versus Valentim Loureiro, Gil versus Belenenses, Filipe Viera versus Moinhos de Vento, acusação daqui, desculpabilização dali e uma coisa é certa ninguém tem culpa. Minto, desconfio que o grande culpado disto ainda há-de ser o gajo que era contínuo no Lixa, um tal de Mateus. Do que ouvi e li, algumas coisas já percebi: que o Belenenses querer ganhar administrativamente o que perdeu desportivamente, que as pretensões do Leixões são legítimas e que o Gil Vicente “está entalado". Resta saber se o futebol português ainda terá “pernas para andar” depois disto tudo! Espero ansiosamente pelos proximos episódios, desculpem... pelas conferências de imprensa!

quinta-feira, agosto 24, 2006

CARO FERNANDO

Confesso que “torci” o nariz quando anunciaram o teu nome na televisão. Esperava alguém com mais currículo (leia-se títulos). Resolvi então dar-te o benefício da dúvida ou seja lá o que isso signifique. Basicamente esperei para ver. E sinceramente... gostei do que vi. Chegado o teu primeiro teste “a valer” passaste com distinção. Os meus parabéns. Agora arranjaste-me um belo problema para resolver. Não dever saber, mas eu digo-te: a (minha) família benfiquista aumentou. Como consequência se a minha disponibilidade para ir ao estádio assistir aos jogos do Glorioso já era pouca, como é que agora me viro para ainda assistir aos jogos da liga dos campeões? Vou se consigo algumas escapadelas, caso contrário, o apoio cá em casa em frente ao televisor está mais que garantido (os meus vizinhos que se lixem!). Conto contigo para "limparmos" o campeonato e fazermos "boa figura" na liga dos campeões ou é pedir muito?

Saudações benfiquistas

segunda-feira, agosto 14, 2006

PORTUGAL A ARDER

Eu ainda me lembro no ano passado, quando o país ardia de Norte a Sul, de ouvir o ministro da Administração Interna assegurar que não havia necessidade de interromper o safari do primeiro-ministro no Quénia porque a situação estava sob controlo. O resultado foi o que se viu: o ano de 2005 foi um dos piores anos em termos de incêndios em Portugal. Um ano depois, o ministro é o mesmo e o que não ardeu no ano passado arde este ano. Se em 2005 a responsabilidade foi da “falta de meios”, em 2006 a responsabilidade é da “prevenção que falhou". Eu pergunto: e a pessoa que toma as decisões politicas é responsável pelo quê?

sexta-feira, agosto 11, 2006

DE REGRESSO...

a este espaço, agora remodelado e pintado de novo. Tudo para dar uma sensação de novo inicio. Impõe-se agora uma disciplina organizativa. Voltar aqui a escrever de forma regular e ininterrupta. O processo não se afigura nada fácil, até porque a família cresceu. Mas confio que é só uma questão de criar rotinas. Até já até porque tenho de ir ali mudar uma fralda!

sábado, julho 22, 2006

A OPA

Estava esperançado que acontecesse até hoje o anúncio da OPA do ano. Mas nada. Nem quero saber das OPA's da PT ou do BPI. A OPA que eu gostava mesmo que acontecesse era do Benfica sobre o Liedson. Se o Benfica precisa de um marcador de créditos firmados no nosso futebol e se pensarmos que o custo de aquisição do Liedson sairia bastante mais barato que a aquisição de qualquer ponta-de-lança de referência no mercado internacional, então porque não uma “operação galáctica”? Daqui a umas horas o Glorioso apresenta-se aos sócios, e apesar do regresso do grande Rui Costa, continuo com sensação que a equipa continua manca no ataque. Porque será?

segunda-feira, julho 17, 2006

LOUCURAS

Depois das férias loucas, da loucura do Mundial, deste calor de loucos, foi a vez do meu computador "passar-se dos chips". Pelo meio, este blogue fez três anos, o "velho" Rui Costa marca o ritmo na equipa do Benfica e o petróleo está quase quase nos $80,00 o barril. A loucura, perdão.... a emissão segue dentro de momentos... assim que o computador regresse à vida!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

LARANJADA

As bebidas hoje são por minha conta.... sumo de laranja para toda a gente!!!

domingo, junho 25, 2006

CRÓNICA DE VIAGEM

Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!

Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!

Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).

Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?

Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!

domingo, junho 11, 2006

ATÉ JÁ...

...desta vez não coloco a bandeira nacional à janela. Coloco-a aqui
















FORÇA PORTUGAL!!!

sábado, junho 10, 2006

CORRIDA AO OURO

Já começou a maior corrida ao ouro dos tempos modernos. O ouro é naturalmente a taça do Mundial de Futebol. Nos próximos tempos não haverá noticias mais importantes do que o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, a condição física do Deco ou a opção entre Petit ou Maniche. Tempos modernos! Até porque “nossa” corrida ao ouro não é nada fácil. No simples exercício teórico, com o pressuposto que o Brasil (na qualidade principal favorito) vence todos os seus jogos até às Meias-finais, verifico que se Portugal vencer o seu grupo, arrisca-se a ter de ganhar à Inglaterra para jogar com o Brasil antes da Final; se ficarmos em segundo no grupo, defrontamos a Alemanha antes de jogar com a França (ou Itália) para chegarmos à Final. Venha o Diabo e escolha, mas sinceramente duas vitórias nossas nos dois primeiros jogos e no terceiro jogarmos com onze não habituais titulares, parece-me ser o melhor atalho para a Final. Resta saber se as nossas bolas entram nas balizas adversárias!

sexta-feira, junho 09, 2006

A MINHA SELECÇÃO

Não escolhia nem o Scolari nem o Madail. Dos restantes 23 também deixava de fora o Quim, o Nuno Valente, o Costinha, o Figo e o Hélder Postiga. Para os seus lugares chamava o Moreira, o Abel, o João Moutinho, o Quaresma e o Hugo Almeida. São opções. Mas depois da vergonha do Mundial’2002 e do “quase” do Euro’2004 impunha-se renovações. Felizmente ou infelizmente (mais tarde se verá) elas não aconteceram. Actualmente à distância, vejo a nossa selecção como um grupo de vedetas convencidas lideradas por pessoas arrogantes. Com a minha selecção, o mínimo que exigia eram os Quartos-de-Final, agora com este grupo o limite deve ser o céu. Ou isso ou as cabeças do Scolari e do Madail numa bandeja de prata. Mas como o futebol é vivido de forma irracional, a partir de Domingo lá estarei para os apoiar. Mas só na primeira fase, porque os euros custam a ganhar. Só desejo que os nossos rapazes, tenham consciência que actualmente o futebol é muito mais que um simples partida de 90 minutos. Está em jogo a auto-estima de um povo.

domingo, junho 04, 2006

FOI À 17 ANOS...






















...que a semente da democracia foi plantada. Infelizmente ainda não germinou!
Há-de chegar o dia!

quarta-feira, maio 31, 2006

OS ALTRUISTAS

Não posso deixar de achar uma certa ironia nisto tudo. Depois do histerismo que foi o apoio e a onda de solidariedade portuguesa, quase a raiar o ridículo, pela independência de Timor o governo timorense agradece e paga entregando a exploração de petróleo do mar de Timor aos italianos da Eni em detrimento da nossa Galp. Uma semana depois desta decisão, os portugueses estão de novo na 'linha da frente' na ajuda a Timor, com o envio de uma força militar. Pergunto onde estão os italianos?

quinta-feira, maio 25, 2006

BEM-VINDO!















Estava hoje para falar do sr. Agostinho, aquele que apostava todo o dinheiro na vitória contra a França, mas não vou falar. Fica para amanha. Hoje, outros se elevam(ram). Finalmente Rui Costa na Luz. E por uma época inteirinha. Está mais que garantido o meu cativo no Estádio. Não gosto do Veiga, tenho dúvidas do Fernando Santos, mas o regresso do “maestro” ultrapassa tudo isso. A oportunidade de o (re)ver ao vivo, e foram tantas as vezes, desde do penalty contra o Brasil na final de 1991 até ao golão frente aos ingleses no Europeu de 2004, é um dos meus sonhos tornados realidade. Aqui aplica-se com justeza do dito popular “velhos são os trapos”. Até já e bem-vindo a casa, Rui!

sexta-feira, maio 19, 2006

O "CÓDIGO" DE DAN BROWN

Photobucket - Video and Image Hosting

Estreou nas salas de cinemas portuguesa “O Código da Vinci”. Gostei de ler o livro, seguramente vou ver o filme, provavelmente já no próximo fim-de-semana. Apesar de já ter lido as críticas, a verdade é que pouco me interessa a opinião dos críticos(!). Preocupa-me mais as posições assumidas pela Igreja Católica. Pela sua importância como instituição nas sociedades modernas, os repetidos apelos ao boicote, os rótulos de "embuste" e as pressões para classificar o filme como uma obra de ficção, faz-me parecer que em pleno século XXI voltamos aos tempos da censura, ou pior da inquisição. Qual é o problema de uma interpretação aberta da vida de Jesus? Foi também a bíblia classificada como uma obra de ficção? Não terão as pessoas o direito de questionar? Eu, se estivesse na posição de Cristo, gostava mais que discutissem o papel daquela Maria ao meu lado do que o papel daqueles doze homens atrás de mim!
Gosto de pensar que sou um homem livre e nessa qualidade irei ver o filme. Acho curiosa a teoria de Dan Brown e a forma como relaciona com a obra de Leonardo da Vinci. Também rejeito por completo verdades absolutas, principalmente dogmas religiosos. Mas sinceramente pouco ou nada me interessa se Jesus era ou não casado, se deixou ou não descendência. Em boa verdade, em nada altera o mundo onde vivo!

quarta-feira, maio 17, 2006

DE REGRESSO. SEM DÚVIDA!!!

Eis-me regressado a este rectângulo à beira-mar plantado. Mesmo que não soubesse onde tinha aterrado, bastou-me apanhar um táxi no aeroporto para perceber que tinha chegado a Portugal. Como? Fui roubado na “corrida”. Mas após um atraso de duas horas do avião e mais quatro horas de voo, quem é que tem discernimento e paciência para discutir valores com uma “besta”. Do roubo só me apercebi no dia seguinte. Cobrou-me €3,45 pelas bagagens quando o devido era de €1,60. Se o pobre infeliz por €1,85 se sentiu realizado como vigarista, dou por bem entregue o meu dinheiro, afinal não custa assim tanto ajudar os outros sentirem-se melhor consigo próprios. Caso contrário, tenho pena que as “bestas“ dos nossos taxistas sejam o primeiro contacto que os turistas têm com os portugueses, quando visitam o nosso país!

sexta-feira, maio 05, 2006

VOU ATÉ À PRAIA E JÁ VOLTO.....

quarta-feira, abril 26, 2006

ADEUS!!!

Que me perdoem os meus amigos ‘lagartos’ mas o cartão vermelho mostrado a Sá Pinto na ultima jornada e o consequente castigo de dois jogos de suspensão que ditam o fim abrupto da sua carreira de jogador de futebol é como se fosse a cereja no topo do bolo. Deus escreve direito por linhas tortas. Onde os outros viam agressividade, eu via ódio, onde os outros via dedicação, eu via provocação. E não conto com o episódio da agressão ao Artur Jorge, na altura seleccionador nacional, uma vez que aqui o Sá Pinto fez o que 6 milhões de portugueses gostavam de ter feito. Mas bastava ter assistido à sua atitude em campo no último clássico Benfica-Sporting em que participou para perceber que jogadores assim não fazem falta no nosso futebol. Bendito vermelho!!!

terça-feira, abril 25, 2006

PARIDADE PARIDA!

Após involuntária ausência regresso a este espaço de monólogo para pecar. Falemos sobre a famosa Lei da Paridade. Famosa pelo seu conteúdo e pela forma como foi aprovada. É mais uma lei mal parida pelos nossos representantes da Republica. Destina-se somente aumentar artificialmente a presença feminina nos cargos de poder. Assim em vez de se distribuir “tachos” pelos primos, pelos amigos, pelos filhos dos amigos, pelos afilhados, distribui-se “tachos” pelas primas, pelas amigas, pelas filhas das amigas, pelas afilhadas. Mas sinceramente não vejo como isto melhora a forma de fazer politica em Portugal. Pena é que a lei não contenha nenhum artigo a limitar o aumento a mulheres na faixa etária entre os 25 e os 40 anos. Assim sim, concordaria com esta discriminação pela positiva. Quem sabe se o canal Parlamento não teria mais audiências do que o circo das celebridades! Dizem os defensores, que a voz feminina é o melhor garante da defesa dos interesses das mulheres, como se nos últimos 32 anos de democracia só tivessem sido aprovadas leis machistas, limitativas ou discriminatórias. Mas se o objectivo for a representatividade, onde estão os representantes dos doentes, dos analfabetos, dos pobres, dos emigrantes ilegais, dos gays, das putas, das minorias, dos “moedinhas”, etc, etc? Não fosse isto uma Republica das Bananas, e tudo isto dava vontade chorar, assim soltemos sonoras gargalhadas!

quarta-feira, abril 05, 2006

I have a dream. Faz quase dois anos, que aguardo o regresso de Rui Costa ao Estádio da Luz. Na altura escrevi aqui sobre isso. Passado todo este tempo e estou apenas a 90 minutos do sonho “Benfica – AC Milão”. As voltas que o mundo dá. Já não esperava que o Benfica estivesse nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões, mas agora já sonho com as ‘meias’. Como o Milão já cumpriu com a sua parte, resta-nos nós. Acrescento que não partilho da opinião que houve domínio avassalador do Barcelona no jogo da Luz, pelo que considero que está tudo “em aberto” para logo à noite. Conto com muito futebol, muito Simão & Cª, muitos golos e ..... muito sofrimento. Mas como se diz lá fora “no pain no game”. Força Benfica!
1 d'Abril. Era a data do post anterior. Para brincar com um qualquer leitor mais distraído, resolvi pregar uma pequena partida, sem maldade. Assim, informo que este blogue continuará a ser editado pelo Blogger. Nada de papel!

sábado, abril 01, 2006

O dia de ontem foi uma caixinha de surpresas. Ao consultar a minha caixa de correio, sou surpreendido com uma proposta de uma editora (dessas novas que surgiram agora) para a publicação dos meus posts em livro!!!! Primeiro estranhei, depois entranhei, lá dizia o Pessoa! Estabelecido o obrigatório contacto telefónico, confirma-se: querem publicar os meus escritos!!! Consideram os blogues/diários pessoais um nicho de mercado bastante interessante e com potencial, pelo que querem apostar no lançamento de novo autores. Segunda-feira lá terei uma primeira reunião introdutória. Fico espantado como há pessoal capaz de deitar dinheiro à rua, mas cada um é que sabe, e eu aproveito! Publicar o que eu escrevo? Será que alguém lê????? Nem sei nem quero saber. Eu escrevo, eles publicam e eu recebo. Prometo ir aqui dando novidades sobre este assunto!

terça-feira, março 28, 2006

Estou de partida para o Estádio. Vou ver futebol. Crente que o Benfica já fez o que tinha a fazer (e mais do que se pedia e estou agradecido por isso) na Liga dos Campeões, posso finalmente desfrutar do espectáculo do futebol sem qualquer nervosismo miúdo e o Ronaldinho e companhia são os artistas ideiais para a ocasião. Obviamente, se perguntarem o meu prognóstico, a minha costela benfiquista responde sem reservas: quinze a zero! Mas acreditem, para mim, isso hoje não é o mais importante!!!

sexta-feira, março 10, 2006

Finalmente acabou-se o enorme bocejo que foi a presidência de Sampaio. Com a sua visão limitada dos poderes de um presidente, deixa um pais mais triste, apesar de, por vezes, salpicado de alegria por gloriosas vitórias desportivas, mais pessimista, quiçá o mais da Europa, em plena crise económica, social e de valores. Nunca foram tão verdadeiras e actuais as palavras de Luís de Camões, “que um fraco rei faz fraca a forte gente”.

quinta-feira, março 09, 2006

Elogio à excelência. É disso que este post trata. Eu que tantas do alto do meu cativo sentado crítico, também sei reconhecer quando o trabalho é bem feito. Depois do jogo na Luz frente ao Liverpool, pensava que melhor era impossível. Nesta fase da Liga, ganhar por um ao actual campeão europeu, era excelente. Mas afinal os rapazes queriam mais. Com mais coração do que com a cabeça, fizeram melhor. Tornaram o impossível possível, e ganharam fora por dois. Eliminaram, mais uma vez, os ingleses, derrotaram os espanhóis (desta vez na pessoa do treinador do Liverpool), ou seja, alcançaram a excelência. Esta minha alma benfiquista está inchada que nem um peru. A partir de agora já não exijo nada. Simplesmente, agora só quero vê-los a jogar à bola. E lá estarei, sempre, no alto do meu cativo sentado, orgulhoso! Viva o Benfica!
ANY DOUBT?



domingo, março 05, 2006

A poucas horas da ‘feira de vaidades’ que é a Gala da entrega dos Óscares, não posso deixar de registar aqui os meus prognósticos, mais não seja pela minha condição de espectador atento da 7ª arte. Se quanto aos vencedores da noite, tenho palpites, quanto aos derrotados, tenho (quase) certezas: Steven Spielberg vai ser o maior castigado. Merecidamente, até pela sua decrescente falta de inspiração na realização de filmes, que já vem acumulando desde do “Relatório Minoritário”. A nomeação de “Munique” para o Óscar de melhor filme só serve mesmo para valorizar o já anunciado filme vencedor.

Deixando as questões técnicas de lado, debruço-me sobre o principal. Suspeito que a temática gay vai dominar a gala, por isso para o grande vencedor, aposto em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Aqui voto para melhor filme, melhor actor secundário, melhor actriz secundária e melhor realização. O Óscar da melhor actriz principal e, apesar de ainda não ter visto o filme, aposto o meu ouro na Felicity Huffman (“Transamerica”). Um voto de confiança naquela que interpreta a personagem que mais aprecio na série “Donas de Casa Desesperadas”. Pelo sua excelente interpretação em “Capote”, para o Óscar de melhor actor principal, indico Philip Seymour Hoffman. Resumindo, ficamos assim:

Melhor Actor Secundário - Jack Gyllenhall
Melhor Actriz Secundária – Michelle Williams
Melhor Actor - Phillip Seymour Hoffmann
Melhor Actriz – Felicity Huffman
Melhor Realizador - Ang Lee
Melhor Filme - “O Segredo de Brokeback Mountain”

Para além dos atrás referidos, indico que também gostei bastante de “Crash” e “Syriana”, mas não têm a força suficiente para se imporem a “Brokeback”

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Confesso que nunca achei piada ao Carnaval. Quer dizer, gozo bem o feriado, mas até me arrepio, e acreditem que não é do frio, quando vejo imagens na tv da ‘pobreza franciscana’ que são essas cópias baratas de cortejos carnavalescos, que animam as festas de Norte a Sul do país. Felizmente que hoje, Terça de Carnaval, o melhor que há para oferecer, passa na televisão com o episódio do CSI “Grave Danger” realizado pelo excelente Quentin Tarantino (AXN) e o primeiro episódio da segunda temporada de “Lost” (RTP 1). Assim sim, viva o Carnaval!!!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Sem alarmismos, queria anunciar que a ‘gripe das aves’ chegou a Portugal! Ontem, no Estádio da luz, os primeiros sintomas foram detectados na baliza do FC Porto!!!! Piú!!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Se há coisa que gosto no novo Estádio da Luz, é de "comer" bifes 'à inglesa'!!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Regressei ao Hospital Santa Maria para uma consulta de rotina. A consulta que em si, ocupou-me 15 minutos do meu tempo. Antes os utentes pagavam a consulta directamente no serviço que tinham utilizado, agora com as “melhorias” introduzidas, o utente paga no novo espaço central que foi remodelado. Se antes demorava 2 minutos no pagamento, desta vez esperei pacientemente e civilizadamente mais de 30 minutos pelo meu número (E917) para poder pagar a módica quantia de € 4,10. Esperei e quase desesperei desconfortavelmente sentado, ladeado de um mar de gente, num contacto directo com tudo o que era tosses, espirros, lamúrias, reclamações, etc, etc. Chegado à minha vez paguei e fiz a obrigatória reclamação no livro de reclamações. Mas foi a primeira e última vez. Da próxima, tiro a senha e vou-me embora. Melhorias destas, não obrigado! Se quiserem enviem-me depois a conta para casa!!!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A pedido de várias famílias...pronto ok só da minha família, regresso a este espaço de critica. Afinal trata-se da minha janela para o mundo. Aqui grito o que me vai na alma. E tanta coisa tinha/tenho para gritar. Mas nos últimos tempos, tempo e disposição têm-me faltado. Quando as forças da natureza conspiram contra nós, nada há a fazer, só esperar que o mau tempo passe. Mas adiante. Fui desafiado e parafraseando o Sr. Faísca (dos desenhos animados preferidos do meu puto): gosto de desafios!

Hábitos estranhos? Poças! Já me parece estranho estar a falar dos meus hábitos. Afinal tudo que faço parece-me normal. Nada de especial. Fica para vossa avaliação:

Ler jornais de trás para a frente: julgo ser este o hábito mais estranho que tenho. Desde que me lembro de ler jornais (e já lá vão bastantes anos) sempre comecei pela última página. Doutra forma e o prazer de folhear um jornal já não é o mesmo. Velhos hábitos, estranhos hábitos.

Sessões de cinema da meia-noite: começou por acaso. A minha disponibilidade nos últimos anos encaixou a minha paixão pelo cinema neste horário. Sessão após sessão e cultivei o gosto de ver cinema em salas praticamente vazias. Escolho livremente lugar na central e dispenso os “comentadores” e/ou “comedores de pipocas”. Sessões da meia-noite parecem-me ser o horário certo para ver cinema.

Guardar revistas: tal como o amigo Parreira, também partilho este “hábito estranho”. Custa-me deitar uma revista fora. Colecciono bd, por isso estas estão foram de questão. Quanto às revistas generalistas – Premiere, Volta ao Mundo, Sábado, Exame, etc, etc - vou juntando/acumulando/empilhando. Algumas ainda releio enquanto não vêm aquela força que tudo leva…..para o caixote de lixo!

Coleccionar jogos de estratégia de tabuleiro: desde dos meus tempos do "Monopólio" e do “Petróleo” que os jogos de estratégia de tabuleiro são outra da minha paixão. Actualmente, limito-me a comprar e a coleccionar enquanto não há parceiros para jogar. Alguns dos jogos estão virgens, nunca foram abertos. Estão ali guardados no armário para a minha velhice!

Números impares: sempre me transmitiram uma sensação positiva. Sempre que aposto/escolho prefiro sempre números impares. Nem me considero supersticioso, mas evito os pares. Se calhar é por causa disso que o Euromilhões...nem vê-lo!!!

Tarefa terminada. Agora como não quero ser acusado de quebrar correntes e até porque não me dava nada jeito levar com sete anos de azar, lanço o convite dos “hábitos estranhos” aos seguintes bloguistas (por ordem alfabética):

Carla Hilário Quevedo
Bruno Nogueira
João Pereira Coutinho
Pacheco Pereira
Pedro Mexia
É agradável voltar a este espaço e verificar que está tudo conforme deixei!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Dia 1 da minha recuperação mental. Para uma mente sã, obviamente corpo são. Fui transpirar para o ginásio. Boa onda. Fiz o meu triatlo: corrida+bicicleta+remo complementados com uma série de cem agachamentos. Joelho oblige. Para terminar fui para o jacuzzi. Eu e mais quatro velhotas que esperavam pela aula de hidroginástica. Fechei os olhos e relaxei. Almoço nas redondezas porque a sessão de cinema começava às 14. Não resisto a filmes de terror. Apesar de ter achado o “Saw I” muito fraquinho (4/10) resolvi ir ver “Saw II”. Afinal o pior que me poderia acontecer era sair a meio do filme. Nada disso. O filme está excelente (8/10). A milhas do que lhe deu origem. E promete continuação. E nada mais digo. O dia correu como previsto.

domingo, janeiro 22, 2006

O QUE REALMENTE ME INTERESSA NAS ELEIÇÕES DE HOJE...

Cavaco Silva - acima dos 50%
...
Mário Soares - abaixo dos 15%

sexta-feira, janeiro 20, 2006

SOARES? NÃO OBRIGADO! (3)

A campanha eleitoral acaba hoje. Felizmente. A fazer fé nas várias sondagens e tudo fica resolvido Domingo. A fazer fé nas sondagens e não vejo necessidade de emigrar ou de não dormir descansado. Felizmente. Para mim, mais importante do quem ganha será quem perde. Por isso suspendo a minha condição de abstencionista convicto e vou votar. Quero contribuir para a limpeza dos politicos do 25-A. Quero contribuir para a mais humilhante derrota politica de Mário Soares. Dispenso turistas e chupistas na Presidência. Desapareça, Sr. Soares e de vez!

terça-feira, janeiro 17, 2006

SINAIS D VIDA

Tenho memória que o meu contacto com a Internet nos últimos tempos tem sido residual. É voluntário. O meu estado de espírito não me traz para aqui. A verdade é que ando saturado. Tudo o que absorvo parece-me irracional. Logo evito. A minha alma não anda cá. Consigo encontrar escape nas salas de cinema. Para a semana vou estar de férias. Meti uma semana. Procuro “papas e descanso”. Actualizado para os nossos dias dá ginásio e cinema. Preciso de libertar o meu corpo e a minha mente. Vou-me esvaziar para poder voltar a encher.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

SOARES? NÃO OBRIGADO! (2)

Ontem, queixava-se para uma câmara da televisão que as televisões não o filmavam. Hoje, numa rádio acusava sem provar que a comunicação social não é isenta. D. Quixote e os seus moinhos de vento.

A verdade é que descobriu agora que não vale nem metade do que gostaria de valer e que interessa menos de metade do que aquilo que pensava interessar.


Como diria o 'Tio Frankie':
"Don't you know you old fool
You never can win
Use your mentality
Wake up to reality
"

segunda-feira, janeiro 02, 2006

RESET.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

MADE IN CHINA

Confesso que não sei como é que os chineses vivem o Natal. Acredito é que nesta altura do ano (calendário juliano) é para os exploradores, desculpem, empresários chineses, sinal de elevados lucros; para os escravos, desculpem, trabalhadores chineses, sinal de muito trabalho. Cada vez mais, torna-se visível esta invasão amarela, que vai desde do fabrico de um simples boneco do Noody até ao novo iPod da Apple. Tudo é “Made in China”. Não há como evitar. Eles estão entre nós. Um dia quando acabarem as negociações sobre as quotas de têxteis chineses, acordamos para a dura realidade que é a nossa sociedade de consumo estar dependente dos chineses para tudo o resto! Da minha parte, aproveito o Natal para consumir os poucos produtos “Made in Portugal” que ainda existem, como é o caso do Bolo-Rei e do Bolo das Rosas (doçaria alentejana)!

terça-feira, dezembro 20, 2005

SESSÃO DA MEIA-NOITE: KING KONG


















Fui ver o último de Peter Jackson. Não, não é a 8ª maravilha do Mundo. Tenho pena. Há um limite que alcançado uma pessoa fica satisfeita, ultrapassado e a pessoa fica farta. É o caso. No geral, o “King Kong” de Peter Jackson é um bom filme cheio de acção; no específico, peca pela sua longa duração (três horas e picos é muito e não traz qualquer mais-valia na história) e pelo abuso dos efeitos especiais (o realizador excedeu-se e o que é demais…). Filme do ano? Não me parece! Óscares? Nem lá perto! Uma menção honrosa para a excelente criação que é o King Kong. Classifico com um 8/10.

sábado, dezembro 17, 2005

SOARES? NÃO OBRIGADO! (1)

Não sei se é o modelo de debate acordado, se são os candidatos presidenciais ou se é mesmo o cargo de Presidente da Republica Portuguesa que não interessa nem ao menino Jesus. Mas a única verdade absoluta que resulta dos ‘lado-a-lado’ é que o país está com uma grave crise. Crise qualitativa de candidatos presidenciais! Cinco candidatos e não existe qualquer debate de ideias válido para Portugal e para os portugueses. Afinal, consequência das motivações de cada candidato. Um passeia-se na Avenida até Belém, outro candidata-se contra o partido, dois concorrem pelo tempo de antena e por fim o último não concorre para Presidente, concorre contra Cavaco. Nem quero imaginar o que seria desta nossa democracia, se o choradinho da esquerda socialista pegasse e só se apresentasse a votos o demagogo do Soares!
TRADIÇÃO

Faltava-me aqui rejubilar pelo feito do meu Benfica ao eliminar o ‘todo-poderoso’ MU na Liga dos Campeões. Quando os sócios sonham e os jogadores querem, as vitórias acontecem. Pena é que não seja assim todos os Domingos. Agora vem o Liverpool. Mais ingleses. Eu queria os espanhóis do Barca, mas quem vier morre, certo? O que eles não sabem e que eu sei, é que existe uma tradição no Estádio na Luz, que é mandar ingleses para casa. Mas lá para Fevereiro/Março veremos se a tradição ainda é o que era!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

UM PEDIDO...

...agora que já saboreei o momento,

...deixem-me sonhar!!!

domingo, novembro 27, 2005

O LENÇO

Então e se o Benfica com menos seis titulares perder com o Belenenses, a culpa é do Koeman, do Veiga e do Vieira?” pergunta-me ironicamente um amigo meu. “Não, a culpa é minha!” respondo-lhe eu. Afinal de contas, fui eu quem geriu os minutos de jogo que agravaram as lesões mal curadas de jogadores como Simão, Micoli e Quim; fui eu quem constituiu um plantel de 26 jogadores onde só metade se aproveita para jogar; fui eu que cego pela inesperada conquista do título na época passada, não realizei qualquer investimento forte na equipa de futebol e ando a prometer um Benfica Campeão de novo este ano. Apesar de tudo, daqui a algumas horas vou para o estádio. Levo o meu cachecol, vermelho de esperança. Também levo, pelo sim pelo não, um lenço branco. Afinal com este frio, nunca se sabe, posso-me constipar. Senão decerto que outro uso lhe hei-de dar!

sábado, novembro 26, 2005

(DES)ENCANTO

Ontem aproveitei para ir a uma sessão da meia-noite (e quarenta). Afinal tenho um King Kard para ‘amortizar’ até Fevereiro. Destino: Alvaláxia. Esqueci-me foi que a ‘pottermania’ já tinha chegado a Portugal. O último filme da ‘mina de ouro’ de J.K Rowling, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” encontra-se em exibição em três salas. Logicamente, o espaço encontrava-se cheio de aprendizes de feiticeiro inconscientes. Resolvi aproveitar a ‘onda’. Lá acabei por consumir mais uma história sofrível. Devo dizer que até considerei o filme bem realizado, com bons efeitos especiais. Até é melhor que os seus antecessores, mas o problema encontra-se mesmo no argumento!!! Suspeito que a versão ‘preto no branco’ deve ter outro encanto. Eu é que vou esperar pela estreia dos restantes três filmes para perceber onde é que está a magia desta história!
ENTRE A TERRA E O CÉU

Sempre fui muito céptico relativamente à importância da Igreja Católica no Mundo, por quanto ao seu papel, não tenho dúvidas: 2000 anos de atraso! Os casos de abusos sexuais revelados recentemente, apenas ajudaram a consolidar a ideia que já tinha da Igreja Católica. Mas a decisão do Papa Bento XVI em proibir o acesso ao sacerdócio de pessoas com tendências homossexuais, merece o meu aplauso. Primeiro, porque respeito que a Igreja como organização livre tenha o direito de estabelecer as suas próprias regras. Em segundo, porque esta decisão apesar de não resolver qualquer problema, admite, ainda que de forma indirecta, a existência de um problema. Atendendo que estamos a falar da Igreja Católica, convenhamos que é um passo em frente. É histórico e sabido que pessoas com comportamentos ‘errantes’ sempre encontraram no seio da Igreja Católica, um refúgio que lhes oferecia liberdade de acção para a prática actos ‘doentes’. Assim, a decisão do Papa parece que ficou a meio do caminho, porque o ideal seria uma limpeza geral, mas isso já seria pedir o céu!

quarta-feira, novembro 23, 2005

VOU ATÉ AO PAVILHÃO ATLÂNTICO E JÁ VOLTO....


sexta-feira, novembro 18, 2005

MILAGRE III

Quando ontem o meu telemóvel tocou e do outro lado a voz da mãe disse-me: “o teu filho [dois anos de idade] esteve no escritório e derrubou uma pilha de revista de banda desenhada que estavam para lá”, o meu coração saltou! A “pilha de revistas” referia-se às minhas últimas aquisições que aguardavam imaculadas a sua vez para serem lidas e depois religiosamente guardadas no seu estado impecável, sem marcas ou cantos dobrados. “Derrubou” à medida que aquela palavra ecoava na minha cabeça, o 'meu mundo' sofria um forte abalo. Para terem a noção da gravidade da situação, posso resumir que o escritório é o meu santuário e as minhas revistas/álbuns de banda desenhada são ícones religiosos. Só por milagre as minhas revistas não estariam com folhas dobradas ou capas vincadas. No regresso a casa, todos os santos ajudavam. “Só espero que as revistas não estejam dobradas”, “só espero que.....” rezava eu mentalmente com todas as minhas forças. A conclusão da história é que afinal os milagres existem!
MILAGRE II

A postura que Luís Filipe Vieira assumiu na passada Terça-feira, durante a entrevista que concedeu à RTP (Africa) era a imagem perfeita de um cristo ‘babado’ com os seus milagres. “Pergunte-me pelos milagres que fiz na Benfica” insistia com humildade o entrevistado para o jornalista da RTP que conduzia a entrevista. Mas o jornalista pouco católico, nada crente, preocupava-se mais com coisas fúteis: “O Simão vai ser vendido em Dezembro?”. “Mas só quer falar de futebol!!!” questionava o entrevistado. “O kit Benfica foi um fracasso?” contrapunha o jornalista. Com a possibilidade de entrevistar cristo e o jornalista optou por fazer perguntas ao actual Presidente do SL Benfica. Desesperei no sofá. “Pergunta pelos milagres” desejava eu. Nada. A entrevista acabou e só se falou sobre futebol!
MILAGRE I

“Aqui fazem-se milagres!” disse-me uma das “clientes” do serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSM, no primeiro dia que lá cheguei. Agradeci as palavras. Afinal há dois meses atrás andava “agarrado” a duas canadianas, tinha o joelho esquerdo completamente preso e corria o sério risco de “ir à faca”. Passado este tempo, muito trabalho de fisioterapia depois e já consigo saltar ao pé-coxinho com a perna esquerda. Milagre? Não! Competência. De toda a equipa de fisioterapeutas que trabalham naquele hospital. Tive foi a sorte de literalmente ter ficado em “boas mãos”!