sábado, dezembro 08, 2007

A FOTOGRAFIA

A organização da cimeira UE-Africa revela-se como o palco ideal para o pequeno Portugal aparecer em grande na fotografia final, o que aliás deve ser o nosso único objectivo. A título de estabelecer-se um pretenso diálogo Europa-Africa, escancaramos as nossas portas para receber alguma da fina-flor das piores ditaduras dos tempos modernos. Praticar boas acções ainda que com os piores intervenientes. Nada de extraordinário, afinal, este país que tão bem recebe ditadores chineses ou cubanos, também pode confraternizar com uma mão-cheia de tiranos africanos. Aliás, não deixa de ser uma posição coerente de um governo que recentemente recusou receber o Nobel da Paz. Afinal a mão que põe os direitos humanos na “gaveta” é a mesma que aperta a mão a déspotas. Dirão uns política oblige!…. foda-se ainda bem que não sou político, direi eu!

Da minha parte, só tenho pena que, esta corja de ditadores em vez serem recebidos com mordomias e alojamentos em hotéis de 5 estrelas, não tenham à sua espera um “Baltasar Garçon” com um mandato de detenção pelos crimes que estes tiranos praticam contra os seus povos. Talvez fosse este o melhor contributo que Portugal pudesse dar aos povos africanos para tornar o nosso Mundo melhor, mas preferimos passar o lado. Chamem o fotógrafo se faz favor!

quinta-feira, setembro 27, 2007

JUSTIÇA DEPRIMENTE

Mais uma vez a nossa Justiça mostra estar à altura da nossa Educação ou da nossa Saúde, ou seja, muito mal! o Tribunal da Relação de Coimbra que fazendo “tábua rasa” dos superiores interesses da pequena Esmeralda, decide atribuir o poder maternal e a guarda da criança ao pai biológico. Ao mesmo pai que abandonou a mãe da criança quando esta lhe pediu ajuda; ao mesmo pai que descobriu que era pai porque a Justiça o chamou para fazer exames; ao mesmo pai a quem a pequena Esmeralda considera um estranho. A nossa Justiça não é só cega, é também deprimente!

sexta-feira, setembro 14, 2007

TÁ NA HORA!

Pede o apoio dos adeptos para depois assistirmos ao triste espectáculo da Selecção nacional a bater no fundo. Mau futebol. Jogadores titulares que não correm. Vitórias que não acontecem e para cúmulo no final o seleccionador agride um jogador adversário. Compreendo-lhe a frustração, porque lhe reconheço a arrogância! Se o facto da qualificação estar complicada e de apenas termos feito 3 pontos em nove possíveis nos últimos jogos não é suficiente para uma “justa causa” e se nem com a “tapa” ele se vai, muito sinceramente já não sei o que é preciso para voltarmos a ter uma selecção nacional com menos sotaque!

terça-feira, setembro 11, 2007

A SOLUÇÃO DE RECURSO

Confesso que sempre fui muito crítico, interiormente, da actuação da PJ no caso “Maddie”. Acho que não recolheram as provas suficientes em tempo útil, penso que enrolaram toda a investigação, seguiram pistas que não levaram a lado nenhum. Quatro meses depois, estavam como de inicioi, ou seja, “em branco”. Resolvem então analisar o carro alugado pelo casal McCann, vinte e cinco dias depois do desaparecimento da pequena “maddie”, e descobrem finalmente as evidências que faltavam!

Concluem portanto que a criança não está desaparecida, está morta e que não foi raptada mas sim vítima de homicídio. Não há motivo, não há corpo, mas os culpados são, aqueles que nunca deixaram a pequena “Maddie” cair no esquecimento, os pais!

E pensava eu que a teoria que George Bush estava por detrás dos atentados de 11 de Setembro era maquiavélica!

E eu pergunto, se foram os pais, como conseguiram eles ocultar o cadáver da criança, durante 25 dias, até conseguir leva-lo no carro alugado para sitio desconhecido, quando nestes últimos meses sempre foram vigiados e seguidos 24 horas por dia por uma comunicação social ávida de sangue?

segunda-feira, agosto 20, 2007

LUZ AO FUNDO DO TÚNEL

Este post é talvez um bom exemplo do "que foi verdade ontem, já não é verdade hoje". Há uns dia escrevi aqui (leia-se post anterior “Questão de fé!”), que não acreditava que o Benfica ganhasse qualquer título na presente época até porque mantinha o Fernando Santos como treinador. Pois bem, quem diria? O esperado e desejado desenvolvimento, leia-se despedimento de Fernando Santos, aconteceu e até mais cedo do que eu esperava, até porque o Natal ainda vem longe. Pena é que peque por tardio. Mas como diz o ditado “mais vale tarde…”. Agora já começo a ver uma LUZ no fundo do túnel para os lados do meu clube!

Apesar de todos os males do Glorioso não ficarem todos curados, sinto que tenho agora algumas condições para fazer uma pequena reavaliação das minhas expectativas, passando de um estado de expectativa “nula” para um estado de expectativa “havemos de ganhar qualquer coisinha!”. Agora que rolou a cabeça do treinador, que role finalmente a bola para as balizas adversárias!

sábado, agosto 18, 2007

QUESTÃO DE FÉ!

Nada melhor para retomar a escrita aqui no blogue do que o assunto “Benfica”. Começou, finalmente, a época futebolística e o Glorioso entrou a ganhar. Não me regozijei muito com o triunfo no primeiro jogo da eliminatória da Liga dos Campeões, porque afinal outra coisa não seria de esperar, mal estaríamos é se o resultado tivesse sido outro. Vibrei sim foi com os golos do “maestro”! Para aqueles que diziam que era velho e não servia, a resposta foi dada. Por isso, caro consócio Berardo, de uma forma sincera e frontal, e numa linguagem que tu entendes: Fuck You!!

Mas apesar deste bom inicio(?), não sou daqueles que alinho num ‘vieirismo’ exacerbado que afirma que “vamos ser campeões”, até porque as minhas expectativas para esta nova época são nulas, ou seja, não prevejo a obtenção de qualquer título por parte da equipa de futebol. Não é um estado de espírito mas sim uma questão de fé!

Primeiro porque simplesmente não acredito na capacidade do actual treinador. Como se não bastasse, considero ainda que a gestão do futebol é deplorável, resultado de uma má gestão do clube. Para equilibrar contas, saem os melhores e entram os medianos. Vende-se péssimo e compra-se mal. Logicamente o resultado em termos desportivos não pode ser bom. Como sócio que sou e accionista que não sou, muito sinceramente prefiro títulos a dividendos!

Já sei que vou esperar sentado, no sofá, pelos títulos. Agora que o Simão se foi embora, espero ao menos levantar-me algumas vezes, com os golos do “maestro” Rui!

sábado, junho 30, 2007

AVISO À NAVEGAÇÃO

Este blogue não fechou, encontra-se simplesmente a atravessar um período sabático, até porque vir para aqui escrever umas superficialidades ou andar em guerra no mundo da idade média através do travian, convenhamos que a segunda opção é mais viciante. Agora também vem para ai o Verão e este autor está precisar de “esvaziar” mentalmente e carregar “baterias” debaixo do belo sol português da costa alentejana. Voltarei lá para o final do mês! Fiquem bem!

sábado, junho 09, 2007

E ASSIM CONTINUA A DISCUSSÃO NAS INTERCALARES PARA A CML...

segunda-feira, junho 04, 2007

TIANANMEN

segunda-feira, maio 28, 2007

GATO NO "DESERTO"

domingo, maio 27, 2007

DESCODIFICADOR INFANTIL

O meu filho mais velho está naquela fase de assimilação e descodificação de tudo o que se passa à sua volta. Tudo tem de ser bem explicado, até porque caso contrário levo logo com um “porquê’”. A verdade é que a coisa tem andado controlada. Mas ultimamente tenho-me socorrido bastante de um “descodificador infantil” até porque não é fácil explicar que as imagens que passam no telejornal na televisão são o nosso mundo. Assim, tudo se descodifica: a “menina desaparecida” passa a “menina perdida quase-quase a voltar para casa”, as cargas policiais passam a “corrida de policias”, as explosões e colunas de fumo no Iraque passam a “acidentes de carros” e até a vitória de uma qualquer equipa de futebol passa a ser uma "vitória do Benfica". É quase perfeito o mundo das crianças!

terça-feira, maio 22, 2007

DIA DE DECISÕES

Invariavelmente, no último ano, a minha rotina de tempos-livres ficou, mais ou menos, estabelecida com cinema durante a semana e futebol ao fim-de-semana. Mas, verdade seja dita, nos últimos tempos, confesso que retirei mais prazer de uma ida ao cinema que ao estádio da Luz e não foi pelo conforto da cadeira. Como atravessamos agora tempos de crise e o custo de um bilhete anual de cinema é sensivelmente idêntico ao do cativo no estádio, esperei por Domingo passado para tomar uma decisão para um novo ano: ou futebol ou o cinema. Como a equipa ficou em terceiro lugar e a frustração não coaduna com alegria, optei pelo conforto de uma sala escura. E a confirmar-se o Fernando Santos como treinador e o regresso de Veiga à estrutura de futebol do Benfica, bem convenhamos que, piratas por piratas, prefiro os “Piratas das Caraíbas”!

Ah... já vos disse que as minhas acções na SAD do Benfica já "foram" hoje?

quarta-feira, maio 16, 2007

VOTO CONTRA

As eleições para a Câmara Municipal de Lisboa são as únicas que me levam a exercer o direito cívico. Não sei se pela cara dos candidatos ou se por viver na cidade e sentir os seus problemas. Das mais recentes, uma votei contra o Santana Lopes, noutra contra o Maria Carrilho. Independentemente dos partidos, voto nas pessoas, ou melhor, voto contra. Seja como for, de pouco me serviu esta forma de estar, até porque Lisboa, qualitativamente, está pior do que alguma vez esteve. Assim decidi mudar de atitude e nas próximas eleições em vez de votar ‘contra’ vou votar ‘a favor’. Bem, vou votar a favor do contra. Vou votar José Sá Fernandes. Não confundir, sff, com voto no BE. Bem, isto se por acaso estiver por cá pela cidade no meu sagrado período de férias!

quinta-feira, maio 10, 2007

LEI DO SILÊNCIO

Quando tragédias destas, como do desaparecimento da pequena Madeleine, acontecem em países como Estados Unidos ou Inglaterra, assistimos pela televisão a ‘gabinetes de crise’ montados, colaboração entre as várias autoridades, relação estreita com a comunicação social, conferências de imprensa diárias com a actualização dos desenvolvimentos, difusão a nível nacional dos nºs de telefone para quaisquer denúncias, divulgação pública de retrato-robot do(s) suspeito(s), enfim a informação circula. Aqui em Portugal, parece que tudo se passa ao contrário. Para além da sensação de que cada autoridade actua de forma individualizada, assistimos ainda impávidos a um absurdo absoluto controlo da informação. Nada se diz, nada se divulga, e tudo se justifica com o famigerado “segredo de justiça”. E como os resultados desta estranha forma de actuar tardam em chegar, torna-se quase inevitável não criticar. Só espero que a pequena Madeleine tenha mais sorte que a pequena Joana. Eu é que já não sei se a minha impaciência se deve à ignorância sobre a evolução das investigações ou se ando a ver CSI’s a mais!

domingo, maio 06, 2007

VANESSA

terça-feira, abril 03, 2007

PAPÁ POSSO IR CONTIGO AO FUTEBOL?"

Esta pergunta feita pelo meu filho, no passado Domingo à noite, revela bem a inocência dos seus 4 anos. O futebol em Portugal não é um espectáculo de famílias, muito pelo contrário, existe sempre o risco da nossa integridade física ficar em causa só porque a bola entra ou não entra na baliza.

Parece que adivinhava. Já sentado no meu lugar no Estádio da Luz, fiquei surpreendido pelo facto da claque dos dragões, em vez de ficar situada no piso 0, como sempre aconteceu em anos anteriores, ocupava desta vez uma superior do terceiro anel, a escassos 50 metros do meu lugar. A desorganização do Benfica aliada à bestialidade da claque do Porto só podia ter um resultado previsível: arrebentamento de petardos (sete, contei-os eu) que atingiram pelo menos três sócios ou simpatizantes do Benfica, que sentados no piso 0 por baixo da bancada da claque visitante, saíram em maca quando tinham o direito de assistir sentados comodamente ao jogo porque pagaram bilhete para isso.

Da próxima vez que ouvir um dirigente desportivo a incentivar as famílias a irem aos estádios, gostava de o convidar (convite extensível à sua família) a deixar o bancada presidencial ou camarote vip e a vir-se sentar numa bancada junto daqueles que realmente sustentam a industria do futebol, de preferência ao lado ou por baixo de uma claque organizada. Pode ser que vibre mais com o espectáculo de futebol se sentir o cheirinho do petardo ou o fumo do very-light.

Da próxima vez que o meu filho me perguntar se pode ir ao estádio comigo, vou ter de explicar-lhe que a verdadeira razão de ele não poder ir é porque nos estádios portugueses andam animais perigosos à solta. Não me espantava nada que o meu filho, com a toda a inocência dos seus quatro anos, me dissesse: “mas papá, os animais perigosos não estão presos no jardim zoológico?

sexta-feira, março 30, 2007

O DEFEITO

Um pequeno partido sem expressão nacional colocou um único cartaz em plena Praça do Marques de Pombal, em Lisboa. Reagem contra uma imigração, não sei se a legal ou a ilegal, mas fazem-no dentro da liberdade de expressão que a nossa democracia e constituição concedem.
No entanto, de imediato, os arautos da liberdade logo se fizeram ouvir como donos da razão e da crítica à tentativa de censura teve como resultado a multiplicação de um único cartaz por mil. E num instante, Portugal inteiro ficou a conhecer o cartaz colocado em Lisboa por um pequeno partido sem expressão nacional.
No entanto não posso deixar de notar o quão difícil é viver nesta nossa democracia em respeito pela liberdade dos outros, porque os apologistas da liberdade são simultaneamente os agentes que promovem a sua proibição. A ilusão é o grande defeito da democracia!

segunda-feira, março 26, 2007

MAL MENOR

Foi escolhido "O Grande Português". António de Oliveira Salazar ganhou com uma percentagem de votos que não deixa dúvidas. Claro que se trata de uma sondagem transformada num concurso, mas a escolha de 41% de um universo de pelo menos, 210.000 votantes, não deixa dúvidas: este voto é de protesto e de critica ao actual "estado da coisas" em Portugal.

No entanto, esta vitória de Salazar apresenta dois méritos: primeiro porque vem lembrar a alguns “caça-fascistas” que ultimamente populam por ai, que a nossa história em geral e o salazarismo em particular, deve ser tratado com respeito e isenção; segundo, porque a vitória de Salazar é a derrota de Cunhal (2º lugar é o primeiro dos últimos) e todo Mal que este representa(va). Para aqueles que não se lembram como funcionava a ideologia marxista-leninista nos países pertencentes à extinta URSS, sobram ainda no mundo actual os exemplos de Cuba, China e Coreia do Norte.

Pessoalmente, se tivesse votado elegeria ou D. Afonso Henriques ou D. João II, mas atendendo às circunstâncias em que decorreu o concurso, a vitória de Salazar é um mal menor. Ficava sim envorgonhado como português, se o vencedor fosse o Cunhal com toda a simbologia que isso representava!

sexta-feira, março 09, 2007

DIALOGOS DESCONCERTANTES (1)

- Sabes pai, hoje na escola joguei à bola com os meus amigos.
- Boa filho! Marcaste algum golo?
- Não!
- Jogaste à baliza?
- Não... eu era o árbitro!!!

domingo, março 04, 2007

"TESOURINHO DEPRIMENTE DA TV"

Algumas semanas trás, noite fora, perdido no zapping, encalhei no canal AXN. O programa prometia. Um "directo" da entrega dos Globos de Ouro, com comentários em estúdio de uma tal Liliana Neves e de um tal Dário Oliveira. Confesso que só resisti a ver uns longos três minutos, tal era a “conversa da treta” para aquela hora da noite mantida pelos apresentadores, e desliguei. Vejo agora que fiz mal. Afinal perdi a oportunidade de ver em directo um “tesourinho deprimente da TV”. O programa não foi mau, foi estupidamente hilariante, de tal forma que a revista “Premiere” deste mês dedica-lhe uma página inteira, a transcrever as “pérolas” das questões cinematográficas abordadas pela apresentadora. Fico-me com estas:

(…)
00:35
Liliana Neves: “Sabes que eu estava a recordar da Annette Bening há dois anos. Ela há dois anos, ela há dois anos, Dário… E como eu estava a dizer, e como eu estava a dizer, Dário, eu lembrava-me da Annette Bening há dois anos. Há dois anos ela vinha de preto. Hoje está de branco. O que é que tu achas? Como homem, o que é que tu achas?”
(…)
01:27
Liliana Neves:”O que tu achaste do ambiente? A mim chamou-me muito a atenção, eu não sei, não sei se aí em casa ficaram curiosos, nós vimos as mesas redondas, vimos os copos, mas não vimos os pratos. Dário, eles não comem?”

Absolutamente Lindo!