Isto para dizer que acabei de ver um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e seguramente um dos filmes do ano. E acrescento que o prémio para melhor filme do Fantasporto foi merecido! A fita é espanhola (quem diria?) e dá pelo nome de "REC".
Uma história simples, de uma equipa de TV que faz uma reportagem sobre uma patrulha de bombeiros no serviço nocturno, e um simples trabalho de resgatar uma velhinha fechada do seu apartamento transforma-se numa descida (ou será subida?) ao inferno!!!
Um excelente registo, na onda dos "home-videos", em que a acção do filme é vista através de uma câmara de filmar, o que já não é novidade, mas onde os espanhóis conseguiram inovar ao criar um novo ambiente claustrofóbico, dentro de um prédio de habitação.
Só pergunto se os espanhóis conseguem, porque não conseguimos nós? Será que é muito difícil fazer um filme de terror em que o "mau" da fita seja um médico louco espanhol que para se vingar das multas que apanha em Portugal, cria uma poção que transforma todo o pessoal de uma repartição de finanças situada no primeiro andar de um prédio mal acabado, em zombies e onde toda a acção seja vista através da câmara de filmar de um contribuinte que só queria entregar a sua declaração de IRS? Será assim tão difícil?
Quanto ao "REC" deixo aqui um pequeno trailer... tenham medo:


