quarta-feira, junho 04, 2008

NÃO HÁ JO QUE APAGUEM A MEMÓRIA

domingo, maio 25, 2008

O MEU DESPERTAR

Com excepção daqueles que há muito perderam a sua sanidade mental, acredito que são poucos os que, por um dia que seja, abdicam ou saibam viver sem telemóvel, internet, computadores, televisão, jornais e revistas, não necessariamente por esta ordem. Para mim, junto isto tudo numa ilha perdida no meio do Oceano, com praia e sol e está encontrado o meu ideal de férias! Claro que o meu reverso da medalha está no regresso e no despertar para a realidade. O mundo está todo igual, só a gasolina é que subiu mais +10 cêntimos em duas semanas e amanha regresso ao trabalho. Voltam os telemóveis, a internet, o computador, a televisão, os jornais e as revistas, não necessariamente por esta ordem. Resta-me aproveitar estas ultimas horas para continuar a morar fora desta realidade. Vou para uma sala de cinema ver o Indiana Jones!

domingo, maio 11, 2008

O MEU INFERNO...

... está por horas, felizmente! Já nem pergunto o que pior pode acontecer, porque provavelmente acontece mesmo. Este Benfica na sua triste versão 2007/08, na melhor equipa das últimas época nas palavra do presidente do clube, vai-se finalmente despedir, embora sem honra nem glória, dos seus adeptos, deste campeonato e quase de certeza da participação na Liga dos Campeões no próximo ano.

Desta época, para mim, guardo apenas a satisfação moral de ter se ter provado que nos ultimas oito épocas, das equipas que foram campeãs nacionais, apenas duas jogaram "limpo" e são merecedoras do título, e o Benfica foi uma delas. A outra mora no lado errado da 2ª circular !

Mas para mim a época já há muito que tinha terminado, mas quis o destino que o jogo de hoje fosse também o último do grande "maestro" Rui Costa, e para quem assistiu a grandes momentos da carreira deste jogador, quase que sinto a "obrigação" de ir hoje ao estádio agradecer-lhe todas as alegrias que me proporcionou com o seu futebol.

Não sei o que vai acontecer logo á noite, mas não me obriguem a ir ver jogos a horas estúpidas, e ainda ter de ficar com lembrança que o ultimo jogo do Rui Costa na Luz, se traduziu numa derrota! Livrem-se!

sábado, abril 12, 2008

MUY BUENO

Não é segredo que sou um cinéfilo assumido... daqueles mesmo que gasta 170 euros por ano só para ter um cartão que dá direito a ver quantos filmes eu quiser! E de todos os géneros que aprecio... dispenso comédias e odeio musicais, o género terror satisfaz-me particularmente, principalmente numa sessão da meia-noite. E dentro deste género, tenho consumido tudo desde psicopatas a zombies, desde de "Saw" até ao "Hostel", passando por "Corrupção"... ok este último não é de terror mas é seguramente um horror de filme, pelo que me pareceu bem cita-lo nesta categoria!

Isto para dizer que acabei de ver um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e seguramente um dos filmes do ano. E acrescento que o prémio para melhor filme do Fantasporto foi merecido! A fita é espanhola (quem diria?) e dá pelo nome de "REC".

Uma história simples, de uma equipa de TV que faz uma reportagem sobre uma patrulha de bombeiros no serviço nocturno, e um simples trabalho de resgatar uma velhinha fechada do seu apartamento transforma-se numa descida (ou será subida?) ao inferno!!!

Um excelente registo, na onda dos "home-videos", em que a acção do filme é vista através de uma câmara de filmar, o que já não é novidade, mas onde os espanhóis conseguiram inovar ao criar um novo ambiente claustrofóbico, dentro de um prédio de habitação.

Só pergunto se os espanhóis conseguem, porque não conseguimos nós? Será que é muito difícil fazer um filme de terror em que o "mau" da fita seja um médico louco espanhol que para se vingar das multas que apanha em Portugal, cria uma poção que transforma todo o pessoal de uma repartição de finanças situada no primeiro andar de um prédio mal acabado, em zombies e onde toda a acção seja vista através da câmara de filmar de um contribuinte que só queria entregar a sua declaração de IRS? Será assim tão difícil?

Quanto ao "REC" deixo aqui um pequeno trailer... tenham medo:

sexta-feira, abril 11, 2008

O BENFICA É FERIDA QUE DOI E NÃO SE SENTE

Tenho um amigo meu que ainda sofre pelo Benfica. Sofre porque quer e não foi por falta de aviso da minha parte. Logo no início do campeonato disse-lhe que não tinha fé nenhuma e se fosse porventura ao estádio e era exclusivamente por "culpa" do (velho?) Rui Costa. Ele ia ao estádio porque achava que íamos ser campeões. Depois, quando ele elogiava a obra do presidente Filipe Vieira, eu falava-lhe na falta de qualidade da equipa de futebol, quando ele referia os lucros da SAD, eu respondia-lhe que faltavam títulos... a SAD dá lucros efectivamente, mas a equipa não ganha qualquer título. Enquanto agora eu não me preocupo, ele sofre. Está a passar-se para o meu lado e a transição é dolorosa. O problema aqui é que eu falava com o coração e ele com a cabeça. Como um clube de futebol "vende" emoções, este meu amigo está a descobrir que a verdade é que não há milhão que valha um título de campeão nacional!

quinta-feira, abril 10, 2008

TIBETE, LIBERDADE E OUTRAS PALAVRAS QUE OS CHINESES NEM QUEREM OUVIR FALAR!


Estou de volta a este espaço de expressão livre, após um período de afastamento, que posso dizer voluntário. Como a imagem ilustra muito bem, regresso a tempo de manifestar a minha solidariedade com o Tibete e com o seu povo contra a opressão chinesa. Regresso para aplaudir as inúmeras manifestações a favor de um Tibete livre que tem ocorrido nos vários pontos do globo por onde tem passado a tocha olímpica. É sempre reconfortante saber que o mundo está atento, só os políticos é que são cegos! Só não percebo como é que Portugal, sempre na primeira linha, de defesa dos direitos humanos, se curva agora perante o regime chinês. O boicote aos Jogos Olímpicos, não só devia ser no campo político mas também no campo desportivo. E não devia ser só de Portugal, mas também de todas as nações livres. Não há medalhas de ouro que comprem liberdade de um povo e há valores superiormente mais importantes do que correr 100 metros em menos de 10 segundos!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

...não tenho estado aqui, mas tenho andado por aí!

sábado, dezembro 08, 2007

A FOTOGRAFIA

A organização da cimeira UE-Africa revela-se como o palco ideal para o pequeno Portugal aparecer em grande na fotografia final, o que aliás deve ser o nosso único objectivo. A título de estabelecer-se um pretenso diálogo Europa-Africa, escancaramos as nossas portas para receber alguma da fina-flor das piores ditaduras dos tempos modernos. Praticar boas acções ainda que com os piores intervenientes. Nada de extraordinário, afinal, este país que tão bem recebe ditadores chineses ou cubanos, também pode confraternizar com uma mão-cheia de tiranos africanos. Aliás, não deixa de ser uma posição coerente de um governo que recentemente recusou receber o Nobel da Paz. Afinal a mão que põe os direitos humanos na “gaveta” é a mesma que aperta a mão a déspotas. Dirão uns política oblige!…. foda-se ainda bem que não sou político, direi eu!

Da minha parte, só tenho pena que, esta corja de ditadores em vez serem recebidos com mordomias e alojamentos em hotéis de 5 estrelas, não tenham à sua espera um “Baltasar Garçon” com um mandato de detenção pelos crimes que estes tiranos praticam contra os seus povos. Talvez fosse este o melhor contributo que Portugal pudesse dar aos povos africanos para tornar o nosso Mundo melhor, mas preferimos passar o lado. Chamem o fotógrafo se faz favor!

quinta-feira, setembro 27, 2007

JUSTIÇA DEPRIMENTE

Mais uma vez a nossa Justiça mostra estar à altura da nossa Educação ou da nossa Saúde, ou seja, muito mal! o Tribunal da Relação de Coimbra que fazendo “tábua rasa” dos superiores interesses da pequena Esmeralda, decide atribuir o poder maternal e a guarda da criança ao pai biológico. Ao mesmo pai que abandonou a mãe da criança quando esta lhe pediu ajuda; ao mesmo pai que descobriu que era pai porque a Justiça o chamou para fazer exames; ao mesmo pai a quem a pequena Esmeralda considera um estranho. A nossa Justiça não é só cega, é também deprimente!

sexta-feira, setembro 14, 2007

TÁ NA HORA!

Pede o apoio dos adeptos para depois assistirmos ao triste espectáculo da Selecção nacional a bater no fundo. Mau futebol. Jogadores titulares que não correm. Vitórias que não acontecem e para cúmulo no final o seleccionador agride um jogador adversário. Compreendo-lhe a frustração, porque lhe reconheço a arrogância! Se o facto da qualificação estar complicada e de apenas termos feito 3 pontos em nove possíveis nos últimos jogos não é suficiente para uma “justa causa” e se nem com a “tapa” ele se vai, muito sinceramente já não sei o que é preciso para voltarmos a ter uma selecção nacional com menos sotaque!

terça-feira, setembro 11, 2007

A SOLUÇÃO DE RECURSO

Confesso que sempre fui muito crítico, interiormente, da actuação da PJ no caso “Maddie”. Acho que não recolheram as provas suficientes em tempo útil, penso que enrolaram toda a investigação, seguiram pistas que não levaram a lado nenhum. Quatro meses depois, estavam como de inicioi, ou seja, “em branco”. Resolvem então analisar o carro alugado pelo casal McCann, vinte e cinco dias depois do desaparecimento da pequena “maddie”, e descobrem finalmente as evidências que faltavam!

Concluem portanto que a criança não está desaparecida, está morta e que não foi raptada mas sim vítima de homicídio. Não há motivo, não há corpo, mas os culpados são, aqueles que nunca deixaram a pequena “Maddie” cair no esquecimento, os pais!

E pensava eu que a teoria que George Bush estava por detrás dos atentados de 11 de Setembro era maquiavélica!

E eu pergunto, se foram os pais, como conseguiram eles ocultar o cadáver da criança, durante 25 dias, até conseguir leva-lo no carro alugado para sitio desconhecido, quando nestes últimos meses sempre foram vigiados e seguidos 24 horas por dia por uma comunicação social ávida de sangue?

segunda-feira, agosto 20, 2007

LUZ AO FUNDO DO TÚNEL

Este post é talvez um bom exemplo do "que foi verdade ontem, já não é verdade hoje". Há uns dia escrevi aqui (leia-se post anterior “Questão de fé!”), que não acreditava que o Benfica ganhasse qualquer título na presente época até porque mantinha o Fernando Santos como treinador. Pois bem, quem diria? O esperado e desejado desenvolvimento, leia-se despedimento de Fernando Santos, aconteceu e até mais cedo do que eu esperava, até porque o Natal ainda vem longe. Pena é que peque por tardio. Mas como diz o ditado “mais vale tarde…”. Agora já começo a ver uma LUZ no fundo do túnel para os lados do meu clube!

Apesar de todos os males do Glorioso não ficarem todos curados, sinto que tenho agora algumas condições para fazer uma pequena reavaliação das minhas expectativas, passando de um estado de expectativa “nula” para um estado de expectativa “havemos de ganhar qualquer coisinha!”. Agora que rolou a cabeça do treinador, que role finalmente a bola para as balizas adversárias!

sábado, agosto 18, 2007

QUESTÃO DE FÉ!

Nada melhor para retomar a escrita aqui no blogue do que o assunto “Benfica”. Começou, finalmente, a época futebolística e o Glorioso entrou a ganhar. Não me regozijei muito com o triunfo no primeiro jogo da eliminatória da Liga dos Campeões, porque afinal outra coisa não seria de esperar, mal estaríamos é se o resultado tivesse sido outro. Vibrei sim foi com os golos do “maestro”! Para aqueles que diziam que era velho e não servia, a resposta foi dada. Por isso, caro consócio Berardo, de uma forma sincera e frontal, e numa linguagem que tu entendes: Fuck You!!

Mas apesar deste bom inicio(?), não sou daqueles que alinho num ‘vieirismo’ exacerbado que afirma que “vamos ser campeões”, até porque as minhas expectativas para esta nova época são nulas, ou seja, não prevejo a obtenção de qualquer título por parte da equipa de futebol. Não é um estado de espírito mas sim uma questão de fé!

Primeiro porque simplesmente não acredito na capacidade do actual treinador. Como se não bastasse, considero ainda que a gestão do futebol é deplorável, resultado de uma má gestão do clube. Para equilibrar contas, saem os melhores e entram os medianos. Vende-se péssimo e compra-se mal. Logicamente o resultado em termos desportivos não pode ser bom. Como sócio que sou e accionista que não sou, muito sinceramente prefiro títulos a dividendos!

Já sei que vou esperar sentado, no sofá, pelos títulos. Agora que o Simão se foi embora, espero ao menos levantar-me algumas vezes, com os golos do “maestro” Rui!

sábado, junho 30, 2007

AVISO À NAVEGAÇÃO

Este blogue não fechou, encontra-se simplesmente a atravessar um período sabático, até porque vir para aqui escrever umas superficialidades ou andar em guerra no mundo da idade média através do travian, convenhamos que a segunda opção é mais viciante. Agora também vem para ai o Verão e este autor está precisar de “esvaziar” mentalmente e carregar “baterias” debaixo do belo sol português da costa alentejana. Voltarei lá para o final do mês! Fiquem bem!

sábado, junho 09, 2007

E ASSIM CONTINUA A DISCUSSÃO NAS INTERCALARES PARA A CML...

segunda-feira, junho 04, 2007

TIANANMEN

segunda-feira, maio 28, 2007

GATO NO "DESERTO"

domingo, maio 27, 2007

DESCODIFICADOR INFANTIL

O meu filho mais velho está naquela fase de assimilação e descodificação de tudo o que se passa à sua volta. Tudo tem de ser bem explicado, até porque caso contrário levo logo com um “porquê’”. A verdade é que a coisa tem andado controlada. Mas ultimamente tenho-me socorrido bastante de um “descodificador infantil” até porque não é fácil explicar que as imagens que passam no telejornal na televisão são o nosso mundo. Assim, tudo se descodifica: a “menina desaparecida” passa a “menina perdida quase-quase a voltar para casa”, as cargas policiais passam a “corrida de policias”, as explosões e colunas de fumo no Iraque passam a “acidentes de carros” e até a vitória de uma qualquer equipa de futebol passa a ser uma "vitória do Benfica". É quase perfeito o mundo das crianças!

terça-feira, maio 22, 2007

DIA DE DECISÕES

Invariavelmente, no último ano, a minha rotina de tempos-livres ficou, mais ou menos, estabelecida com cinema durante a semana e futebol ao fim-de-semana. Mas, verdade seja dita, nos últimos tempos, confesso que retirei mais prazer de uma ida ao cinema que ao estádio da Luz e não foi pelo conforto da cadeira. Como atravessamos agora tempos de crise e o custo de um bilhete anual de cinema é sensivelmente idêntico ao do cativo no estádio, esperei por Domingo passado para tomar uma decisão para um novo ano: ou futebol ou o cinema. Como a equipa ficou em terceiro lugar e a frustração não coaduna com alegria, optei pelo conforto de uma sala escura. E a confirmar-se o Fernando Santos como treinador e o regresso de Veiga à estrutura de futebol do Benfica, bem convenhamos que, piratas por piratas, prefiro os “Piratas das Caraíbas”!

Ah... já vos disse que as minhas acções na SAD do Benfica já "foram" hoje?

quarta-feira, maio 16, 2007

VOTO CONTRA

As eleições para a Câmara Municipal de Lisboa são as únicas que me levam a exercer o direito cívico. Não sei se pela cara dos candidatos ou se por viver na cidade e sentir os seus problemas. Das mais recentes, uma votei contra o Santana Lopes, noutra contra o Maria Carrilho. Independentemente dos partidos, voto nas pessoas, ou melhor, voto contra. Seja como for, de pouco me serviu esta forma de estar, até porque Lisboa, qualitativamente, está pior do que alguma vez esteve. Assim decidi mudar de atitude e nas próximas eleições em vez de votar ‘contra’ vou votar ‘a favor’. Bem, vou votar a favor do contra. Vou votar José Sá Fernandes. Não confundir, sff, com voto no BE. Bem, isto se por acaso estiver por cá pela cidade no meu sagrado período de férias!