terça-feira, setembro 30, 2003

Fumar mata!

Como não-fumador que sou, só agora é que reparei os maços de tabaco trazem avisos de tamanho XL sobre os malefícios da nicotina com o alcatrão. Entre outras advertências-choque somos avisados que fumar mata! E depois? Será que existe alguém que ainda não esteja informado sobre os malefícios do tabaco? Quem fuma, fuma por opção e sabe dos riscos que corre, logo não percebo esta perseguição. Ou ilegalizam de vez o consumo de tabaco ou então deixem os fumadores em paz. Estranhas democracias estas em que vivemos, onde as liberdades individuais de cada um tem cada vez menos espaço de existência. Fumar mata! E depois? Morre o fumador ou o não-fumador ?

domingo, setembro 28, 2003

The Sea at Les Saintes-Maries-de-la-Mer

Mais links

Resolvi actualizar os meus links permanentes. Andava a ler estes às escondidas e não dizia nada a ninguem. Estava a ser egoista.

- Arquivos do Cinéfilo
- O mundo da Rata Maluka
- Gato Fedorento

Fica reparado o mal.

NOTAS BEDEFILAS 1

Resolvi começar aqui hoje a publicação de pequenos textos, apontamentos, notas a que darei o pomposo nome de Notas Bedefilas. Só falam apenas de Banda Desenhada, uma das minhas paixões. Como coleccionador (álbuns e comics), ávido leitor e bloguista, esta associação parece-me óbvia e natural. Assim, sempre que achar conveniente, cá estará uma Nota sobre o mundo da 9ª arte. Aviso desde já, que as Notas aqui publicadas serão exclusivamente o reflexo do meu gosto pessoal. Escrevo sobre o que gosto e por vezes sobre o que não gosto. Espero é escrever muitas vezes. Até já!

Na minha primeira Nota começa por destacar o crescimento que a BD começa a ter em Portugal, onde as publicações começam a surgir das mais variadas maneiras. A comprovar estão as mais recentes iniciativas associadas à imprensa escrita: o Jornal de Noticias em colaboração com a Devir, publicou uma colecção de 20 títulos da personagem HULK (nota: a colecção já terminou); o jornal Record publica semanalmente as aventuras de Lara Croft em TOMB RAIDER; o jornal Público publica a colecção completa de TINTIN, os vinte e quatro álbuns das aventuras do repórter jornalístico mais famoso de todo o mundo, criado por Hergé. Finalmente, the last but not the least O Correio da Manhã, que não quer para trás, prepara-se para lançar a colecção OS CLÁSSICOS DA BD, onde cada edição é integralmente dedicada a uma personagem de banda desenhada.

Informação importante são os dias das publicações:
- Jornal Público, todas as Sextas-feiras até 27 de Fevereiro de 2004
- Jornal Record, todos os Sábados até dia 1 de Novembro
- Correio da Manhã, todos os Domingos a partir de 4 de Outubro

Por todas estas iniciativas constituírem um excelente veículo para promoção da BD em Portugal, os votos de um enorme sucesso.

Saudações Bedefilas

(texto revisto)

Aos 83 anos é que é…

Sempre tive um desejo enorme de saltar de pára-quedas! A sensação de liberdade total atrai-me, mas o receio que o pára-quedas não abra durante o salto sempre foi mais forte do que qualquer tentação “radical”. O mais parecido que fiz, foi saltar com um elástico preso à cintura, de uma altura equivalente a 7,8 andares e ficar suspenso a baloiçar como um pêndulo. Mas agora já me decidi, vou saltar de pára-quedas aos 83 anos. Porquê? Porque mesmo que o pára-quedas não abra, nessa altura já terei vivido o suficiente e poderei aproveitar melhor a vista que tal salto proporciona!

E eu a vê-los partir…

Uma lesão no pé num jogo de futebol a meio da semana, impede-me de participar na mini-maratona de Portugal. Este ano fiz o pleno! Primeiro, na “mini” da Ponte sobre o Tejo não participei por coincidir com o nascimento do meu filho e agora na da Ponte Vasco da Gama, esta lesão acaba com as minhas esperanças. Mas aqui fica a promessa, para o ano é que é… (aonde é que eu já ouvi isto?!)

Free as a bird…

Finalmente, o exame de ontem já lá vai. Após duas semanas de “stress”, começo de novo a viver a cores. Já estava farto do preto e branco das páginas dos livros de estudo. A grande importância que damos às coisas fúteis desta vida, tira-me do sério. Mas, hoje quando acordei senti-me de novo livre. É tão bom voltar para a companhia das nossas “coisas”. Um agradecimento especial aos americanos, por terem inventado os “testes à americana”!

segunda-feira, setembro 22, 2003

Defesa e ataque

Depois de ver as imagens do Porto-Benfica de ontem, considero que foi actualizado o "velhissimo" conceito de estratégia que dizia que "a melhor defesa é o ataque". A partir de agora passa a vigorar o conceito que "o melhor ataque é a defesa (do adversário)".

Com ou sem?

Hoje comemora-se em várias cidades europeias, o "Dia Europeu sem Carros". Em Lisboa, com duas ruas(!!!) fechadas ao trânsito, comemorou-se mais um "Dia Europeu com Carros". Enquanto as medidas de combate à circulação automóvel dentro da cidade, passarem pela construção de parques subterrâneos de estacionamento, tuneis para um melhor escoamento do trânsito para dentro da cidade ou uma politica de conivência com o estacionamento anárquico em cima dos passeios ou fora dos locais apropriados, este dia em Lisboa há-de continuar ser comemorado por muita, muita gente e por muitos, muitos anos!

Viva os noivos!

Ontem fui ao casamento de um amigo. Acabei por assistir a uma "luta" de classes sociais. Os convidados do noivo, gente simples e humilde, faziam a festa por que afinal casava-se um filho do povo. Do lado da noiva, via-se a nobreza, com o seu ar empertigado e pouco dado a “barulhos”. O popular “bater nos pratos” incomodava tão nobres ouvidos. Que barulhentos, queixavam-se. E o beijo público dos noivos? Nem pensar. Que falta de etiqueta. Fiquei a pensar, o que sentiram quando o povo, cujas origens assim o “obrigavam”, brindou a festa com uns cantares alentejanos. A “mestre” Paula Bobone, ficaria no mínimo, de cabelos arrepiados! Era tal o incómodo causado pela boa-disposição do povo, que a nobreza resolveu mostrar que também ela se sabia divertir. Vulgarissimos truques de magia com cartas, aprendidos em qualquer barraca de feira, executados por um qualquer “tio” fizeram a delícia de tão distinta e selecta audiência! Afinal, quanto mais se sobe, maior é a queda!
Quanto aos meus amigos, os noivos, alheios a tudo, estavam com o ar mais feliz deste mundo. Desejo que a felicidade deles se materialize em muitos “meninos e meninas”.

domingo, setembro 21, 2003

Do céu caiu uma estrela....

Vejo nas notícias que a casa do Figo em Madrid foi assaltada, enquanto jogador treinava, tendo os assaltantes levado bens de valor ainda não determinado. Também vi que durante a apresentação em Paris do seu novo livro “English Roses” (para crianças), a cantora Madonna perdeu completamente o controlo durante a conferência de imprensa, depois de receber um saco de um jornalista sentado na primeira fila, que furou todas as medidas de segurança. Depois disto (talvez receosa do seu bem-estar?), a cantora/escritora não conseguiu dizer uma frase completa com sentido. O saco continha apenas uma edição em hebreu do livro.
Depois disto, chego à conclusão que afinal as estrelas quando descem à Terra, tambem sofrem dos mesmos problemas dos comuns mortais!

sexta-feira, setembro 19, 2003

Uma questão de estratégia

Ontem, apesar das várias tentativas, eu e uns amigos não conseguimos estabelecer uma ligação através da Internet para uma sessão de RISCO on-line. Com estratégia ou sem ela, assim ficaram garantidos os encontros para jogos ao vivo. É sempre gratificante saber que o computador não substitui a companhia dos amigos!

quinta-feira, setembro 18, 2003

Catch the train

Gosto de observar pessoas. Geralmente observo-as nos transportes públicos, nas minhas deslocações casa-emprego, emprego-casa. Considero que o Metro é um local privilegiado de observação. Aqui encontro um determinado tipo de pessoas que me merece um "ódiozinho de estimação". Aparentemente normais, transformam-se ao som do aviso sonoro de fecho das portas das carruagens, e reflexo imediato, desatam numa corrida desenfreada, como se a sua própria vida dependesse de apanhar aquele comboio. Observo estas pobres almas, desejo sempre que fiquem à porta. Não é por mal, mas para que percebam que a vida afinal não acaba depois das portas se fecharem e do comboio partir. De certo modo, tambem me sinto 'vingado' por alguns encontrões que levo.

S.I.G.L.A.S.

I.M.A.G.I.N.E.M. P.O.R. M.O.M.E.N.T.O.S. Q.U.E. A V.O.S.S.A. L.E.I.T.U.R.A. O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.A. E.R.A. C.O.M.P.O.S.T.A. P.O.R. C.P.P.T., E.B.F., R.C.P.I.T., R.G.I.T., I.R.S., I.R.C., L.G.T. E I.V.A.

F.É.R.I.A.S. !!! (grito de socorro)

terça-feira, setembro 16, 2003

Flash mob

Parece que a primeira flash mob em Portugal foi um "sucesso"! Conseguiu reunir em frente à Assembleia da Republica, sem que nada o justificasse, um elevado número de pessoas de máquina fotográfica na mão. Três curiosos, que se encontravam no local, afirmaram que a multidão parecia de jornalistas! Jornalistas ou não, o objectivo foi conseguido. Literalmente falando, esta foi a primeira flash (de maquina fotográfica) + mob (ajuntamento) do mundo.

segunda-feira, setembro 15, 2003

O equilíbrio

Tinha tudo para ser um dia perfeito. O matinal jogo de futebol entre amigos correu bem (a minha equipa venceu!). O almoço foi espectacular com a vitória do Michael Schumacher no Grande Prémio de Monza em F1 e o domínio da Ferrari no pódio (sou um fã da Ferrari!). No final do dia, tinha o jogo do Benfica-Belenenses, para fechar em beleza. Mas no Estádio Nacional, assisto ao descalabro de um Domingo perfeito. A ganhar por 3-1, a 5 minutos do final, o Benfica permite o empate a três bolas. É de uma pessoa ficar destroçada. Metade deste plantel benfiquista não tinha lugar numa equipa minha de futebol! Mas as causas deste empate têm uma origem desconhecida. O equilíbrio que existe entre as forças no Universo, nunca permitiria haver 24 horas de perfeição!

48H

De regresso a este ‘vicio’ saudável que é escrever. Gostava de escrever mais vezes, mas debato-me com o eterno problema dos dias não terem 48 horas!

sábado, setembro 13, 2003

Vícios!

Hoje, enquanto esperava pela minha vez para cortar o cabelo, dou por mim, a rabiscar num bocado de papel, umas ideias e pensamentos para colocar no blog. Já está! São os primeiros sintomas a aparecerem. Estou a ficar blogodependente! Felizmente que há vícios piores!

quinta-feira, setembro 11, 2003

11-9 (2)

11-9

Faz hoje 2 anos, mas lembro-me como se tivesse sido ontem. Nesse dia, depois do almoço fui a Conservatória para efectuar o registo civil do meu casamento. Passei mais tempo na rua a saber das últimas via telemóvel do que dentro das instalações da Conservatória. Umas horas antes, vi as imagens em directo na televisão: uma pequena avioneta que se “transformou” num Boeing 767, um erro de pilotagem que se “tranformou” num acto terrorista, um dia igual a tantos outros que se “transformou” no dia em que o Mundo mudou.

Teoria do Caos

Caiu mais uma ponte em Portugal! A comissão de inquérito que investigou o acidente concluiu que as causas terão sido equivalentes a um bater de asas de uma borboleta. Desta vez, a culpa não vai morrer solteira. Está encontrado o culpado: a borboleta!

quarta-feira, setembro 10, 2003

Função Pública

Após 8 anos (!) de estagnação, faltam apenas 17 dias para progredir na minha carreira profissional. O problema é que o critério de avaliação não tem por base o mérito ou a competência ou o trabalho desenvolvido ou a assiduidade do funcionário. A avaliação vai ser feita através de uma prova escrita com a duração de duas horas!!! Parece os meus tempos de estudante, em que dia mais importante do ano lectivo era o dia do exame. E eu que depois de concluir a Universidade, pensava que nunca mais tinha de estudar para exames na vida. E ainda há quem diga que a vida de funcionário público é fácil!

Mão de Deus

Acabo de ver o jogo de qualificação para o Europeu de Sub-21 em Futebol que opôs a Inglaterra a Portugal. A nossa selecção jogou um futebol frouxo, mas acabou por vencer o encontro com a ajuda da famosa “Mão de Deus”, que neste jogo, felizmente, vestia a camisola das quinas. Primeiro a Argentina, agora Portugal. Uma coisa é certa, se Deus existir, não é inglês!

segunda-feira, setembro 08, 2003

Blogs


Bartoon de Luís Afonso, Público

domingo, setembro 07, 2003

Não falo!

Não, não vou falar sobre a nossa Selecção de Futebol. Já foi tão mau ter que ver, que pior seria ter de escrever!

XP

Leio no Expresso a notícia da vinda de Kevin Mitnick a Portugal para apresentação de um seminário sobre Hacking, Segurança de Computadores e Engenharia Social. Para quem não sabe, Kevin Mitnick foi o “hacker” mais famoso do Mundo, protagonista da maior perseguição cibernética de sempre (que pode ser lida aqui). Ao efectuar a enésima actualização de segurança para o Windows Xp a partir do site da Microsoft, penso no que estes jovens hackers ainda tem para ensinar ao Bill Gates relativamente ao seu permeável, defeituoso, remendado e imperfeito sistema operativo Windows.

Big Brother

Ao instalar um novo contador, reparo que como complemento ao registo do nº de visitas no blog, ainda me são dadas informações relativamente ao browser utilizado pelo visitante, passando pelo sistema operativo utilizado, localização geográfica (por pais e por continente) e ‘sítios' de onde vieram. Fico impressionado com a informação que se encontra a ser recolhida enquanto navego na Internet.
Como se não bastasse, acabo de descobrir que o meu computador estava infectado por um vírus chamado “Trojan Horse” que têm apenas a capacidade (segundo a pesquisa que efectuei) de abrir ‘entradas’ no sistema operativo do meu computador de forma a permitir que um hacker controle o sistema infectado, que procede à recolha e envio de passwords utilizadas e que executa vários procedimentos, tais como eliminar ficheiros, alterar definições do sistema ou correr programas malignos. Não me restam dúvidas que o Big Brother previsto por George Orwell já está entre nós e não é um programa de televisão.

sábado, setembro 06, 2003

A Justiça cega!

Começo, finalmente, a acreditar que sopram novos ventos na Justiça em Portugal, quando verifico o incómodo causado aos tubarões da praça (leia-se advogados de defesa) pela rapidez do Tribunal da Relação em decidir a permanência do Juiz Rui Teixeira à frente do processo ‘Casa Pia’.

Afinal ainda não tiraram a venda dos olhos da Justiça!

sexta-feira, setembro 05, 2003

Sessão da Meia-Noite (3)

Ontem, na minha habitual 'sessão da meia-noite' aqui no cinema ao lado (por preciosismo, o filme começou ás 23.30) escolhi para ir ver o mais recente filme protagonizado por Jim Carrey. “Bruce Almighty”, em português, Bruce O Todo-Poderoso, conta a história de um homem (Bruce/Jim) que responsabiliza Deus (Esse Mesmo) por a vida não lhe correr conforme desejaria. Em resposta, Deus entrega-lhe os Seus Poderes e vai de férias. Como se pode calcular, Jim Carrey com os poderes de Deus proporciona-nos excelentes momentos e muita gargalhada. Gostei do filme e confirmei que Jim Carrey é um dos melhores actores cómicos da actualidade. Com ele, a boa disposição está garantida.
Pelo bilhete paguei € 4.90, o filme vale € 3.43.

Será que perdi alguma coisa?

Vi pessoas eufóricas, vi pessoas a chorar, vi pessoas a gritar com bilhetes na mão. Por momentos pensei que tivesse saído a sorte grande a um grupo de pessoas necessitadas que morassem todas na mesma terra. Mas afinal, esta ‘loucura’ que mereceu destaque nos noticiários era só por causa do concerto dos Rolling Stones em Coimbra no próximo dia 27 de Setembro, cujos bilhetes estão a ser vendidos através de uma gasolineira. Confesso que não percebo o motivo para tanto histerismo. Já assisti a um concerto destes ‘velhotes’, à uns anos atrás em Alvalade, e foi sem duvida sem grande espectáculo! O ritmo do concerto foi alucinante! Valem o dinheiro que cobram! Se calhar até vou a este concerto, mas que venha o bom senso! Fazer disto o último espectáculo à face da Terra é um exagero à portuguesa.
Ainda se estivéssemos a falar de um concerto dos U2 !!!!

quinta-feira, setembro 04, 2003

Cumplicidades (2)

Regra geral, é por acaso que acontece, mas nos caminhos sinuosos da blogosfera, sempre que tropeçamos numa escrita interessante, a surpresa é agradável. Assim, resolvi revelar as minhas leituras díárias, com a actualização dos links permanentes para os blogs suspeitos. De uma assentada, entram a Lua, a 1ª Experiência e o Antestreia.

quarta-feira, setembro 03, 2003

Tele-lixo

Não é raro o final do dia, quando tenho tempo para ver televisão, em que ainda não se passaram cinco minutos, já estou de comando na mão a fazer zapping. Percorro os canais um a um de forma crescente, decrescente e aleatória. Poucas são as vezes que encontro um programa que me preencha. Estou a tentar perceber se o problema sou eu ou a televisão! No outro dia, um programa conseguiu ‘prender’ a minha atenção. Num daqueles canais de televendas (tvcabo, obviamente) falava-se de cálcio, mais concretamente vendiam-se de comprimidos de cálcio extraído de corais. No meio de tanto tele-lixo, aquele programa com um suposto especialista a falar das grandes vantagens de tal produto, pareceu-me ser a coisa mais racional aquela hora da noite. Definitivamente tenho voltar a adquirir os hábitos de leitura. Rapidamente!!!

terça-feira, setembro 02, 2003

segunda-feira, setembro 01, 2003

Acerca do BB

Não percebo como um programa que ninguém gosta e que ninguém vê pode motivar tanto debate sobre gostos televisivos. Como se pode criticar um programa da natureza do Big Brother e ficar indiferente às ‘toneladas’ de novelas (portuguesas, brasileiras ou de outro pais qualquer cuja taxa de analfabetismo ronde os dois dígitos), programas de humor de riso amarelo ou concursos teste-a-sua-ingnorância que preenchem as programações dos nossos canais televisivos? Como se pode criticar se o poder de escolha parte do espectador? E gostos discutem-se?