domingo, junho 25, 2006

CRÓNICA DE VIAGEM

Férias – Acto I. Cerveja, Weissbier e Futebol descrevem na perfeição as minhas recentes férias na Alemanha. A cerveja correu "a rodos", a Weissbier é provavelmente a melhor cerveja do mundo e a loucura do Mundial invadiu as cidades da Alemanha. Também acompanhei a nossa selecção. Entrou bem na festa mas outra coisa não seria de esperar. Mourinho dixit. Continuo céptico com o Scolari e a sua táctica do 4x2x3x1 ou seja lá a arrumação que lhe queiram dar. Mas mais logo veremos a sua eficácia frente às “oranjinas” (passe a publicidade). Confesso que neste Mundial, o país que mais surpreendeu foi o Irão. Não pela qualidade (ou falta dela) do futebol da sua selecção, mas sim pela beleza das adeptas iranianas. Jesus! - Como diria um amigo meu. Percebo agora porque andam elas tapadas no seu país. Afinal os maridos iranianos sabem bem o que tem em casa!

Sobre a cerveja, acreditem bebe-se, bebe-se e quando o copo ficar vazio pede-se outra. A cerveja alemã é provavelmente a melhor cerveja do mundo. E não há ressacas no dia seguinte. Parece que o segredo está na forma como é produzida. Pode-se traduzir por "Pure Quality Act", ou seja, apenas água, malte e levedura, nada mais. Nada de corantes nem conservantes. Se visitarem a Alemenha, lembrem-se de experimentar a Weiss!

Entre jogos da selecção portuguesa, tive a oportunidade ficar cinco dias em Munique. Que excelência de cidade!!! Respira qualidade de vida (e dinheiro também). Pessoas simpáticas, Porches, ruas limpas, Porches, espaços verdes, Porches, bicicletas, Porches, boas cervejarias, Porches, Biergardens, Porches, que mais pode desejar? Talvez mesmo um apartamento na Maximilian Str. (a rua mais cara de Munique e talvez da Alemanha).

Colónia foi outra cidade de surpresas. Uma delas foi encontrar o ex-presidente Jorge Sampaio num MacDonalds!!! Eu que nunca o tive em boa conta enquanto Presidente da Republica, fiquei surpreendido com a sua simplicidade e simpatia. Subiu cinco pontos na minha consideração! Dificilmente encontraria no mesmo local muitos "pavões" que por ai andam. Relativamente a Frankfurt… acreditem é o oposto de Munique, é preciso dizer mais alguma coisa?

Cumprido o primeiro acto das minhas férias, inicio agora Acto II. Praia obviamente. Litoral alentejano como não podia deixar de ser. Enquanto o betão não chega, vou gozando as melhores praias que Portugal tem para oferecer. Já não deve faltar muito tempo para este paraíso desaparecer. Infelizmente! Até daqui a duas semanas!

Sem comentários: