sexta-feira, fevereiro 02, 2007

HÁ POR AÍ ALGUÉM QUE PERCEBA O “NÃO”?

A nove dias do referendo pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, e após algumas semanas a ouvir, ler e ver debates, sessões de esclarecimentos, outdoors, missas e missivas, confesso que ainda tenho dificuldade em entender os argumentos dos defensores do “NÃO”.

Defendem o “direito à vida”, mas não os vejo a contestar a actual lei, que permite o aborto, ainda que em determinadas circunstâncias; dizem-se contra a prisão das mulheres que abortam, mas são contra a despenalização do aborto; dizem-se responsáveis, mas promovem campanhas fundamentalistas; dizem que gostam de crianças, mas não entendem que qualquer criança para ser amada, tem de ser desejada; dizem-se democráticos, mas são contra o direito à escolha e querem impor a sua vontade aos demais.

Ou seja, procuro mas não encontro uma argumentação válida, um ponto de vista coerente. Os meios justificam os fins, e nesta medida tudo vale para disfarçar a defesa do indefensável, nem que se tenha de recorrer a falsas questões (“Não Obrigada” por exemplo) e campanhas vergonhosas (“Como foste capaz de me matar?” por exemplo).

Pondo de lado a questão das “fogueiras de vaidades”, do “status social” ou a auto-promoção, que é participar em campanhas e aparecer na comunicação social, há por ai alguém que perceba o que querem os do “NÃO”?

Sem comentários: