domingo, fevereiro 25, 2007

NOITE DE ESTRELAS

Hoje, madrugada em Lisboa, noite em Los Angeles, premeia-se os melhores ou os mais aplaudidos ou os mais “politicamente correctos”. Enfim premeia-se. É a cintilante noite dos Óscares. Da minha parte posso dizer que tive um ano de “prato cheio” de cinema. Dizem os meus registos que a média que dá um filme por semana com uma nota de 7 (de 1 a 10). Para grande pena minha não vi todos os que queria ver e também não gostei de todos que vi, apesar de ter visto grandes filmes. Bem o suficiente para deixar aqui o registo, não sei se dos melhores, mas certamente dos meus preferidos:

Melhor Filme: “Entre Inimigos” (“The Departed”). “Babel” ficou de fora da corrida depois de ter visto “Cartas de Iwo Jiwa”. Mas depois acho que as “Cartas” se perdem na narração temporal dos acontecimentos. Não deixa contudo ser um dos melhores filmes de guerra a que já assisti e um excelente registo do lado humano da guerra.

Melhor Realizador: obviamente Martin Scorcese. Isto de Melhor filme sem melhor realizador é quase contranatura. E finalmente que se faça justiça ao responsável por “Táxi Driver”.

Melhor Actor: Forrest Whittaker. Bate aos pontos Di Caprio pela interpretação em “Diamantes de Sangue”. Leonardo é um excelente actor, mas penso que lhe faltam mais uns anos em cima daquela cara de bebé para se tornar realmente convincente.

Melhor Actriz: Helen Mirren. Para grande pena minha não vi "A Rainha", mas acredito na unanimidade que diz que este Óscar já tem o nome da vencedora escrito. Espero conseguir apanhar uma reposição no cinema depois do Óscar.

Melhor Actor Secundário: Comecei por eleger Mark Wahkberg ("Entre Inimigos"), mas depois de ontem ter visto “Diamantes de Sangue, a minha escolha vai para a excelente interpretação de Djimon Hounsou.

Melhor Actriz Secundária: aposto na surpresa da noite e o meu voto vai para... Adriana Barraza ("Babel").

Aceita-se o contraditório.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo contigo!...

O Oscar de 2007 mostrou que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana teve apenas um objectivo na sua 79ª edição: reparar uma injustiça do passado. Martin Scorsese foi consagrado, ao passo que outros favoritos acabaram praticamente ignorados pelos membros da Academia.

"Inflitrados" (o meu preferido) deu a Scorsese a primeira estatueta de sua carreira como melhor realizador e levou ainda as de melhor filme, melhor montagem e melhor argumento adaptado. Desde 1981, o cineasta foi sete vezes indicado e rejeitado. Agora a justiça, foi feita!
Gostei de assistir à cerimónia de entrega dos Oscares e achei que foram justos os galardoados.
Para o ano há mais!...