quarta-feira, fevereiro 09, 2005

RAZÃO PARA UM NÃO VOTO



Foi lançada recentemente uma campanha para combater a abstenção. Parece-me então a altura ideal para falar sobre a razão que me leva a abster de votar nas próximas eleições legislativas. Pode parecer um paradoxo, mas abstenho-me porque é a única forma de votar consciente nas próximas eleições. Perante a campanha eleitoral que temos assistido e as soluções que são dadas a escolher, pergunto se em Portugal, existe algum eleitor suficientemente esclarecido, que possa depositar o seu voto em consciência no próximo dia 20?

Falando dos principais partidos. Sobre o PSD, sabemos que é liderado por uma pessoa que manifestamente se mostra incompetente para o cargo de Primeiro-ministro. Não é preciso dizer mais nada; sobre o PS, o seu líder aparece apoiado em figuras do ‘guterrismo’, que nos traz de imediato à memória um período negro da governação em Portugal. Ou seja, se na primeira hipótese, não quero que ele volte, na segunda, não quero que eles voltem. E agora? Eu ainda tenho outro problema, é qualquer que seja o sentido do meu voto, sinto que não contribuo para qualquer mudança. O que por si só já é desculpa suficiente para ficar em casa.

Claro que ainda existem os chamados partidos pequenos. Mas tem contra si o problema que os adjectiva: ‘pequenos’. A aplicação dos seus programas encontra-se condicionada pelos partidos grandes. E lá voltamos ao início. Faltam verdadeiras alternativas na nossa democracia.

Assim, agrada-me a ideia de engrossar os números daqueles ‘inconscientes que não querem saber’, daqueles que são ‘indiferentes’, daqueles que estão ‘desiludidos’, daqueles que ‘não concordam’, daqueles que ‘não se consideram representados’ mas também daqueles ‘conscientes que querem saber’ e por isso não votam. Porque há que saber ler os números da abstenção, porque nestas eleições vota-se em caras, em partidos, não em verdadeiras soluções para o país.

Não votar não é só uma escolha, mas também uma questão de consciência, nossa e deles! Por isso, dia 20 de Fevereiro, não voto!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Percebo a tua desilusão... Acho é que deves mesmo sair de casa e depositar um voto em branco!

A abstenção é a comidade. O voto em branco é a expressão de uma decisão.

mfc disse...

Eu não permitirei que os outros votem por mim.
Não me absterei, não anularei o voto, nem votarei em branco.