domingo, setembro 05, 2004

MULTIPLICAI-VOS!



Acabei de ler ’O Código Da Vinci’ de Dan Brown. Posso dizer que gostei do livro. Assenta numa narrativa bem construída sobre tabus religiosos à qual acrescenta bastante informação. Gostei particularmente da questão relacionada com a identidade da figura retratada ao lado direito de Jesus Cristo no quadro da Última Ceia. De tal forma que procurei na ‘net’ uma imagem do quadro, suficientemente grande, onde pudesse tirar as minhas conclusões (deixo aqui um link para os mais curiosos). Acho perfeitamente viável que a figura representada seja feminina e, assim sendo, porque não Maria Madalena? Sobre o livro em geral, o único senão, na minha opinião, é talvez o desfecho da história. Gostava de um final mais palpável, que proporcionasse uma outra base para discussão. Mas tudo bem, é um bom livro e dará certamente origem a um bom filme. Para mim, a maior mais-valia que fica deste romance é a polémica e discussão que originou em todo o Mundo. Não há nada como em abanar a arcaica e ultrapassada mentalidade da Igreja Católica, ao colocar em causa dogmas religiosos. Por as pessoas a pensar nas ‘verdades’ que têm sido impostas pelo Vaticano, só por si, parece-me positivo. Gostava que livros destes se multiplicassem. Com o 'acordar' das pessoas, talvez a Igreja descobrisse a sua verdadeira vocação: servir as populações em vez de se servir das populações.

Sem comentários: