sábado, março 26, 2005

NOTAS BEDEFILAS 23

Image hosted by Photobucket.com

O regresso da Pantera. Descobri aqui numas arrumações, uma incrível colecção em Banda Desenhada (em bom estado de conservação, felizmente!) de 22 números (faltam-me os n.º 20 e 21, infelizmente!) das aventuras da Pantera Cor de Rosa. As revistas, que apresentam um preço de capa de 20$00, foram editadas semanalmente pela LIBER – Editorial de Publicidade Portugal Brasil, entre 12 de Dezembro de 1979 e 27 de Junho de 1980. Não tenho é memória ou conhecimento se houve mais edições em língua portuguesa. Aqui ficam as capas dos três primeiros números, em fotografia digital:

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

A história da Pantera Cor de Rosa é curiosa. Foi criada inicialmente por Isadore "Friz" Freleng e David DePatie para o genérico do filme ‘The Pink Panther’ realizado em 1963 por Blake Edwards. Acompanhada pela música de Henry Mancini, o desenho animado de três minutos e meio tornou-se mais popular que o próprio filme. Perante tal sucesso, Freleng e DePatie foram contratados pela United Artist (produtora do filme) para criar uma série de animação protagonizada pela nova estrela. A primeira animação Pink Phink, que saiu em 1964, ganhou um Óscar da Academia e um outro filme The Pink Blueprint foi nomeado em 1966.

A primeira publicação das aventuras da Pantera Cor de Rosa em formato de revista (comic book) foi feita, sob licença, pela editora americana Gold Key, que durante 1971 e 1984 publicou 87 números, sendo que a maior parte deles foram desenhados por Warren Tufts, um ilustrador americano.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

As aventuras simples e humoradas da Pantera e do Inspector fazem parte integrante das minhas memórias de infância. Foi sem surpresa, que ao folhear algumas das revistas, apesar de todos estes anos, ainda me lembrava de algumas das histórias. Uma agradável (re)descoberta.

Fonte consultada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Você poderá informar-me como posso arranjar esses fascículos da Pantera-cor-de-Rosa?

O meu e-mail é cr.filipe@gmail.com

Agradecimentos antecipados

Carlos