sexta-feira, março 25, 2005

VIDA E MORTE

O Mané é um amigo meu. Companheiro de ‘copos’ e jantaradas, encontra-se, desde de há quatro anos, ‘preso’ a uma cama, vítima de uma doença estúpida e cobarde, chamada de esclerose múltipla. O Mané é neste momento uma cabeça válida num corpo inválido. Nas conversas que temos tido, disse-me por várias vezes que sofre e deseja morrer. Que a vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. Olho para o seu estado, sem qualquer esperança de recuperação e concordo em absoluto com ele. Em silêncio. Nunca lhe transmiti este meu pensamento. Mas porque sou egoísta e os meus amigos fazem-me falta.

À distância, acompanho a situação de Terri Schiavo, nos Estados Unidos. Encontra-se à 15 anos num estado vegetativo ligada a uma máquina de respiração artificial. Não tem consciência e não comunica. Se comunicasse, acredito que também preferisse morrer. A vida sem poder ser gozada não tem qualquer sentido. A pedido do marido, um tribunal americano ordenou que lhe desligassem os tubos de suporte à vida. Terri deverá morrer na próxima semana. Em Portugal, o Mané vai esperar que a morte um dia se lembre dele; nos Estados Unidos, a Terri 'caminha' para a sua liberdade. Felizmente!

Sem comentários: