quinta-feira, março 10, 2005

NOTAS BEDEFILAS 21

Image hosted by Photobucket.com

Isto de pôr a literatura de banda desenhada em dia não tem sido fácil. A pilha de álbuns e revistas não para de aumentar. Com um ligeiro desfasamento entre a data de edição e a de leitura, destaco aqui nas Notas o último álbum que acabei de ler, Vincent e Van Gogh de Gradimir Smudja publicado pela Witloof.

O primeiro contacto com esta magnifica obra ocorreu na exposição de pranchas do FIBDA’2004. Ficou-me na memória as cores. A oportunidade de comprar o álbum é que se revelou uma odisseia. Por se calhar esgotado, simplesmente não o encontrava à venda. Até que no mês passado, num golpe de sorte, encontrei um exemplar na confusa secção de banda desenhada da FNAC do Fórum Almada.

O álbum que conta a história de um pintor sem talento chamado Van Gogh que um dia salva a vida de um gato dotado artisticamente chamado Vincent revela ser uma paleta de cores, onde cada página é um tributo á pintura impressionista. Uma verdadeira delicia de imagens. Em 2003, foi considerado o melhor álbum estrangeiro editado em Portugal. Lendo-o, percebe-se porquê. Pessoalmente, esta história em quadradinhos que presta homenagem a um dos meus pintores de eleição, atirou Vincent e Van Gogh directamente para a prateleira dos meus álbuns preferidos.

Sem comentários: