sexta-feira, outubro 22, 2004

NOTAS BEDEFILAS 16



Começa hoje o 15º Festival de Banda Desenhada da Amadora. Bem procurei uma imagem do cartaz oficial do certame, mas nada. A Internet ainda não é um meio de comunicação privilegiado em Portugal. A grande novidade deste ano do festival é a sua localização, na nave comercial da estação de Metro de Amadora-Este (Falagueira). Apesar de não conhecer ainda o local, posso já garantir que foi uma escolha feliz, dado que as instalações da Escola Intercultural onde se realizaram as últimas três edições, deixava muito a desejar. A exposição deste ano dá o seu maior destaque às “100 BDs do Século XX”, que resulta de um inquérito mundial elaborado pelo Comissariado que abrangeu críticos, directores de festivais e de centros de BD e outros especialistas de 21 países. Da recolha das votações, resultou que os 10 primeiros lugares estão ocupados pelas seguintes Bandas Desenhadas: Tintin, Batman, Corto Maltese, Asterix, Little Nemo, Maus, Blueberry, The Spirit, Peanuts, Krazy Kat, Donald Duck (Pato Donald) e Uncle Scrooge (Tio Patinhas). Será, certamente, possível fazer uma retrospectiva do que de melhor foi feito em banda desenhada ao longo do século XX.
Para alem das mostras individuais de André Carrilho, Luís Louro, Seth Fisher e colectivas de autores argentinos e flamengos, destaco a presenças confirmadas dos seguintes autores: Seth Fisher (EUA), Johann De Moor (Bélgica), Miguelanxo Prado (Espanha) e de Gradimir Smudja (Ex-Jugoslávia) entre outros. Pronto, já sabem que de 22 de Outubro a 7 de Novembro, das 10 às 22 horas, a festa da BD faz-se na Amadora.
Da minha parte estão prometidas várias visitas ao festival, até porque as sessões de autógrafos assim o determinam. Depois vou escrevendo aqui as minhas impressões.

1 comentário:

Anónimo disse...

BD Amadora :)

Fantástico! Um belo evento da Cidade Amadorense.

A Universidade de Yôga da Amadora, recomenda a todos os seus alunos e amigos que visitem esta bela exposição.

Trazendo-nos momentâneamente de volta à infância, esta feira é para todos os adultos e crianças, juntando assim várias e várias gerações.

SwáSthya!