quarta-feira, outubro 27, 2004

NOTAS BEDEFILAS 17



Apesar de ter escrito este texto no Domingo, a força das circunstâncias só agora me permitiu publica-lo. A critica continua actual!

Impressões sobre um festival:
Aproveitei o Domingo chuvoso para me aventurar nas estradas da Amadora em busca do festival de Banda Desenhada que decorre naquela cidade. Apesar de ter-me deslocado de carro, não foi difícil dar com a estação de Metro da Falagueira. A organização esmerou-se na colocação de palcas a indicar o local! Fácil estacionamento e entrei no mundo da fantasia.

Agradável surpresa foi a oferta do bilhete logo à entrada. Segundo me informaram, uma decisão da organização face a alguns problemas (não especificados) que haviam surgido. Desconfiado, entrei. Se calhar por não estar muita gente, o espaço destinado ao festival pareceu-me amplo e arejado, mas após alguns minutos na fila para autógrafos deu logo para reparar que as condições não são assim tão boas. A falta de ar condicionado ou de janelas para o exterior aliado às luzes de holofotes, transformou a sala central numa verdadeira sauna. Queixavam-se os autores e os leitores. Entre os autores, destaco a presença de Achdé e de Gerra, os novos autores, desenhador e argumentista respectivamente, de Lucky Luke, que tiveram a gentileza de me assinar o novo álbum do cowboy solitário “Lucky Luke no Quebeque”, um lançamento das Edições Asa. Não posso deixar de referir a ‘pujança’ do stand desta editora que se afirma cada vez mais como uma líder no mercado de banda desenhada, num ambiente de absoluto contraste com o triste stand da ‘moribunda’ Meribérica-Liber. Esta, mais uma vez não lançou qualquer álbum novo, digno de registo, apesar dos títulos que ainda mantêm ‘em carteira’, nomeadamente a série ‘Blueberry’. A imagem dos dois stands, localizados frente-a-frente, dá-nos uma imagem bastante forte de quem manda actualmente na Banda Desenhada em Portugal. Rei morto, rei posto!

Uma nota negativa foi a falta de pagamento por Multibanco. Num festival desta dimensão, onde as editoras, supostamente, aproveitam para lançar novos títulos e recuperar outros, esta falaha revela algum 'amadorismo' da organização. Está bem que existe uma caixa Multibanco à entrada, mas nunca fiando, o melhor é mesmo levar a carteira cheia de ‘verdes’. Como passei metade do tempo na conversa com pessoas amigas e a outra metade nas filas para autógrafos (Johann de Moor, Seth Fisher, Ricardo Leniers e José Carlos Fernandes) não vi qualquer exposição. Fica marcada para uma segunda visita, afinal nunca se deve ver tudo numa primeira vez.

Mas o pior estava para chegar: no final, quando me preparava para me vir embora e solicitei um programa do festival para os 15 dias, informaram-me que não havia. Distracção ou desorganização? Assim, desconheço quais os autores que vão estar presentes nos fins-de-semana seguintes. Mais, Quando perguntei pelo WC, fui de novo surpreendido. Disseram que não havia e que deveria utilizar as instalações sanitárias existentes um piso abaixo na estação de metro. Percebi então, no final da minha visita, o porquê de me terem oferecido a entrada. Mais um ano, mais uma nota negativa para a organização. Ou muito me engano, ou este festival, com 15 anos de existência, deve estar próximo do seu fim. Ou será que alguém me consegue explicar, porquê que ano após ano, a organização do FIBDA vai piorando?

Sem comentários: