segunda-feira, outubro 11, 2004

NOTAS BEDEFILAS 15




Quero aqui deixar o registo do cruzamento de duas formas de coleccionismo. Numa excelente iniciativa conjunta da Bedeteca de Lisboa e dos CTT – Correios de Portugal, foi lançada este mês uma emissão filatélica comemorativa dos “Heróis Portugueses de Banda Desenhada”. A feliz associação entre selos e banda desenhada traduz-se num excelente convite a descobrir não só a riqueza da filatelia portuguesa bem como o maravilhoso mundo da 9ª arte portuguesa.

No total foram escolhidos 8 heróis, quatro para selos individuais: Quim e Manecas (1915) de Stuart de Carvalhais, Simão Infante (1946) de Raul Correia e Eduardo Teixeira Coelho, Guarda Abília (1998) de Júlio Pinto e Nuno Saraiva e os quatro elementos que compõem A Pior Banda do Mundo (1999) de José Carlos Fernandes; e ainda para um bloco com quatro selos: Tomahawk Tom (1952) de Vítor Péon, o Espião Acácio (1977) de Fernando Relvas, Pitanga (1985) de Arlindo Fagundes e Jim del Monaco (1981) de António Simões e Luís Louro.

Segundo os responsáveis, os critérios definidos para a escolha destes heróis “foram a importância das personagens e dos autores na história da bd portuguesa e a abrangência de várias épocas, géneros, temáticas e estilos. Assim, foram escolhidos heróis divertidos, indómitos, ingénuos, inteligentes, desconcertantes, invencíveis ou, simples e surpreendentemente, humanos, bem humanos, tão próximos, afinal, das nossas vivências, dúvidas e problemas.”

4 comentários:

mfc disse...

Coleccionar selos é fantástico!

Anónimo disse...

Sou filatelista e gostei muito do seu post sobre a ligação entre a BD e os selos. Estou a pensar fazer uma temática sobre Banda Desenhada, não sou muito conhecedora da história da BD, mas gosto de ler e certamente seria muito importante conseguir esta ligação harmoniosa.
Abraço
Cristina Pombal

Nuno Neves disse...

Olá Cristina

Pessoalmente também acho a temática sobre BD bastante interessante. Os Correios portugueses já editaram, noutras ocasiões, colecções com o tema de BD. Lembro-me nomeadamente de duas colecções: uma sobre o universo "Walt Disney" e outra do universo "Snoopy". Claro que o desenvolvimento de uma colecção desta natureza passa sempre pela aquisição de selos de outros paises, nomeadamente dos Estados Unidos, França e Bélgica, onde a BD tem grande importância (e peso). Nestes paises, os correios locais são extremamente produtivos nesta área.

Boa sorte
Verbal

Anónimo disse...

Obrigada pela dica. "Grão a grão enche a galinha o papo."