segunda-feira, agosto 09, 2004

NOTAS BEDEFILAS 13



XIII aliás Jason Mullway, Jason Mac Lane, Jason Fly, Seamus O'Neil, Kelly Brian, Alan Smith, Jake Shelton, Steve Rowland, Ross Tanner, Jed Olsen, John Fleming, Hugh Mitchell, Karl Meredith, Reginald Wesson e "El Cascador” são as identidades de um herói amnésico e misterioso dotado de qualidades atléticas impressionantes que o desenhador William Vance e o argumentista Jean Van Hamme têm desenvolvido, de forma espectacular devo acrescentar, desde do início da sua publicação em 7 de Junho de 1984 na revista "Spirou”.

O fio condutor desta banda desenhada é a longa e intrincada diligência do herói para pesquisar o seu passado e reencontrar sua identidade pessoal, uma vez que perdeu totalmente a memória. Conhecido por Treze devido a uma tatuagem em numeração romana no pescoço (XIII), terá aparentemente pertencido a um departamento ultra-secreto de um serviço de contra-espionagem. É essa circunstância que explica a feroz perseguição de que é alvo por parte de múltiplas instâncias de poder, tanto civis como militares.

A excelente narrativa das histórias aliada à notável galeria de personagens que se cruzam na vida do herói, traduzem-se numa obra de excelente qualidade reconhecida, onde na sua edição original, em Francês, a colecção já atingiu os 16 álbuns publicados. A apresentação deste herói nas notas bedefilas vem a propósito da edição (finalmente!) em português, depois de longos anos de interrupção, de mais dois álbuns de XIII – o oitavo (“Treze contra Um”) e o nono (“Por Maria”). Todos os anteriores álbuns já se encontram publicados pela Editora Meribérica. Está feita a apresentação e o convite para conhecerem uma das melhores colecções de momento da banda desenhada franco-belga.

Sem comentários: