sexta-feira, janeiro 07, 2005

NOTAS BEDEFILAS 19

Terminado o ano, aproveito agora para fazer o balanço bedefilo de 2004. Globalmente, considero que foi um bom ano, para a BD em Portugal. Houve muita divulgação, muito por força dos jornais que descobriram um ‘filão’ para aumentar as suas vendas, com a publicação de álbuns de banda desenhada a preços reduzidos. Assim, destaco as iniciativas do Correio da Manha com os “Clássicos da BD”, o Público com “Tintim” e “Corto Maltese”, o Jornal de Noticias com “Hulk” e “Ultimate Homem-Aranha” e o Record com “Blake e Mortimer”.

Depois tivemos a ascensão da editora Edições ASA como líder no mercado e a confirmação da Devir na publicação das edições do universo da Marvel (a série Homem-Aranha ainda não atingiu a velocidade cruzeiro) e da DC Comics (excelente a edição de “Silêncio” em cinco capítulos de grande qualidade!). O FIBDA apesar da sua nova localização, não apresentou grandes melhorias em relação a festivais anteriores. Falta talvez uma maior aposta em autores consagrados e conhecidos em Portugal, o que implica que tenham álbuns editados cá. A ‘minha’ loja preferida, a BDMania, que continua em força e prepara-se para abrir uma loja em Coimbra, finalmente já vende as caixas para arquivo de comics (sempre difíceis de encontrar!).

O meu lamento do ano vai para a não edição de qualquer álbum do meu herói preferido: Blueberry. A Méribérica, detentora dos direitos, anda mesmo a dormir!

Quanto à melhor publicação do ano, no segmento de BD, não é fácil o julgamento, mas elegi os “CLÁSSICOS DA BD“ uma edição do Correio da Manha em colaboração com a Devir. Esta colecção de 25 volumes (um por herói), par além de ser bastante diversificada e abrangente, inclui textos completos sobre a vida e obra dos seus autores e a publicação de histórias consideradas importantes no desenvolvimento da personagem. Uma excelente colecção, a melhor publicação de 2004!

Sem comentários: