segunda-feira, janeiro 10, 2005

OS CULPADOS DO COSTUME


É inevitável. Mas não consigo ficar calado enquanto o meu Benfica se encontra num estado de degradação.

O facto de termos perdido o jogo com o Sporting, não me incomoda nada, porque até considerei o resultado normal, atendendo à actual realidade dos dois clubes. Irrita-me é o facto da equipa principal de futebol do Benfica, não saber jogar....futebol. É que não jogam absolutamente nada! E culpados?

O primeiro é obviamente Luís Filipe Vieira. O sócio 21.510 do FC Porto, chegou à presidência do Benfica com um discurso populista em que falava de conquistas e vitórias e de transformar o clube num dos ‘maiores do mundo’. Revelou-se um bluff. Contratou incompetentes para lugares-chave do futebol e gere o clube atirando 'areia para os olhos' dos sócios enquanto se entretêm a hipotecar as receitas futuras do clube. Há de ficar na história como o coveiro!

O segundo culpado dá pelo nome José Veiga. Ex-presidente da casa do FC Porto no Luxemburgo, é o Director-geral para o futebol. Comprou uma mão-cheia de jogadores que todos juntos não fazem um reforço. Como se não bastasse não garantir uma equipa capaz de lutar pelas vitórias, vai preparando discretamente a venda das poucas estrelas que nos restam, tapando a sua incompetência com guerras verbais com o Presidente do FC Porto, para gáudio de uma comunicação social, que é cúmplice por omissão. Apresenta no seu currículo a falência uma empresa de compra e venda de jogadores, cujos bens foram agora penhorados por dívidas fiscais. É preciso dizer mais?

The last but not the least, o terceiro culpado dá pelo nome de Trapattoni. Recusado em Itália, cumpre exemplarmente em Portugal a tarefa de destruir uma equipa de futebol. Têm tanta cultura táctica que falhou o objectivo principal de apuramento para a Liga dos Campeões, não ganhou qualquer jogo contra os principais adversários do Benfica (veja-se os jogos com o Sporting, Porto ou Estugarda) e transformou uma vantagem de 8 pontos sobre o actual líder do campeonato para uma desvantagem de três. É o pior treinador que passou pelo Benfica desde dos tempos de Artur Jorge. Infelizmente é inimputável porque a estupidez não têm cura!

Sem comentários: