sexta-feira, agosto 08, 2003

Crónica de um pai: dia 2

Dia 2. O dia hoje começou mais cedo. Às 8.45 AM a mãe depois de lhe dar de mamar, pediu-me para mudar as fraldas ao bebé, porque já estava atrasada para o emprego. Apenas tinha chichi. As papas andam a mexer com os intestinos dele. Antes sempre que acordava, fazia uma descarga sólida agora é só líquidos. Coloquei-o de novo na cama dele, para mais duas horas e meia de sono. Antes de adormecer, fala bastante, mas infelizmente ainda não inventaram um tradutor de linguagem-bebé. Tinha curiosidade em saber o que dizia. São 11.27 AM quando acorda. A hora da brincadeira é sagrada. Verifico que existe um mosquito no quarto. Odeio insectos dentro da casa. Uma mancha de sangue na parede marca o local onde o insecto foi esmagado. Alimentou-se bem durante a noite! Vou-me arranjar. Observo-o pela porta entreaberta. Hoje está a dar atenção a um dos bonecos menos escolhidos ultimamente. Continua bastante falador. O relógio já marca 12.15 PM quando começo a preparar o estamine para lhe dar a papa. É importante ter tudo o que necessito ao alcance da mão: toalhas de papel (bastantes), uma fralda, chupeta, um boneco. Vou buscar um novo babete. Felizmente alguém nos ofereceu uma colecção de 12 diferentes. Não sei se um para cada mês, mas com o meu filho é um por dia. Coloco-o na sua cadeira e começa a aventura. O seu olhar desconfiado faz-me pensar que hoje não vai ser tão fácil como ontem. Primeira colher e boca fechada. Desvio para a esquerda, para a direita, tá visto que não vai ser fácil. Utilizo a chupeta para lhe dar a papa. A muito custo lá vai comendo. Este calor continua a não facilitar nada a tarefa. É quase uma da tarde e o caos está instalado. Papa salpicada por todo o lado. Eu tambem preciso de um babete! Neste momento, um boneco de borracha cheio de papa também ajuda na confusão. Eu aproveito. Sempre que abre a boca para o boneco eu dou-lhe uma colher. O tronco dele é um misto de suor e papa, eu também sinto os pingos a escorrer pelas costas. Socorro!!!
13.15 ainda só comeu 2/3 do prato. Intervalo para limpezas. Retiro-o da cadeira para limpa-lo. Mais valia dar-lhe banho. Ao colo não me dá jeito dar-lhe de comer. Volto a coloca-lo na cadeira. Recomeça o suplício. Confirmam-se os meus receios de ontem. O tempo vai passando. Ele começa a chorar. Está farto e cheio de calor. Tem toda a razão. Dou por terminada a refeição. Comeu menos que ontem, pode ser que mame mais logo à tarde.

Na limpeza pós refeição, o pior mesmo é limpar a papa das narinas. Ele não gosta nada. É difícil utilizar um cotonete numa cabeça em constante movimento. Fica sempre eléctrico quando o deito no muda-fraldas. A culpa também é minha. Dou-lhe sempre uma fralda para ele brincar. Já o habituei mal! Hoje não fez nenhum presente. Anda completamente desregulado.

Coloco-o na sua cama, para ver se o consigo adormecer. Bonecada espalhada e dez minutos de conversa são suficientes. Dorme que nem um anjo.

São 14.20 vou começar a preparar o meu almoço. Para não variar, bife acompanhado de arroz e batata frita com sabor a presunto (as minhas preferidas!). Gosto de refeições práticas. Geralmente almoço na sala para acompanhar as notícias. Continuam os incêndios. Faz-me pena ver as populações e os bombeiros a combaterem os fogos com o coração. Sem meios adequados. Nem escrevo o que penso sobre isto, senão passava o resto da crónica a insultar a nossos políticos!

São 15.00 e não o oiço. Geralmente dorme cerca de meia-hora e hoje já vai em quase uma hora. Vou espreita-lo. Continua nos braços de Morfeu.

Aproveito para arrumar umas coisas, falar com a mãe pelo telemóvel e ligar-me à Internet. Leio os diários on-line, incluindo os desportivos e alguns blogs que constam nos ‘meus favoritos’. Poucas actualizações. Agosto é sem dúvida do mês de férias dos portugueses.

Por volta das 15.30, o pequeno acorda. Acorda a chorar, mas assim que me vê faz o maior sorriso deste mundo, como só ele sabe fazer. Adoro este puto! Ponho-me a brincar com ele até a mãe chegar, o que acontece por volta das 16.15. Mais um dia que passou e continua tudo sob controlo. Até Segunda.

Sem comentários: