quinta-feira, agosto 14, 2003

Crónica de um pai: dia 6

Dia 6. Acordei com uma boa noticia. A mãe reparou que um dentinho do bebé já se encontra a despontar. Nota-se uma pequena marca branca na gengiva. O puto está a crescer! Depois de mamar, voltou a dormir. Eu vencido pela preguiça deitei-me também. Acordamos já passava das 11.30. Começou o nosso dia. Ele foi brincar e eu fui preparar a sua refeição. Hoje resolvi variar na alimentação dele. Vou dar-lhe uma papa nova: a Cerelac Multifrutos. Parece-me uma boa papa. Junta banana, pêra e maça. Espero que goste. Quando fui busca-lo, encontrava-se ao fundo do colchão. Não sei como é que ele se movimenta tanto. A fralda só apresenta chichi. Ontem não evacuou durante o dia todo. Hoje a continuar assim, temos de lhe pôr o BebéGel.

12.30 começa a hora da refeição. Provo a papa e … ugh! É intragável! Na embalagem, a publicidade diz que “…os cereais hidrolisados (que raio é isto??) proporcionam um sabor doce e natural sem que tenha de juntar açúcar…”. Pergunto-me onde está o sabor doce? Prefiro a Nutribén, mas pode ser que o paladar dos bebés seja diferente. A sua reacção às primeiras colheres surpreendem-me pela positiva. Não sei se está com fome, se está distraído ou se gostou da papa, porque abre a boca para comer. Não tarda muito quando começa com o seu movimento de deitar a cabeça para trás. Não sei aonde é que aprendeu esta. Depressa começa a evitar a colher. Boca cerrada e não cede. Insisto e ele começa a refilar. Refila mas de boca fechada. É esperto! Aproveito para o sentar na cadeira e limpar-lhe o rosto. Sempre que me levanto para lavar a chucha no lavatório, faz um enorme sorriso. Ainda não percebi se gosta do som da água a correr ou se pensa que já acabou a refeição.

Recomeço esta árdua tarefa de o alimentar à colher. Tenho amigos meus, cujos filhos da mesma idade do meu, demoram 10 a 15 minutos para comer uma pratada de papa. São uns sortudos! Eu queixo-me, mas a verdade é que nunca passei uma note em branco por causa dele, ao contrário desses meus amigos. Bebés que dormem a noite inteira e comem a papa toda não existem. São mitos! Na verdade todas estas histórias tornam-se engraçadas daqui a uns anos ao recordarmos os tempos passados, mas no presente é preciso muita dose de paciência.

Por cada colher que lhe dou, ele faz uma expressão de agoniado. Começo a desconfiar que ele também não gosta da papa. Não o censuro. Insisto e ele começa a deitar tudo cá para fora. Os toalhetes de papel desaparecem a uma velocidade incrível. Ele começa a chorar. Desisto! Esta papa é uma m.....!!! Resolvo deitar fora o que resta no prato e fazer uma nova utilizando a outra farinha. Estimo que ele tenha comido o equivalente a 100 ml de água pelo que agora só utilizo 75 ml de água.

Esta ultima fase da refeição, é um misto de paciência com impaciência, de brincadeira com choradeira. Lá lhe vou dando, mas acho que ele pouco come. Vai ficar com fome. Ainda bem que mãe hoje vem mais cedo para casa. Aposto que a amamentação das 16.00 vai correr lindamente.

Levo-o para o quarto para limpa-lo. Mesmo com o babete, o corpo dele fica cheio de papa. Não se fazem babetes como antigamente! Sinto que a fralda tem um presente. Vou ver. Que "presentão"! Nunca pensei ficar tão satisfeito por ver uma cagada. Fralda limpa e dou-lhe água. Bebe, bebe e bebe. Hoje bebeu cerca de 50 ml. Cada dia bebe mais água. E a onda de calor está a diminuir!

Escada acima, escada abaixo e estamos na sala. Deixo-o a ver televisão. Para não variar, o tema continua a ser os incêndios. O Algarve está debaixo de fumo e fogo. A continuar assim, qualquer dia não há nada mais para queimar.

Ele hoje está um bocado chorão. Quer sempre a minha companhia. Quando me afasto começa a chorar. Não será o dente? Coloco-o ao pé de mim para almoçar. Quanto termino são 14.30, levo-o para o quarto dele para ver se dorme. Continua chorão. Ponho-o na minha cama. Junto as almofadas e demora 10 minutos a adormecer. É preciso conhecer os truques todos.

Vou preparar as coisas que quero levar para este fim-de-semana prolongado. Não me posso esquecer de levar o livro “O regresso do Rei”. Tenho de acabar de o ler antes do filme estrear. Vai ser a estreia do ano!

Por volta das 15.30 chega a mãe. Ele continua a dormir. Quando acordar fica entregue aos cuidados da mãe. Ela anda com saudades dele. Começamos a preparar as malas. Este fim-de-semana vai-nos fazer bem descansar. Até para a semana!

Sem comentários: